O Homem mais inteligente da História

O Homem mais inteligente da História Augusto Cury

Resenhas - O Homem mais inteligente da História

Thiago Fernan 18/01/2017

Tão rico e tão pobre...
Umas das premissas neste livro é o de "se reinventar", "quebrar preconceitos" para atingir novos conhecimentos e experiências. Nessa perspectiva, tentei me livrar dos preconceitos que eu já nutria pelo trabalho romancista de Augusto Cury. Preciso deixar claro que sou admirador de suas ideias, de modo que a contribuição acadêmica nos âmbitos nos quais o autor estar inserido são inegáveis. Augusto Cury é sim um pensador notável nos dias atuais.

Todavia, mesmo estando de braços abertos para este livro tão aclamado, não posso esconder a minha decepção com os aspectos literários. Ouso dizer que se o manuscrito deste livro fosse repassado a alguma editora, tendo o seu autor no anonimato, dificilmente ele seria publicado. Isso para não falar nos erros de ortografia e de edição que encontrei.

Os fatos são inverossímeis - isto é, é difícil conceber muitas das cenas na vida real. Há presença de inúmeros flashbacks que tornam a leitura quebrada e não linear. Os personagens são dotados de uma superficialidade incríveis. Isso evidencia-se na mesa de debates: os dois cientistas ateus e os dois religiosos são tão mal aprofundados e concordantes entre si, que em certos momentos o leitor se esquece que o tema principal do livro é tratado com tanta "polêmica", "ineditismo", "revolução" e tem a intenção de colocar duas partes antagonistas em confronto: razão x fé.

O livro apresenta muitas das ideias de Augusto Cury. Todavia, a quantidade de metáforas presentes de cabo a rabo tornam a leitura maçante e cansativa. O autor pinta os conflitos da mente humana de um modo tão romântico que esquece de apresentar as reais ferramentas para que o leitor faça essa viagem introspectiva tão prometida.

Sob o ponto de vista acadêmico, ao analisar a formação da inteligência de Jesus, Cury esquece de apresentar passagens bíblicas efetivas que sustentem todo o debate. Boa parte da apresentação dos personagens bíblicos (Lucas, Paulo, Maria, Jesus) se dá por meio de sonhos que os personagens da trama têm. Onde estão as evidências concretas onde os "renomadíssimos" acadêmicos da trama se sustentam?

De modo geral, acredito que Cury engrandeceu demais a sua própria busca ao tratar do "homem mais inteligente da história" sob a ótica das ciências humanas. As suas conclusões não fogem tanto assim do que o próprio Novo Testamento apresenta. É bem verdade que tratar de conceitos e teses da psiquiatria no "cru", numa primeira ocasião, não despertará a curiosidade dos leitores para ideias tão ricas. A proposta de Augusto Cury em trazer isso na forma de romance é uma tarefa de fato desafiante. Mas, após a leitura desta obra, sou levado a não gostar partindo da ótica literária. Também poderia discorrer ainda mais sobre o livro. Mas finalizo dizendo que o que fica de positivo desta leitura, infelizmente, é bastante utópico.
Ralef R.N. 26/01/2017minha estante
Faço das tuas as minhas palavras. ;))

Asaf 19/02/2017minha estante
Thiago, eu ainda não li, mas você não vai querer ler nenhum dos outros volumes? Talvez essa utopia apresentada por você se torne em uma ideia relevante e realista a partir dos próximos volumes.

Thiago Fernan 21/02/2017minha estante
Oi, Felipe! Então, conheço outros trabalhos dele e, dentro dos romances, apenas o Futuro da Humanidade me chamou a atenção. Ele é realmente bom. Mas, quanto a esse acima e à sua continuação, sinceramente, não me despertou a curiosidade para ler. Possivelmente, possa ser que eu venha a ler para quebrar essa má impressão que ficou. Mas, não te desencorajo da leitura. Foram as minhas impressões e, vendo as resenhas do skoob, o pessoal parece ter tido uma visão diferente da minha. ^^

Asaf 21/02/2017minha estante
Sim. Me parece mesmo que gostaram bastante. Eu lerei com certeza. Estou bem curioso. Obrigado pela crítica. Sério. Poucos são os que criticam com consciência. Se é que me entende.

Junior 17/07/2017minha estante
Thiago, gostei dessa análise sua. Pensei parecido, mas vc escreveu bem. Tem momentos que o livro parece coisa de amador...rsrs

Rafael Garófalo 30/10/2017minha estante
Exatamente o que pensei. Creio que o maior problema é que o livro não apresenta argumentos convincentes para sustentar a tese de que o ateu radical virou um simpatizante (no mínimo). Esperava bem mais e também me decepcionei.

Dinarte 29/01/2022minha estante
Finalizei.
Sinteticamente o livro relata a jornada de um psiquiatra e cientista que fora desafiado a estudar a mente de Cristo. Recusou os desafios (por ser um ateu convicto) alegando que não existira nenhuma fonte confiável sobre a história de Jesus, já que todas teriam uma visão "idolatra" do pensador. Após o falecimento de sua mulher, ficou abalado emocionalmente e, junto com amigos pesquisadores (2 teólogos e 2 psiquiatras), partira a estudar a fundo a mente de Cristo. Apesar do final ser aberto, concluiu-se que Jesus foi o homem mais inteligente que já pisou no planeta.

Recomendo bastante!!
Fácil leitura: te provoca a pensar bastante sobre o mundo atual, principalmente no âmbito das emoções

Nayara.Felicidade 05/01/2023minha estante
Thiago, espero um dia chegar no teu nivel... Inacreditável

Amandha13 15/02/2023minha estante
Sou nova por aqui como faço para começar a ler..

Mateus 02/08/2023minha estante
Exceto a parte dos flashbacks inventados pelo Dr Cury, o livro é ótimo e ensina grandes coisas sobre Jesus e seu lado humano

Rebecca.Lago 16/02/2024minha estante
Esse livro só tem a acrescentar! É claramente um livro muito rico, e como foi falado aqui nos comentários, ele realmente nos faz questionar muito mesmo! Muitas foram as partes em que tive que parar para refletir e processar aquilo que Augusto falou. É algo que tiro desse livro é: não precisamos fazer grandes coisas, realizar curas para sermos semelhantes a Cristo, basta termos a simplicidade d?Ele no nosso coração! Algo que me marcou muito foi a parte onde em uma das ?visões/sonhos? da personagem Marco Polo, onde ele via Jesus dando perdido nos pais para poder falar com os leprosos, realmente muito impactante!! Recomento muito mesmo!

Ylena 20/09/2017

Texto ruim
Creio que o Cury tentou dar uma de Dan Brown mas não chegou nem perto . O livro tem idéias interessantes melhor desenvolvidas em outras obras.
Brigiane 22/10/2017minha estante
Oiii, me indique alguns livros nessa linha por favor?!?! Amooo fazer esse tipo de leitura!!! Obrigada.

Ylena 24/10/2017minha estante
Oi Brigiane!

Ylena 24/10/2017minha estante
Vc poderia me informar quais vc leu nessa linha e gostou ? Daí talvez eu posso lhe indicar alguns. Eu por exemplo comecei a ler um livro publicado há muitos anos ,Buda Jesus . Refere-se a possível influência da cultura indiana e do budismo no pensamento cristão original.

Brigiane 24/10/2017minha estante
Já li Há dois mil anos, Paulo e Estêvão, todos voltados para época de Jesus, tambem gostei desse do Augusto Cury, qdo vc citou outros melhores pensei, uallll, preciso conhecer!!! Vou dar uma pesquisada nesses que você citou. Obrigada pela atenção. Bjobjo

Ylena 27/10/2017minha estante
Se vc tb lê livros espíritas e espiritualistas recomendo por exemplo Exilados de Capela livro espírita de Edgard Armond que expõe a informação de que parte da população humana possa ter vindo de um planeta chamado Capela. Na linha de livros polêmicos tem Eram Os Deuses Astronautas de Rick Von Daniken

Brigiane 27/10/2017minha estante
Aiiiii que legal!!!! Muito obrigada. Vou procurá-los para ler!! Bjobjo

Ylena 28/10/2017minha estante
De nada. Bom fds

Resenhas Cristãs 08/01/2017minha estante
undefined

Andy 08/01/2017minha estante

Resenhas Cristãs 08/01/2017minha estante
Desculpe. eu não escrevi a mensagem acima. Devo ter entrado na resenha pelo aplicativo no celular e ele acabou inserindo essa mensagem automaticamente. Mas aproveitando, o livro é legal mesmo? Ou ele é chato e enfadonho? O final deixa dúvidas para um segundo volume?

Andy 08/01/2017minha estante
Tudo bem Bruno, sem problemas!
O livro é excelente, nos apresenta Jesus aquém de religiosidade. Na realidade é uma trilogia, o segundo volume será lançado em Outubro deste ano! Vale muito a pena!

Claudia 16/01/2017minha estante
Sinceramente esperava mais do livro, toda a análise é muito superficial, acho que é porque estava com uma grande expectativa em relação ao tema proposto e confesso que está dificil de termina-lo.

Thiago Fernan 18/01/2017minha estante
Escrevi uma resenha há pouco. Acho que deve ajudar a quem está na dúvida sobre lê-lo. Mas, também gostaria de saber a opinião de quem já leu, se compartilham da minha visão.

Leve Livros 16/03/2017

Decepcionante!
Nunca havia lido um livro de Augusto Cury e estava extremamente ansiosa para ler esse livro. Infelizmente o livro foi surpreendentemente ruim pra mim. Achei os diálogos totalmente fora da realidade, vazios. Achei que o enredo do livro é bom, a ideia é boa, mas os diálogos estragaram o livro.

"Eu sou belo como um modelo fotográfico, muitas mulheres caem aos meus pés". Qual o ser humano que usaria essas palavras? Parece texto mal traduzido, novela mexicana com dublagem ruim!
Fernando Eckermann 30/03/2017minha estante
Pelas resenhas, não lerei o livro. Mas com certeza passarei a usar a frase citada. Hahahaha

Leve Livros 01/04/2017minha estante
Kkkkkkkkk... Poooxa, Fernando. Copie isso não. Muito ruim! Pior frase! ?

Marcel 24/06/2017minha estante
Eu terminei o livro por pura teimosia, mas também achei a narrativa entediante até não poder mais.

Leve Livros 30/07/2017minha estante
??Alguém q concorda!

Emile Escatena 15/11/2016

Gostei muito do livro, mesmo nao sendo o tipo de leitura que me atrai! Mas gostei!
Rubem.Santana 16/11/2016minha estante
o livro é legal mesmo?

Emile Escatena 16/11/2016minha estante
Ola! Eu nao gosto muito da escrita de Augusto Cury e o tema é um tema para estudos! É um livro que necessita de uma boa atençao! Porem o que ele tem a passar pra nós é muito bom! Eu aprendi muito com o livro e por isso digo que é bom!

Rubem.Santana 07/03/2017minha estante
Obrigado Emile!

Edson Camara 31/12/2017

É um livro aconselhável para qualquer pessoa, os que creem e os que não creem
Este é o quinto livro do Augusto Cury que leio, não estava nos meus planos lê-lo agora, ganhei de presente de natal da minha filha Thais e comecei a ler e não consegui parar mais, li todo de uma vez.
Neste livro Augusto Cury, com seu jeito peculiar de escrever, longas cenas, longos diálogos e capítulos curtos, nos apresenta uma história meio ficção e meio realidade que se aprofunda no comportamento humano. O personagem principal Marco Polo, é um renomado cientista, psiquiatra que desafiado se embrenha em estudar e debater o home Jesus Cristo, não do lado religioso e teológico, mas sim do lado humano, quem foi o home Jesus. Partindo como fundamento o livro de Lucas.
O debate profundo com autoridades religiosas católicas e protestantes, uma mediadora e dois cientistas ateus toma rumos inesperados que nos revela Jesus como um home surpreendente e forte psicologicamente, também a imagem de Maria sua mãe é mostrada de uma forma totalmente nova para mim, mas extremamente coerente e crível, independente de religião ou credo.
É um livro aconselhável para qualquer pessoa, os que creem e os que não creem, a sua leitura no mínimo lhe deixará com mais respeito por Jesus, Maria e seu legado e também dos homens independente de cor, fé ou condição social.
Patricia 03/10/2018minha estante
Já leu o livro dele O FUTURO DA HUMANIDADE? Foi o primeiro livro de romance do Augusto Cury e trás o mesmo personagem Marco Polo. Também recomendo para qualquer pessoa. Vou ler esse que você resenhou também... assim que ler os que estão na fila... rsrsrs

Edson Camara 03/10/2018minha estante
Não li ainda esse Patrícia. Vou procurá-lo obrigado.

Patricia 04/10/2018minha estante
De nada! Você vai gostar! Abraço!

juliaemidia 10/02/2018

O livro só é bom nas partes que falam de Jesus e Maria, a parte do Marco Pólo e os outros intelectuais é muito chata, os diálogos são feitos com frases forçadas, não tem emoção nenhuma
Leandro.Medeiros 22/02/2018minha estante
Também Achei

Ruslanya 02/05/2018minha estante
Verdade, principalmente na parte do Marco Polo, ele sempre aparece com as respostas para tudo.

juliaemidia 05/06/2018minha estante
Né? Até parece que alguém fala assim na vida real

Sabrina758 15/04/2020

Excelente!
Diferentemente da coleção onde Cury realiza a análise da personalidade de Cristo em 5 volumes, este romance nos mostra um outro ângulo de Jesus de um modo diferente, e eu confesso, me emocionei algumas vezes! Este livro é simplesmente excelente! Super recomendo!
Renata1004 19/04/2020minha estante
Acabei de ler uma resenha sobre ele. Segundo a pessoa que escreveu, o libro é muito superficial .
Na minha opinião, eu adorei!
Me emocionei várias vezes, achei incrível principalmente por tá escrito em forma de romance.
Não é um livro complexo, a leitura flui muito bem.

Sabrina758 25/04/2020minha estante
Isso.É maravilhoso! Me emocionei muito ao ler ele e me deu mais uma visão que eu não tinha sobre Jesus.

Renata1004 26/04/2020minha estante

Marcella Cardoso 04/04/2020

Incrível
Eu realmente não tenho palavras para descrever. Ele é simplesmente maravilhoso.

Marco polo, um ateu, um homem muuito inteligente, se aventura em desvendar a mente de Jesus, e quando ele inicia, seus debates, suas teses, realmente são surpreendentes.

Você se impressiona não somente com as teses, mas também com a Gestão da Emoção, que de forma simples, ele explica como deveríamos gerir isso de forma saudável.
?Antes de os recursos da Terra se esgotarem, esgota-se primeiro a mente humana?

Gostei do livro pelos debates inteligentes, e de como ele diz que nenhum ser humano consegue gerir sua emoção totalmente.

Todo mundo falou de um romance que ocorreu, e que ele usou isso para dar continuidade ao livro. Eu não vi isso. Na verdade nem poderia considerar aquilo como um romance, porque passou muito rápido. Ele continuou o livro de uma forma mais abrangente, os acontecimentos inusitados, e tudo mais continua sendo um mistério. Acredito que o próximo livro, vai ser melhor ainda. Vale muito a pena a leitura. Muito mesmo.
Junior.Dutra 04/04/2020minha estante
Estou ansioso para começa essa leitura estou seguindo Marco Polo em o Futuro da Humanidade

Marcella Cardoso 04/04/2020minha estante
Você vai gostar bastante. Eu em breve estarei lendo a sequência de Marco Polo também!

Renata1004 19/04/2020minha estante
Eu gostei muito do 1° livro . Tem gente falando que foi muito superficial; na minha visão , eu achei fantástico. Me emocionei várias vezes.

Simone Medeiros Leão 15/11/2022

Magnífico ??
Confesso que eu tinha um pré-conceito sobre os livros do autor, achava eu que eram livros de auto ajuda, coisa que não me chama muita atenção. Por esse motivo nunca me atrevi a ler.
Por ventura, me deparei com esse livro que me chamou bastante atenção pelo título.
Meus amigos, eu me surpreendi com essa narrativa. Me prendeu de um jeito que eu não sei explicar, falar da figura do menino Jesus foi algo que sempre me prendeu atenção, saber que ele era um menino tão adulto, suficiente, necessário, que esbanjava amor sem nenhuma experiência vivida. Como se aquilo já estivesse no seu DNA.
Outro ponto que me chamou bastante atenção, um novo conhecimento para mim, foi falar da figura de Maria, um ponto de vista o qual eu não imaginava que aquela mulher tão simples era dona de uma alto estima inabalável, sobre ela levarei muitos ensinamentos.
E para falar dessas figuras importantíssimas e mais algumas da época, foram desafiados os personagens do livro para mesas redondas para avaliar esses nomes grandiosos do ponto científico (avassalador, o resto vocês descubram lendo) ?
Por fim, o livro é perfeito, impossível largar e também impossível passar por ele sem levar vários ensinamentos para a vida.
Espero ler vários outros títulos do autor.
Nay 15/11/2022minha estante
Bom saber, tô com ele na estante. Além desse tenho O Homem Mais Inteligente da História, que faz parte desse conjunto de livros que Cury lançou. Não sei se você conhece, mas ele fez um estudo sobre a inteligência de Cristo em uma saga de livros que tem esse mesmo nome, se não me engano, tb sou doida pra lê-los, são muito famosos, fica a dica ;)

Simone Medeiros Leão 16/11/2022minha estante
Meninaaaa, eu vi que são vários livros que seguem o mesmo raciocino.
Já quero ler eles também ??

Lis 18/01/2019

Historinha demais
A teoria sobre gestão da emoção do autor é bem interessante e foi o que rendeu minha nota 3 ao livro. Ela fala sobre sabermos lidar com emoções, ansiedades, frustrações sem que isto tudo nos corrompa ou nos leve à depressão, ao derrotismo ou a uma baixa autoestima. Legal, tirei bons ensinamentos.

As análises da mente de Jesus por uma mesa redonda composta por teólogos e ateus são um grande teatro, uma vez que as interpretações são bastante tendenciosas para o lado do cristianismo. Além disso, as personagens têm sonhos sobre a infância de Jesus, o que pode levar o leitor a ter dificuldade em separar o que é estudo e o que é invenção do autor.

Mas minha principal crítica é: a teoria do autor é interessante e técnica e sua aplicação à análise da Bíblia é uma boa sacada para alavancá-la e testá-la, mas escrever sobre o assunto em tom de romance com um enredo fraquíssimo fez com que o trabalho de pesquisa fosse completamente ofuscado. Se o livro tivesse sido escrito em tom de estudo e de pesquisa, talvez tivesse conquistado (ainda) mais leitores, por ser "não-ficção". E com certeza seria possível compilar esta trilogia em um único volume - o que eu agradeceria, pois perdi meu tempo lendo a historinha criada para servir de pano de fundo para a teoria. Por isso, nem pretendo ler o restante da trilogia...

Obviamente o livro não possui nenhuma riqueza em estilo literário, as personagens são rasas, o que produz diálogos fracos. Isto incomodou bastante.
Simone 25/03/2019minha estante
Concordo com vc . Tb tive a mesma impressão.

Max 12/04/2019minha estante
Sem qualquer profundidade,só informações vazias e sem qualquer fonte na Bíblia. Me convidaram para um debate profundo sobre Jesus e tudo que vi foram personagens sonhando. Fraco,não recomendo.

Thais Cristina 16/05/2017

Inteligente e ao mesmo tempo cansativo
O livro em si juntamente com seu tema ali proposto atrai sim muita curiosidade e de fato certas partes do livro te prendem de forma que faz você entrar na história e vivenciar aquele momento histórico. Entretanto, não acredito que uma pessoa mesmo que estudada como Marco Polo, em seus momentos com a família tenha um diálogo tão chato e acadêmico o tempo todo como nos é relatado no livro, não que seja impossível de ler, mas duvido que em momento de distração com sua esposa/esposo iriam falar com termos tão técnicos, isso realmente cansa.
E como se não bastasse, o autor não conseguiu transmitir em um único livro toda intenção de sua obra, e nos deixa sem qualquer explicação dos ataques, nos dando a entender que terá um segundo livro.
Renato.Montalvao 30/05/2017minha estante
E terá mais dois livros! Acho que vc não leu até o fim ainda...

Thais Cristina 10/07/2017minha estante
Li sim, e sei que terá continuações, mas não me surgiu ainda qualquer vontade de ler.

Karine 29/04/2020

Não gostei do livro, não pelo conteúdo/temática, mas a história não me prendeu. Arrisco dizer que o livro só é famoso pelo escritor. Fosse escrito por alguém não conhecido, não teria tamanho prestígio. Enfim, terminei de ler porque não gosto de deixar incompleta a leitura, mas não gostei mesmo ?
Renata1004 29/04/2020minha estante
Puxa, eu gostei tanto.
Chorei cm a história, me prendeu por completo.
Hahaha

Interessante , né , como um mesmo livro pode agradar tanto um leitor e não agradar outro?.

Karine 19/05/2020minha estante
Hahahah verdade, dificilmente um livro agrada a todos. E isso também é legal ??

Marcelle.Artiles 23/01/2017

Acho que é um livro que todo mundo algum dia deveria ler. Abriu muito minha mente em varios aspectos!! Recomendo.
Carolina.Santos 01/02/2017minha estante
Olá, boa noite!
Será que você poderia por gentileza enviar-me esse livro?
Acabei de ler o primeiro capítulo e fiquei encantada, mas não estou conseguindo comprá-lo e nem ter acesso de outra maneira.

Mateus.Gomes 05/02/2019

Nas partes onde de fato há um estudo da mente de Jesus o livro é muito bom, mas existe uma certa decepção em descobrir que o autor colocou um romance no meio só pra preencher mais páginas e empurrar isso por mais dois livros, o romance é totalmente chato e sem nenhum ponto alto com coisas forçadas pra tentar dar uma emoção ao livro que, no meu ver, não precisava disso, deveria ter ficado só na parte da mente de Jesus
Simone 25/03/2019minha estante
Concordo. Foi o que senti lendo o livro!