Não se enrola, não

Não se enrola, não Isabela Freitas

Resenhas - Não se enrola, não

Karina 12/04/2021

Resenha – Não se enrola não – Isabela Freitas – Livro 3

No terceiro livro da série, a protagonista Isabela sai de Juiz de Fora– MG e se muda para São Paulo após receber uma proposta para trabalhar como colunista de relacionamentos em uma famosa revista brasileira chamada Zureta. Isabela abandona a faculdade de direito e decide seguir o seu sonho de mudar de carreira e escrever seu primeiro livro que será publicado em breve.

Pedro Miller também está de volta, já que o rapaz acompanha Isabela em sua nova jornada, morando no mesmo prédio que sua melhor amiga e vindo para São Paulo para ampliar sua carreira como músico. Entre amizade e beijos, novamente Pedro e Isabela estão próximos, mas agora em um relacionamento sem rótulos, uma amizade-colorida que somente eles são capazes de entender.

Neste livro vemos o crescimento e amadurecimento dos personagens de Pedro e Isabela. Cada um está buscando seu espaço profissional enquanto compartilham sentimentos confusos e inesperados. Isabela quer acreditar que seu relacionamento com Pedro está equilibrado da maneira como estão juntos, porém no seu interior, ela saber que quer algo mais com o rapaz.

Por outro lado, Pedro continua tendo dificuldade de assumir seus sentimentos abertamente, fazendo Isabela acreditar que o antigo Pedro que não gosta de relacionamento sério ainda existe. Essa barreira entre eles, cria obstáculos, impedindo que duas pessoas que são melhores amigos, digam com todas as letras que querem avançar para a próxima etapa. Em alguns momentos, o medo e insegurança que possuem, parece algo sem sentido porque claramente eles se amam, mas insistem em procurar motivos para se afastarem.

Há uma parte do livro que fiquei irritada com a Isabela, porque ela acredita facilmente nas palavras da assessora musical do Pedro, sem ao menos conversar com ele depois e tirar a limpo toda a situação. Além disso a reação do Pedro depois do ocorrido, não ajuda. Mesmo que eles tenham um rolo que não conseguem definir, a amizade deles sempre foi algo em destaque na narrativa e essa conversa sincera teria evitado mais problemas.

Mas a autora consegue usar muito bem essa lacuna aberta na história para envolver o leitor até as páginas finais, aonde Isabela e Pedro finalmente compartilham um momento de coração para coração, expressando e dizendo tudo que ficou guardado dentro deles ao longo das páginas, mais uma vez demostrando a importância do amor, com palavras de reflexão sobre a vida.

Enfim, gostei muito dessa leitura e já estou curiosa para conferir o último volume da série o “Não se humilha, não.”
Lulis 01/08/2022minha estante
eu amo esse casal?

Lanna R. 29/03/2023minha estante
Eu vou ler esse livro ?

ACarolinneUs5 14/02/2020

Blah
Dos três livros, todos possuem basicamente o mesmo conteúdo. Acredito que a autora poderia explorar um pouco mais, e sair dessa zona de conforto pois daqui a pouco não vende mais...
Muito repetitivo.
Gleysi.Bianchi 18/02/2020minha estante
É exatamente isso! Eu comecei a ler o terceiro livro e não aguentei, desisti. Sempre a mesma personagem, a mesma história etc

ACarolinneUs5 19/02/2020minha estante
Pois é, fica cansativo

Daniel.Oliveira 20/02/2020minha estante
Concordo,muito repetitivo!Inventa algo novo,sei lá.Essas histórias dela não são muito interessantes.

Lukiane 19/04/2020minha estante
acabei de abandonar ele
concordo plenamente

Paty 15/11/2020minha estante
Estou lendo o terceiro, me sinto um pouco empacada pois os dois primeiros eu li em tres dias. Gosto dela ser uma pessoa divertida e da forma que escreve, mas esse enredo não está tão envolvente

mily!! 21/05/2021

Um livro certamente romântico, moderno e realista.
Eu também não esperava muito dele, mas amei
Malu 21/05/2021minha estante
todos os livros dessa coleção são perfeitos

Paraíso dos Livros 24/04/2021

Resenha – Não se enrola não – Isabela Freitas – Livro 3

Andy.Domingos 30/12/2020

Para seguir seus sonhos,é necessário dar um passo em frente
Isabela acaba de dar o primeiro passo para ir atrás do seu sonho de ser escritora. Ela sai da faculdade e vai morar em São Paulo, afim de trabalhar em uma editora como colunista e começar a escrever o seu primeiro livro.
Uma mudança do que você já está acostumado pode ser difícil, ainda mais longe dos amigos e familiares. Mas Isabela não está tão sozinha assim, Pedro Miller está com ela na cidade para seguir sua carreira como um artista. Mesmo com ambas as rotinas corriqueiras, eles dão um jeito de se verem e dar uns amassos. Mas o que é esse rolo deles, afinal? Bem, nem eles sabem direito mas tem medo de darem um nome a isso e estragarem tudo o que tinha antes, a amizade e o companheirismo.
Achei o livro divertido, ele é bem rápido de se ler e as confusões de Isabela bem...continuam sendo as mais agitadas, notei que os personagens estão um pouco menos abordados, a história desse terceiro livro está razoável mas para quem gosta do filme da vida de Isabela e torce para um certo casal, irá gostar bastante.

Pam 27/01/2017

Não desgasta, não!
Ok, a saga da Isabela-personagem poderia ter acabado no livro anterior. Já tá bem desgastada a fórmula. Pelo amor de Deus, Intrínseca, deixa a coitada da menina escrever não-ficção! Embora ela fale umas baboseiras no Twitter de vez em quando, venho digitar essa resenha com menos antipatia pessoal da Isabela depois de uns vídeos dela que eu assisti. Principalmente o dos diários antigos, em que ela aceita e se diverte com as bobajadas da adolescencia, de uma forma "adulta". Esse tom adulto dela aparece um pouco mais nos conselhos do livro. Mas a parte ficcional continua terrível!

A Isabela-personagem continua terrivelmente imatura, falando de desapego mesmo não praticando. Nesse livro, ela é convidada por um portal por causa de um blog pessoal - que expunha pessoas conhecidas dela - para ser colunista de conselhos, sem nenhuma formação, nem um mísero curso pra aperfeiçoar a escrita dela e obviamente é detestada por 90% dos seus colegas. Na redação, conhecemos Bruno, mais um homem perfeito personagem orelha sem vida própria, que aparece como um anjo para dar conselhos, a Karen (tem um erro falando sobre ela: duas vezes, a Isabela diz que ela sempre aparece com outra pauta. Pra que repetir????) a editora carrasca que no meio do livro passa a ir repentinamente com a cara da menina e o Sr Bigode, o chefe, que dá a maior bronca nela e depois, por UMA FALA, vira amigo e conselheiro, como todos os outros personagens. Esse povo não tem vida própria nem sentimentos e mal sabemos do trabalho deles. Esse é um pecado que seguiu sendo cometido em todos os livros: os personagens estão lá só pra aconselhar ou beijar ou atrapalhar a Isabela. Totalmente superficiais. Além do emprego na redação da Zureta, a Isabela está escrevendo um livro, que depois descobrimos que é o próprio "Não se apega não".

O conselho de não se enrolar aparece porque a Isabela e o Pedro estão juntos porém não muito (enfiando a lingua na garganta dele, QUE NOJO DESSA EXPRESSÃO REPETIDA 125 VEZES), porque ela acha que ele tem medo de compromisso e ela, uma mulher de 24 anos, independente e experiente com relacionamentos não tem coragem de ter uma conversa com ele pra esclarecer. A menina chega a se esconder dele na escadaria do prédio. Aí fica o livro INTEIRO variando o discurso entre "ninguém precisa de um amor pra ser feliz" e "meu Deus, vou morrer sem ele". Ela tem crises de ciúme por causa da produtora lixo dele, a Giu. Pedro, por sua vez, faz show com covers, mas em alguns momentos, tá escrito no livro que ele toca suas próprias composições. Ué?! Ele é uma espécie de Tiago Iorc, explodindo só fazendo cover, em são Paulo, como se ninguém fizesse isso, especialmente em bares, como ele. A produção (!) chega a marcar um show pra ele no Citibank Hall, posteriormente desmarcado porque ele briga com a produtora. Assim, facilmente. E o público? Sem multas?

Isabela dá conselhos sobre requisitos ideais numa relação, mas ela mesma não faz NADA disso. A personagem é totalmente incapaz de agir com alguma racionalidade na maior parte do tempo. Ela é totalmente contraditória, por exemplo: há uma parte em que ela diz que "se tem uma coisa que eu faço nesta vida é dar certo" e páginas depois ela afirma que (...)para não fazer nada de errado. Porque você sabe, sempre faço". Ué?! Dá certo ou errado?? Se foi irônica, pra que repetir?. Ela também aparece explicando didaticamente o que é um parque do Ibirapuera, a 25 de março e até o Citibank Hall, me senti no telecurso 2000. Todos amam a Isabela, parece a Rory Gilmore. Seu primeiro livro é um fenômeno e as fãs entram na livraria gritando na noite de autógrafos.

Tudo isso só pra ela conseguir se declarar pro Pedro e eles decidirem namorar. Aí o livro acaba. Vai ter continuação. A história foi bem vazia, tudo sempre se resolve facilmente, sem nenhum conflito REAL (já que é um livro com ADULTOS), o romance é chato, o Pedro dá preguiça porque...Quem é ele mesmo? Qual a personalidade dele? Do que ele gosta, além de fumar, ser galinha e música? Então: é só um falso bad boy vazio, as amigas são chatas, os conselhos, agora mais maduros, parecem jogados no meio de um livro tão bobo...

Olha, sinceramente, nem me entreter esse livro conseguiu. O anterior até teve umas partes mais interessantes, teve mais história, prendeu mais, mesmo eu não gostando. Esse aqui é o famoso filler. Acho que não é nem culpa da Isabela, é culpa da editoria mal feita da Intrínseca, que parece deixar com que ela vá escrevenvo intuitivamente e depois publicam assim mesmo, sem conferir. Espero, sinceramente, que ela acabe essa série logo e possa escrever umas coisas melhores. Até um livro SÓ de auto ajuda seria melhor. Ficção não tá rolando.

Claro, meu objetivo aqui é só dar a minha opinião e expor o que eu não gostei. Nada contra a pessoa dela. Também não sou profissional. É só um aviso pra quem estiver em dúvida se deve ler. Se você não tem paciência, assim como eu, pra um livro com essas falhas/características, não leia. Tem livros da mesma categoria melhores.
Suelyn Baldo 27/01/2017minha estante
nunca passo das 20 frases...e acho que nunca passarei disso...

Dana Silva 03/02/2017minha estante
melhor resenha haha

Laize.Bozetti 19/06/2017minha estante
falasse tudo que penso, comprei esse livro para dar uma última chance, mas achei a narrativa desgastante e enrolada...nao tenho nada contra a autora e até a sigo no youtube, mas na escrita precisa melhorar muiiiito.

Gabrielly.Regina 25/10/2017minha estante
Minha querida vc está desrespeitando a autora quando disse "pra um livro com essas falhas/características, não leia. Tem livros da mesma categoria melhores." Tem gente que gosta se vc n gosta n critica e mto menos incentiva os outros a não lerem
AGRADECIDA

Pam 29/10/2017minha estante
@Gabrielly é a minha opinião sobre o livro, e eu disse que é pra quem não tem PACIÊNCIA pra história superficial não ler. Quem tem, fique a vontade. Eu estaria desrespeitando se dissesse que ela é analfabeta, que foi ghost writer quem escreveu ou que é um lixo. Não disse nada disso. Se eu não gosto, vou criticar sim, é pra isso que o campo de resenha serve, pra dar opiniões. Imaturidade da sua parte não saber lidar com opiniões contrárias a sua. Eu não fico aqui no skoob reclamando das resenhas positivas do livro.

Roberta 09/11/2017minha estante
Pam, me abraça, vc disse tudo o que eu achei do livro!

Naira38 04/02/2020minha estante
Menina, disse tudo!!!???

Daniel.Oliveira 20/02/2020minha estante
Em autoajuda não tá ruim,mais a parte ficcional tá pessima!Coisa repetitiva e sem importância.Nem sei como lançaram 3 livros sobre o mesmo contéudo(que não é interessante)Alem dela ser a maior bobona no livro,

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Maravilhoso

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Esther 15/05/2020

Releitura do livro para relembrar a história dos 3 livros para poder ler o novo lançamento.. hoje, alguns anos pós lançamento, mais madura, acho uma linguagem bem infantil, com histórias clichês. O primeiro livro é o melhor de todos.
Joelma Barbosa 15/05/2020minha estante
Na época em que li não gostei muito da forma como a Isabela escrevia. Lembro que todo falava que era mt bom, não sei o que mais... Ele entrou na minha categoria de Superestimados, pessoal vê coisa demais onde não tem.

looptms 26/07/2020

A reviravolta por cima
Sinceramente esse é o melhor dos três livros porque a autora finalmente conseguiu dar um teor mais maduro para as preocupações da personagem, além de conseguir mesclar melhor as dicas amorosas incríveis do primeiro livro (que estiverem muito em falta no segundo) com uma história mais interessante. Realmente a situação que Isabela protagonista se encontra nesse livro é bem diferente dos outros dois e tem um encadeamento de fatos mais sólido e mais coerente, gostei muito de acompanhar suas dúvidas e inseguranças nesse terceiro livro ao mesmo tempo em que ela tentava se abrir e ser sincera com seus sentimentos com Pedro Miller. Gostei bastante da evolução do casal que, apesar de ter seus momentos clichês (agora imagino que toda relação tenha esses momentos) se tornou única e real. Realidade, essa era a proposta da Isabela enquanto escritora, passar as decepções e preocupações de uma mulher real, que ainda tem um lado menina pra muitas atitudes, mas que claramente evoluiu nesse livro no jeito de pensar e nas partes do capítulo do livro que a protagonista está escrevendo demonstram mais maturidade e são muito importantes nos dias de hoje, onde é preciso desconstruir o amor romântico e inabalável, perfeito e que não erra. Por fim, recomendo muito esse livro, foi mais que uma diversão ou passatempo (como os últimos dois), nesse terceiro livro me vi em diversos pensamentos e situações da Isabela devido ao contexto mais real que ele traduz para uma mulher de 25 anos, de forma que é um livro que conquista até quem é mais adulta (tenho 20 anos) e quem é mais nova (adolescentes).

Mands 17/05/2021

Sei lá
Isabela Freitas é uma das pessoas que mais admiro, acompanho ela há anos e amo ela. Por isso achei que gostaria muito dos seus livros, mas gente, não rolou.

O livro tem muitas mensagens interessantes e grifei algumas delas até, mas acho que o fato de misturar auto ajuda com ficção, na minha opinião, atrapalhou no desenvolvimento do livro. As cenas e os acontecimentos foram muito rasos, as relações entre os personagens poderiam ser construídas de uma forma mais aprofundada e melhor. A protagonista me irritou muitas vezes, mas acho que isso pode ser um problema meu, geralmente não sou atraída por protagonistas.

Enfim, não tenho muito o que falar, tinha boas expectativas com essa série, mas eu realmente não gostei.
Evy 17/05/2021minha estante
que pena que não gostou amiga, essa série é a minha nacional favorita.

Estefany Rosa 24/04/2020

*-*

vieugenio 16/03/2021

Não se Enrola Não
A vida de Isabela dá uma completa reviravolta depois do sucesso de seu blog, Garota em Preto e Branco. Decidida a perseguir seus sonhos, ela abandona o curso de direito, deixa a casa dos pais, em Juiz de Fora (MG), e se muda para São Paulo tão logo conquista um emprego numa badalada revista on-line. Enquanto se adapta aos novos tempos numa quitinete no Baixo Augusta, Isabela escreve seu primeiro livro. Seria perfeito se no apartamento em frente não morasse o envolvente Pedro Miller e os dois não se embolassem regularmente sob o mesmo lençol. Não, não é namoro. Não, não é apenas amizade. É algo muito mais enrolado, um relacionamento sem um nome definido. Um ?isso?, como diz a personagem. Embora não tenha coragem de confessar seus sentimentos, Isabela sabe que está perdidamente apaixonada pelo seu melhor amigo. Após Não se apega, não e a sequência, Não se iluda, não, Isabela Freitas mostra neste Não se enrola, não os primeiros passos de seus personagens na vida adulta, com toda a independência e as responsabilidades que ela proporciona.

Minha Opinião:
Eu achei esse livro DEMAIS!
Se você gosta de ''romance" e diversão esse livro é para você, ele não é nada parado e é super divertido de ler. Recomendo muito!!

lalaliz mavitorie 16/05/2020

Enfim sem ser o fim.
Depois de três livros enfim consegui ficar feliz pela personagem.

Fer Grego 08/05/2021

ai sinceramente...
O livro segue a mesma linha dos outros: ela sendo imatura agindo como uma adolescente e uma mulher sendo vilanizada.

Fora que para alguém que banca conselheira de ralacionamento, ela claramente não consegue administrar um. Citou cumplicidade como sendo um fator chave, mas a falta de comunicação por parte dela estragou tudo.