A filha perdida

A filha perdida Elena Ferrante

Resenhas - A Filha Perdida

2023 encontrados | exibindo 136 a 151

toziersun 21/02/2024

"Queria sentir a mim mesma de forma cada vez mais intensa, os meus méritos, a autonomia das minha qualidades."

Eu amei esse livro. No começo tinha certeza que ele seria 5 estrelas, mas depois dos 60% da história algumas coisas me pareceram um pouco sem nexo e desnecessárias pra verdadeira narrativa. Além de um final um pouco dramático demais considerando a inexistência da relação delas até as, quase, últimas páginas.

Maya 20/02/2024

"As coisas mais difíceis de falar são as que nós mesmos não conseguimos entender"

Ser um indivíduo e ser mãe é possível? acho que essa é a principal dúvida que permeou na minha cabeça durante a leitura. Leitura fácil, porém cheia de reflexões que tomam nosso dia.

Leticia.Pereira 19/02/2024

Não sei se gostei muito do final mas amei a escrita e a personagem controversa
Ps: quero ser mamãe sim
" -por que você deixou suas filhas?
- eu as amava demais e achava que o amor por elas impedia que eu me tornasse eu mesma""
"- Por que você voltou pra elas?
- Por que percebi que eu não era capaz de criar nada meu que pudesse realmente estar à altura delas"
Quero ler mais livros sobre maternidade

Nicolas388 18/02/2024

"Como eu sofria por ela e por mim, como eu me envergonhava de ter saído da barriga de alguém tão infeliz"
O cerne da escrita de Elena Ferrante (como venho descobrindo a cada leitura nova) é formado por uma investigação consciente da psique de seus personagens, apresentada num estilo objetivo e, por muitas vezes, uma sinceridade dilacerante. Em vez de se valer de uma linguagem poética/abstrata para representar e compreender seus desejos mais inconscientes, Leda (a narradora-protagonista) vasculha suas memórias na procura de traçar significados e motivos a suas ações e a de terceiros. O enredo é repleto de simbologias cotidianas, porém pungentes: frutas aparentemente perfeitas, mas estragas por baixo; um inseto que não lhe deixa dormir; e, claro, a metáfora suprema da maternidade: a boneca, uma espécie de contato precoce que transmite a mensagem de que a identidade e o propósito de uma mulher estão intrinsecamente ligados à sua capacidade de cuidado.

Ao longo do livro, somos levados a questionar as expectativas sociais em torno do papel materno e as pressões internas que muitas vezes acompanham essa responsabilidade. Leda luta para reconciliar suas próprias ambições e desejos com as demandas da maternidade, deixando-nos refletir sobre até que ponto as mulheres são livres para seguir seu próprio caminho em uma sociedade que muitas vezes as define apenas por seu papel como mães.

Raiane 18/02/2024

Tive dificuldade pra engatar a leitura no início, mas depois de alguns capítulos eu já tava totalmente envolvida na narrativa. A história é simples, o que chama atenção são os sentimentos e decisões da protagonista, Leda, em meio aos acontecimentos durante as suas férias. Esse livro desmistifica a maternidade, se aprofunda nas relações entre as mulheres e trata também do envelhecimento feminino.
Confesso: um misto de emoções. Ao mesmo tempo que achava as atitudes de Leda bizarras eu sentia uma empatia muito grande por ela. Ainda estou na dúvida se gostei do final. É o primeiro livro que leio da Elena Ferrante, acho que foi uma boa escolha.

Bru 18/02/2024

Não sei o que senti?
Não sei bem se gostei ou não, ficou um meio termo para mim, não é o melhor livro da minha vida e tá muito longe de ser.

Acredito que não estou acostumada com a escrita, a forma dos livros da Elena, como meu primeiro livro dela achei o jeito dela de escrever e de contar histórias bem diferentes de outros livros que já li na minha vida, então pretendo ler mais livros da autora.

Não vou mentir, algumas vezes eu me peguei confusa com a história e confusa com a personagem, mas ao longo do livro muito entendendo melhor a mensagem que a autora e a personagem queriam passar.

Esse mostra como a maternidade é, de forma nua e crua, mostra como mulheres quando assumem um papel de mãe algumas vezes por culpa pressão que elas sofrem acabam sucumbindo a parte mulher delas e acabam caindo na famosa ?rotina?, que em muitos casos é uma rotina cansativa, monótona.

Esse livro vai ser bem interessante para quem tem mommy issues ou filha issues, acredito!

Ademais, indico e muito essa leitura, ela nos faz enxergar melhor nossas próprias mães e nossa vida como filha.

Kerollyn Llamas 18/02/2024

Maternidade nua e crua
Acompanhamos o mês de férias de Leda pela Itália, partimos com ela em uma jornada de autoconhecimento, onde lembranças de sua infância e da gravidez das duas filhas vem a tona, junto com memórias afetivas e outras nem tanto.
O que temos é o lado ?cru? da maternidade, onde Leda expõe pontos não tão romantizados e incomuns, situações difíceis que ela passou e o que a tornou a mãe e pessoa que ela é hoje.
Com uma escrita detalhista, que te prende e transporta para dentro da história, podemos sentir as emoções que a Leda descreve, tanto em relação a ela quanto em relação a família italiana que ela tem observado no período de férias, confesso que não dei muita importância aos personagens secundários, achei todos bem rasos, inclusive Nina, porém não atrapalhou meu julgamento e sentimentos positivos que tive com a história. A impressão é que estamos diante de uma amiga contando as últimas fofocas e acontecimentos de sua vida, onde só queremos saber mais e mais sobre.
Foi meu primeiro contato com a Elena Ferrante e já adicionei mais obras dela a minha lista.

cbmaite 17/02/2024

Adorei, mostra muito bem a realidade da maternidade, um assunto tão delicado e tão importante, recomendo muito!
cadenthrones 17/02/2024minha estante
"Adorei! Recomendo demais!"
*3 estrelas*
Pane no sistema, alguém me desconfigurou ??

helena 17/02/2024

100% livro de mulher maluca, no bom sentido. Leia se você tiver mommy issues, filha issues ou só gosta de ler sobre maternidade e feminilidade.

Mori.Tudorache 15/02/2024

Uma leitura um pouco incomoda, os sentimentos da Leda, ?justificam? seus atos, que são injustificáveis, o fim é uma morte súbita literal?

AYUMI 15/02/2024

Não poderia ser diferente
Esse é um livro de muitas camadas, mistura entre o passado e o presente, sobre aquilo que você já foi e o que gostaria de ser.
Amei a discussão sobre a maternidade, ainda mais sobre as palavras de Elena Ferrante.

Carolina1093 14/02/2024

Apenas uma mãe
Uma mãe que carrega uma história, que carrega costumes e lembras de suas gerações passadas.
Esse livro conseguiu me deixar, de certa forma, incomodada e intrigada com o que ia se passando. Achei o final meio cru, mas, parando para pensar, acredito que ele possa ter essa intenção.
A escrita é muito boa, as palavras que são usadas trazem todo um ar diferente à leitura.
Meu primeiro contato com a Elena Ferrante e eu já quero ler outras obras da autora.

2023 encontrados | exibindo 136 a 151