A filha perdida

Resenhas - A Filha Perdida

2075 encontrados | exibindo 271 a 286

Juliana.Santos 03/04/2023

Me fez pensar
O que torna o ato de ir embora uma atitude de egoísmo? Deixar os filhos para trás pra conseguir trabalhar, construir uma carreira?
Esse livro me fez pensar como as coisas funcionam diferentes para o homem e a mulher quando optam por ter filhos.
Tenho a impressão de que para muitos homens - não vou generalizar e dizer que todos, mas talvez a maioria - absolutamente nada muda em suas vidas, suas rotinas. Se têm um emprego, o mantém, continuam investindo em seu crescimento profissional sem muitas interferências. Já no caso da grande maioria das mulheres, tudo muda, passam a ter uma extensão fora do corpo, e muitas passam a viver em função do papel de mãe por um bom tempo.
Não defendo o abandono dos filhos, seja pela mãe ou pelo pai (que me parece ser mais frequente por esse último), e também não aplaudo e muito menos dou razão, mas não consegui culpar Leda por suas escolhas.

Eduardo Ogalves 23/02/2024

Interessante
Meu primeiro livro que leio da autora. De inicio, me pareceu um suspense, conforme a leitura foi passando pude perceber o objetivo final da leitura. Como homem pude perceber o quanto uma mulher assumi responsabilidade seja em relacionamentos afetivos em casamentos, por filhos ou familiar além das quatro paredes de uma casa. É preciso realizar essa leitura de forma atenta aos detalhes, pois é nas entre - linhas que Elena Ferrante consegue cutucuar diversas feridas na sociedade em geral.

Carol 01/10/2021

Denso e profundo
Fala sobre maternidade e as relações entre mães e filhas (frustrações, amor, raiva e perdas).

?As coisas mais difíceis de falar são as que nós mesmos não conseguimos entender.?

Hanna.Figueredo 22/08/2020

Que livro bonito e ao mesmo tempo tão sofrido.
A escritora italiana tem uma escrita impecável, tudo muito bem colocado, é notório que cada pequena frase desencadeou um turbilhão de reflexões em mim. O livro nos convida a refletir sobre assuntos que normalmente consideramos inatos, como o amor materno e a maternidade que são os principais assuntos abordados. A história toda é tratada com muita circunspecção, entendemos que a maternidade deve ser vista de maneira real, e devemos considerar suas inúmeras nuances. Apesar de falar sobre características da maternidade que normalmente preferimos não comentar sobre, o livro convida a ver esses assuntos com olhos mais críticos sem o peso das crenças populares, leitura agradável apesar de tocar em assuntos que podem machucar.

Fernanda Pacheco 07/09/2020

Bom... Elena Ferrante para mim chegou de duas formas, ou de pessoas que detestaram ou de pessoas que amaram. Eu gostei bastante, li em um curto período de tempo e pude perceber uma história crua sobre a maternidade, a sobrecarga feminina mesmo depois de carregar um ser por 9 meses. A ausência de um pai atarefado, a quase impossibilidade de se construir uma carreira solo e criar duas filhas. A fuga. Elena me fez enxergar da perspectiva não só da mãe, como também da filha. A personagem principal já com suas filhas crescidas decide passar as férias em uma praia, lá conhece uma família e essa a faz levantar uma série de questionamentos e reviver seu passado. Se contar mais acaba virando spoiler. Eu agora faço parte do grupo que ama Ferrante. Me encantei.

"Às vezes, precisamos fugir para não morrer. (...) "

"(...) aquela maneira de se queixar do presente, do passado próximo, e idealizar o passado remoto não me incomodava, como geralmente acontece. Parecia-me mais uma maneira, como tantas outras, de convencer a si mesmo de que sempre existe um fino galho da própria vida ao qual se agarrar e, ali suspenso, se acostumar à necessidade de cair."

"Sempre chega o momento em que os filhos dizem com raiva e tristeza: por que você me deu a vida?"

Myka 28/10/2020

A filha perdida
Terminei a leitura sem saber a minha opinião sobre esse livro .
Não é um livro ruim , ele retrata a angústia de uma mulher em relação a ela mesma , suas filhas etc. Trás várias questões, personagens da outra série escrita pela autora imagino . Foi uma leitura interessante e cumpriu o seu papel .

Bruna.Schmidt 27/08/2023

Uma leitura interessante, "A Filha Perdida" apresenta uma trama cativante e personagens bem desenvolvidos, mantendo o leitor envolvido até o desfecho.

Carolina.Gomes 02/01/2021

Primeiro contato com essa autora que escreve muito bem. Impossível largar o livro sem saber o que vai acontecer. Elena Ferrante é desconcertante. Derrubando os tabus da maternidade romanceada ela mostra o lado sombra de uma mulher que pode ser qualquer uma de nós. Gostei!

Carolina.Aleixo 09/01/2022

gosto muito mesmo da tetralogia napolitana e fiquei um pouco frustrada de não gostar de a filha perdida. a leda é uma personagem que não me instiga muito e as relações entre as mulheres se desenrola de uma maneira que me parece complicada. acho que vale a leitura, é rapidinho, mas, pra mim, não é o melhor que a elena ferrante tem a oferecer.

Livros Livres 09/01/2022

Livro maravilhoso, primeira de muitas leituras que farei da autora! A resenha completa vai estar no perfil do projeto lá no Instagram!

Vitória 19/01/2021

eu não sei descrever muito bem o que senti com esse livro, tampouco destrinchar todas as considerações que gostaria de fazer.

foi uma leitura muito incômoda, bastante angustiante e que, na minha percepção de filha, parece muito verossímil à experiência de ser mãe. eu odiei essa personagem principal, mas Leda, em diversos trechos, foi um espelho de minha própria mãe e seu cansaço constantemente verbalizado, o abandono de projetos e sonhos e de ser ela mesma para ser uma função - a função de mãe, um emprego não remunerado e que te custa tempo, integridade física e mental, coloca à prova seu altruísmo e é cercado de construtos sociais protegidos por generais que estarão à postos para te repreender caso ouse tomar as decisões que muitas vezes o seu coração e a sua mente clamam por.

me fez refletir e a princípio repensar a minha vontade de vivenciar a maternidade.

adorei a escrita, achei bastante fluída e adoro esse formato com capítulos curtos. de forma geral, é um bom livro, mas nem de longe a melhor coisa que já li com esta temática.

Carol 21/10/2023

A história mostra um olhar não romantizado do que é ser mãe e apresenta uma protagonista que não provoca muita empatia.

Mari 06/02/2022

Inquietante
Elena Ferrante sabe como ninguém mexer com os incômodos e dores femininos. No presente livro, nos traz Leda, uma mulher mais velha, com duas filhas maiores de idade que foram morar com o pai, de férias em uma praia. Ali, ela se depara com uma mulher mais jovem, que cuida da filha de modo amoroso e cuidadoso.
Com isso, inicia uma série de reflexões acerca da maternidade, dela e da que observa na mãe jovem, trazendo à tona todos os conflitos característicos da maioria das mães.
Um livro inquietante, que nos faz pensar sobre nossas mães, sobre a maternidade de quem já tem seus próprios filhos ou de quem ainda só os deseja. Em tempos de Instagram e mães perfeitas, é bom lembrar como cada uma de nós carrega em si tantos conflitos, dúvidas e desejos.

2075 encontrados | exibindo 271 a 286