Uma noite na praia

Uma noite na praia Elena Ferrante

Resenhas - Uma Noite na Praia

Maíra Marques 07/01/2022

Mórbido
Quando anoitece, muitas coisas podem acontecer com uma boneca esquecida na praia.
O livro me levou a pensar naquilo me cala, que tira as minhas palavras e no sentimento de pertencimento (a alguém e a algo).
Tem muitas entrelinhas e muitos não ditos ali.
Acabou me lembrando outro livro da Ferrante, A Amiga Genial, em que uma boneca é perdida e muita coisa acontece na busca por essa boneca. ?
Recomendo, mas é mórbido para ler para uma criança.

Francisco.Matheus 05/01/2022

Perda de tempo
Espero que ela não volte a escrever livro infantil, esse é bem ruim. Só li porque disseram que era no mesmo mundo da Filha Perdida que eu amei.

Tina Lilian Azevedo 05/01/2022

Elena Ferrante, sendo Elena Ferrante
É um livro de terror para crianças. Eu não o leria para nenhuma criança mas para os #ferrantelovers é uma boa história complementar

Cris 02/01/2022

Poucas páginas, muita profundidade
O que esperar de um livro infantil da Elena Ferrante, né? Primeiro, ele não parece tão infantil assim. É uma história bonita, mas profunda também e um pouco mórbida (mesmo tendo final feliz). As ilustrações são lindas, mas também contribuem pra essa ~morbidez~

Pra ser infantil, vai depender de quem for contar pra alguma criança, tem ter uma sensibilidade na hora de contar. Os adultos que pegam pra ler com certeza serão os mais sucetíveis a se emocionar.

Amo que a autora sempre traz a figura da boneca em todas as suas obras. Nessa aqui ela é a protagonista. Um brinquedo perdido na praia que vive tantas coisas.
A figura da boneca aparece na Tetralogia e tem um significado especial. Também está presente em A filha perdida.
Mas nesta história ela tem voz pra contar sua própria história. É como se ela representasse as bonecas dos outros livros e o que passaram longe de suas ?mães?.
Fiquei pensando sobre a boneca da Lenu perdida em A amiga genial, depois na boneca da Elena em ?a filha perdida?. Amo essas conexões! Apesar de não ser tão direta. Depende de quem lê também.

Gosto de começar o ano com histórias curtas assim

Joyce Silva 14/12/2021

Um livro que talvez não seja infantil
O livro trás a história da boneca de uma personagem de um outro livro da Elena Ferrante, chamado A Filha Perdida.

O livro conta a história de quando a boneca se perde durante a noite na praia, mas no outro livro é retratado de outra forma.

O relato da boneca de Nani me causou angústia, uma certa tristeza e apreensão durante a leitura dos relatos e vivência que ela tem durante seu desaparecimento

Iasmin Morais 13/12/2021

Breves impressões
Um livro leve e emocionante! Para aqueles dias que precisamos de uma leitura suave e que nos traga boas reflexões.

Marina.Castro.F 05/12/2021

Livro infantil de Elena Ferrante
Como todas as obras da autora, o livro é angustiante e emocionante. Eu gostei da história, apesar de ter achado que a história não é tão adequada dependendo da idade da criança. No mais, Elena Ferrante prova, mais uma vez, o quão incrível é.

Paulascrap 30/09/2021

Conversa com os pequenos leitores!.
"'Mati é uma menina de 5 anos que fala muito, principalmente comigo. Eu sou a boneca de Mati.".

📖 Em um dia ensolarado Mati irá com sua família e sua boneca Celina ,passar o dia na Praia.

📖 Mas o inesperado acontece e a inseparável boneca ficará de lado com a presença de um gatinho perdido, que logo se tornará membro da família.

📖 Após a partida da família, Celyna permanece enterrada na praia. E a partir daí iremos acompanhas os sentimentos e medos quando anoitece e boneca está sendo recolhida com a sujeira da praia.

📖 Embora seja uma história infantil e rápida contém uma carga emocional, o medo do abandono, a relação de cumplicidade ente Mati e Celyna, sua busca pelo retorno ao lar e as conclusões sobre as reflexões desenvolvidas nesse percurso., e o emocionante reencontro de forma inusitada.

📖 Para quem acompanha a autora, essa leitura remete ao universo de filha perdida com um toque de Toy Story e lindas ilustrações que conversam com o leitor, amei a escrita da autora e já quero ler mais obras. Discordo de muitos comentários de que não seria uma narrativa infantil, temos que parar de subestimar nossos pequenos leitores, lemos em dupla por aqui e a compreensão foi total, com reflexão sobre atitudes de personagens e satisfeita com o desfecho da trama, super recomendo.

#bibliotecadapi #umanoitenapraia #elenaferrante #leiturainfantil #literaturainfantil #bibliotecainfantil #pequenosleitores.

Andrea Fernanda 24/09/2021

Esse [e um livro que conta a versao da boneca de uma menina , confesso que nao gostei desde o inicio, como gosto bastante da autora e o livro era curtinho, terminiei.
Achei que ele tivesse alguma ligacao com a filha perdida mas nao me trouxe nada de novo. Nao recomendo

Sol Belchior 23/09/2021

Recomendo!
Esse livro é pura poesia! O leitor se vê dentro da estória do inicio ao fim... Inclusive, participando das aventuras narradas pela boneca. Uma fofura!

Luiz.Goulart 15/09/2021

continuação da Filha Perdida
Apesar de considerar a autora Elena Ferrante uma escritora de temas do universo feminino e que não têm muito eco na minha vida, já li com este oito livros dela. Este é o seu primeiro livro infantil e trata-se da continuação do livro anterior (A Filha Perdida) e é narrada do ponto de vista de Celina, uma boneca perdida numa praia que enfrenta uma noite interminável, cheia de sustos e a companhia indesejada de um salva-vidas cruel.

Paula.Moreira 31/08/2021

"Vamos falar palavrassss"?
Eu li esse livro pelo celular, empobrecendo um pouco a experiência... Além de não ter aquela atmosfera de segurar o livro infantil, na diagramação de celular a ilustração não acompanha o texto lado a lado.
Mas passando por cima disso, a história é bonitinha e me lembrou outro livro da Ferrante, a história da "filha perdida".
Achei bem legal a questão das palavras preencherem a boneca e dela ter se apegado as elas por causa do afeto pela "mãe".

nomundodesalem 17/08/2021

Resenha por @nomundodesalem
#ResenhadaSalem⁣

Uma noite na praia // Elena Ferrante // 40 Páginas // 4,0 ⭐ ⁣

👧⁣

Mati tem uma boneca chamada Celina, mas após Mati ganhar um gatinho de seu pai, Celina acaba por sendo esquecida na praia.⁣

Sem saber como voltar para casa, Celina acaba passando por uma noite que parece interminável e cheia de surpresas.⁣

"Uma noite na praia" se passa no mesmo universo de "A filha perdida" e é um livro mais voltado para o público infantil.⁣
Eu particulamente achei um livro bem sombrio, talvez na cabeça de uma criança o entendimento seja de apenas uma boneca que acabou sendo esquecida mas que depois de uma noite de aventuras ⁣
tudo ficou bem, mas já nossa cabeça a percepção muda já que o livro fala sobre medos, inseguranças, angústias, ciúmes, medo de abandono.⁣

A história é fofa, a narrativa é boa, um livro infantil que não é bem para crianças já que traz muitas reflexões para nós adultos, é um livro tão curtinho que dá para ler em meia hora, mas para se ficar pensando por dias.⁣

Eu gostei da leitura.⁣

Um beijo e uma ótima leitura, Salem 🧙🏻‍♀️