A História do Brasil Para Quem Tem Pressa

A História do Brasil Para Quem Tem Pressa Marcos Costa

Resenhas -

Passos 07/02/2022

A História do Brasil para quem tem pressa
Uma leitura rápida sobre a história do nosso país, contando os fatos mais importantes e a evolução da nação.

Nay =D 07/02/2022

Um Norte
O título já diz tudo, é um resumão dos maiores acontecimentos do Brasil, ele te dar uma base de todos os ocorridos, e o que levou a chegar naquele momento histórico.
O conteúdo é um tanto superficial no entanto te da um Norte, caso queira se aprofundar nos assuntos. Tem vários pontos bem interessantes que despertam a curiosidade, e também te fazer refletir e questionar.
Eu recomendo esse livro a todos que querem saber um pouco mais sobre como chegamos ao atual cenário politico, economico.

mateus maciel 30/01/2022

Objetivo, porém não inconsistente
Sintetizar ideias é sempre uma tarefa bastante árdua, pois pode conduzir à interpretações confusas e rasas. Resumir a história de um país contráditório, desse modo, deve ser ainda mais difícil.

O autor, por sua vez, foi brilhante. Na obra ele apresenta, de maneira muita clara, objetiva e com uma redação de fácil entendimento, os mais de 500 anos da nossa história.

Sem deixar lacunas, ele perpassa por momentos como: investimentos e empreitadas de Portugal para encontrar novas rotas comerciais, o período pré-colonial e sua organização administrativa, isto é, as capitanias hereditárias, a criação dos governos-gerais, o ciclo do açúcar, a união ibérica, a invasão holandesa, a restauração portuguesa, as bandeiras e as entradas, o ciclo do ouro, a chegada da família real ao Brasil, a independência, o primeiro e o segundo reinado, a questão da escravidão, o governo provisório, a primeira república, a República de um modo geral e os seus conflitos, a era vargas, a ditadura militar, a redemocratização e os governos petistas.

Obviamente, é sempre necessário se aprofundar para conhecer as entrelinhas desses períodos, mas o livro não deixa a desejar, uma vez que nos proporciona uma noção básica acerca da história nacional. Super indico.

Além disso, encontrei ótimas curiosidades, a saber, o papel dos judeus sefarditas na construção do Brasil Colonial, dado que eram eles que financiavam os empreendimentos da Coroa Portuguesa. Exemplo disso é Fernando de Noronha, que foi arrendatário do território que hoje em dia leva seu nome, além de ter sido um dos primeiros exploradores do pau brasil. Por fim, fico com três excertos, que resumem um pouco o que o nosso país necessita:

'Não existe no Brasil, nem nunca existiu, um projeto de nação. Um projeto robusto que levasse em conta o interesse de todos, planejado para durar gerações e que pairasse acima dos eventuais problemas políticos."

"O Brasil só vai se encontrar com o seu futuro quando um pacto social em torno de um projeto de nação for estabelecido e jamais rompido. Conhecer a história do Brasil é o primeiro passo para que esse projeto seja estabelecido, consiga resistir a eventuais tempestades e siga seu rumo em direção ao estado de bem-estar social pelo qual tanto almejamos."

"Entre o que somos como nação e o que queremos ser, existe um abismo. Para se chegar até lá é preciso que sejam construídas algumas pontes ? com alicerces sólidos ?, que podem ser traduzidas como projeto de nação. Sem esse projeto, o país e seu povo vão permanecer divididos entre duas realidades perversamente distantes. Somos, enquanto nação, uma espécie de ornitorrinco social cujo habitat se localiza em algum lugar entre o Principado de Mônaco e o Haiti."

Vinicius.Ferreira 30/01/2022

Ótimo para o que propõe
O livro é bem conciso, conciso até demais em algumas partes, porém é a finalidade que se dispõe. Para o amante de história, há sempre aquele gostinho de quero mais em diversos tópicos.
Os resumos dos fatos são bem assertivos e efetivos, não deixam dúvidas e se encaixam muito bem com o contexto de época que o autor quer apresentar.
Livro muito bom, porém apenas um aperitivo ou uma ordem cronológica para mais interessados em história.

Mareufq 29/01/2022

"O Brasil tem um passado pela frente"
Resumido, ótimo livro para iniciar os estudos leigos sobre a nossa história (ciclo que se repete).

Palavras-chaves (infelizmente): Corrupção, violência, alienação, hipocrisia, disputa pelo poder e desigualdade social.

"Toda vez que encontramos o caminho que poderia nos levar a um futuro auspicioso, os malditos fantasmas do nosso passado aparecem e colocam uma pedra enorme, quase intransponível, no meio do caminho."

"Minha dor é perceber
Que apesar de termos
Feito tudo o que fizemos
Ainda somos os mesmos
E vivemos
Como os nossos pais"

William90 27/01/2022

Mais um livro da série para quem tem pressa.
Relata a história do Brasil desde o descobrimento até o governo Dilma...
Muito bom para quem gosta de história e quer aprender um pouco mais, em um livro que você pode terminar em poucas horas.

Antonio Maluco 26/01/2022

Brasil
O livro conta histórias do Brasil e de seus presidentes que passaram no Brasil até o ano de 2015....

Jêni 24/01/2022

Recomendo para todos!
É um livro muito bom para qualquer idade mas recomendo principalmente para quem esta no ensino médio. Na escola vemos as cosias de uma forma picada e as vezes até mesmo com alguma interferência de opnião pelo professor que nos ensina. Nesse livro as coisas vão se ligando de uma forma totalmente natural como se
Montasse um grande mapa mental, e claro de forma imparcial.

Jorge Luiz 10/01/2022

Necessário conhecer nossa História e este livro
Obra muito bem dividida cronologicamente, com critério científico e com crítica social.
Bom saber que há pesquisadores, acadêmicos, alunos e curiosos de olho na nossa gente e em nossa história. Necessário para todos brasileiros é conhece nossa história e esse livro oferece uma boa base e uma melhor ainda referência para aprofundamento. Gostei

Saulo.Fragoso 10/01/2022

Quebrando o preconceito
O livro foi uma indicação para ajudar numa história de época que estou escrevendo, comecei com aquele preconceito com a história do nosso país, no entanto, o livro quebrou todas as barreiras e me fez entender coisas que eu julgava sem conhecer. Muito bom!
Realmente é um livro para quem tem pressa.

Pablo Tureta 07/01/2022

Eu vejo o futuro repetir o passado
Livro que resume bem a história do Brasil, levando em conta aspectos mundiais e internos do nosso país. Leitura dinâmica que não se aprofunda muito aos detalhes mas que realmente nos mostra uma visão geral de pontos que de alguma forma nos levou a nação que somos saindo do descobrimento até o governo Dilma.

annacsfraccaro 06/01/2022

Um belo resumo da história da humanidade
Esse livro não tem uma leitura tão fácil e rápida, tem vários dados, datas, locais, entre outras coisas, então tem que estar muito atento, mas é um ótimo resumo pra quem quer saber a história da humanidade sem se aprofundar muito e de maneira eficaz e ágil.

Rafael 05/01/2022

O livro é bom, me trouxe alguns fatos novos sobre o período colonial, mas por ser um resumo passa rápido por alguns fatos importantes e outros não são citados. Mas leitura valida para ampliar nosso conhecimento sobre nossa história e o porque estamos nesse caso atual.

joaoggur 02/01/2022

?Somos um povo que não sabe de onde veio e para onde vai.?
É um excelente livro para relembrarmos a lamentável história do nosso país. Ele não esbanja de informações ou detalha os fatos narrados, mas explica de forma extremamente didática tudo que passamos nessa terra.

É um ótimo material para ter na estante e consultar fatos que nos falhem a memória, pois as explicações são sucintas e diretas.
Marcos Aurélio 02/01/2022minha estante
Belo quote!!!!

Maria 30/12/2021

Didático
Um livro bem didático e como diz o título, uma breve passada na história do nosso país. É bom para relembrar.