Churchill - Uma Vida

1 | 2 | 3 | 4

Jefferson 22/09/2020minha estante
O livro flui bem?

Thiago.Wriel 22/09/2020minha estante
O livro vendo que ele ganhou nenhuma estrela ??????

Alexandra.Helmer 22/09/2020minha estante
Jefferson, ele tem picos de fluídez, nem sempre vai uma leitura fácil

Jefferson 23/09/2020minha estante
Ok, obg Alexandra!

Felippe.Fagotti 16/01/2022

Viveu intensamente
Um homem com uma história de vida fantástica. Fez por merecer para ter seu nome nos livros de história. Aos 24 anos já tinha vivido mais que pessoas com 80 anos.
Larissa 16/01/2022minha estante
tenho esse livro mas nunca me interessei em ler, é bom? vc foi o primeiro que já vi falando sobre

Felippe.Fagotti 16/01/2022minha estante
Sim. A viva dele é muito agitada. Um homem com muita ambição. O livro tem muitos detalhes da vida dele, com base em cartas pessoais dele. Ainda não li o II. Esse acaba antes de começar a 2 guerra mundial.

Weslley 06/09/2018minha estante
undefined

Menina Ciria 19/04/2023

Realmente uma vida, levei uma vida para ler esse livro. O autor traz bastante falas do Churchill remetendo a sua vida na política. Churchill não era um bom aluno. Seu mau comportamento o atrapalhava constantemente. Já na política ele tinha ideias progressitas e muito além do seu tempo. Um exemplo: em pleno 1800 e alguma coisa ele já dizia que o sistema prisional deveria ser reformado e que depois que saísse da prisão a pessoa precisava de um apoio para ser reinserido na sociedade. Churchill tinha o sonho de pilotar, fez várias aulas mas não obteve sua licença porque todos os seus profs morreram de queda dr avião e sua esposa o fez prometer que não iria mexer mais com isso. Winston trabalhou em vários ministérios. As pessoas não gostavam muito de suas ideias, mas outras pessoas já enxergavam seu futuro como Primeiro ministro.
Elen Ximenes @quemleganhamais 19/04/2023minha estante
Uuuuu, me interessou kkkkk

walkyria89 29/03/2019

Que homem!
Inspirador. Essa é a melhor palavra pra descrever esse livro, na minha opinião. Foi bem difícil não compartilhar a visão do autor (que, sem dúvida, admira Churchill), e durante vários momentos da leitura minha vontade era simplesmente parar tudo e contar pras pessoas o quão GENIAL o Winston era.

O cara trabalhava obsessivamente em todos os cargos que ocupou. Fosse como soldado nas trincheiras, Ministro do Interior, Primeiro Lorde do Almirantado ou simples parlamentar. Era daquelas pessoas que colocam a mão na massa e fazem acontecer, dão ideias e argumentos para sustentá-las. Visitou as cadeias do país e questionou o sistema carcerário britânico da época, propôs padrões de segurança mais estritos para o trabalho nas minas, deu a ideia para a invenção dos tanques de guerra (!), procurou eliminar os abusos dos trabalhos mal remunerados, enfim, a lista é grande (e isso apenas para ficar no período pré-Segunda Guerra). Além de tudo ainda sabia pilotar aviões, jogava polo, escrevia biografias e memórias e pintava com frequência.

O melhor de tudo é ver a paixão que Churchill tinha por seus ideais. Suas fortes convicções a respeito de diversos assuntos o levaram a mudar de partido mais de uma vez ao longo da carreira: ele aceitava ficar onde pudesse colocar suas ideias em prática. Nada de endeusar partidos e de manter uma “fidelidade cega”, nada de se vender por preço de banana. Apenas convicção.

A leitura é fascinante, mas lenta. Isso porque a todo momento era preciso parar pra pesquisar sobre acontecimentos e pessoas que eu não conhecia ou sabia pouco a respeito (e que no livro são citados sem muitas explicações). No fim das contas isso foi bom, aprendi bastante e me familiarizei com nomes como Asquith, Bonar Law, Lloyd George, Balfour e outros políticos britânicos (é evidente que só vale a a leitura se há interesse na área). Só não dei 5 estrelinhas porque achei algumas pequenas partes um pouco cansativas, como as narrativas das guerras na Índia e na África do Sul. Provavelmente é só porque não estou acostumada com o assunto.

Sir Martin Gilbert construiu uma biografia que expõe, a todo momento, trechos da extensa correspondência de Churchill com diversas pessoas. Assim, lemos em quase todas as páginas suas próprias palavras ou de seus contemporâneos. Isso, ao menos pra mim, contrabalanceia a possível parcialidade da obra.
Um último adendo: não, é óbvio que Churchill não era perfeito e que tinha ideias que hoje soam escandalosas e absurdas, enfim. Mas é preciso lembrar que ele nasceu em 1874: o mundo era completamente outro, for god’s sake. Então não creio que seja razoável cobrar dele posicionamentos que, para nós, são básicos.

Pensando aqui que talvez eu devesse ter esperado pra resenhar, porque li apenas o primeiro volume de uma obra que foi originalmente pensada como volume único. Na edição brasileira resolveram dividir em dois. Mas enfim, né, como eu disse no início, precisava vir escrever sobre como esse cara é genial e apaixonante. Que venha o segundo volume!
Edson 09/07/2019minha estante
Que bom que resolveste resenhar ao final do primeiro volume. Muito boa essa sugestão de pesquisar sobre personagens citados no livro. É realmente entusiasmante ver um homem cheio de ideias, energia e coragem para lutar por elas.

Dickar 25/06/2021

Um grande político e senhor da guerra.??
O que mais me fascina em Winston é sua bravura na primeira que poucos tem a coragem de ser.
Sem dúvidas ele foi um político que serve de exemplo para os políticos do nosso tempo de hoje.
Aryana 25/06/2021minha estante
????????

JuarezFerreira 14/04/2017

Criança arteira e por vezes considerada desleixada. Na escola um aluno médio para medíocre em algumas matérias, porém reconhecido por seus professores pela sua inteligência e potencial. Já na adolescência para fase adulta serviu em três conflitos. Trajetória politica cheia de altos e baixos – nem cem por cento liberal nem cem por cento conservador – mas sempre provocando. Impressiona como ainda que trabalhando ativamente na politica consegue criar uma vasta obra literária, pintar e se dedicar a família.

O biografo se alimentou dos inúmeros registros em cartas, telegramas, documentos em arquivos e as obras do próprio Churchill. Neste primeiro volume acompanhamos a vida de Winston Churchill do nascimento até os 54 anos.

Leitura agradável e enriquecedora, repleta de momentos históricos memoráveis: seu posicionamento pacifista antes da primeira guerra mundial e posteriormente seu empenho pela vitória. Churchill conhecendo Lawrence da Arábia, Charles Chaplin e a ainda criança Elizabeth II. Seu posicionamento contrário ao de Gandhi com relação a independência da Índia...

O que nos deixa curiosos para o segundo volume é o último capítulo, que mostra os momentos que precedem a segunda guerra mundial.

Antonio Curi 25/07/2017

LIDO.
Lido.

Dalmo 18/10/2017

Churchill é o cara
Impressionante biografia de um dos maiores políticos e estadistas da humanidade. Uma acurada e extensa pesquisa documental que se traduz numa verdadeira aula de história, sobretudo a respeito da primeira metade do século XX. Este primeiro volume trata da vida de Churchill desde sua infância, no final do século XIX, até o final de 1934, quando, fora do governo, mas não do Parlamento, alertava o povo britânico sobre a necessidade de preparar o país para a crescente ameaça nazista.

Churchill, nascido de uma família aristocrática, cujo pai era um famoso político conservador, era um liberal por natureza, defensor ferrenho do livre comércio e da competição aberta. Apesar disso, iniciou sua vida política no partido do pai, sendo eleito pela primeira vez para o Parlamento em 1900, com 25 anos de idade. Em 1904, manifestando descontentamento pela política protecionista do governo conservador, ingressa no partido liberal e se torna oposição pela primeira vez. Os liberais se tornam governo em 1905, e em 1908, com 33 anos, Churchill assume seu primeiro cargo no gabinete do governo, a presidência da Junta de Comércio. Logo depois se torna Ministro do Interior e em seguida primeiro lorde do Almirantado. Ao longo da Primeira Guerra Mundial, ocupa outros cargos ministeriais, mas logo após a volta dos conservadores ao poder no final de 1922, e com o enfraquecimento do partido liberal, Churchill retorna ao partido conservador por considerá-lo o único com base forte o suficiente para derrotar o socialismo. Em 1924 é nomeado Ministro das Finanças. Após a derrota dos conservadores nas eleições de 1929 para o partido trabalhista, ele experimenta um pequeno período fora das questões de governo.

Orador brilhante e escritor talentoso, Churchill era um amante da democracia. A tirania, para ele, era uma inimiga da raça humana. Preocupado com as questões sociais, defendeu a implementação do seguro-desemprego e da pensão para idosos e viúvas na Inglaterra do começo do século, nação ainda assolada por profundas divisões entre ricos e pobres. Visionário, alertava para os perigos que a vitória dos bolcheviques em 1917, na Rússia, representaria para a Europa e para o próprio país, além de prever a predominância da aviação nas guerras futuras. Lutou nas trincheiras da frente ocidental durante a Primeira Guerra Mundial, um interlúdio entre o almirantado e sua nomeação para o Ministério das Munições. Envolvia-se com afinco e extrema dedicação em todos os projetos e cargos que ocupava. Apesar disso, sabia apreciar seus momentos de lazer com luxo e conforto, sempre viajando pela Europa e pelo mundo para curtir férias ou mesmo compromissos não oficiais.

Pai de 5 filhos (4 meninas e 1 menino), sendo que um deles, uma menina chamada Marigold (chamada carinhosamente de "Duckadilly"), morreu de meningite com apenas dois anos e meio de idade, era casado com uma liberal por educação e convicção, Clementine Spencer-Churchill (antes Clementine Hozier). Ela era sua base de apoio, apesar do pouco tempo que passava com a família devido à incessante dedicação a tudo que resolvia empreender.

A riqueza e complexidade de suas experiências quase sempre vinham acompanhadas com um certo humor e reflexões filosóficas. Para Churchill, grandes coisas devem ser feitas em vida por aqueles que atingem certa escala de compreensão e de poder, e enquanto tivermos saúde, devemos realizá-las da melhor maneira possível, não nos contentando senão com as melhores e mais verdadeiras soluções.

E que venha o segundo volume.

Guynaciria 04/01/2019

Essa biografia maravilhosa, composta de 2 volumes, sendo esse o primeiro, nos agracia com a história de vida de um dos maiores estadistas/ político da humanidade.

Mesmo que muitos não concordem com as decisões tomadas por Churchill ao longo dos anos, é impossível não reverencia-lo com um homem de inteligência ímpar, que fez tudo o que era humanamente necessário para deixar o seu país em uma situação política, militar e econômica, confortável.

Churchill, como muitos homens que influenciaram a história mundial, não era na infância e adolescência alguém que se destacava nos meios escolares, chegando a ser objeto de preocupação de seus pais, que não viam para o garoto um futuro promissor.

Mas quando ele encontrou o tema que lhe agradava, se dedicou a esse com tal empenho, que o resultado assustou até mesmo os mais crédulos.

Esse livro é uma verdadeira aula de história, contendo cartas, documentos históricos, fotos e registros militares, o que comprova a dedicação que Sir Martin Gilbert , teve ao elaborar esse trabalho.

Nesse primeiro volume vemos retratada a vida de Churchill desde a infância, até o final dos anos 1934. Podemos observar sua preocupação com a ameaça nazista que se instalava na Europa, assim como as diversas tentativas que fez para alertar seus pares, mas esses por divergências politicas acabaram por ignora-lo.

É interessante observar como Churchill apesar de ser filho de um famoso político conservador, acabou por se tornar um dos maiores políticos liberais de todos os tempos, lutando por causas sociais, livre comercio, competição aberta, direitos trabalhistas ( seguro desemprego, pensão para idosos e viúvas), chegando mesmo a intervir muitas vezes a favor dos sindicatos que lutavam pra adquirir melhores condições de trabalho, na  Inglaterra do inicio do século XX.

Ao longo da Primeira Guerra Mundial, ele assumiu diversos cargos ministeriais, dentre eles o ministério da fazenda, onde aplicou diversas reformas. Logo após esse período, ele experimentou um afastamento forçado das decisões governamentais, aproveitando então para escrever mais um de seus livro ( que lhe garantiam um bom acréscimo as suas finanças anuais) e a pintura ( sua nova paixão), chegou mesmo a inaugurar uma exposição sobre pseudônimo.

Clementine Spencer-Churchill ( sua esposa) e seus 5 filhos, foram seu ponto de apoio durante toda a vida. Quando se via deprimido por conta das perseguições politicas e calunias diversas, era sua esposa que o acalmava e lhe mostrava a direção a seguir, sempre com conselhos sábios e sensatos.

Churchill era um homem justo e ponderado, que sempre tratou bem seus funcionários e adversários políticos. Isso fez com que ele fosse respeitado em todos os meios, mesmo entre aqueles que o odiavam por ir de encontro a suas ideologias.

Espero que o próximo volume seja tão enriquecedor quanto esse. Recomendo a leitura a todos que desejam conhecer um pouco mais da história mundial.

Bjos!

Biblioteca Álvaro Guerra 01/02/2019

Como foi a vida de um dos políticos mais emblemáticos da história moderna?
Escrito pelo biógrafo oficial de Churchill, o historiador mundialmente consagrado Martin Gilbert, este livro é a mais completa biografia já escrita sobre um dos estadistas mais importantes de todos os tempos – um homem de inteligência sublime e personalidade explosiva que esteve no centro de acontecimentos fundamentais do século XX. Elaborado a partir de anos de pesquisa meticulosa e documentação exclusiva, e repleto de material apenas recentemente descoberto, Churchill – uma vida é o casamento perfeito entre a dureza dos fatos da vida pública e os detalhes íntimos de um homem que exerceu papel preponderante para a divisão do mundo como o conhecemos hoje.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788544103517

Estefania 15/03/2024

Dei 5 estrelas por achar uma obra muito detalhada da primeira parte da biografia, porém, por ser tão detalhada chega a ser uma leitura um tanto cansativa, mas ao final ficamos com gostinho de quero mais. O que verei no próximo capítulo da história no livro 2.

Russo 03/05/2020

Personalidade inspiradora
Sendo a primeira biografia que li, não tenho grandes referências e comparações para fazer sobre a forma de escrita da biografia. Achei boa, achei que busca uma ordem cronológica dos acontecimentos que te deixa vidrado na evolução de vida em um ser, que sem dúvida foi ímpar na história dos grande líderes da humanidade.
Churchill, como algumas outras personalidades marcantes, teve um início de vida escolar muito abaixo da média. A proximidade com a família era tão pouca, que fica até curioso entender como o perfil político dele foi se desenvolvendo, com uma formação militar e o afastamento da família que tinha grande participação política.
Fato que ele se tornou um dos grandes oradores da história da humanidade, teve participação decisiva na duas grandes guerras, uma responsabilidade e um patriotismo talvez nunca visto na história da humanidade e, acima de tudo, uma paixão pelas suas convicções, um respeito pelo seu tempo de trabalho, pelos seus pensamentos, pelos seus estudos, que o obrigava, ou lhe dava o direito, de na grande maioria das vezes, dar sua opinião embasada, doe a quem doer. E doeu em muita gente, inclusive nele mesmo.
Ansioso para o segundo volume.

Karisma 06/05/2020

Surreal...
Todos já ouvimos o seu nome, mas ter uma ideia do que ele se fato fez é diferente e assombroso.

Aprendi muito com esse livro e acredito que os professores das universidades deveriam colocar a sua leitura como base de suas disciplinas.

Churchill, mudou o direito do trabalho e penal e instaurou a dinâmica da mediação e conciliação. Participou de vários momentos históricos e teve um posicionamento sensato. Estou louca pra ler o volume 2.

O único ponto ruim é a edição. No mais é um must have.

1 | 2 | 3 | 4