Quando Eu Parti

Quando Eu Parti Gayle Forman

Resenhas - Quando Eu Parti

LAvia21 21/06/2022

Quando comecei a ler não consegui me interessar muito pela história, achei bem chata e arrastada, mas continuei a ler mesmo assim, de repente da metade pro final eu fiquei fascinada pela história, inclusive chorei no final

mcostagabriela 19/06/2022

Ótimo livro
Queria abraçar a protagonista. Que história!! Adorei como foi desenvolvida e como prende a nossa atenção.

Andrea 16/06/2022

Tenho uma certa confusão de sentimentos com esse livro. A ideia é meio batida, parece aqueles memes de mães que, um dia, vão sumir e aí sim farão falta, mas tem algo interessante aí. Só que tive a sensação de esperar algo que não aconteceu. Não sei se foi expectativa minha ou se o livro realmente é morno. Ele não tem auges, é como se estivesse lendo um diário de alguém, tanto que suas 300 e poucas páginas tem mais de 60 capítulos. Leia sem esperar muito.

mrsllopes 09/06/2022

Eu não dava nada até ler
Sabe aquele livro simples, leve e aconchegante? foi esse livro pra mim! eu tava precisando de uma leitura gostosa, mas que não fosse bobinha, e me desse vontade de continuar lendo. li em 15 dias (um prazo que poderia ter sido menor), mas curti bem cada parte e tava no meio de leituras acadêmicas pra faculdade - e, por isso, esse livro me ajudou a voltar pra ficção. enfim, amei! e as mensagens da histórias são lindas e REAIS! sem muita romantização.

Samara 27/05/2022

Gostei
Não é segredo para ninguém que eu amo a escrita da Gayle, e a experiência com essa leitura foi diferente de todas as outras que já tive com livros dela.

Este é o primeiro romance adulto da autora e, apesar de não ser um dos seus melhores livros, acredito que conseguiu passar bem a mensagem que queria. Independente de a história não ter sido tão interessante (pelo menos pra mim), fiquei envolvida do começo ao fim, Gayle tem esse poder de fascinar com sua escrita.

Enfim, "Quando eu parti" é basicamente uma história de mãe cansada. Fala sobre a jornada exaustiva de Maribeth, uma mulher de 45 anos que tenta equilibrar a rotina exaustiva em uma editora de revistas, com a maternidade de gêmeos de apenas quatro anos, os serviços de casa e um marido complemente omisso.

Não é à toa que, diante de tanta coisa com o que se preocupar, Maribeth acaba sofrendo um ataque cardíaco. É interessante acompanhar a jornada da personagem, que não percebe todos os avisos de seu corpo para o que estava prestes a acontecer. Parece coisa de outro mundo, mas na vida real é algo que acontece bastante. Foi bacana refletir sobre o quanto estamos presos à rotina, agindo no automático.

No meio de toda a encrenca, Maribeth acaba tomando uma decisão que me deixou bem surpresa. Passei metade do livro julgando sua decisão, mas, no fim das contas, consegui entender seus motivos. Esta leitura abre um leque de temas que poderíamos discutir por horas, mas de forma bem sutil, sem ficar cansativo.

Então apesar de não ter se tornado um dos meus livros favoritos da Gayle, posso dizer que gostei sim da leitura, foi uma boa entrada para esse universo dos romances adultos.

Vitória Lorrane 20/05/2022

Quando um coração falha, não é apenas o corpo que trai. Mas sonhos desfeitos, amores não vividos, destinos cruzados.

Gaby.Silveira.16 19/05/2022

Afastar para aproximar
Primeiramente quero dizer que amei a leitura e me identifiquei com a protagonista a todo momento, e em vários momentos sentia como se eu fosse a própria personagem e que a autora estivesse contando minha vida mudando alguns detalhes.
Nesse livro percebemos que para cuidar de alguém precisamos estar bem, e que precisamos também dividir tarefas para que não chegue o momento da sobrecarga, Maribeth, sentiu-se muitas vezes sozinha apesar de ter pessoas a sua volta, pois ela tinha que lutar sempre por ela e pelos outros, quando ficou doente teve um ?apoio? que não foi o suficiente para a sua recuperação, e ela consciente de que se ela não fizesse por ela, ninguém faria, tomou uma ótima iniciativa, fugiu para se cuidar, e muitas pessoas ao ler sentiriam um estranhamento, mas eu super compreendi, ela não podia cuidar dos outros e cuidar de si, estava na hora de focar em si mesma e descobrir quem ela era, não pela visão dos outros porém na dela mesma.
Nesse período ela aprendeu a se conhecer e descobriu coisas sobre si que nunca tinha imaginado, e seu marido teve que aprender a se adaptar a viver como ela vivia antes e isso fez com que ele valorizasse todo o esforço que ela fazia e no fim, ela só precisava disso, se sentir acolhida e importante novamente, ela não queria se ver livre das pessoas, ela queria que as pessoas entendesse que ela também precisava ser cuidada, ser amada e ser valorizada.
As vezes precisamos fazer como a protagonista, nos afastar para se aproximar de nós mesmos, para não perdermos nossa essência e nem adoecer a nossa alma, e depois que tudo estiver bem, voltar a se aproximar do próximo, esse momento servirá de aprendizado pra você e para o outro.

Obrigada, Gayle, por abrir meus olhos nessa linda leitura ?

SohGabi 17/05/2022

Faz umas mansões muito parecidas com a vida real, alguns momentos do início podem trazer leves gatilhos, mas o enredo é fantástico, leve, tranquilo, gostoso de ler e não dá vontade de parar! Adoro livro que me faz amar/odiar o mesmo personagem e me faz torcer por mais de um final, além do fato de eu querer saber além de onde a história parou! Super recomendo essa leitura!

Laninha 04/05/2022

Maribeth Klein tem a própria cota de problemas: do marido omisso até a chefe e ex-amiga Elizabeth, passando pelos gêmeos superativos. Ela está sempre tão ocupada que mal percebe um ataque cardíaco. Depois de uma complicação inesperada no procedimento cirúrgico, Maribeth começa a questionar os rumos que sua vida tomou e faz o impensável: vai embora de casa. Longe das exigências do marido, filhos e carreira, e com a ajuda de novos amigos, ela finalmente é capaz de enfrentar o passado e os segredos que guarda até de si mesma.

anna 20/04/2022

na minha opinião, é uma obra-prima.
perfeito! adorei o livro, as aprendizagens, as piadas, as analogias, o realismo, tudo.
queria que o livro tivesse finalizado de uma forma um pouco mais complexa e explicativa, mas por conta da experiência que tive o lendo irei descontar e fingir que o final foi exatamente o que eu esperava: complexo e explicativo.
dêem uma chance a esse livro incrível!

Tiffany 17/04/2022

Atual com questões reais
O livro, claramente, não para o público teen. E ta tudo bem com isso. A autora traz uma história de autoconhecimento, passado, dores e mágoas com muita facilidade, apesar de deixar o livro massante em alguns momentos.
Ela nos da questões adultas reais que faz com que os adultos que leem essa história sintam ela como se fosse consigo.
Gostei da leitura, achei muito interessante e a partir dela eu leria algo mais da autora.

sofi_a 11/04/2022

cheio de reflexões rasas
O livro se propõe a ser focado na mente e nos sentimentos da protagonista enquanto longe da sua familia, mas a ultima coisa q ele faz é se aprofundar nas relações conturbadas dela com os familiares e, nos momentos em que tenta se aprofundar, tudo é tão batido e superficial.
As lembranças do passado são rasas, rápidas e nao agregam na história, inclusive acho que tem mais reflexões sobre a amizade da Maribeth e da Elizabeth do que sobre a Maribeth e a familia.
Enquanto a Maribeth esta na outra cidade parece que nada acontece nesse livro, tem capitulos inteiros pra ela ir no mercado ou tirar piolho. Dava pra cortar metade do livro tranquilamente.
E para a história acabar do jeito que acabou nem precisava existir esse livro, é só uma grande perda de tempo.

Elaine 06/04/2022

Esse livro nos mostra a importância de saber pedir ajuda, ter auxílio de pessoas próximas e não se sobrecarregar bastante.

Lay 04/04/2022

Prometeu tudo e entregou tudo
Pra quem gosta de livro que o personagem sai da vida do automático pra se encontrar como pessoa , sem ter que ficar cuidado de outras , eu super recomendo
Fiquei super feliz por ela ter tido momentos só dela e encontrando a pessoa que ela procurava