O olho mais azul

O olho mais azul Toni Morrison

Resenhas - O olho mais azul

Mel 08/06/2023

Como é ter a existência predestinada à um sofrimento atroz?
"Além da ideia de amor romântico, foi apresentada a outra - à da beleza física. Provavelmente as ideias mais destrutivas da história do pensamento humano. Ambas se originavam da inveja, prosperavam com a insegurança e acabavam em desilusão."

E é isso que estes personagens, ao longo da vida, acabam encontrando: desilusão. E uma desilusão feroz. Uma narrativa que, para além de personagens violentos, mostra personagens humanos. De forma fragmentada conhecemos cada um e como cada um lutou para existir em um pequeno e insalubre espaço. A cada violência que viviam, aprendiam a sobreviver, mas isso gerou consequências, uma das maiores foi a interiorização do desprezo por si mesmos. Resumindo, isso é exemplificado através da premissa simples: uma menina negra e pobre que deseja ter olhos azuis. Frase curta, mas com uma simbologia tremenda: a interiorizaçãodo do desprezo e a busca frustrada por aceitação, por pertencimento, logo nos primeiros anos de vida.

É o tipo de livro que irá reverberar pra sempre na consciência da sociedade.

kelly.brekker 04/06/2023

"Toda noite, sem falta, ela rezava para ter olhos azuis"
"Uma menina negra anseia pelos olhos azuis de um menina branca, e o horror no cerne do seu desejo só é superado pelo mal da realização."

que livro incrível, minha segunda leitura da toni morrison e de novo a obra me deixou sem palavra, é forte é real, daqueles livros que vamos nos lembrar para sempre.

Caroline.Mestanza 31/05/2023

Triste, terrível, e a pura realidade
Confesso que achei que seria mais fácil de ler, apesar de já saber que o assunto seria dificílimo?
Demorei mais do que gostaria e em alguns momentos fiquei confusa com os acontecimentos? Mas o fato é que a própria Toni confessa que ?esta é uma história terrível sobre coisas que se preferia ignorar completamente?, então é isso, necessário, mas muito difícil de ler!
?Quem é mau ama com maldade, quem é violento ama com violência, o fraco ama com fraqueza??

Alice 31/05/2023

Perfeito
Com maestria a autora nos faz refletir acerca de questões raciais, sociais e morais. Um livro tocante, com certeza haverá de ser lido e relido inúmeras vezes!!!

_wgio_ 30/05/2023

"Raiva é melhor. A raiva dá a sensação de existir"
Ler o olho mais azul foi extremamente confuso.
E me dói dizer isso, porque criei grandes expectativas com esse livro.
Muitas vezes eu não conseguia identificar os personagens e o tempo dos acontecimentos também. Queria conhecer mais pecola, Cláudia e Frieda e esperava conhecer, mas não aconteceu. Fiquei muito incomodada, cholly aparecia e eu só queria parar de ler. Por que diabos eu conheço cholly e não pecola ?????
Eu não gostei como a autora descreveu o acontecimento entre cholly e pecola.
Acho que criei grandes expectativas e fiquei frustrada.

"Quem disse que ela não sente dor? Só porque não grita? Só porque ela não sabe gritar, eles pensa que a dor não tá lá? Se eles olhasse no olho dela e visse os globo arregalado, visse o olhar aflito, eles ia saber."

bernardohmws 30/05/2023

Confuso
Se eu pudesse descrever O Olho Mais Azul em uma palavra, com certeza usaria "confuso". a autora dá saltos bruscos na história, e te leva para um espaço desconhecido, onde você, leitor, é encarregado de adivinhar.
além disso, saber muito pouco sobre a personagem principal me incomodou. porém, em contrapartida, a autora não mede esforços para escrever um capítulo gigantesco sobre um personagem que não merece lugar na história.
devo dizer que o que mais me incomodou foi a escrita bonita em passagens dolorosas. me irritei ao ter que ler "ternura" e "doçura" em uma cena de crime.
esta é a minha opinião, e o livro pode ter impactado pessoas em situações e momentos diferentes. irei recomendar, já que literatura é literatura, mas, levando em consideração o todo, não gostei. tanto.
por fim, sinto compaixão pela pecola. queria ter conhecido mais sobre ela :/
Luana1208 06/06/2023minha estante
Concordo muito com seu ponto, o relato da violência do pai dela com essas palavras foi estranho, contrasta com a enorme dor que a gente sente pelo ocorrido. É complicado, acho que a autora tem o compromisso de não demonizar nenhum personagem, que são produtos do racismo que sofreram. E eu entendo esse ponto, mas não deixa de soar estranho.

Maria17758 28/05/2023

Nem se eu tentasse muito eu conseguiria colocar em palavras tudo o que esse livro e a escrita da Toni Morrison são. Devastador, de partir do coração. Inteligente e perspicaz em níveis astronômicos. Ler ?O olho mais azul? e ler Toni é não ter como voltar atrás, é ter a vida mudada de maneira permanente (quer dizer, COMO superar a o dom de escrita dessa mulher???).

A história do livro é muito pesada (você descobre o baque que vai ser já nas primeiras páginas). Isso só se potencializa pelo modo como a autora explora as nuances do racismo, de como a lavagem cerebral decorrente dele afeta a população preta (como ela ocorre até mesmo dentro da própria família e exerce influência na criança desde a infância) e do ciclo violência geracional, tudo isso culminando nas consequências mais dolorosas possíveis. O último parágrafo do livro sintetiza tudo, e já advirto que ele DÓI.

Por fim, volto a dizer que estou encantada com a habilidade da Toni para fazer tudo isso acontecer da melhor maneira possível. (P.s: e o mais engraçado é que o último capítulo do livro é um comentário dela de muitos anos após a primeira publicação, em que ela se mostra insatisfeita com alguns pontos da execução do livro e aponta que não foi capaz de expressar tudo do modo como ela queria, sendo que essa é uma das melhores escritas que eu já li na vida!)

RaquelSales17 25/05/2023

Aí que livro é esse !?!? Estava ansiosa para ler e não deixou a desejar Com verdades a respeito de sentimentos inconfessáveis, me tirou lágrimas em várias oportunidades

Saádia 21/05/2023

Forte, necessário e lindo.
O livro entrega tudo que promete, e ainda mais. Em uma escrita sem defeitos, a autora demonstra o racismo em suas nuances mais sensíveis e, por vezes, imperceptíveis. Através de personagens complexas e bem desenvolvidas, o livro apresenta uma história impactante e inesquecível.

Rosana Miyata 20/05/2023

Uma releitura para mim.

Dessa vez compreendi melhor a história da Pecola.
Os personagens são bem construídos e verossímeis , consigo ver claramente esses pares na sociedade. Mas achei em alguns momentos que faltou ligação entre os capítulos.
Não entendi a intenção do texto inicial e o porquê da separação nas estações do ano.

Adriana Scarpin 14/05/2023

Normalmente não falo isso de qualquer escritor, mas quando crescer quero escrever igual a Toni Morrison. Ela descreve as coisas mais horrendas sem um laivo de ódio ou ressentimento, nesse livro é tudo muito brutal, mas é uma brutalidade que não descamba para o sentimentalismo ou revanchismo, é uma brutalidade descrita como um afago no no nosso peito. É brilhante.

V i c t o r y 01/05/2023

O olho mais azul
Livro fantástico, traz a dura realidade de algumas famílias, e fala bastante sobre o racismo enraizado

Luh 28/04/2023

O livro mais triste que já li
Esse é um daqueles livros tão incríveis que eu me sinto totalmente indigna de escrever uma resenha, pois sei que nada do que eu escrever vai conseguir descrever a gama de emoções que tive lendo esse livro.
É um livro muito duro, muito cru e sofrido, mas que é contado por um autora tão sensível que mesmo entre tanta dor eu vi a beleza da história.

Só queria dizer que eu indico esse livro para todo mundo, apesar de muito triste ele é extremamente necessário.