Brownies, Cookies, Tortas e Afins

Brownies, Cookies, Tortas e Afins Editores do Food52

Resenhas - Brownies, Cookies, Tortas e Afins

Rotina Agridoce 15/01/2018

Ótimo!
O livro tem uma proposta muito interessante e que conversa diretamente com qualquer um que queira cozinhar, receitas descompromissadas, ou seja, receitas que podem ser feitas a qualquer momento sem grandes elaborações ou que gastem muito tempo. E que ainda sejam divertidas e práticas, como a culinária da vovó: despretensiosas e reconfortantes, evocando os sentidos e memórias, inclusive muitas das receitas são das famílias dos colaboradores.
E para que este objetivo seja alcançado cada uma das receitas vem acompanhada de belas fotos que despertam a vontade imediata de comer, além de dicas e truques aprendidos na prática diária divididos em: fazendo e armazenando ingredientes; atalhos e truques culinários; técnicas essenciais para assar e decorar, embalar e apresentar. Um que eu nem sonhava em aprender foi transformar o açúcar comum em mascavo!

A edição do livro está linda! A obra é em capa dura, em tamanho diferenciado e em papel mais grosso (alta alvura). É perfeito para enfeitar e ser utilizado nas cozinhas, pois é prático para manuseio.

As receitas são dividas em temas, em Para o café da Manhã, temos Scones de Blueberry, o Melhor Pão de Banana do Mundo (ainda não fiz mas esse é o nome dele rs!) e Biscoitos de Iogurte. Já em Cookies, Biscoitos, Barrinhas e afins temos os Cookies de Cream Cheese que quem vos escreve testou e aprovou, pensa em uma receita ridícula de fácil? É essa, o rendimento é pequeno, mas o resultado é divino, tem gosto de produto gringo sem trabalho algum!!! E o que dizer dos Brownies Mágicos que ilustram a capa? Exerceram fascinação, se não fosse tanto chocolate em barra já teriam sido feitos, infelizmente o chocolate por estas terras está custando mais que ouro =/!

Na seção Sobremesas de Frutas, a Torta de Pêssego iria agradar em cheio minha família. Em Bolos Cremosos e Pudins os copinhos de limão são um charme e o bolo tres leches lembra muito nosso toalha felpuda. Já em Bolos para o dia a dia, o Bolo de Iogurte com morango parece o tipo simples e certeiro ou será o bolo inglês o mais certo?! Em Bolos e Tortas para Ocasiões Especiais o Cupcake Brownie de Manteiga Noisette tem nome chique, mas é bem acessível. Por fim o livro encerra com receitas Salgadas, o pão de pimenta do reino com cebolinha e parmesão e os Biscoitinhos Crocantes de Queijo estão entre os que devo fazer em breve!

Agora nem tudo são flores, li cada uma das receitas, todas são bem explicadas desde sua origem até o preparo, mas são receitas americanas, então é importante ter em mente que os ingredientes são os encontrados nos super-mercados americanos, coisas como calda de maple, blueberry e outras frutas, ou até algumas nozes que são fáceis de encontrar e baratas na maioria das vezes aqui são caras ou difíceis de encontrar. O Maple é bem recorrente por exemplo, é um xarope retirado da árvore maple, é muito utilizado nas famosas panquecas americanas, mas aqui eu só encontrei em mercados de produtos importados por no mínimo 40 reais um vidro pequeno, ou seja, inviável. Farinha de Amêndoas? Pode ser feita em casa mas também cara! Isto me frustrou bastante ao longo do livro, não por culpa dos que fizeram o livro, mas acredito que quem traduziu e deu suporte culinário para a tradução deveria ter feito notas para adaptar ao que encontramos no Brasil.

Outro detalhe que me fez pesquisar foi o uso do sal kasher, para quem não conhece kasher são os produtos da culinária judaica, logo este sal só pode ser retirado das salinas quando um rabino está presente. Quanto ao sabor dele é mais salgado do que o sal comum. Ainda não procurei por ele onde compro os sais diferenciados, então não sei dizer se é acessível, mas parece que é uma tendência na confeitaria, pois já vi em diversas receitas gringas doces.

Brownies, Cookies, Tortas e Afins não tem defeitos como obra que se propõe, mas é limitante para os brasileiros, especialmente para os que moram fora dos centros comerciais, mas se você não se importar de gastar um pouco, as receitas não irão tomar seu tempo e parecem todas muito deliciosas! Agora eu vou pensar qual será a próxima porque por aqui nada dura muito tempo rs!

site: http://www.rotinaagridoce.com/2018/01/resenha-1553-brownies-cookies-tortas-e.html
Fran.Zi. 15/01/2018minha estante
Depois desta resenha, deu vontade até de cozinhar kkkk