Lily & Dunkin

Lily & Dunkin Donna Gephart

Resenhas -

Ewerton Rangel 22/05/2020

Um ótimo livro para quem deseja entrar no mundo da leitura...
Se você está procurando um livro sensível, reflexivo e com uma linguagem bem simples - ótima dica pra quem tá querendo iniciar as leituras - esse livro foi feito para você!
Lily & Dunkin é narrado pela perspetiva dos dois principais personagens, duas crianças na primeira fase da adolescência, que além de enfrentar conflitos familiares, e mudança em suas vidas/corpos comuns a essa etapa, ainda possuem, cada uma, um contexto bem particular .
Lily Jo MacGrother é uma menina, mas ser uma menina não é tão simples quanto parece quando você tem o corpo de um menino. Principalmente quando se está no middle school (tipo a 8° série aqui pra gente) e seus "colegas" não aceitam isso muito bem.
Norbert Dorfman, ou melhor, Dunkin (esse trocadilho do nome vocês só vão sacar quando ler, não darei spoiler haha), é um garoto com transtorno bipolar que acaba de se mudar do lugar que chamou de lar durante toda a vida, e enfrenta um segredo que intensifica ainda mais essas circunstâncias.
Numa manhã verão os destinos de Lily e Dunkin se cruzam e suas vidas mudam para sempre.
Um livro cheio de ensinamentos e principalmente que nos coloca no local de empatia. Quando a gente vai descobrindo mais sobre a realidade de cada um parece que Lily e/ou Dunkin faz de nós seus confidentes. No mais, eu só tenho uma coisa a dizer: pode ser que esse seja um dos meus livros favoritos para a vida 😊📚

site: instagram.com/capituloa2
Ken 19/06/2021minha estante
Ameeeei a resenha!!!

Ewerton Rangel 19/06/2021minha estante
Ain, obrigado ???

larissa4195 21/07/2021

extremamente necessário
terminei esse livro em abril e acabei por pensar que ele precisa ser muito mais falado e reconhecido do que realmente é, por se tratar da inclusão. o enredo se baseia em uma menina trans (Lily) e um garoto bipolar (Dunkin) na adolescência, onde é uma fase de autodescobrimento. a autora trás a perspectiva dos dois protagonistas (no estilo Eleanor e Park) de maneira em que podemos entender cada lado e nos colocar-mos em seus lugares, aprendendo a lidar com tais situações na vida real. não sei muito mais o que dizer, não sou a melhor pessoa para resenhas mas quis deixar minha sugestão: Lily e Dunkin, realmente vai ficar guardado pra sua vida.

flav 02/09/2020

Livros do ponto de vista de crianças sempre ganham meu coração, o livro soube abordar temas sérios de forma leve e o final é lindo demais.

Márcia 18/05/2021

Amei esse livro. A maneira que a autora tratou de temas tão sérios de uma maneira leve me encantou. Recomendo muito?
"Mas tudo em que posso pensar é como todo esse código de cores para meninos e meninas é determinado desde o nascimento. No instante em que um bebê vem ao mundo, alguém decide se ele recebe uma touca rosa ou azul, com base no corpo do bebê. E não no cérebro. Por que eles não colocam uma touca de cor neutra no bebê e esperam pra ver o que acontece?"( pag. 76)

Jujuba 17/02/2022

Comprei esse livro em 2019, a capa me chamou atenção e a sinopse me intrigou mais ainda. Comecei a ler ele, mas parei. Em 2020 decidi dar outra chance, só pra ser jogado na prateleira de novo. Ontem, do nada, decidi pegar ele pra ler e o resultado foi ficar basicamente vidrada nele até o presente momento.

O livro não é perfeito, o começo é bem chatinho e arrastado. O que me incomoda pois poderiam ter usado esse tempo pra desenvolver mais algumas partes importantes do livro que acabaram ficando meio rápidas.

A história em si é tocante em diversos sentidos, fala sobre assuntos sensíveis e não diminui o peso deles, nem o sofrimento que circunda essas situações, e vai de capítulos que te entristecem a capítulos que te deixam simplesmente sem palavras.

Eu não sei dizer se esse livro é um romance, mas aqueceu meu coração mesmo que com a amizade deles. Minha vontade é apenas de abraçar esses personagens e dar a eles todo meu amor e carinho.

Quando a estética, acho a capa do livro bem bonita e diferente, foi a primeira coisa que me chamou a atenção. E mesmo que por dentro não tenham tantos detalhes, é um livro belo e delicado.

vic vic 10/10/2022

meu fav??
eu nn tenho palavras pra esse livro, ele é simplesmente sla? INCRÍVEL
gente juro, é uma história linda de autodescoberta, tanto de autoaceitação como aceitação dos mais e amigos.
eu acho os dois mto fofos juntos e nada me tira da cabeça que ele tem um romance!!!! eu simplesmente amo mto os personagens, me apeguei dms e super faria parte do grupinho deles, amo amo amo vcs meus amores da vida!!!!
leiam peloamordedeus
ESSE LIVRO PRECISA DE RECONHECIMENTO

Dani 01/06/2021

Vale a leitura
Livro de linguagem simples e cativante. Conta a história de duas crianças/adolescentes. O livro envolve os temas da transexualidade, bipolaridade, bullying e outras questões complexas, mas consegue tratar do assundo de forma leve; permitindo que o livro possa ser lido por crianças, adolescentes e adultos. Considero de leitura indispensável para a formação de um mundo mais empático.

Matheus1063 27/07/2023

Totalmente indiferente..
Bom eu fui ler esse livro ( que sá conte como um ) sobre um estória lgbtqiapn+ sobre uma garota trans de 14 anos que passa por diversas coisas e preconceitos e história triste ( era a premissa ) .
Porém é tão raso e tão sem nada que é só um conto . Que poderia ter 50 páginas .
É muitos sem nada e que seria sabe uma coisa , que me envolvesse ou sei lá
Ficou faltando um toque de humor
Um toque de crueldade a mais
Uma pitada de me sentir dentro da história e da personagem.
Sinto que não valeu a pena
Li em 2 dias e não senti nada.
Então dei 2 estrelas e acho que tá bom demais

lokidtay 23/04/2023

"eu amo a minha FILHA" ?
Okay, vou começar falando da edição porque quando eu falar da história vai vir textão! bem, a leitura é muito boa, por conta da escrita ser uma delicinha e fazer com que você leia o livro bem rápido mesmo! a autora teve muito cuidado e dedicação para tentar não cometer erros sobre os temas que estava abordando, é fofo e mostra que ela se importa com as causas que ela abordou!

agora sobre a história.... já no começo teorizei sobre muitos plots, que rapidamente me toquei e estava certo quando cheguei ao final, mas isso não estragou minha experiência literária! a história foi muito bem escrita e os plots são chocantes, principalmente para quem não os percebeu. muito bonitinho como tudo foi abordado, mostrando duas respectivas diferentes do começo da adolescência de uma garota trans tendo que enfrentar o preconceito e de um garoto neurodivergente enfrentando as dificuldades diversas no seu cotidiano. também é muito fofo a amizade que eles criam apesar de tantos problemas as suas voltas. gostei muito do livro, talvez um dos meus favs até agora!

alinetiemi 04/06/2022

Lição de vida! Que livro incrível, nunca li nada com essas temáticas, que são muito necessárias, ainda mais sendo voltado para o público infantojuvenil.
A escrita flui super bem, com capítulos curtos e bem escritos. Super rapidinho para ler.

Acompanhar Lily e Dunkin foi maravilhoso, duas histórias de vida muito reais. Jovens que passaram por muitos dilemas, mas com apoio, carinho e muita coragem podem superar tudo.

Nick 09/07/2021

Sem palavras
Esse é um daqueles livros que faz você questionar várias atitudes de todo mundo, sabe?

Assim como Lily, eu sou uma pessoa transgênero e assim como Lily, eu entendo 100% o que ela passa

Weudaiane 07/10/2021

Um livro muito gostoso de se ler, a história de um menino com depressão e um menino que não quer ser menino, a amizade dos dois, ver como eles enfrentam seus medos e ainda assim permanecem juntos.
A história é toda emocionante, partes alegres e muuuuuuita parte triste. Recomendo demais. ??

Laura Regina - @IndicaLaura 10/08/2020

Amor e Respeito
Numa linda e ensolarada manhã quente na Flórida, Lily está criando coragem para sair de casa com seu lindo vestido vermelho quando encontra Dunkin pela primeira vez, que está passeando pelo seu novo bairro.

Um livro contemporâneo é uma ótima pedida para quem procura temáticas mais atuais, com personagens vivendo dúvidas e problemas que nós também vivemos - a identificação é mais fácil, e para quem ainda está começando a se apaixonar pela leitura, é uma excelente porta de entrada.

Neste aqui, a autora Donna foi extremamente sensível e competente em envolver tantos assuntos atuais e problemáticas tão espinhosas. Ela conseguiu me conduzir rapidamente ao mundo de Lily, uma menina transsexual de treze anos, que precisa convencer o pai do uso dos bloqueadores hormonais e romper os preconceitos na escola. A autora também conseguiu passar verdade com Dunkin e sua bipolaridade, suas dúvidas numa nova cidade e suas dores antigas sendo revividas na escola nova.

O livro é narrado em primeira pessoa, com capítulos curtos alternando a voz de Lily com a de Dunkin, e por isto acompanhamos simultaneamente um novo ano escolar dos dois adolescentes. Em vibrei, tive raiva, sentir compaixão e quiz muito abraçar os dois em diversos momentos difíceis dos seus anos. Ou seja, Donna foi extremamente sensível com tantos temas que precisam ser refletidos e discutidos (crianças trans, saúde mental, luto, mudanças de casa, pressões sociais, bullying, meio ambiente, etc.). Uma lindeza que me fez lembrar o quanto a adolescência pode ser difícil, cheia de medos e descobertas, quando nossa identidade se fortalece.

Mais indicações no Instagram @indicalaura

site: https://www.instagram.com/indicalaura/?hl=pt-br

paty 21/10/2022

Leitura flui bem
O livro flui bem e é uma história divertida de se ler, você acompanha os personagens de perto e se apega a eles.
O livro é narrado pela Lily e pelo Dunkin que ambos estão se descobrindo. É uma leitura boa pra quem não tem costume de ler.
Por fim, eu recomendo.