Lily & Dunkin

Lily & Dunkin Donna Gephart

Resenhas -

flav 02/09/2020

Livros do ponto de vista de crianças sempre ganham meu coração, o livro soube abordar temas sérios de forma leve e o final é lindo demais.

Laura Regina - @IndicaLaura 10/08/2020

Amor e Respeito
Numa linda e ensolarada manhã quente na Flórida, Lily está criando coragem para sair de casa com seu lindo vestido vermelho quando encontra Dunkin pela primeira vez, que está passeando pelo seu novo bairro.

Um livro contemporâneo é uma ótima pedida para quem procura temáticas mais atuais, com personagens vivendo dúvidas e problemas que nós também vivemos - a identificação é mais fácil, e para quem ainda está começando a se apaixonar pela leitura, é uma excelente porta de entrada.

Neste aqui, a autora Donna foi extremamente sensível e competente em envolver tantos assuntos atuais e problemáticas tão espinhosas. Ela conseguiu me conduzir rapidamente ao mundo de Lily, uma menina transsexual de treze anos, que precisa convencer o pai do uso dos bloqueadores hormonais e romper os preconceitos na escola. A autora também conseguiu passar verdade com Dunkin e sua bipolaridade, suas dúvidas numa nova cidade e suas dores antigas sendo revividas na escola nova.

O livro é narrado em primeira pessoa, com capítulos curtos alternando a voz de Lily com a de Dunkin, e por isto acompanhamos simultaneamente um novo ano escolar dos dois adolescentes. Em vibrei, tive raiva, sentir compaixão e quiz muito abraçar os dois em diversos momentos difíceis dos seus anos. Ou seja, Donna foi extremamente sensível com tantos temas que precisam ser refletidos e discutidos (crianças trans, saúde mental, luto, mudanças de casa, pressões sociais, bullying, meio ambiente, etc.). Uma lindeza que me fez lembrar o quanto a adolescência pode ser difícil, cheia de medos e descobertas, quando nossa identidade se fortalece.

Mais indicações no Instagram @indicalaura

site: https://www.instagram.com/indicalaura/?hl=pt-br

Mattori0 22/06/2020

Com amor, Bob
É um livro ideal para o público infanto juvenil, principalmente por se tratar de temas que precisam ser abordados. E quando temos personagens dessa faixa etária explicando seus pontos de vista se torna ainda melhor a compreensão.

Ele seria quase um livro introdutório para leigos sobre transgêneros e transtorno bipolar, fazendo também várias reflexões dos "porquês" nas partes do livro.
Não sendo assim um livro muito aprofundado nos temas, mas também deixando o leitor a parte da situação mesmo que talvez um pouco superficial em alguns momentos.

Gostei bastante, foi uma leitura rápida e divertida.

Urbano.Aires 25/05/2020

Perfeito, o livro trata de questões importantes, principalmente por que os protagonistas são pré adolescente.

Ewerton Rangel 22/05/2020

Um ótimo livro para quem deseja entrar no mundo da leitura...
Se você está procurando um livro sensível, reflexivo e com uma linguagem bem simples - ótima dica pra quem tá querendo iniciar as leituras - esse livro foi feito para você!
Lily & Dunkin é narrado pela perspetiva dos dois principais personagens, duas crianças na primeira fase da adolescência, que além de enfrentar conflitos familiares, e mudança em suas vidas/corpos comuns a essa etapa, ainda possuem, cada uma, um contexto bem particular .
Lily Jo MacGrother é uma menina, mas ser uma menina não é tão simples quanto parece quando você tem o corpo de um menino. Principalmente quando se está no middle school (tipo a 8° série aqui pra gente) e seus "colegas" não aceitam isso muito bem.
Norbert Dorfman, ou melhor, Dunkin (esse trocadilho do nome vocês só vão sacar quando ler, não darei spoiler haha), é um garoto com transtorno bipolar que acaba de se mudar do lugar que chamou de lar durante toda a vida, e enfrenta um segredo que intensifica ainda mais essas circunstâncias.
Numa manhã verão os destinos de Lily e Dunkin se cruzam e suas vidas mudam para sempre.
Um livro cheio de ensinamentos e principalmente que nos coloca no local de empatia. Quando a gente vai descobrindo mais sobre a realidade de cada um parece que Lily e/ou Dunkin faz de nós seus confidentes. No mais, eu só tenho uma coisa a dizer: pode ser que esse seja um dos meus livros favoritos para a vida 😊📚

site: instagram.com/capituloa2
Ken 19/06/2021minha estante
Ameeeei a resenha!!!

Ewerton Rangel 19/06/2021minha estante
Ain, obrigado ???

Elis 22/02/2020

Uma história necessária
Um dos poderes mais maravilhosos da literatura ( em meu ponto de vista) é o de nos possibilitar tornarmos mais empáticos e de nos inspirar. E por esse mesmo motivo foi maravilhoso encontrar essa história que aborda assuntos tabu em nossa sociedade com sensibilidade, respeito e profundidade. Trazendo representatividade, a história de Lily e Dunkin permite ao Leitor vivenciar todos os medos e sua luta constante consigo mesma e com a sociedade para que possa mostrar ao mundo quem ela realmente é: uma menina. E entrar na mente de a Dunkin, um menino que sofre de transtorno bipolar que acaba de se mudar pra cidade e tenta fazer parte de algo e faz um enorme esforço para não estragar nada.
Juntos, eles vão enfrentar essa jornada e junto a eles a gente se emociona, aprende.

Uma história absolutamente necessária, maravilhosamente bem escrita e que merece ser lida e relida por muitas pessoas.

Eduardo Ogalves 17/02/2020

Sinopse e resenha
Lily Jo McGrother, nascida Timothy McGrother, é uma menina. Mas ser uma menina não é tão fácil quando você tem um corpo de menino. Especialmente quando você está na oitava série e seus colegas não aceitam isso. Dunkin Dorfman, nascido Norbert Dorfman, é um garoto com transtorno bipolar que acaba de se mudar de Nova Jersey, cidade que chamou de lar durante os últimos treze anos. Isso já seria bastante complicado, mas o segredo doloroso que ele esconde torna tudo ainda pior. Numa manhã de verão, Lily encontra Dunkin, e suas vidas mudam para sempre.

Uma história emocionante, necessária, triste e de muito aprendizado. Cada um tem uma história repleta de detalhes para enfrentar no dia a dia. Talvez seja mais fácil superar tantos detalhes dolorosos quando se tem uma família que esteja ao seu lado seja para qual for a sua decisão. Lily e Dunkin nos da um soco no estômago sobre respeitar e entender o outro, nos faz refletir sobre bullying e sobre a vida como algo individual não existindo um padrão.

Alanni 13/07/2019

Pra quem quer entender um pouco como funciona a mente de adolescentes...
...na fase da pré adolescência. Um adendo é que um é transgênero e outro tem distúrbios psicológicos. Me peguei rindo e chorando com algumas situações e ac hgei uma passagem muito parecida com a do filme "O Primeiro Amor", que por sinal também é lindo. Achei o final bom, mas poderia ter sido excepcional.

Grace Ribeiro 10/05/2019

Lily & Dunkin
A narrativa é compartilhada por Timothy(Lily) e Norbert(Dunkin), mostrando seus pontos de vista dos acontecimentos cotidianos de suas famílias e escola, como também de suas personalidades, que é o ponto central do livro.

Dunkin é um garoto com transtorno bipolar, recém chegado à cidade. Lily é uma menina. Uma menina no corpo de um menino. Ao se conhecerem, suas vidas serão transformadas.

O livro exige que o leitor tenha empatia para, só assim, entender a realidade e refletir quão importante é tratar desses temas e, principalmente com a evolução dos familiares dos personagens, fazer com que cada pessoa evolua junto, abra sua mente e enxergue o mundo e as pessoas como devem ser.

O que para muitos de nós parece "sem importância" como um pronome de tratamento, para outros, ou melhor, outras, como Lily, afeta diretamente seu comportamento, sua mente e sua vida, e esse é apenas um dos pontos que iremos acompanhar.

Uma história sobre crescimento, respeito, amizade, família, drama e final feliz.

No entanto, faltou algo. Terminei o livro querendo sentir um pouco mais de emoção vinda das personagens, que não conseguiram me tocar 100%, ainda assim, é uma leitura bastante válida.

Jackie 13/11/2018

Lily & Dunkin - forma e conteúdo
Lily e Dunkin é um romance de narrativa dupla pelo ponto de vista de dois adolescentes que compartilham não só a mesma escola, mas também desafios de aceitação que envolvem temas como amizade, família, saúde mental, identidade de gênero e bullying. A história composta por capítulos curtos narrados ora por ela, ora por ele, se passa durante seu último ano de middle school (correspondente ao 9º ano no Brasil), no sul da Flórida. Publicado em 2016, o livro que traz como protagonistas uma menina trans e um menino com transtorno bipolar, apesar de parecer tão específico, aborda assuntos importantes com sensibilidade. Não seria exagero afirmar que a obra de Donna Gephart, autora e mãe de um menino com transtorno bipolar, é exemplo da importância da literatura como instrumento de reflexão.

site: https://medium.com/@rascunhospublicos/lily-dunkin-resenha-d12ca599d6e8