História de quem foge e quem fica (eBook)

História de quem foge e quem fica (eBook) Elena Ferrante

Resenhas - História de quem foge e quem fica

Julia 28/02/2024

História de quem foge e de quem fica
O título do terceiro livro dessa tetralogia é muito sugestivo com o que ocorre no final, quem foge e quem fica? Lila ou Lenu.
Infelizmente esse é o primeiro dessa tetralogia que eu dou menos do que 5 estrelas, talvez eu possa mudar de opinião depois, mas não é por menos essa avaliação, a Elena Ferrante traz aquilo de mais podre do ser humano como uma simplicidade assustadora e tanto por isso eu fiquei incomodada com este final. Se eu me alongar capaz de dar spoiler, então paro por aqui.
Sobre a escrita da autora é o que eu já mencionei antes, traz uma profundidade quase biográfica pra história, uma fluidez abominável, vc senta uma tarde e lê 50 páginas como se não fossem nada. Permanece sendo uma das minhas escritora favoritas pelo fato de trazer tanta genialidade em uma história ficcional, e me faz questionar o tempo todo se realmente tudo isso è ficção ou se há algo real nesses meandros.
Enfim, agradeço mais uma vez por essa mulher existir e mover minha cabeça como um pião e depois pisar em cima e me deixar desolada. Não sei se tenho paciência para ir para o último livro agora, irritada com maioria dos personagens!

Leticia2513 26/02/2024

Chata chata chata chata
?Uma chata, burra, hipocrita, contraditória, invejosa, insuportável e totalmente descolada da realidade?

Essa foi a sensação que tive assim que terminei de ler esse livro. Antes de lê-lo, sem querer, tomei spoiler que a Lenu faria alguma coisa no final do livro que as pessoas não gostaram, enquanto estava lendo eu fiquei curiosa sobre o que seria, mas não imaginei que ela seria tão burra.

Contudo, a construção da personagem é tão bem feita que você não consegue odiá-la totalmente, pelo menos eu não consigo. Você entende o pq ela fez o que fez.

A Elena ferrante é incrível, ela consegue te fazer ficar presa a história, as construções dos personagens são excelentes, mesmo a gente só conseguindo saber o que a Lenu pensa, todos ao seu redor são muito bem definidos (mesmo que seja da perspectiva perturbada da Lenu). Não vejo a hora de começar a ler o quarto.

Maju 25/02/2024

Consegue ser melhor que o primeiro.
A escrita da elena a parece uma série de fotografias de momentos que são tiradas por mais de uma perspectiva ao mesmo tempo. a cada página fico mais supresa com a capacidade que ela tem de ler situações, de descrever intenções de pessoas. e de fazer você se conectar com essas pessoas e com a história. incrível.

gabz 25/02/2024

impressionante que Lina e Lenu estão insuportáveis nesse livro, e como esse livro foi estressante de ler

Magê 24/02/2024

O menos favorito até aqui
Eu fui pega demais pelo primeiro livro e o segundo conseguiu manter meu nível de interesse por Lenu e Lila lá em cima. Mas confesso que nesse terceiro livro tive um dificuldade manter o ritmo de leitura, não sou confiável para fazer essa resenha já que acho a Lenu insuportável, e aqui, depois de casada e com filhos a querida piora mttt. Nos outros livros acaba que fica mais fácil comprar o temperamento e as atitudes da protagonista visto que Lila capricha na hora de a tirar do sério. Senti falta da turma de Nápoles que aqui aparece pouquíssimo e esse núcleo é íncrivel demais para se deixar de lado. E claro, senti falta de Lila, queria ter visto mt mais dela e Enzo, meus melhores momentos de leitura são certamente onde ambos aparecem. E como sempre não tem o que falar da escrita da Elena, tenho sim meus problemas com a armagura da Lenu, e sei que o objetivo da autora é exatamente esse, desperta ora ódio e ora amor pela personagem, então ela é sim mto bem sucedida em sua narrativa e nos personagens extremamente humanos que cria.

Maria4343 21/02/2024

Curiosamente eu gostei
Eu estava achando que apenas o livro dois seria o ápice e bom, mas como esse livro foi bom. Aqui deixo explícito a importância da terapia e escolher um bom parceiro.
Acho que no caminho dos corações as pessoas podem se levar muito pelo sentimento, dona Lenu que o diga, sabendo tudo o que a amiga sofreu, outras mulheres sofreram continua errando.
Eu gostei muito desse livro, li tão rápido quando o segundo, claramente as coisas desandam aqui no final mas tudo bem irei continuar a leitura que continua excelente, curiosamente a Lila aparece pouco aqui. Huuum...

Marina.Majella 18/02/2024

Segue a mesma leitura gostosa dos dois primeiros com um gancho que te faz querer correr imediatamente para o quarto livro.

aeviiin 18/02/2024

Apenas Elena Ferrante
Elena Ferrante, seja lá quem ela for, tem uma escrita única que mesmo visceral consegue ser delicada e converse com o leitor - especialmente com as leitoras -, de maneiras que poucos conseguem fazer. É ressaltando os pequenos detalhes da existência do que é ser mulher, nossas vontades e inseguranças, medos e angústias, os sentimentos que mais reprimimos sendo expostos nas páginas e jogados em nossa cara para que tenhamos uma identificação até mesmo incomoda onde Elena fala conosco.

Nesse terceiro volume da tetralogia, Elena nos apresenta uma Lenu que se vê perdida justamente em um momento da vida onde muitas se sentem perdidas, após a maternidade, o casamento, onde é normal para muitas se sentir sem eixo, não mais se reconhecer como mulher mas apenas como mãe e esposa, a senhora que deve cuidar dos filhos, do lar e do marido, que deve ser decorosa e não demonstrar mais ambições e desejos. Por mais que o livro se passe tantos anos atrás em uma sociedade completamente diferente da nossa, esses costumes ainda não foram deixados para trás e essas angústias ainda se fazem presentes.

Mesmo tratando de assuntos tão relevantes e fortes Elena ainda consegue não deixar de lado as relações de Lenu e Lila que são a força motriz que move toda essa história durante toda narrativa, aqui vemos que ainda existe a amizade, o amor e o ódio, a admiração e a inveja e a necessidade de sempre se mostrar e se provar maior e melhor. Na minha experiência pessoal de leitora, vejo a relação de Lenu e Lila como uma das mais complexas e bem trabalhadas de todos os livros que já li até hoje.
Maria4343 19/02/2024minha estante
Perfeita análise

Elaine Messias 16/02/2024

Complexidade humana
O amadurecimento de Elena e Lina segue confuso e expondo as tensões psicológicos e sociais da geração que reformularam a Italia nas décadas de 60/70

Beatriz.Puosso 15/02/2024

A mudança de fase da vida se fez mostrar na relação entre as amigas e nos novos desafios que cada uma enfrenta. Gostei muito de ver a Lenu ter certo desenvolvimento pessoal sem influência de Lila e gostei também de pontuações feitas a respeito do feminismo. As últimas páginas, no entanto, me causaram uma frustração tremenda e parto para o último livro da série com ansiedade.

Januska 14/02/2024

Esse é o melhor da série
Eu amei esse terceiro livro, amei a forma que Elena Ferrante trouxe tantos fatos históricos no livro sem ficar maçante. Eu odiei a Lenu tanto em tantas partes, mas tenho certeza de que a humanidade das meninas que a autora colocou foi o que levou a tantas decisões burras da Lenu. Aliás, Nino Sarratore é a própria definição de esquerdo-macho.

Julia 13/02/2024

POR QUEEEEEE???????
Desde o primeiro livro da tetralogia, essa se tornou uma das minhas histórias favoritas da vida por inúmeros motivos. Antes mesmo de começar a ler este terceiro livro já tinha em mente que seria maravilhoso e que nada que Ferrante fizesse seria capaz de mudar o meu amor pela história... Entretanto, com licença ao termo, QUE MERDA foi ler esse livro!

Se eu pudesse resumir a sensação que esse livro me despertou, seria o mesmo que o conhecimento que vamos adquirindo ao ir adentrando na vida adulta e percebemos que tudo aquilo que a gente idealizou e lutou pra ter (relacionamentos, estudos, carreira, bens, etc) na verdade não passa de uma grande ilusão. No segundo livro, Lenu e Lila são muito novas, apesar das inúmeras dificuldades elas ainda tem sonhos e esperanças. Já nesse eu senti uma aceitação por parte delas de sua condição, que as enfrentam de maneiras diferentes.

Tudo que eu imaginei para a história foi por água abaixo, as coisas dão errado e, mesmo entendendo esse ponto de vista, eu me irritei. Sem contar que aparentemente todos os personagens resolveram fazer uma competição para descobrir quem era mais otário. A relação entre Lenu e Lila se torna cada vez complicada e controvérsia, as escolhas da protagonista e o rumo que leva a história dos demais personagens me pareceu uma montanha russa que só vai para baixo. Dito isso, ainda é uma história que te prende, te envolve e não se deixa ser abandonada. Grande parte da minha frustação foi pelas expectativas que coloquei na história, mesmo Ferrante não tendo prometido nada. Por isso digo que, para mim, ainda se trata de uma história fascinante, com tantas camadas que é até difícil de definir o que é.

No mais, achei esse terceiro livro mais corrido com muitos acontecimentos que não se desenvolveram completamente. Algumas partes me fizeram lembrar de ?A filha perdida?. E o que mais me surpreendeu foi o modo como Elena Ferrante consegue esmiuçar cada mínimo detalhe da convivência humana, em particular no que tange ao universo feminino.

Isabelly.Godoy 13/02/2024

Nunca decepciona
Até o momento, esse é o livro da série que mais me deixou revoltada. Já adultas, Lenu e Lila seguem seus caminhos, mas sem conseguir ficar completamente longe uma da outra.

Nesse livro, ambas se mostram pessoas com atitudes duvidosas, muitas vezes revoltantes e que nos fazem não gostar das personagens. Mas acredito que isso é tbm a melhor parte, a complexidade dessas personalidades.

Nas últimas cenas do livro eu odiei Lenu, eu questionei muito a pessoa que ela está se tornando, as decisões que ela toma e as justificativas que criou para ela mesma. Ao mesmo tempo, Lila também fez algumas escolhas questionáveis durante a série e nesse volume também se mostra egoísta e manipuladora.

Esse livro foi o que mais me fez pensar e perceber o viés da narradora, a maneira que ela diz que alguém "pensou", "sentiu", como se fosse oniscinete e não também uma personagem da história.

Talvez esse tenha sido o mais tenso dos livros da série Até o momento. Não vejo a hora de ler a conclusão dessa odisseia.

thais.moore 12/02/2024

Vida adulta
Nesse volume , a autora aborta as personagem na vida adulta . Temos mais ênfase na vida da Lenu e a Lila quase não aparece .

Um livro um pouco mais arrastado q os outros , por abordar muito a questão política , o feminismo e os problemas que a classe trabalhadora enfrentava naquela época .

Surpreendente ver como se desenrolou a vidas das personagens , cada uma em seu lugar , fazendo escolhas, porém mais surpreendente foi ver no que a Lenu se transforma no final do livro , apesar de q no fundo no fundo eu sempre imaginei que ela uma hora fosse mostrar como é fraca de espírito e reforçando ainda mais a superioridade da Lila sobre ela. Continuo admirando o Enzo , pra mim ele é o melhor homem da história . E aprendi a odiar cada vez mais o Nino kkkk , como a cada dia q se passa ele se mostra mais e mais parecido com o pai .