História de quem foge e quem fica (eBook)

História de quem foge e quem fica (eBook) Elena Ferrante

Resenhas - História de quem foge e quem fica

Thamiris Flor 22/05/2024

Achei um livro ótimo, assim como os dois primeiros, principalmente pela narrativa, que te prende muito. Acho que é uma grande amizade tóxica e que piora a cada ano, além de ter vários grandes exemplos de boys lixos. Entendo o ponto que tudo chegou, mas poderia ter sido diferente, ou não. Enfim, estou ansiosa para saber como esse novelão acaba.

Hirata 21/05/2024

Amor, feminismo e a vida adulta
Neste terceiro livro, somos introduzidos à vida adulta de Elena. Com o recém sucesso do seu romance, a sua vida realmente começa a mudar para melhor - uma saída definitiva de Nápoles com o casamento com o filho de um famoso professor.

Durante todo o livro, Elena reflete muito sobre o papel da mulher na sociedade, quais são os direitos das mulheres e começa a se engajar mais politicamente sobre o assunto. A sua maturidade para encarar os fatos, sendo mãe e praticamente dona de casa, é muito notável.

O tema do amor foi bem presente no livro. O amor e dependência que Elena sente de Lila, sua relação de amizade que voltou a florescer, apesar dos altos e baixos. O amor materno de Elena pelas filhas, que crescem e se tornam cada vez mais parecidas com ela. O amor pela irmã quando tenta ?salvá-la? de um casamento suspeito. O amor pelo marido e pelo amante - tramas fundamentais para toda a história.

Com um final muito surpreendente, Elena Ferrante nos mantém presos na narrativa super leve, tranquila e prazerosa, apesar dos temas mais fortes e problemáticos. Sempre um prazer ler os seus livros e ansiosa para o último da Tetralogia Napolitana!

Melissa 21/05/2024

Não lembro detalhes...
Deixei para escrever essa resenha depois de finalizar a série inteira. Para colocar em perspectiva em relação ao último livro e saber avaliar. Demorei MUITO para terminar de ler e no final não lembrava tanto dos detalhes, mas...

Até então, o 3º tinha sido o que me apresentou os dilemas mais interessantes. Acredito que por me identificar na faixa etária com dilemas parecidos dos 30 e poucos anos. As questões familiares, os dilemas de famílias e relacionamentos e aspectos relacionados ao feminismo.

Nesse livro me marcou positivamente a relação de Elena com a mãe. Mas tive a impressão de que foi o livro mais focado em Elena, menos na amizade ou em Rafaella, o que me trouxe também mais "ranço" da personagem. Me identifiquei muito com Elena (especialmente em seus piores momentos) e pude reconhecer diversos dos seus "defeitos" em mim. Foi uma mistura de sensações. Por outro lado, achei um pouco exaustiva a parte mais política da trama, que toma uma grande relevância nesse livro.

Entre lembranças ruins e boas da história, fico com este livro como meu segundo preferido da série (perdendo para o 4º). Uma leitura muito lenta por aqui (por trazer Nino muitas vezes e eu detestar o personagem demais) e difícil por ter me servido como uma fonte de autocrítica sem fim. Que fique claro, para mim o balanço final foi positivo.

Letícia.Felix 19/05/2024

Acabei lendo o segundo e terceiro livro de uma vez só e o fim e começo deles está um pouco nebuloso. De qualquer forma, achei esses dois livros muito bons e melhores do que o primeiro. A complexidade de dos personagens da história, o mix de sentimentos que você sente é desnorteante. Não tem personagem perfeito (assim como na vida), as questões sociais são escancaradas e muitas escolhas dos personagens me deixaram chocadas. Finalmente entendendo o pq do Hype de Elena Ferrante.

Karina 19/05/2024

Aprendendo a ser adulto
Vi muita gente achar esse livro o mais chato da série, mas eu achei tão bom quanto todos. O primeiro é sem dúvidas o melhor, mas o terceiro é parte intrínseca de tudo. Crescer, viver, aprender a ser adulto é difícil, é confuso. A história é focada na Lenu jovem adulta e mostra o cenário político da época, o que é importantíssimo pra entender as escolhas de cada um (além de uma aula de história). A gente cresce com a Lenu, colocando expectativas demais sobre ela, então quando ela faz escolhas claramente erradas, a gente se decepciona. Mas é isso que torna a personagem tão comum, tão próxima de nós.

Camila 17/05/2024

Novela da Vida! Doida para saber o final!
Continuidade da história de Lenu e Lila, muito envolvente, não dá para largar o livro! Cada personagem, além das principais, vai se desenrolando e ficamos curiosos para saber o que vai acontecer com cada um. Poderia ler inúmeros livros com a história de cada um deles, pois todos são seres humanos complexos e tudo é muito realista e condizente com o que vemos nos comportamentos de cada ser humano, tão diferentes entre si. Partindo para o quarto livro doida para saber o restante da história!

Renata.Inacio 15/05/2024

Gostei bastante do livro! É bem profundo, faz a gente refletir, se sentir incomodada, ora gostar de um personagem, ora odiar. Ler essa série de livros é uma experiência muito única.

vitória 14/05/2024

A essa altura da história - os 30 e tantos anos de Elena e Lina - já me apeguei a elas. Gosto de ver por onde suas vidas as levaram, elas, que começaram no mesmo local, mas tiveram experiências e oportunidades tão diferentes. Ao mesmo tempo que me dá raiva as escolhas tão claramente erradas feitas por qualquer uma delas. Acho importantes as reflexões sobre o feminismo que o livro traz, assim como algumas outras passagens.
Termino o livro com muita raiva.

?Talvez haja algo errado nessa vontade dos homens de nos instruir; na época eu era uma menina e não percebia que, naquele seu desejo de me transformar, estava a prova de que não gostava de mim tal como eu era, queria que eu fosse outra, ou melhor, não desejava simplesmente uma mulher, mas uma mulher como ele imaginava que poderia ser se tivesse nascido mulher. Para Franco, disse, eu era uma possibilidade de ele expandir-se no feminino, de apossar-se disso: eu constituía a prova de sua onipotência, a demonstração de que sabia ser não só homem do modo certo, mas também mulher. E hoje, que não me sente mais como uma parte de si, se sente traído.?

Patricia.Pinzan 11/05/2024

A leitura desse terceiro livro da série Napolitana, com certeza é bem menos fluída, porém não menos impactante e emocionante. A vida adulta dos personagens seguem rumos diferentes e observa-los cometendo erros e acertos, sobre tudo os erros, os grandes erros, é algo que nos trás muitas reflexões sobre vários temas. Elena Ferrante é um gênio, seus personagens são muito reais, sua narrativa é viva.

Bubblegum127 09/05/2024

O segundo erro da vida da lenu
O primeiro erro da vida da lenu com certeza foi se casar com o pietro mas fugir com o nino talvez seja o maior erro da vida dela, eu ate entendo que ela reprimiu essa paixão por anos e agarrou a oportunidade de viver o amor da adolescência massss o nino é o maior dementador, ele suga a alma de todas as mulheres que se envolve, sobre o conselho que a lila deu, achei hipócrita mas entendo também o lado dela, apesar de achar problemático, elas duas sempre viveram através da vida da outra e a lila tinha a lenu como um exemplo de pessoa que deu certo na vida, acho que o que me faz gostar tanto da lenu é como ela se parece com qlqr pessoa que a gente conhece

Natalia 09/05/2024

Altos e baixos
Pelo o que entendi, a obra se passa em sete anos, nesse meio tempo o livro tem altos e baixos, em alguns momentos é bem chato, principalmente quando foca na parte política da época. No entanto, tem momentos bem emocionantes que fazem a gente extremesser.
Com certeza ler o próximo, vou até o fim desse romance.

Natália Holanda 08/05/2024

Continuação das historias de Lila e Lenu, porém dessa vez com um foco maior em Lenu. Interessante de acompanhar seus dilemas e seu crescimento. Leitura bastante fluída