História de quem foge e quem fica (eBook)

História de quem foge e quem fica (eBook) Elena Ferrante

Resenhas - História de quem foge e quem fica

Julia4845 12/02/2024

O mais duro até agora. Elena vive me surpreendendo e ao mesmo tempo sendo muito previsível. Difícil me desprender da juventude delas, parece que a minha vai embora junto. Bom demais!!!

Marilia.Soncini 05/02/2024

Neste terceiro livro da tetralogia napolitana continuamos com a história das amigas lenu e Lina, agora mais maduras e numa Itália com muitos conflitos políticos. Neste livro a autora dá mais ênfase a personagem de lenu, e a história das amigas tem como pano de fundo as questões políticas da Itália, o feminismo, a luta das mulheres para mostrar o seu valor e também como conciliar com a maternidade. O final deixa o leitor com muita vontade de já emendar o último livro.

Lo 05/02/2024

Amei muito, mas que estresse!!
Gostei muito mais deste livro que dos anteriores, tem muito mais destaque para as questões políticas e a maternidade. Difícil ler e não pensar na geração dos meus pais e avós, quantas dificuldades as mulheres da família passaram? Ainda assim, é fácil identificar traços das relações de gênero no livro com a realidade atual. Infelizmente, me estressei muito com esse final!!! Ansiosa para ver o desfecho desta história, é um grande episódio de casos de família.

Os títulos dos livros são precisos com o cenário contado, além disso, foi minha primeira vez em contato com uma escrita tão precisa e sensível sobre a perspectiva feminina da violência de gênero e os reflexos disso nas relações de mães e filhas, entre amigas e nas relações amorosas. Uma grande obra.

Erica.Carvalho 04/02/2024

Minha leitura demorou um pouco a mais de tempo no terceiro livro. A história torna-se um pouco cansativa. Já perto do final, Elena Ferrante traz de volta a emoção e torna a história empolgante novamente, fazendo o leitor correr para iniciar o último livro da tetralogia napolitana!

Larissa 04/02/2024

Cada um conta a própria vida como acha melhor.

Só posso dizer que lenu foi extremamente burra e me irritou 100% do tempo nesse livro! Socorro.

Graziela 03/02/2024

Livro intenso, mostra o amadurecimento de Lenu.
Gosto da escrita, uma narrativa intensa, como se estivéssemos dentro da cabeça da autora.
Também verdadeiro em relação às dívidas que afligem mulheres de verdade, em relação a trabalho, família, relacionamento, sexo, enfim, dúvidas que são também minhas e presumo que de muitas outras mulheres.
É como o relato de uma mulher, mas caberia para a vida de várias outras.
Gostoso, intenso, vivo.
Recomendo!

mai 03/02/2024

A tensão social crescente aparece de maneira bem mais marcada nesse livro, como se a câmera diminuísse um pouco o zoom e a gente passasse a ver os personagens considerando também um contexto macro.

Senti esse como o livro com mais reviravoltas até agora, me incomodei com as escolhas da Lenu e da Lina, quis gritar VC TÁ DOIDA? PARA DE SER BURRA. Tive certeza do que era ?o certo? a se fazer em algumas situações, mas sempre me vi muito envolvida na coragem cega delas de seguir adiante com o que queriam, contrariando tudo e todos, inclusive a mim.

E como Elena Ferrante sabe escolher títulos!

Ana Paula 02/02/2024

História de quem foge e de quem fica
Na maior parte desse livro eu tive a sensação de não conseguir respirar.
Muito interessante acompanhar o amadurecimento das personagens junto aos desdobramentos sociais e políticos de um período que borbulhava por transformações, e como isso respingou brilhantemente na história.

AmandaRabelom 01/02/2024

Estava sendo meu livro favorito da saga até agora, com o amadurecimento das personagens, a Elena tentando encontrar sentido e gostos nas coisas, estava gostando muito das reflexões dela. O final porém mudou completamente o sentido do livro, e me irritou muito, parece que voltou aos mesmos problemas de antes. Enfim, vamos ver como o próximo livro segue as coisas.

Ju 31/01/2024

Cada vez mais obcecada
Não sei como eu vivi tanto tempo sem conhecer Elena Ferrante. Pelo que vi por aí, me parece que é o tipo de autora que escreve obras que ou você ama, ou odeia, e meu caso é com certeza o de um amor incontrolável, estou completamente obcecada por essa tetralogia, terminei esse livro agora à noite e já peguei o quarto na estante para começar.

Já estou sofrendo só de pensar que, seja como for, o desfecho dessa história está próximo. Já me sinto órfã e com certeza vou querer reler. A escrita é única, são tão poucos diálogos, mas é impressionante como a Lenu vai narrando e a gente se sente bem em frente a ela, ouvindo tudo aquilo e querendo interagir em alguns (vários) momentos.

Esse livro é o meu preferido até agora, vamos ver o que o último vai fazer comigo. Espero que não me parta o coração.

Stella Paul 29/01/2024

Livro muito bom!!!
Uma vez que vc já está totalmente envolvida na história e nos personagens, tudo se torna ótimo. Eu gosto muito do jeito que a Elena narra os acontecimentos de forma rápida e sem se prolongar muito nos detalhes quando eles realmente não interessam muito, isso é simplesmente perfeito kkkk

Marcelha.Leone 28/01/2024

Terceiro livro da série, tenho demorado muito pra ler, a história possui algumas reviravoltas, mas ainda assim as vezes fica cansativo. Apesar pretendo iniciar o último livro agora que terminei esse.

Ingrid Bays 25/01/2024

Lenu, coragem!
Até agora o melhor. Me senti correndo atrás da Lenu, impulsionando ela. Quantas reviravoltas a vida é capaz de proporcionar!