Jantar secreto

11902 encontrados | exibindo 181 a 196

arilopes 12/08/2022

Jantar Secreto
Certa vez, num banheiro público, havia um poema:
"Se você leu esse livro e não gostou,
você leu errado!"

A priori, gostaria de ressaltar que esse livro foi meu primeiro contato com a escrita de Montes, e sim, meu amigos, a escrita dele é excelente. É uma narrativa extremamente envolvente e curiosa, a cada virar de página você fica ensandecido para saber o que está acontecendo com os personagens e qual caminho percorreram para fazerem tamanhas atrocidades. Além disso, Raphael utiliza uma linguagem acessível e de rápida compreensão ? e por vezes, vocábulos chulos ? o que torna a narrativa, absurdamente, corriqueira.

Além do mais, é um livro que me surpreendeu, no sentido da crítica social. Iniciei a leitura acreditando que seria um thriller/suspense fora dos paradigmas sociais e me deparei com uma crítica contemporânea e ferrenha: o consumo de carne de origem animal. É um livro que nos faz refletir sobre nossos hábitos de consumo, de como somos ensinados a não questionar se um boi ou um porco sofre no processo de input até o output ? estou usando termos administrativos porque Dante é formado nessa área ?, ou seja, da entrada nos matadouros até a nossa mesa. Como essas questões estão tão arraigadas em nossa sociedade que existe uma naturalização desse sofrimento, existe uma desumanização por nossa parte em relação a outros seres vivos.

Assim, é um livro que me deixou de estômago embrulhado muitas vezes ? algumas cenas são bem nítidas e nauseantes ?, mas também desanuviou algumas concepções sobre meus hábitos. E vamos deixar claro, você não precisa terminar o livro e se tornar vegetariano ou vegano, você pode refletir sobre suas ações e de como pode mudá-las ou minimizá-las. Tudo é um processo! Ademais, Montes também faz duras críticas ao racismo, a corrupção e o retrato falado da nossa sociedade brasileira hipócrita e esnobe.

Ao que cabe aos personagens, não senti nenhuma conexão muito grande por eles, mesmo o Dante sendo o narrador da história ? e administrador. Sobre o Miguel e a Cora, são personagens que desempenham suas respectivas funções como manda a deixa, não deixam a desejar em nenhum momento, quanto ao Leitão, três palavras resumem o meu sentimento por ele: precisa-de-terapia. E convenhamos, o Hugo é um escroto do c4r#lh0.

Em síntese, Jantar Secreto não é para aqueles de estômago fraco ? eu sou desse time haha ?, mas isso não quer dizer que você não possa lê-lo, só vá com calma e tente intercalar com outros livros good vibes. De modo geral, é um livro que não tem um plot enorme, mas que faz uma entrega perfeita e, no processo, contribui para desmistificar hábitos e abre espaço para novos debates. Além disso, não é necessário ressaltar, mas vou sim, é um livro de ficção brasileira muito bem escrito e construído, vale muito a pena lê-lo e conhecer a história de um grupo de jovens que deixa uma pequena cidade no Paraná para viver no Rio de Janeiro e juntos transformam a gastronomia brasileira.

"Quando é que as crianças descobrem que aquilo que a mãe delas coloca no prato é tipo a Peppa Pig? Quando é que percebem que assamos e comemos a Galinha Pintadinha? E como é que elas não ficam indignadas com isso?"

"A verdade é que você não precisa comer carne humana para incentivar atos monstruosos, basta curtir um bife e uma linguiça que já está dando sua contribuição para o horror."

"A chegada de uma pessoa jamais compensaria a partida de outra."
lyreadings 20/08/2022minha estante
amigo, sua resenha está simplesmente incrível. eu fico muito feliz que tenha gostado tanto desse livro, pois é um dos meus favoritos da vida. é muito bom se impressionar com o Raphael, você começa lendo Jantar Secreto esperando uma coisa e quando vai ver, ganhou muito mais do que esperava. não tenho nem o que falar, pois você já falou tudo HAHAH eu amei! ??

arilopes 20/08/2022minha estante
aaaaaaaaaaaa obrigado!!! ??
Raphael foi uma caixinha de surpresas (amo!), espero ler outro dele em breve

bruno 11/01/2023

prendam o Raphael Montes!!!!!
meu terceiro livro lido do Raphael montes e estava muito temeroso do que encontraria nele, pois não tive uma boa experiência com o último que li, que foi suicidas. basicamente este livro conta a história de 4 amigos que dividem apartamento que, após se verem sem o dinheiro de pagar o aluguel do mês e descobrirem que estão com parcelas atrasadas, resolvem arrecadar dinheiro por meio de jantares que o prato principal é carne humana.

gostei bastante do ritmo do livro, ele é bastante fluído. gostei mais da escrita e das críticas colocadas no livro do que a história em si, achei o plot previsível. a história é bastante visceral, perturbadora e pesada, tem várias cenas que até agora me pego pensando nelas. uma coisa que achei bastante desnecessário foram as passagens gordofobicas, que aconteciam a cada linha basicamente.
skuser02844 12/01/2023minha estante
Lacrahhhhhh

Lua_lima 03/02/2024

Não tenho palavras pra descrever o quanto me surpreendeu esse livro ... O jeito como é descrito toda a cena ... Vc consegue imaginar cada ponto e vírgula...
thiagsz 03/02/2024minha estante
esse livro é muuuito bom

emy 03/02/2024minha estante
Esse plot eh coisa de louuuuuuco

james.bloom 03/09/2022

?Sua punição vai ser sobreviver?
eu to em choque, completamente boquiaberta com esse livro e com o plot que tem nele. virou um dos meus favoritos, o raphael conseguiu alugar um triplex na minha cabeça e conseguiu me surpreender DEMAIS, já quero ler outros dele.

Bia Christov 19/12/2022

Decepcionante, porém reflexivo
Em geral, achei o livro redundante e sem sentido - levando em conta as diversas opções que os personagens possuíam para não realizar o tal jantar. Além disso, os personagens são rasos, não possuem muito desenvolvimento e não parecem amigos, apesar de chamarem-se como tal.
O livro é interessante no começo e possui uma boa premissa, a qual é infelizmente mal executada, visto que o livro se arrasta até uma conclusão corrida e sem maiores explicações.
Para mim, que li com altas expectativas por conta do quão aclamado o livro é, me senti decepcionada.
A única coisa que realmente achei boa foi a reflexão que o livro trás quanto a nossa alimentação e a indústria da carne.
Ecklezia_Carvalho 19/12/2022minha estante
Estava até com interesse de ler esse livro, mas agora kkkkk ao menos fez refletir sobre o consumo da carne

Bia Christov 19/12/2022minha estante
Acho que se vc é uma pessoa com uma visão realmente crítica, não vale a pena ler mesmo kkkkk
Mas se vc se impressiona com facilidade e quer ler pra passar o tempo, então acho que talvez seja uma boa leitura, apesar dos pesares

Ecklezia_Carvalho 19/12/2022minha estante
Não curto livro assim, sou crítica demais, nao vale a pena passar o tempo lendo livro assim ?? a ressaca logo bate à porta

Vinicio9 11/09/2023minha estante
Terminei a leitura agora e minhas impressões se assemelham às suas. É incrível como, para se livrarem das dívidas, os personagens preferem optar por um jantar canibal em vez de simplesmente aceitaram a ajuda financeira dos pais do protagonista.
Apesar de a escrita do autor ter traços promissores, nota-se uma falta de aprofundamento dos personagens.

beatrice56 27/11/2021

?A ideia de fundo do poço é um tanto consoladora. Quando você acha que chegou lá, só pode subir. Acontece que o fundo não existe, sempre pode ser pior.?

isa! 14/01/2023

nunca mais como rosbife
Raphael Montes, tenho medo de você! Meus amigos, que livro foi esse. Não existe palavras suficientes para descrever minhas emoções durante a leitura. Porém, se há algo que posso falar é que a escrita do Raphael é assustadora. Como é possível sentir meu estômago embrulhar apenas com palavras? Esse livro é nojento, maligno, absurdo e genial. É uma experiência maluca.
O livro aborda a história de quatro jovens que se mudam para o Rio de Janeiro para começarem sua vida universitária. Eles dividem o aluguel do apartamento em Copacabana, e com a crise que o país estava passando e os salários mínimo que ganhavam, as contas começam a apertar. Com o risco de perder o apartamento, e sem o objetivo preocupar seus pais com seus próprios problemas, Leitão - um amigo que me irritou desde o começo! - propõe a organização de um jantar secreto. No cardápio: Carne humana. Claro que a ideia inicial não era baseada nisso, mas, o desespero por dinheiro resultou a buscar algo que mais o remunerassem. Depois de ter lido o livro, entendo perfeitamente o porquê de Leitão ter proposto essa "ideia" após ter feito uma brincadeira no site sobre isso. Agora, percebo o tanto de sinal que o enredo nos deu. Apesar de ser uma ideia absurda, Dante e seus amigos aceitaram não tão dificilmente. É uma coisa maluca de se pensar, mas, o desespero por dinheiro nos faz tomar as piores decisões. É isso que o capitalismo propõe - risos.
Os jantares começaram e, depois disso, foi só ladeira abaixo. As cenas eram nojentas, as pessoas se deliciando por carne humana, a facilidade de conseguir corpos e cortá-los como se nunca tivesse tido uma vida. Na verdade, a crítica que esse livro aborda é incrível, em como o consumo de carne animal também deveria ser assustador - e a população simplesmente não se importa, porque faz parte do nosso hábito desde que nascemos. A crítica sobre a fome do mundo também me fez pensar muito.
Os detalhes do livro me deixaram um pouco assustada, principalmente a cena em que os melhores cortes de carne que se pode fazer em um corpo são descritos. Rapha! Como você sabe disso, hein? A cena do matadouro me deixou com o estômago embrulhado - aliás, acho que em todo mundo -, não por ser tão detalhada, mas por imaginar a cena e vê-la passando em frames da minha mente. A parte que a mulher é tratada literalmente como um pedaço de carne, sofrendo espasmos e queimaduras é uma absurdidade nojenta.
A escrita do autor, acredito, é uma monstruosidade proposital que faz todo o sentido. A forma como os personagens se tratam na arrogância e no preconceito, os detalhes nojentos de um assunto que, por si só, é um absurdo, as passagens rápidas, e, principalmente, a não problematização dos personagens. Tudo isso contribui para tornar o ambiente ainda mais insano. Raphael não tratou os personagens como pessoas más que fizeram jantar a fim de apreciar a morte e o gosto da carne humana, mas, sim, escreveu sobre pessoas desesperadas por uma remuneração, mesmo advinda de uma prática absurda. Lógico que esse perfil não se encaixa em todos os personagens, porque existiam uns que eram realmente uns canalhas e sujos. Porém, ainda sim, durante muitas passagens, Dante afirmava que o que estava fazendo era necessário e que não poderíamos julga-lo, porque se estivéssemos em seu lugar faríamos o mesmo - claro que não faríamos, mas era uma forma dele se autoafirmar como uma pessoa boa, no final de tudo.
Muitas pessoas falam que não conseguiram se conectar emocionalmente com os personagens. Não posso dizer o mesmo, porque realmente simpatizei com eles, principalmente com o Dante, Miguel e Cora. Mesmo que, ao longo do livro, ficasse com raiva de alguns. Sim, Hugo e Leitão é de vocês que estou falando. Mas, ainda sim, não esperava o final e, de verdade, me senti traída. E nem suspeitava de ninguém que estivesse bem embaixo dos meus olhos.
Senti que o livro deixou algumas questões em aberto, entretanto, acredito que tenha sido a proposta. De qualquer forma, é um livro incrível que merece ser lido. Se você tiver estômago forte, lógico. Nunca mais como rosbife, valeu, Raphael Montes!
arilopes 23/01/2023minha estante
mdss, preciso ler isso agoraaaa

arilopes 23/01/2023minha estante
a genialidade desse homem me causa um tremendo medo e, concomitantemente, uma inveja de não possuir esse talento, bem como saber que ELE É NOSSO é maravilhosooooo. ainda quero ler outros livros do Montes, porém ainda estoy traumatizado com esse hahaha

isa! 23/01/2023minha estante
esse cara é maravilhoso!! as vezes no meio da noite fico pensando nesse livro (com medo e em como
fui burra de não desconfiar de ninguém!!

arilopes 23/01/2023minha estante
o plot me pegou de jeito, fiquei: ???

Lici 01/01/2022

Jantar secreto
Certa vez, num banheiro público, havia um poema.
"Tudo na vida tem
Um começo
Um meio
E um [*****].
E história pesada, (tem que ter estômago), Aborda um tema muito pesado, te faz refletir muito. A escrita é maravilhosa, super fluída.

TNL.Lene 14/08/2023

Jantar Secreto...
SUPER Recomendo!!!!
Na reta final pensei: _É assim que vai acabar?!
Então...BUM!!!! O PLOT ME PEGOU ???
Grace.Santos 15/08/2023minha estante
Meu preferido ?

Beatriz2084 28/06/2023minha estante
lê Uma mulher no escuro, é dele também

ana del rey 16/08/2022

O Inferno de Dante.
MELHOR LEITURA DO ANO!! Me prendeu do começo ao fim, a história é bem diferenciada e a escrita é MUITO fluida, há diversas referências a cultura pop e o final é sensacional. Eu não estava com tantas expectativas mas isso aqui superou qualquer coisa que eu imaginava, foi a minha segunda leitura do Raphael Montes e desde a primeira eu já sabia que ele era um grande escritor, agora eu tive certeza. Mal posso esperar para que essa obra se torne uma série como ?Bom dia, Verônica?. Brilhante apenas.

Certa vez, num banheiro público, havia um poema:

"Diga-me o que tu comes
Que te direi quem és."

Keila 26/04/2021

Jantar Secreto - Raphael Montes
O enigma da carne de gaivota, 4 amigos saindo do interior, 4 cursos no Rio de Janeiro (Gastronomia, Medicina, Administração e Ciência da Computação) e um problema financeiro.

Jantar Secreto mostra o lado secreto do ser humano. A ganância, a crueldade, o egoísmo e muito mais.

É incrível o quanto mesmo entre temas tão horrorosos o autor consegue incluir tantas críticas bem posicionadas, tanto humanitariamente quanto politicamente.

Sobre os jantares, nem ouso comentar, mas imagina se carnes fossem consideradas igualmente, independente do animal, independente da hierarquia.

Um livro para se surpreender com cada acontecimento e rumo que a história vai tomando. Finalizar com todas as surpresas foi o melhor.

Anne<3 20/07/2022

Incrível
Esse livro é simplesmente bizarro é maravilhoso. Eu nem sei nem oque falar sobre ele, ele me prendeu do inicio ao fim até pq a escrita do Rafael é muito boa, tem varias críticas ao consumo de carne e o plot do final foi algo q eu não imaginei em nenhum momento, favoritado com certeza
Milyzinha 20/07/2022minha estante
Mds, fico feliz com essa reação KKK acabei de comprar, espero que realmente seja incrível!!!

Jordana Zatta 26/03/2023

Meu primeiro livro desse autor e caramba!! Realmente me surpreendeu! O plot do final me pegou de surpresa, pensei em várias hipóteses menos naquela! Ótima leitura, recomendo demais, você fica vidrado a cada página e ansioso para saber dos próximos acontecimento!

LuanaBrit 27/01/2024

Raphael Montes é extremamente cirúrgico em cada palavra posta nesse livro, uma escrita impecável do início ao fim, história que te prende, tira o fôlego, tira fome, e te deixa enjoado por vezes kkkkkk, o início do livro te deixa curioso pra saber como a história vai se desenrolar e após a descoberta, quando o título faz sentido é quase impossível parar de ler, um final pouco esperado e por isso incrivelmente surpreendente, portanto esse livro é obra prima!
Booklovers1 27/01/2024minha estante
Tô lendo esse AGORAAAAA, já leu suicidas? Eu fiquei em completo choque UMA SEMANA (do mesmo autor)

11902 encontrados | exibindo 181 a 196