História da sua vida e outros contos

História da sua vida e outros contos Ted Chiang

Resenhas - História da sua Vida e Outros Contos

EuGabes 15/03/2020

Complexo na medida certa
O autor consegue criar situações inimagináveis, usando matemática, física e outras coisas, cada conto tem uma personalidade própria e complexa, mas que ainda assim é de fácil compreensão.

Beta 13/03/2020

Incrível... Sinceramente, todo o livro deveria se tornar filmes... Tem muito pra roteiros de "Black Mirror"... Gostei principalmente dos últimos dois contos... Me tocaram bastante...

Rafael1146 29/02/2020

Preferia ter visto o filme do Villeneuve
Esse é um dos poucos caso em que acabei gostando mais do filme do que do livro. Não que o conto seja ruim, pelo contrário, é muito bom. Talvez eu seja muito fã do Villeneuve ou ter visto A chegada antes de ler lido o conto tenha interferido no meu véu critico (Veja bem, A chegada é meu filme preferido de 2016).
Os outros contos não me atraíram atenção. Novamente, não que sejam ruins, mas não achei nada de espetacular. O que contava a história sobre anjos me deixou extremamente entediado.

Diogo 26/02/2020

Alem da imaginação
Contos bons, alguns me lembrou a série Alem da imaginação.

Mayckson 25/02/2020

Meus anjos celestiais que aparecem do nada!
Eu não tiro o chapéu para Ted Chiang, eu tiro a roupa toda! Ops, brincadeira. Tiro não. Mas cara, a escrita do Ted em conjunto com as suas peripécias cientificas, é de atrair os olhos de qualquer nerd interessado em tecnologia, possibilidades, estudos e etc. Não só nerd, mas é capaz de tirar os pensamentos das pessoas de uma zona de conforto, trazendo como disse antes: possibilidades.
Li algumas resenhas, e achei meio estranho defender um ou dois contos, particularmente gostei de todos, é essa a maneira de escrever dele, só mudou as situações e eu dou 10 a todas elas. Espero, espero mesmo, que Ted faça mais livros, porque eu tô doido para ler coisas novas do tipo.
Ufa, quase faltei o fôlego, estava digitando tão animado que quase não respiro bem, eu tenho quase certeza, que se você é uma pessoa que gosta de se desligar da normalidade, pensar em possibilidades, você vai gostar também.

Frida 19/02/2020

Livro x Filme: vi o filme antes de ler o livro e foi a melhor coisa que eu poderia ter feito. As surpresas que existem no filme nunca seriam sentidas da mesma forma caso eu tivesse lido o conto primeiro. Gostei mais do filme, por ser mais aprofundado e ter mais detalhes, mas também acho que vale a pena ler todo o livro (tem outras histórias bem legais);
Para mim, a melhor história do livro foi "Gostando do que vê: um documentário".

Luizgustavo 18/02/2020

bom!!! mas poderia ser melhor.
li todos os contos na ordem, achei um pouco cansativo,poderia ser bem mais resumido,é claro que comprei o livro no intuito de ler A HISTÓRIA DE SUA VIDA, e sim este é conto nota 10, o resto varia de 7 pra baixo.

Nick 12/02/2020

Wow.
O livro no geral é bem sólido, alguns contos se destacam pelo número de discussão que são trazidos a tona, sendo um deles o último conto, "Gostando do que vê: um documentário", que julgo ser um dos melhores contos do livro, se não o melhor, me deixou pensando MUITO sobre a beleza e a sociedade. Ótimo livro, embora alguns contos sejam um pouco mais arrastados e talvez pudessem ter abordado alguns temas mais a fundo, mas no geral vale a pena a leitura!

Mateus 09/02/2020

PKD ficaria orgulhoso
Os contos são uma mistura de Philip K. Dick com um pouco de Black Mirror e bastante originalidade do autor.

O conto principal, apesar de bom, me fez amar mais ainda o filme Arrival.

Luciano Otaciano 13/12/2019

Livro excelente!
Olá queridos leitores e leitoras, preparados para mais uma resenha literária. Venham comigo descobrir minhas impressões à respeito da obra.

Não é fácil ter uma certa homogeneidade em livros de contos. Como em qualquer coletânea, os contos deste livro não agradam homogeneamente. Porém, de modo geral, todos são dignos de apreciação e uma ótima pedida para os fãs da ficção-científica abertos a abordagens mais heterodoxas do gênero. O leitor (a) não encontrará aqui estórias de ação frenética que se aferram aos elementos futuristas e tecnológicos típicos do sci-fi, mas tramas filosófica e psicologicamente densas que exploram a construção de universos fantásticos e criativos, que funcionam como pano de fundo para abarcar temas caros ao humanismo e à literatura de um modo geral, como luto, espiritualidade, busca pelo conhecimento, comunicação, sentido da existência, entre outros.

Nesta obra bem escrita e muito original de Ted Chiang, tais universos fantásticos por vezes chegam a adquirir uma dimensão que flerta com o surrealismo, ao ponto de lembrarem o clássico “Ficções”, de Borges. Divido os contos em três prateleiras: Primeiro “A torre da Babilônia” e “História da sua vida” são verdadeiras obras-primas e por si só justificam a aquisição. Segundo “Entenda” e “O inferno é a ausência de Deus” são um pouco inferiores, mas ainda assim bons. Terceiro. Os demais contos são menores e medianos, embora nenhum chegue a ser ruim, mas não tem comparação com os anteriores. Tudo somado, recomendo a leitura, principalmente para os amantes do gênero.

Certamente aqui está o mais alto que a ficção científica pode chegar. Ted Chiang atingiu algo de supremo em seus contos, sendo que cada um deles é capaz de abrir a mente e o coração do leitor (a) para uma compreensão mais profunda, bela e útil da realidade. Temos, aqui, racionalidade não desprovida de humanidade, e uma visão otimista não destituída de lucidez racional, muitas vezes até de rigor matemático.

Para uma pequena amostra da obra do Ted Chiang, que mescla com maestria Filosofia, linguística, psicologia, Matemática, Ciência e fantasia – e tudo isso de modo plenamente acessível, mas sempre com profundidade infinita para apreciação do leitor (a). Finalizo por aqui, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima!

Anna de Arendelle 01/12/2019

[Abandonei] Não sei por que continuo insistindo em tentar ler qualquer texto de ficção científica... Ainda mais os vistos como cult. Cheguei bem perto do final por uma questão de orgulho ao tentar ler algo de um gênero que me tiraria da zona de conforto. Único conto que me deixou minimamente interessada foi o que inspirou o filme "A chegada" — portanto, não me surpreende que tenha sido o único a virar filme.

Livros da Julie 17/11/2019

Uma aula de imaginação!
-----
"Não havia certezas nem estímulos divinos disponíveis, mas as pessoas nunca tiveram um momento de dúvida."
-----
"É verdade que trabalhamos com os propósitos mais puros, mas isso não significa que o fazemos com sabedoria."
-----
"Suas virtuosidades não poderiam salvá-los das consequências de seus atos."
-----
"Séculos de trabalho não revelariam a eles nada mais a respeito da Criação além do que já sabiam."
-----
"(...) sabíamos da existência do livre-arbítrio porque tínhamos experiência direta com ele. A vontade era parte intrínseca da consciência. Era mesmo? E se a experiência de conhecer o futuro mudasse uma pessoa? E se evocasse um sentido de urgência, um sentido de obrigação de agir do modo que sabia que agiria?"
-----
"(...) a palavra 'incondicional' exigia o conceito de uma condição, e tal ideia não era mais compreensível para ele: cada fenômeno no universo não era nada menos do que uma razão explícita para amar a Deus."
-----
"(...) se desejam amar a Deus, devem estar preparados para fazer isso independentemente de Suas intenções. Deus não é justo, Deus não é bom, Deus não é piedoso, e entender isso é essencial para a verdadeira devoção."
-----
"(...) muitas das palavras que usamos para descrever uma pessoa atraente costumavam ser palavras para a magia. (...) é exatamente isso: ver uma pessoa bonita é como terem lançado um feitiço sobre você."
-----
"Porque ver beleza é como amar. Você sente que tem uma paixão por uma pessoa bonita de verdade só de olhar para ela."
-----
"Indivíduos talentosos não são os únicos que se beneficiam do seu dom: todos nos beneficiamos."
-----
"(...) a propaganda de todos os opressores: o argumento de que a subjugação é, na verdade, proteção."
-----
"(...) você não pode libertar as pessoas estreitando o escopo de suas experiências."
-----
"A verdadeira beleza é o que você vê com os olhos do amor, e isso é algo que nada pode obscurecer."
-----
Em 2016 vi o filme "A Chegada", que simplesmente adorei, e soube que ele era baseado no conto "História da sua vida", de Ted Chiang. Qual não foi minha surpresa quando descobri, algum tempo depois, que o livro com o tal conto tinha sido publicado aqui no Brasil!

O livro é uma reunião dos oito textos mais premiados do autor: A torre da Babilônia, Entenda, Divisão por Zero, História da sua Vida, Setenta e duas letras, A evolução da ciência humana, O Inferno é a ausência de Deus, e Gostando do que vê: um documentário. Os contos não têm nenhuma relação entre si, o que facilita ajustar o ritmo de leitura. Mas se possível, cada um deve ser lido de uma só vez, pois isso facilita a imersão e a compreensão do conteúdo.

Ted Chiang é formado em Ciência da Computação e redator técnico de informática, o que explica o alto nível de sua linguagem científica. Suas histórias são, para dizer o mínimo, extremamente impactantes e percorrem ideias e conceitos de matemática, física, inteligência artificial, humanidade, fé e moral.

Esse é um aspecto importante: como todo grande cientista, o autor também reflete sobre
Deus. Ted intercala e mistura ciência e religião, mostrando como tais noções caminham lado a lado, sendo indissociáveis na trajetória da experiência humana. As diferentes possibilidades científicas e o seu uso dependem, na verdade, do tipo de crença existente, e ela é determinante em nossa percepção de mundo.

É interessante também que o autor escreva ficção científica ambientada no passado e no futuro, imaginando não só o que poderia vir a ocorrer daqui a umas dezenas, centenas de anos, como também o que poderia ter ocorrido se a humanidade tivesse feito outras descobertas ou seguido outros caminhos.

Pode ser que simplesmente não exista nenhum tipo de conclusão ou resposta, apenas a eterna sensação de desconforto face o desconhecido e o maior que nós, o normal sentimento de dúvida e angústia diante daquilo com o que não sabemos lidar.

site: https://www.instagram.com/p/B4xOq__jvPS/

Wilson 29/08/2019

Excelente
Ótimo livro de contos!

Val Albino 17/08/2019

Me surpreendeu
Um conjunto de oito contos de ficção cientifica que me supreendeu quanto a forma fora da caixinha dos padrões de se fazer esse tipo de texto.
Ted Chiang poe suas estórias em um nivel diferente da padronização das ficções cientificas tradicionais, enveredando em um conceito de escrita muito mais para um debate existencialista, desde religioso, quanto comportamental.
De fato o gênero em questão em muitas obras trazem assuntos do tipo em debate, mais poucos colocam assuntos mais intimistas na mesa das reflexões, a ponto de te fazer questionar a sociedade em que você esta inserido, todos os padrões estabelecidos, seus comportamentos, e empatia.
Adorei esse livro, e recomendo, acho chato vir aqui e mencionar no que cada conto se refere e minha percepções quanto ao que querem passar, acho que não ha nada melhor que vocês lerem e terem suas impressões.
Acredito que é uma boa leitura para qualquer nivel de leitor, os contos tem ritmos diferentes e propostas próprias, indo de historias narrativas, á primeira pessoas, e documental.

Alessandro 18/07/2019

Ideias inteligentes
Os contos ?História de sua Vida?, ?A torre da Babilônia? e ?O inferno é a ausência de Deus? são arrebatadores! Assuntos peculiares trabalhados de forma inteligente com finais de quebrar a cabeça!!!