Cartas perto do coração

Fernando Sabino

Resenhas - Cartas Perto do Coração

1 | 2 | 3 | 4

Janaina Edwiges 05/02/2023

"Clarice, estou perdido no meio de tantos particípios passados"
Cartas perto do coração é uma leitura apaixonante! Li e reli vários trechos em voz alta, apreciando cada passagem, degustando cada frase, tudo bem devagar, pois não queria que este livro acabasse. Minha alma é antiga e meu desejo era ter sido amiga da Clarice Lispector e trocado com ela muitas correspondências. Conhecer um pouco mais da personalidade e de aspectos íntimos da vida desta escritora brilhante foi uma das maiores alegrias que este livro me proporcionou.

A amizade entre Fernando e Clarice é muito transparente e sincera, sendo possível sentir como torciam e se importavam verdadeiramente um com o outro. Eles conversavam sobre assuntos tão diversos e tinham uma conexão surreal. Os diálogos sobre literatura me encantaram e era um tema recorrente entre eles. Comentavam o que estavam lendo, trocavam impressões sobre livros e autores, além de conversarem bastante sobre as próprias obras, o ato de escrever e se ajudarem, dando dicas e fazendo correções nos textos um do outro.

Eu fiz a leitura em uma edição pertencente à biblioteca do meu trabalho, mas quero muito ter um exemplar só meu, para reler quando quiser e marcar os trechos que tanto amei. Obrigada, Clarice e Fernando! Vocês tornaram o início do meu 2023 mais feliz!
Tatiane554 05/02/2023minha estante
Essas lindas palavras da sua resenha ,me deixou com vontade de conhecer esse livro ! ???

Janaina Edwiges 06/02/2023minha estante
Obrigada, Tati! É uma delícia ler todas as cartas trocadas entre eles. Uma leitura maravilhosa.

Cris 06/02/2023minha estante
Nossa, também fiquei com vontade de ler!

Janaina Edwiges 06/02/2023minha estante
Acredito que você vai gostar, Cris! É um livro marcante!

Gabryella27 12/02/2023minha estante
Você tem ele físico ou ebook amg?

Janaina Edwiges 12/02/2023minha estante
Oi, Gabryella. Infelizmente, não tenho este livro, peguei emprestado na biblioteca. Inclusive, também quero ver se encontro para comprar um exemplar.

Gabryella27 12/02/2023minha estante
Eu estou louca atrás do físico mas é muito difícil de achar

Samo.ferrars 25/04/2023minha estante
estou louco pra ler esse livro, alguem ta disposto a vender ele?

Gabriel Leite 09/10/2011

Os Corações Selvagens
Descobri Cartas Perto do Coração entre os livros ainda não lidos da minha irmã. Reconheci a edição da Record (no mesmo formato de O Homem Nu, O Bom Ladrão e O Menino do Espelho), tirei da estante e fiquei assombrado ao perceber que tratava-se de uma compilação de correspondências trocadas entre Fernando Sabino e Clarice Lispector. Apenas. E, né? Esses dois monstros juntos... Não tinha como ser ruim.

Fernando Sabino é o autor do meu livro preferido, O Encontro Marcado. Eu me identifico tanto com esse romance que fica até difícil explicar. Na verdade, nem gosto de explicar, porque o livro não tem um final muito louvável e me sinto invadido, vendo meus pensamentos, sonhos e medos expostos assim, de forma tão despudorada. E Clarice dispensa qualquer apresentação. É a queridinha da literatura moderna, indiscutivelmente genial, etc.

Basicamente, os dois escritores, ainda jovens, trocam experiências e originais de obras ainda por lançar. Falam sobre a dificuldade de conseguir uma editora, os mistérios do ato de criar e as saudades do país (ambos moraram fora do Brasil por muito tempo). É engraçado ver que Sabino já era bastante conhecido quando Clarice começou a fazer sucesso e ela meio que submetia seus textos à avaliação do amigo. Fernando Sabino CORRIGIA Clarice Lispector, ok? Hoje parece piada, já que a moça ficou muito mais famosa que Fernando Sabino, Paulo Coelho, Machado de Assis, Buda, ou qualquer ser vivente. Todos nós sabemos.
Bruna 21/02/2013minha estante
Não sei se fiquei com mais vontade de ler "O encontro marcado" ou "Cartas perto do coração"!

Lucas.Vale 13/03/2016minha estante
Seu comentário foi muito rico. Sou um fã incondicional de Sabino e eu tenho um carinho enorme por Clarice. Já estava bem tentado a ler "Cartas perto do coração", depois do seu comentário e sua citação sobre "O encontro marcado", coincidentemente meu livro preferido dele também, já vou começá-lo.

julha 04/01/2023

eu poderia falar horas e horas sobre esse livro, ao mesmo tempo me faltam palavras para descrever essas cartas. por isso, vou deixar a passagem que despertou a minha curiosidade e me fez ler.

?clarice lispector é uma coisa escondida sozinha num canto, esperando, esperando. clarice lispector só toma café com leite. clarice lispector saiu correndo correndo no vento na chuva, molhou o vestido perdeu o chapéu. clarice lispector é engraçada! ela parece uma árvore. todas as vezes que ela atravessa a rua bate uma ventania, um automóvel vem, passa por cima dela e ela morre. me escreva uma carta de 7 páginas, clarice.?
alexiamorars 04/01/2023minha estante
olá, tudo bem? eu estou a bastante tempo atrás desse livro e não encontro, você pode me dizer onde achou? eu quero muito ler, mas é impossível de achar.

julha 06/01/2023minha estante
uma amiga achou um pdf scaneado e me enviou, se quiser posso te mandar por e-mail

katia 08/01/2023minha estante
Há tempos, também busco esse livro sem sucesso, será que esse PDF também poderia ser- me disponibilizado? Ou alguém pode indicar onde comprar?

Isabelle.Correia 08/01/2023minha estante
oi, vc poderia me mandar ele por email por favor??? eu to obcecada por esse livro e ele ta esgotado.
meu email é esse isabelleaos10@gmail.com

Maria 10/01/2023minha estante
Moça se vc puder enviar o meu email e dudathomacelli895@gmail.com

julha 14/01/2023minha estante
katia, me manda teu e-mail que eu envio sim

julha 14/01/2023minha estante
isabelle e maria, mandei agorinha pra vcs confiram aí pra ver se chegou tudo certinho

Raissa 14/01/2023minha estante
Já li muitas resenhas e trechos desse livro. Parece ser muito bom. Podes me enviar o PDF? Procurei por todos lugares e não achei kkkk
Meu email é raissapiont@gmail.com

Graciosa.House 16/01/2023minha estante
Olá, se puder enviar para graciosahouse@gmail.com.. fico super agradecida! Feliz ano novo!

katia 16/02/2023minha estante
Por favor Julha, aqueça meu pobre coração, envie-me. katiaramorim@gmail.com

Ribeiro54 21/03/2023minha estante
bom dia moça, você poderia me enviar? luanaribeiro1709jj@gmail.com

bianca.mmoreira 03/04/2023minha estante
Oii Julia!!! Me manda a cópia do livro por favor? :) Também não encontro em lugar nenhum.
meu email: bia_mmoreira@hotmail.com

Beatriz3571 11/07/2023minha estante
Julha, você é a última pessoa do mundo com esse livro kkkk
Por favor manda pra mim biaescossio2@gmail.com

TaAs47 08/08/2023minha estante
Júlia! Você poderia me enviar o pdf do livro, fazendo favor?? Não o encontro em nenhum lugar!
taissalesd@gmail.com
Obrigada!

Deskvice 15/02/2024minha estante
Alguém envia para mim pfvr por email este livro scaneado, ficarei muito grato, entra em contato cmg pfvr.

Gabryella27 16/02/2023

Não sei como agradecer sua amizade, Fernando.
Esse livro mostra toda a cumplicidade e envolvimento literário que havia entre Clarice e Sabino, esse conjunto de cartas mostra também como a literatura une almas que à ama de maneira inacabada e infinita. O início do livro mostra dois jovens que tinham acabado de completar 20 anos, época de muito investimento nos projetos pessoais e profissionais e também de muita insegurança diante do mundo e dos próprios escritos e no decorrer do livro vai se notando o amadurencimento de ambos como escritores e seres humanos.

E é incrível como o leitor percebe o amadurecimento, evolução e a criação de grandes obras da vida de Clarice, como A maça no escuro. Ler essas correspondências era me sentir uma amiga íntima, buscando saber de todos detalhes de sua vida, de como ia suas próximas publicações, se a Suiça existia mesmo, como estavam seus filhos, quando viria ao Brasil novamente, como ia suas crises de solitude? enfim, eram diversas sensações. Fiz de tudinho para ler o mais devagar possível, saboreando essa amizade linda e desejando passar por essa experiência.

Também não posso deixar de lado Fernando, que o conheci por meio desse livro e ja adentrei a intimidade de suas crises de inspiração e em momentos de intensa angústia e desespero de encontrar respostas.

Assim que terminei me senti na obrigação de escrever algo sobre esse livro para no futuro poder voltar, ler e sentir tudo isso novamente e ?escrevo ainda sob a parte mais grossa da emoção da leitura.?

Marina691 27/06/2023

"Tenho tido muito medo de morrer"
Esperava mais do livro, mas foi porque criei expectativa por causa da DIFICULDADE que foi arrumar esse livro, não tem em lugar nenhum.

Mas é bem legal, tudo muito bem escrito (óbvio) e a amizade deles é linda demais.

anacauneto 28/08/2022

?Às três horas da tarde sou a mulher mais exigente do mundo. Fico às vezes reduzida ao essencial??

?Sendo vidas, nada mais nos resta fazer senão irmos vivendo.?

?De repente me pareceu que eu devo continuar a
trabalhar, que tudo está ruim, mas que é assim mesmo, que as coisas são desconhecidas até que rebentam numa conhecida??

?Como é que se pode ver a curva tão larga das coisas se se está tão próximo como é próximo o dia??

??o livro dói, e eu quereria que você não tivesse sido a pessoa que sentiu tudo o que sentiu, eu queria que você tivesse sido mais poupado, que não fosse a pessoa que atravessou a rua
perigosa - mesmo que tenha chegado salvo do outro lado.?
dricagallo 20/09/2022minha estante
Bom dia, Any! Tudo bem? Por gentileza, poderia me indicar onde posso comprar esse livro? Não consigo encontrar disponível online.

anacauneto 01/11/2022minha estante
oie! então, eu também tava com muita dificuldade pra achar. aí acabou que meu amigo encontrou alguém vendendo na internet e comprou pra mim. mas pelo que eu vi por aí, não estão mais produzindo o livro. :((

anacauneto 01/11/2022minha estante
opa, acabei de dar uma busca no twitter e achei um link do drive! https://drive.google.com/file/d/1J_yJl8L9qUdia6AHmk1L9xWvhkGOBgdm/view?usp=drivesdk

Nathalia.Lima 15/08/2023

Não deu nem tempo, nem tive como fazer histórico. devorei as cartas
Cheguei nesse livro por meio de um tiktok... quem diria ne?
mas sim, no vídeo em questão a moça recitava com a fala mansa trechos das cartas e eu me vi desesperada pra saber o resto, se tinha resto...
segue o trecho
"Nova York, 10 de junho de 1946
Clarice,
Essa é a quarta carta que inicio pra responder a sua. Ainda ontem me lembrei muito de você, porque um americano me perguntou se meu relógio era suíço. A Suíça existe mesmo?
Daqui de NY não posso te contar nada além do que você calcula.
Tenho sentido muita falta do seu livro, que deixei no Brasil, para plagear uns pedaços quando vou escrever o meu.
Tenho tido muitas dores de cabeça;
Tenho tido muitos pesadelos;
Tenho tido muito pouco dinheiro;
Tenho tido muitas oportunidades de ficar calado;
Tenho tido muitas decepções com os correios;
Tenho tido cansaço, saudade, calma;
Tenho bebido muito, muito, muito.
Tenho lido os suplementos dominicais
Tenho tido vontade de voltar;
Tenho xingado muito o Getúlio;
Tenho tido muito medo de morrer;
Tenho tido muita pena da Helena por ter se casado comigo.
Tenho tido muita vontade de voltar a brincar.
Clarice, eu tô perdido no meio de tantos particípios passados.
Eu to com vontade de fumar e meu cigarro acabou.
Eu to com vontarde de namorar a tarde numa pracinha cheia de árvores.
E só de pensar que você ta lendo essa carta muitos dias depois de eu ter escrito me da vontade de nem mandar, mas eu mando. Me escreva, responderei imediatamente.
Como vai seu livro? O que você faz as 3 da tarde? Eu quero saber tudo, tudo. Me escreva uma carta de 7 páginas, Clarice."

Queria saber como você chegou nesse livro, que foi meu companheiro por horas nas últimas 24 horas. Meu deu vontade de escrever cartas de sete páginas pra um amigo que esteja do outro lado do país e que eu sei que vai entender tal anseio. Nas cartas percebemos como um leitor (e escritores tbm obviamente) que tem outro amigo leitor mesmo em décadas diferentes e com recursos diferentes sempre vão trocar figurinhas entre si sobre os livros lidos.
Quis escrever um diário cheio de páginas, quis saber mais sobre Clarice, mais sobre a época, mais sobre Sabino. Ter acesso aos pensamentos só me fez querer mergulhar ainda mais profundamente nessas pessoas.
Se você chegou ao fim desse monte de pensamentos aleatórios, saiba que eu amei esse livro e é triste que eu não possa ter a minha própria cópia pra grifar e marcar e comentar e me sentir mesmo que só um pouquinho dentro da história.

Josi 15/12/2021

Leitura que aquece o coração
O que dizer dessa amizade que admiro já faz décadas? Releitura amada e recomendada. Acompanhar a amizade literária entre Clarice e Sabino só dá vontade de entrar no clube e ser amiga deles também. As trocas sobre os livros (hoje tão famosos e até clássicos brasileiros!) são um deleite a parte. A eterna questão sobre se o tempo se conta em dias ou em anos, também. Seguirei relendo de quando em quando, pra manter o coração quentinho.

givemeaminute 24/08/2022

Resenha perto do coração
Quando li o título, pensei que as cartas eram de perto do coração pois eram trocas amáveis ali entre Clarice e Sabino. Não estava errada, mas sonhei baixo. São cartas perto do coração pois elas aconchegam todo e qualquer coração, não só o do destinatário e o do remetente.
Quanto amor! Quanta ternura! Às vezes me sentia uma intrusa lendo tamanhas intimidades, nem me parecia certo estar ali naquele meio.
Mas, ah! Que maravilha poder estar naquele meio! Que maravilha poder desfrutar de cada letra escrita nessas cartas!
Que maravilha de livro! Levarei ele comigo, sempre perto do meu coração. ?
dricagallo 20/09/2022minha estante
Bom dia! Tudo bem? Por gentileza, poderia me indicar onde posso comprar esse livro? Não consigo encontrar disponível online.

givemeaminute 20/09/2022minha estante
oii, boa noite, tudo bem, e você? eu também não encontrei para comprar online :( peguei emprestado na biblioteca da minha universidade

LaraF 07/04/2010

A troca de corresponencias de clarice lispector e fernando sabido, revela personalidades diferentes: sabido, mais conservador e polido, lapidando a escrita 'selvagem' e crua de clarice..por outro lado, mostra a humildade e confusão de clarice..
Ler esse livro nos faz perceber o trabalho interno feito por clarice no intuito de escrever algo q fizesse sentido..
Vale a pena ler.

gabisteca 01/02/2023

"Não sei como agradecer sua amizade, Fernando."
É tão simples, mas com tantas emoções e significados. É um privilégio poder entrar um pouco mais na vida desses dois gigantes.
Ver como os dois tinham uma amizade segura e íntima me faz desejar o mesmo pra minha vida.
Sempre achei as cartas o jeito mais bonito de se comunicar, e agora, após a leitura desse livro, desejo com todo o meu coração que essa prática nunca saia de moda.
Gabryella27 12/02/2023minha estante
Você tem físico ou ebook amg?

gabisteca 13/02/2023minha estante
é o livro scaneado!

Gabryella27 13/02/2023minha estante
Tem como mandar no meu email?

gabisteca 13/02/2023minha estante
gab pior que já tentei passar por email e não vai :( posso te passar o meu drive e vc baixar ou posso te enviar pelo whats

Gabryella27 13/02/2023minha estante
Tudo bem, vou te chamar no chat daqui

Lohanne 06/05/2023minha estante
oi, gabriella! tudo bem? você poderia me passar o livro scaneado também? minha irmã quer muito ler, mas não achamos ele disponivel em lugar algum.

João 30/12/2022

?Me escreva uma carta de 7 páginas, Clarice?
Terminei Cartas Perto do Coração.

Depois de tanto tempo sem ler, acompanhar a amizade conturbada em cartas de Clarice e Fernando foi uma experiência interessante.

Infelizmente com o passar do tempo o livro perde o tom reflexivo e melancólico, passando a ser mundano.

virg 23/01/2023

de um jeito íntimo
comecei esse livro por indicação de uma professora, não sabia o que esperar, mas tinha grande expectativa por ser cartas íntimas de grandes prosadores da terceira geração do mordenismo brasileiro.

recomendo MUITO esse livro, cada carta tinha um significado lindo. imagino o quanto era emocionante esperar e escrever cartas.

Malu 22/12/2022

Íntimo e verdadeiro.
O livro é uma coletânea de cartas entre dois grandes amigos: Fernando e Clarisse. Sem dúvidas o que mais me marcou foi a intimidade e veracidade de tudo que foi escrito, são cartas honestas com problemas cotidianos e reflexões pertinentes a qualquer pessoa. É lindo ver como os autores são complementares, senti nas cartas de Fernando questionamentos quase que transcendentais, sempre com um toque de alma; em Clarisse encontrei o consolo de ler algo escrito por alguém que sabia exatamente como por em palavras angústias cotidianas?
Muito bom S2

1 | 2 | 3 | 4