Count Zero

Count Zero William Gibson

Resenhas - Count Zero

Coxinha 19/04/2024

Briga de Chat GPT parte II
O mundo de Sprawl nos presenteia com uma ótima história, desta vez com três protagonista incríveis, sendo um cowboy novato, um mercenário e uma curadora de arte, que veem suas histórias se entralacarem graças a disputas de impresas e pessoas muito poderosas na buscas da "evolução ". Este segundo livro da saga pega muito mais na crítica social, além da perpertua busca do que é arte. Achei ele melhor que o primeiro, tanto na narrativa quanto a personagens, estes a qual me apeguei bem mais. O autor ainda peca na descrição das cenas de ação, que por muitas é confusa, mesmo assim tendo uma melhora em relação a Neuromancer. Já a estrutura narrativa, alternado entre protagonistas é muito bem feita me fazendo não ficar bravo por não saber o que está acontecendo com o personagem que é foco do capítulo, pois o próximo sera tambem muito bom, ja que todos são muito carismáticos e interessantes, fazendo com que a leitura seja agradável.Um livro que por trás de todo cenário cyberpunk é um uma história filosófica que faz pensar, e ainda é muito atual. Livro obrigatório pra fãs de ficção científica.

Ps: soube que foi anunciada uma adaptação em série pelo streaming Apple+(atual casa do sci-fi) para 2024. Muito feliz por essa obra ganhar vida numa obra cinematográfica.

vicniro 08/04/2024

Muito melhor que Neuromancer em termos de história!
Nesse volume, ao contrário do primeiro, acompanhamos três núcleos de personagens diferentes 7 anos depois dos acontecimentos de Neuromancer. Temos o Bobby, que quase se deu mal testando um ice breaker, o Turner, que foi contratado para fazer uma extração para outra gangue, e a Marly, que foi contratada por um milionário para descobrir quem é o criador de uma caixa especial.

Por termos três núcleos diferentes, a história ficou bem mais dinâmica e interessante do que em Neuromancer. Apesar do contexto ser bem interessante, o núcleo do Turner foi o mais chatinho de acompanhar, mas os outros eu não conseguia desgrudar os olhos do livro (tanto que eu fazia as pausas justamente antes de começar os capítulos do Turner hahaha). Gostei bastante que ele se conecta com o primeiro livro, mesmo de forma sutil, e que no final todos os núcleos se ligam.

Além disso, um ponto que tinha me desagradado no volume anterior e que foi na medida certa nesse foram as descrições da tecnologia. Não sei se foi porque ele já tinha abordado antes, mas aqui é bem mais fácil de compreender o que está acontecendo e o foco está muito mais na história dos personagens.

Também achei interessante que nesse livro o autor começou a misturar deuses vodus com a humanidade. Esse ponto me deixou um pouco confusa em alguns momentos, mas também não foi nada que atrapalhou a leitura.

Enfim. Fiquei bem feliz de ter gostado muito mais desse livro do que de Neuromancer. Já tinha me arrependido de ter comprado o box com a trilogia e me obriguei a ler esse volume achando que seria como o primeiro. Agora estou tão empolgada com o universo que eu já vou emendar com a leitura de Monalisa Overdrive.

Akemi 22/03/2024

Duas dicas para quem quiser ler esse livro: primeiro, aceitem no coração de vcs que cada capítulo é um conto individual. Segundo, leiam A TRILOGIA com pouco intervalo de tempo entre eles. Quanto mais vc demorar para ler o livro seguinte, mais detalhes importantes serão deletados da sua mente.
Como eu imaginava, só vou entender o que aconteceu, no Monalisa Overdrive.

Arthur.Fary 25/02/2024

Voodoo é pra Jacu?
Uma ótima continuação de Neuromancer!

Mesmo sete anos depois, é possível sentir o impacto do primeiro livro no segundo (mesmo que nas entre-linhas).

Definitivamente um must-read!

Patricia 14/02/2024

E acabou. Aparentemente eu tenho um problema com o autor. Pela segunda vez um livro dele se arrastou para mim. O pior é que o livro não é ruim e que sei exatamente qual é o problema. Mas por mais que me esforce, eu não consigo evitar o problema. A escrita do autor não me prende, mesmo sem qualquer distração, eu acabo distraída até mesmo pelos meus pensamentos. É a primeira vez que isso acontece comigo. E acaba que tenho de ficar relendo as páginas mil vezes, pq quando vou ver, eu não tenho ideia do que tá acontecendo. Não ajuda o fato que até o momento nenhum personagem tenha me cativado. Enfim, ainda tenho dois livros dele pela frente. Espero que os próximos finalmente me envolvam.

p_tavares 09/02/2024

Uma surpresa
Mais interessante que o primeiro livro, acompanhar diferentes personagens com diferentes formas de vida que não parecem se conectar mantém o livro muito interessante. É impressionante que o autor consegue manter todos os personagens sendo profundos o suficiente para que o leitor sinta coisas em cada história que no final é a mesma história vista de diferentes pontos de vista.

Vitor Cano 25/01/2024

Menos genialidade, mais história
Quando li neuromancer, tive muita dificuldade de acompanhar a história, por conta da grande quantidade de conceitos criados para o livro, mas sem uma explicação para o leitor.

No caso de Count Zero, a leitura foi muito mais fluida e tranquila. A história é contada sob a perspectiva de 3 personagens, com um desenvolvimento fácil de acompanhar. Perde-se parte do charme e genialidade daquele mundo totalmente novo criado em Neuromancer, mas se ganha na narrativa e personagens.

Recomendo a leitura!

Deco 21/01/2024

Segundo livro da trilogia
Bastante interessante. Foi o meu favorito da trilogia. Conta a historia de um novo personagem, o CONDE ZERO, e nos reapresenta a personagens antigos.

FabrAcio41 20/01/2024

Mais um do Will
Mais uma vez o cara apronta pro leitor. Uma hóstia envolvente, um mistério dos melhores. Três personagens com três histórias que óbvio, depois de umas 30 páginas, você sabe que vai se conectar de uma forma, eu só não imaginava que seria "daquele jeito". Diferente de Neuromancer, neste livro, não me apeguei a ninguém. Embora Marly seja a única que vale a pena acompanhar de verdade. Comparado a Neuromancer, Count Zero, é bem menos confuso. Bora pra Mona!?

skuser02844 20/01/2024

Count zero
Continuação de Neuromancer, com uma história que se passa anos depois e com outros personagens. Assim como o anterior, a descrição dos locais, personagens e situações é incrivelmente detalhada. Alguns conceitos do mundo apresentado são difíceis de compreender na primeira vez, forçando uma releitura de alguns trechos e uma visita ao glossário. A história é dividida entre três personagens principais, intercalando os capítulos. Em alguns momentos isso quebra a leitura, mas nunca deixa de ser instigante. Considero Neuromancer melhor, porém Count Zero ainda vale a pena ser lido.

Cachamorra 28/11/2023

Oh, livrinho confuso!
Esse livro não é uma continuação do Neuromancer, mas se passa no mesmo mundo. Mas, é importante você ter lido o anterior porque certos conceitos explicados antes não serão explicados aqui. E a narrativa vai ficar bem pior.

Bom, dito isso, o livro é confuso. Temos três personagens e as três histórias tendem a um encontro. E aqui surge o primeiro problema, como o autor não diz sobre quem é aquele capítulo, você leva um tempinho para enteder sobre qual personagem estamos lendo. E por que isso se tornou um problema? Porque em vários momentos, a narrativa quebra e joga outra história que está sendo contada no meio. Diversas vezes me pareceu que estava assistindo uma série e que quando termina um episódio, peguei o episódio seguinte no meio. Entendem?

O livro é confuso, mas não é ruim. Ele te instiga a terminar, a querer saber mais, a história é confusa, mas quando vc entende o que está acontecendo, é algo muito bom.

Se você puder, leia logo depois do Neuromancer, se faz um tempinho que você leu o Neuromancer, recomendo que releia.

@menos.uma.pagina 09/10/2023

O Futuro é Ancestral
Anos após os eventos de Neuromancer, fenômenos estranhos começam a surgir na Matrix. Deuses ancestrais se manifestam no ciberespaço, enquanto isso um multimilionário doente busca a cura para sua doença e um mercenário tenta proteger uma garota com um comportamento um tanto peculiar.
Resumindo muito, esses são os três núcleos que compõem essa história. Gibson constrói mais uma vez uma narrativa densa e intrincada, com toques de mistério em um mundo onde a humanidade se distancia cada vez mais da realidade - principal tema deste livro, eu diria.
Virek, mantendo-se submerso em um tanque, como picles na conserva, para assim tentar prolongar um pouco mais sua vida; a garotinha de alguma forma conectada com espíritos ancestrais do voodoo e eles próprios, os Loa, se manifestando pela matrix, são a prova do anseio de sobreviver ao futuro, de não caírem no esquecimento, se arrastando (como alguns trechos do livro) para tentar serem eternos.
É interessante ver que tantas obras de ficção escritas décadas atrás sempre lembram que as raízes da humanidade, suas crenças e sua história podem sobreviver. Vão permear o nosso futuro, se adaptando a ele, se impondo como a origem de tudo e fazendo até mesmo com que o futuro se adapte a elas.
É uma história interessante, e é igualmente interessante perceber como esses três núcleos, que aparentemente não têm nada a ver, vão se conectando até chegar ao final. Final que, diga-se de passagem, não é nada grandioso, mas é de uma simplicidade tão simbolicamente bonita, que na minha opinião não poderia ter sido melhor.

baby targaryen 19/02/2023

Count Zero
Depois de uns anos dos acontecimentos de Neuromancer esse livro mostra as consequências dos atos do Case e da Molly.
Três narrativas diferentes, muita informação mas que no fim tudo se encaixa perfeitamente bem.
Uma leitura gostosa e fluida.