A Chave de Bronze

A Chave de Bronze Cassandra Clare
Holly Black

Resenhas - A Chave de Bronze

Iza 27/11/2016

Quero a continuação "pra" ontem!
Bom essa é a primeira resenha que escrevo, então me perdoem se algo "sair" incoerente ^.^/.
Enfim, o que eu posso dizer sobre esse terceiro livro da série Magisterium é que certamente as autoras foram ousadas, e digo isso com o coração na mão, pois ainda não decidi se as odeio ou admiro pela decisão que tomaram nos capítulos finais do livro.
Inicialmente a história se desenrolada de uma maneira bem "light" apesar que logo no começo nos deparamos com um assassinato em um momento que deveria ser de celebração (e isso não é um spoiler, está na sinopse!) e a partir daí as coisas tomam um rumo inesperado já que percebemos que alguém está tentando mata Call e as tentativas continuam ao virar das páginas.
Mas por que? E quem?! Essa é a pergunta que Call, Tamara Aaron e até mesmo Jasper tentam desvendar no decorrer do livro. Os amigos tentam proteger Call a qualquer custo, mesmo que seja contra a vontade do garoto.
Muitos personagens já citados nos outros livros aparecem com mais frequência e com papeis importantes, como por exemplo Anastacia Tarquin e Alma da Ordem da Desordem.
Minha opinião é que esse livro é cheio de surpresas e muitas REVELAÇÕES que te deixam com o queixo caído e se perguntando da onde as autoras tiraram tal ideia. O livro tem uma leitura bastante rápida, porém em momento nenhum cansativa, tudo o que acontece nele é bem objetivo. Um pontinho negativo é que você acaba descobrindo quem é o espião/assassino um pouco antes da revelação, mas acho que isso foi intencional. Está mais que recomendado e se ainda não leu, por favor LEIAM!
P.S.: E aquele final... Aiaí! Vai ser polêmico...?
leonardo.a.lima 02/12/2016minha estante
Ainda tô processando esse livro depois da leitura, como vamos driblar os acontecimentos no quarto livro? Espero que saibam Oque estão fazendo

Iza 03/12/2016minha estante
Sim, por isso estou ansiosa para saber como vai se desenrolar o próximo livro!

Jamile 03/12/2016minha estante
Eu ainda não me recuperei do final, mas acho que ele ainda revelará mais surpresas...
Porém achei que a função de alguns personagens não ficou bem clara(pelo menos pra mim), mas também acho que terão supresas sobre eles também... Rsrsrs. Quero o próximo urgente!

Carol Meneses 12/12/2016minha estante
[SPOILER]
Será que se usarem o alkahest no Alex pra voltar pro Aaron, ele volta? ;-;

Iza 13/12/2016minha estante
(Spoiler)

Bom, Carol não sei dizer, já que o corpo deveria ser preservado né, se não, não teria como ele voltar.

Leandra87 03/08/2023

Doce e intrigante como só Cassie e Black conseguem fazer!!
Eu estava numa ressaca infernal de 2 anos sem conseguir ler nada por conta do epílogo de peças infernais que acabou comigo, apesar de ter amado o livro! Com uma pilha de Livros aqui se acumulando percebi que era hora de voltar, e escolhi justamente uma série que foi escrita por Cassandra Clare kkk estou devorando esses livros e assim retomando todo meu amor pela leitura que pensei ter esquecido. Em três dias li os primeiros três de cinco dessa série, a chave de bronze é intrigante e te faz ficar ansioso pra saber o desfecho, só posso dizer que ganhei uma aposta com uma amiga já que descobri quem era o espião no segundo livro kk e agora ela vai ser obrigada a ler a saga também!
HAvellyn 03/08/2023minha estante
fiquei com medo de peças infernais

Pedro1666 03/08/2023minha estante
O tanto que esse espião infernizou a vida deles não tá escrito

Leandra87 03/08/2023minha estante
Estou lendo o 4° e estou surtando kkk

annyca 30/07/2022

PLOT ATRÁS DE PLOT!
Sem spoilers ??

AINDA ESTOU EM CHOQUE COM ESSE FINAL! MEU DEUS QUE PLOT INESPERADO??

A leitura desse livro foi até que bem rapidinha e super fluída, apesar de ter me deixado super atenta à todos os detalhes ao tentar descobrir quem era o espião (e quando eu descobri? meu queixo caiu!).

O decorrer do livro me trouxe uma certa leveza, tanto pelo fato de não ter tanta ação e/ou problemas quanto o anterior, quanto por, pelo que eu percebi, ser um livro que demonstra mais o crescimento dos personagens e os dramas que vem com tal crescimento: ciúmes, sentimentos confusos e, até mesmo, namoro. Não estou dizendo que o livro seja parado e monótono, mas sim que ele te traz uma falsa sensação de paz para depois te abalar por completo.

O livro segue com essa leveza até seus 80%, quando as coisas começam a ficar mais e mais intensas. Confesso que, infelizmente, eu já sabia dos plots (motivos? eu fuxicando o livro até levar tais spoilers ?) e isso fez com que a revelação não fosse tão surpreendente para mim. Mas, desconsiderando os spoilers, os plots foram de cair o queixo!

Foi uma leitura que me fez rir, chorar, passar raiva, me recompor, chorar e passar raiva mais um pouquinho e rir mais ainda das frases do Jasper.

Super indico a leitura do mesmo se você quer continuar essa série e passar mais sufoco juntamente do Call, do Aaron e da Tamara.
Foi isso, tenham uma ótima leitura ?
mah 30/07/2022minha estante
vamo fingir q eu li jkk

mah 30/07/2022minha estante
TO BRINCANDO BESTZINHA VOU LER

annyca 31/07/2022minha estante
ram

Mateus108 28/12/2023

1ª Leitura
Nada de interessante acontece nesse livro, quando finalmente acontece algo que talvez desperte o interesse do leitor, a escrita consegue estragar. Os diálogos são simplórios e a história não tem algo que te mantenha interessado em ler.
Fora os planos estúpidos e a chatice do Call que é um personagem que tem zero carisma. Outra coisa é os erros na escrita, pois foi feito um Box lindíssimo, mas não teve revisão do texto?
Tudo é muito conveniente, as escritoras tomam decisões péssimas, com diversos erros nas dinâmicas apresentadas na história. Se estão tentando matar o Call, por que os magos responsáveis o deixam exposto desta forma? Chega a ser ridículo, Magisterium era para ser o lugar mais seguro e que deveria ter providências para proteger os Makar’s, mas a impressão é que parecem não se importar em colocar proteções mágicas ou patrulhamento ao redor dessas crianças.
O desenvolvimento e escrita ruim, sinceramente cheguei no final do livro com vontade de parar a série, mas eu vou terminar nem que seja no ranço.
Ualace 27/02/2024minha estante
Comentei sobre a diagramação nas minhas observações também. Vou continuar porque comprei o box completo, mas concordo com quase tudo...

Mateus108 28/02/2024minha estante
Estou quase terminando, assim que terminar o último, vou passar o box pra frente.

Debbye 25/07/2022

O PLOT DOS PLOTS
MANO O QUE FOI ISSO??? SÓ TEVE TRAGÉDIA, EU AMEI!! E AS REVELAÇÕES??? EU TO IMPRESSIONADAA, TIPO, NUNCA DESCONFIEI NEM DE METADE DO PLOT, REALMENTE FOI SUPER SURPREENDENTE! ??
vinicorrea 25/07/2022minha estante
O Jasper traiu mesmo? ??

Debbye 25/07/2022minha estante
Nop, mas foi meio incoveniente kkkkk

Karini.Couto 19/01/2017

A Chave de Bronze é o terceiro volume da Série Masgisterium escrita em parceria entre Cassandra Clare e Holly Black, duas autoras que na minha opinião arrasam! Os livros anteriores são Desafio de Ferro e Luva de Cobre, alguém aí já leu?
Então claro que fiquei ansiosa para conferir essa continuação!

Vamor relembrar um pouco da história da série até aqui?

Para aqueles que não leram os livros anteriores e estão se perguntando do que se trata, vamos a alguns lembretes do enredo - sem spoilers galera!

Magisterium é uma escola de magia onde Callum que é nosso protagonista principal frequenta mesmo contra sua vontade. A história da sua vida, digamos assim é que sua mãe foi assassinada em uma guerra entre magos e seu pai Alastair também se formou nessa escola, mas abriu mão do seu poder em decorrência do que aconteceu com sua esposa. Call sempre soube que os magos eram perigosos, dissimulados e que estaria correndo perigo ao ir para a escola, pois lá segundo ele soube fazem certas experiências com os alunos. E claro que Callum não tem o menor interesse de frequentar um lugar desses e mesmo contra sua vontade teve que efetuar um teste de aptidão e mesmo tentando falhar ele é escolhido por um dos melhores mestres da escola.

Já nesse volume Call está no ano de Bronze, terceiro ano na escola Magisterium e claro que até aqui muitas coisas enormes ocorreram, grandes descobertas e situações inimagináveis e ele guarda um segredo muito importante. Seus melhores amigos Tamara e Aaron estão sempre com ele pro que der e vier e juntos são mais fortes e destemidos, a força da amizade é algo palpável o tempo inteiro. Em dado momento eles tomam conhecimento de que há um espião na escola e tentam desvendar sua identidade. E então um assassinato ocorre e as coisas que aparentemente estavam calmas não estão mais; e então eis que tudo começa a acontecer e percebemos que Call está na mira de alguém e cada vez mais em perigo. Nem Call, Tamara ou Aaron conseguem entender o que está acontecendo ao redor.. Afinal era para ter sido uma comemoração e de repente um cadáver e tentativas infinitas de assassinato. E mais uma vez nesse momento vemos o poder da amizade entre Tamara e Aaron tentando a todo custo proteger o amigo. Mas uma coisa interessante é que as autoras deixam claro o tempo inteiro que ninguém é perfeito, ou bom demais ou malvado demais.. São o que são - como humanos, falhos e propensos a erros constantes, bem como arrependimentos.

Além desse quadro temos uma inserção mais intensa de personagens já conhecidos nos volumes anteriores trazendo grandes descobertas e situações inesperadas!

Confesso que durante essa leitura, que aliás, foi em uma única sentada me deparei com um desenrolar muito mais maduro e coisas que eu não esperava que acabaram sendo fundamentais para que eu não conseguisse largar o livro. No final do livro as coisas terminam de uma maneira meio que pincelada e só o que eu sei é que vem mais novidades por aí.. Só pode! E eu já me encontro muito ansiosa! De todos esse teve ação sim, mas achei um tanto quanto lento em alguns sentidos, mas isso não deixou de me animar, tiveram muitas revelações, mentiras, perdas e a profecia parece estar se cumprindo..

Ah sim! A profecia! "Um de vocês irá fracassar, Um irá morrer. E um já está morto" Tenham isso em mente!

Acho que esse livro conseguiu fazer algo bem raro que é se destacar acima dos seus anteriores.. Sei que pode não ter parecido assim para alguns leitores.. Mas se você leu com muita atenção cada um dos livros anteriores, vai saber do que estou falando! Teve uma grande evolução, talvez eu seja um tanto quanto mórbida e acredite que perdas e lamentações trazem bons frutos, afinal temos um amadurecimento de personagens e histórias e promessas de novos acontecimentos bombásticos!
Lorena 19/01/2017minha estante
Não li, mas parece ser bem gostoso de ler. Bela resenha!

Karini.Couto 19/01/2017minha estante
Obrigada Lorena

biiaaa_nunesss 17/06/2023

Definitivamente foi o meu livro favorito de toda a série.
As peças começam a se encaixar, um vilão é descoberto, teve aquela parte que ninguém esperava que acontecesse...
O final me surpreendeu sim, mas eu não fiquei chocada com a revelação do vilão, porque eu desconfiava desde o livro anterior.
Apesar do livro ser bem curto, ele é bem dinâmico e cheio de reviravoltas
JoAo366 17/06/2023minha estante
nossa mas é chato qndo tem vilão, tu smp acerta. Deve ser um saco fazer suspense pra vc

JoAo366 17/06/2023minha estante
só nn acerta as surpresas q eu faço pra vc ?

Ualace 27/02/2024minha estante
Tem mais dois livros, meu caro. São 5...

Queh 11/03/2024minha estante
Tem mais 2 livros. A máscara de Prata e A Torre de Ouro. :)

Giohð¦ 18/03/2023minha estante
Mulher, comprei o box, espero gostar da história ?

anatms 18/03/2023minha estante
espero que vc gostee, no geral eu dou 4 estrelas pra a série, alguns momentos são nem chatinhos mas é legal

Fernando Lafaiete 15/01/2018

A Chave de Bronze: A inspiração que deu certo!
***NÃO possui spoiler da série***

Magisterium é o tipo de série de fantasia juvenil que não me causou uma boa impressão quando li o primeiro livro (O Desafio de Ferro). As semelhanças absurdas e carregadas à Harry Potter, me fizeram enxergar o primeiro volume como nada mais nada menos do que uma cópia mal feita do mundo de J. K. Rowling. Com a leitura da continuação (A Luva de Cobre), a qual eu acabei gostando muito mais, me deparei com aspectos palpáveis e semelhante à Percy Jackson. Com o lançamento deste terceiro livro, eu pensei: Em qual série as autoras irão "se inspirar" desta vez?

A Chave de Bronze me apresentou um mundo mais sólido e mais independente, mesmo que os aspectos às séries supra citadas ainda estejam bem presentes e dificilmente irão ser ignoradas daqui pra frente; já que são elementos importantes para o mundo "criado" pelas autoras.

Um mundo habitado por bruxos, uma escola de magia, um trio como protagonista (dois garotos e uma garota), aulas de magia, uma profecia, uma missão fora da escola com seres caçando os personagens, um vilão que foi dominado pelas artes das trevas e que é ex-aluno da escola Magisterium, seguidores do vilão que usam máscaras, uma guerra entre o bem e o mal que causou a morte da mãe do personagem central. Isso tudo para vocês verem que eu não exagero quando digo que de inovadora esta série não tem nada. Cassandra Clare e Holly Black beberam e com certeza continuarão bebendo das fontes de Rowling e Riordan. Isso é um problema? - Nenhum, se você souber apreciar a história sem ser muito crítico e não ficar se atendo a estes detalhes. Confesso que pra mim as vezes é difícil ignorar tanta inspiração (para não dizer cópia) das séries que citei.

A Chave de Bronze foi uma leitura agradável, divertida e emocionante. Acompanhamos os 3 protagonistas em mais um ano na escola Magisterium, o ano de Bronze, onde eles terão que lidar não só com o segredo de Callum (o protagonista principal), mas também com os acontecimentos do livro anterior. Tudo muda quando um mistério surge e quando um crime acontece em uma festa onde os personagens estão sendo homenageados pelos seus feitos em "A Luva de Cobre". O clima fica tenso e perguntas começam a surgir. A profecia do segundo livro ressurge e nos deixa com a pulga atrás da orelha.

"Um de vocês fracassará, o outro morrerá e um já está morto"

Em quem acreditar? Quem são os reais vilões e quem são os reais mocinhos? Como evitar e como decifrar esta profecia? Claro que pra quem já leu os livros anteriores, já sabe o significado de uma parte deste mistério. Mas ainda assim esta profecia traz um peso bacana para toda a narrativa.

A junção das escritas das autoras gera um resultado agradável de se ler, mesmo que eu sinta mais o peso narrativo da Black do que o da Clare. As descrições ainda me incomodam por não me soarem tão mágicas como eu gostaria que fossem. Mas eu gostei muito deste volume e estou ansioso para ler o quarto livro.

O sistema de magia apresentado é baseado no controle dos elementos e é bacana de acompanhar tudo que os personagens podem fazer com esta magia. As cenas de ação são funcionais e as reviravoltas apesar de serem previsíveis, são bacanas e podem surpreender muita gente.

O final deste livro é um final bem amargo. É o tipo de final que pode não agradar os leitores de fantasia juvenil... Apesar de eu ter notado que o livro foi muito bem recebido pelos que o leram. Apenas fico pensativo sobre o ocorrido. Será que as autoras terão culhão de manter este fato ou voltarão atrás e criarão uma solução mirabolante?

Estou empolgado para ler o próximo e espero que as autoras mantenham o que fizeram aqui. Não tenho muitas esperanças acerca disso, exatamente por ser algo quase inexistente neste tipo de literatura. Mas a esperança é a última que morre. No meio de tantas inspirações das autoras, posso repetir aqui o título da minha resenha: Magisterium é a inspiração que deu certo.
Michel 15/01/2018minha estante
Essa é uma série que adoro , mesmo sendo parecida com Harry Potter e Percy Jackson , ela tem algo que eu não sei explicar , que Faz com que eu fique apaixonado pela história . Acho que talvez seja pelo fato das autoras não ficarem enrolando com o Plot twist principal . Eu ainda não superei o final desse livro :( e estou doido pelo próximo , que graças a Deus já foi lançado aqui no Brasil

Fernando Lafaiete 15/01/2018minha estante
Também gosto bastante desta série Michel, apesar de ter implicado com o primeiro livro quando o li. Lerei o livro 4 este ano e acredito que as autoras darão um jeito neste final.

Queria Estar Lendo 20/07/2017

Resenha: A Chave de Bronze
O terceiro volume da saga Magisterium, intitulado A Chave de Bronze, foi o primeiro livro da Maratona Literária de Inverno que eu finalizei. E comecei com chave de ouro! Ou seria de bronze?

A vida de Call segue seu ritmo inconstante depois de seu embate com o Inimigo da Morte - que, na real, não era o verdadeiro Inimigo. Com todos acreditando em sua mentira e com a ajuda dos amigos para encobrir tal fato, Call tenta seguir em frente e fingir que tem tudo sob controle, quando dúvidas e possíveis traições batem à porta. Sob risco de vida, o garoto retorna ao Magisterium para seu terceiro ano, mas as coisas por lá vão ficar mais sombrias do que ele esperava.

"Fogo e terra, ar e água. É tudo uma coisa só, não são quatro, nem duas, nem três, mas uma. Onde não estão juntas, nada mais são do que pedaços incompletos."

A Chave de Bronze é um livro bem curto, por isso mantém um ritmo excelente do início ao fim. Mais uma vez, Cassandra Clare e Holly Black souberam trazer aquele clima de infanto-juvenil se desenvolvendo que eu gosto tanto. Já conhecemos os personagens muito bem a esse ponto, sabemos seus medos e os traumas que eles carregam por tudo que enfrentaram até agora. Call, principalmente, e seu melhor amigo, Aaron, são os principais no crescimento dessa saga - exatamente por serem únicos na própria história. Magos do caos, que ninguém entende perfeitamente, mas que fazem o possível e o impossível para ajudar. E é aí que sempre mora o problema.

Uma coisa que me deixa AAAAAA em livros do tipo é a negligência dos adultos. Harry Potter tem isso, Percy Jackson tem isso, cite qualquer saga infanto-juvenil grandiosa e eu vou te dizer: tem isso. Aquela ideia dos adultos de que as crianças são menos por serem crianças, que não sabem o que fazer por serem tão jovens e imaturos, e que suas ideias não são tão válidas ou consideráveis porque, de novo, são crianças. E aí quem faz a merda é sempre o adulto. Eles viram as costas para a ameaça e tratam a situação com uma normalidade que o momento não pede. Call está sob risco de vida e mesmo assim seus Mestres acham prudente jogá-lo em desafios ou em aulas mirabolantes que pouco fazem para desenvolver os poderes do garoto, só para confundi-lo ainda mais. E depois ficam arrependidos por terem cometido um erro!

Nessas horas eu até torço pra ele se tornar o vilão!

"É isso que os heróis fazem, Call supôs. Correm direto para o perigo e nunca desistem. Call queria desesperadamente ir na outra direção."

Call continua um grande amor. Suas dúvidas e medos são relativas a tudo que ele vem enfrentando; aquela coisa básica de protagonista que não quer ser um peso na vida dos amigos, mas que acaba se tornando porque eles se importam demais com seu bem estar e não querem vê-lo morto - o que é bastante o cenário que Call está enfrentando aqui. Sua jornada e ligação com Constantine, o Inimigo da Morte, ganhou algumas revelações importantes nesse volume, coisa que vai ditar completamente o tom e o seguimento da história no livro que virá. Especialmente o final! Dois grandes acontecimentos me deixaram no chão gritando e eu não sei o que esperar de A Chave de Prata, penúltimo livro da série.

"Mentalmente, Call colocou o Mestre Taisuke na categoria Não É Meu Fã. Era uma categoria em expansão."

Ao seu lado, sempre presentes, temos Aaron e Tamara. Aaron que, aqui, enfrenta menos de brilhantismo e estrelato e mais da desconfiança das pessoas. Enfim ele vivencia o que é ser um Mago do Caos aos olhos dos outros. A ideia do desconhecido, de ser tão poderoso e temido. Ele é só um garoto assustado, mas algumas coisas acontecem na história que acabam por jogá-lo como possível causador de uma tragédia. Call está ali por ele, disposto a brigar com quem for preciso para defendê-lo, mas com o tempo e com as lutas vem a desconfiança. Call luta entre confiar cegamente no melhor amigo ou se cuidar para o caso de haver alguma recaída, algo em Aaron que ele ainda não descobriu ou entendeu.

"- As pessoas se lembram do Inimigo da Morte, mas se esquecem do homem que o fez quem ele era."

E Tamara, querida e sensata. Ela é a balança equilibrando os dois garotos, mantendo-os unidos e dispondo-se a fazer de tudo para que estejam a salvo. Eu gosto demais do relacionamento entre esses três e, apesar de torcer para Call e Aaron se tornarem um casal, amo a ideia de ver a Tamara e o Call junto. Principalmente porque o Call tem a auto-estima de um feijão e não consegue enxergar o quanto Tamara se importa com ele.

"Será que algum dia poderia haver paz de verdade, Call pensou, uma vez que o Inimigo da Morte não está mesmo morto?"

Os coadjuvantes têm bons momentos na história. Principalmente Jasper, Célia e o Mestre Rufus. São momentos que eclipsam o clima de tensão ou que contribuem para torná-lo ainda maior, e são bem encaixados no desenvolvimento da trama. Você tem aquela sensação de que não pode confiar em ninguém, não completamente. E aí quando as respostas chegam, elas estiveram bem ali desde o princípio!

De novo, apesar de ser um livro curto, ele é bem desenvolvido, então os capítulos passam em meio à adrenalina e boas cenas de ação, com revelações bombásticas e acontecimentos terríveis. Cassandra e Holly liberaram suas facetas mais cruéis para escrever esse volume, senhoras e senhores. Leiam isso com os corações preparados, porque a dor é grande!

A Chave de Bronze sustenta a qualidade da série e abre espaço para os dois volumes finais com um final assustador. Magia do caos pode ser o mínimo dos problemas para Call e seus amigos agora que as coisas começaram a ficar mais sérias; o interessante de Magisterium é como as autoras trabalham os plot twists. Mesmo quando você acha que as coisas se encaixam de determinada maneira, elas viram do avesso e te dão um tapa na cara, surpreendendo pelas respostas que estiveram tão bem escondidas.

Um livro maravilhoso e uma leitura altamente recomendada para fãs de Rick Riordan, J.K. Rowling e qualquer outro autor ou autora que saiba desenvolver uma boa aventura!
Estela | @euviestrelas 22/07/2017minha estante
Terminei o livro agora e estou no chão, não acredito nesse final. Como disse, apesar de curto o livro é bem desenvolvido e bota facetas cruéis nisso, tá difícil aceitar

Júnior 24/09/2017minha estante
Que resenha maravilhosa.

Gus | @escritavo 10/12/2016

MAS... o que?
Eu estou em choque. O terceiro livro da saga é bem fino, mas ganhou um ar mais sombrio desde o primeiro livro, esta ficando menor e mais tenso. A história se desenrola muito bem, te deixa apreensivo até o final... você desconfia de tudo e de todos, e quando acaba não quer aceitar o que acontece. O livro é maravilhoso, mas o final? Nada, nadinha.
MBernabbe 08/01/2017minha estante
Ainda não me recuperei do final.

Mari 21/12/2021minha estante
fiquei com a mesma sensação sobre o Alex, gostava muito dele ?

Klinef 21/02/2022

Não tenho muito o que falar além de: tô chocada com esse final. Eu não esperava metade das coisas que aconteceram, fiquei triste nesse final e a curiosidade pro próximo livro tá grande.
jojo 25/02/2022minha estante
Holly Black servindo tudo como sempre ???

Carolina.Lima 20/01/2022

EU NÃO ACREDITO NISSO
Fluiu rápido pra [*****]. Achei muito fácil eles fazerem as coisas, esse colégio tem segurança NENHUMA.
E que DIACHO de final foi esse? Eu até tinha sacado algumas coisas, mas tinha me recusado a acreditar, mas poha, é isso mesmo???????
E essa revelação do final foi uó.....
Resenha rápida pq vou correr pro próximo.
Ana.auto 22/01/2022minha estante
SIM!!!!