Rita Lee

Rita Lee Rita Lee

Resenhas - Rita Lee - Uma Autobiografia

Stefani36 11/04/2024

Ouvi o audiobook e fiquei encantada do início ao fim. Rita ganhou meu coração aos poucos e no final me tornei fã. Ícone que será pra sempre lembrada! Amei a narração de Mel Lisboa.

_natandeoliveira 10/04/2024

A história da Rita é fascinante. A Rita é fascinante. Não é atoa que Gal Costa dizia que Rita era uma feiticeira. Ela encanta quem ouve sua voz e assiste sua presença. Todavia, o livro, apesar de ser muito engraçado, divertido e curioso, não me prendeu. Acho que o que não funcionou pra mim foi como a obra foi estruturada, com capítulos curtíssimos (alguns de meia página). Gosto de uma leitura mais fluida e que te leva junto com a história. O livro ser dividido em pequenos fragmentos não me vez mergulhar na obra. Relatos curtos e breves de momentos que mereciam páginas e páginas de descrições.

Socorro Cordeir 10/04/2024

Contempla muitos gostos.
IMPORTANTE: NÃO DESISTA DE LER UM LIVRO BASEADO NA OPINIÃO DE OUTRA PESSOA, POIS O ATO DE LER É MUITO SUBJETIVO ASSIM COMO O GOSTO MUSICAL E O PALADAR.
Conheci Rita primeiro como escritora, quando aos 8 anos ganhei seu livro "Dr. Alex", cientista alemão defensor dos animais que se transforma em um ratinho, a história me ganhou, pois mesmo tendo pavor a rato, reli várias vezes Dr. Alex e passei a ver os ratinhos com outros olhos. Na adolescência me encantei com Rita Lee, a ovelha negra da família.
A admiração por Rita e suas falas em cada entrevista me cativavam mais e mais, gosto de ouvir gente que não teme dizer o que pensa a cerca de um assunto, gente que mostra o que realmente é ainda que seja criticada.
Ler essa autobiografia confirmou minha imagem de Rita Lee, aqui ela conta sua trajetória de maneira transparente, confesso que algumas situações são bem chocantes, como no capítulo "Desvirginando", passei alguns dias impressionada, imaginando aquela cena aterrorizante e as sequelas emocionais que ficaram, porém tudo foi se amenizando através do humor que Rita apresenta mesmo nas situações mais difíceis.
Conhecer mais sobre os sentimentos da cantora, a sua família, suas mães, as regras do casarão (sua casa), suas paixões e sua linda história de amor me causaram mais fascínio não pela cantora em si, mas pela pessoa Rita Lee Jones de Carvalho.
O gênero biografia nunca havia despertado meu interesse, mas os capítulos curtos, a leveza e clareza da narrativa me oportunizaram saborear 269 páginas em 11 dias, sempre ao som das músicas que ela cita no livro.
Indico para quem gosta de Rita Lee, para quem tem curiosidade sobre ela, para quem a acha polêmica, para quem quer experimentar o gênero autobiografia, para quem gosta de música e de história.

@__mitchels 09/04/2024

Ela viveu... Viveu tudo, e mais um pouco; (se é que podemos falar assim).

Rita escreve sua auto biografia de um jeito leve e divertido, e trás leveza até para momentos de raiva (vide relato de quando era criança).

Admirei sua sagacidade, seu jeito descontraído, seu amor pela família e pelos animais; gostei da cumplicidade dela e de Rob (seu eterno namorado).

A Rita do livro, é a mesma que vimos muitas vezes na tv, e também nos tweets... Compensa muito a leitura. Já quero começar o segundo logo.

Dmattosss 09/04/2024

Sim, você fez um monte de gente feliz
Eu não sei vocês, mas Rita me fez muito felizes nesses dias. não estava esperando gostar tanto, ainda mais em um formato que não estou acostumado a ler, mas a vida de Rita Lee foi muito bem aproveitada. não existem palavras suficientes que façam jus a tudo que eu senti lendo esse livro, ouvindo suas músicas e descobrindo outras incríveis que as vezes fogem dos hits, mas que são igualmente maravilhosas. pareceu que Rita estava ao meu lado, me contando tudo detalhadamente. consegui ouvir até a intonação durante suas histórias mirabolantes, seus casos secretos e suas maluquices de 🤬 #$%!& loca. gostaria muito de ter tido o prazer de ter visto um show dessa mulher. hoje, encontramos algumas performances dela na internet, mas acredito que nada se compare a ter acompanhado a ?ascensão e a queda? dessa grande estrela. hoje, após sua morte, ficam inúmeras músicas, inspirações e com certeza, agradecimento por ter emprestado a tantos sua voz, sua ousadia e seu amor. eu, que já era fã, agora sou mais um dos apaixonados por Rita e por seu trabalho.

Maryana 09/04/2024

Rita lee
A Rita é minha idola, amo muito ela, eu fico triste porque quando eu comecei a escutar as músicas dela, foi na época que ela morreu, eu já tinha comprado a autobiografia dela fazia uns meses, só que eu estava em ressaca literária e agora que eu consegui terminar, eu amei muito esse livro. Não parece ser uma autobiografia, mas sim um bate-papo com a Rita, sabe? a forma como a Rita ela escreve, que ela consegue transmitir o que ela está sentindo. Eu gostei muito, muito desse livro. Eu tô muito ansiosa para ler a outra biografia dela ???

Fernandang 08/04/2024

Perfeição!!! me emocionei do início ao fim. Como fã, me arrependo de não ter lido antes.
Li com o sentimento de ela ainda estar viva, surreal o quão foda essa mulher foi?
Rita eterna!

Bruna.Adenice 06/04/2024

Tem uma vibe caótica ???? Justamente por isso achei bom
Eis aqui mais uma das belas experiências com a Audible. Sério, o livro em si já é bom, aí a narração dele por lá então... melhor ainda!!!

Esse livro está mais para um bate-papo do que para aquelas biografias certinhas, repletas de informações precisas. E vindo da Rita acredito que essa tenha sido realmente a intenção, a de escrever algo "fora da curva".

Ano passado, ouvi o segundo livro dela, também pela Audible e agora fiz a "leitura" do primeiro. Ou seja, li a biografia "do contrário", mas nada que afetasse minha experiência com as obras.

Rita sempre foi "fora da casinha", então não esperem o contrário da sua autobiografia. Ela é séria, sarcástica, tem devaneios, esquece a cronologia das coisas, elogia, critica o povo todo... Enfim, a leitura é uma vibe caótica pura. Você não sabe se ri, se chora... tudo acontece junto e misturado kkkkkk

Mas, sério... é um caos muito bom (e olha que nem curto ler biografias kkkk)

A obra tem passagens e falas polêmicas, especialmente no que se refere ao uso de drogas pela artista. Mas zero novidades, pois todos que conheciam um pouco da vida e do seu trabalho já sabiam disso. Então, não é algo que vai assustar alguém, afinal ela nunca escondeu esses momentos sombrios de ninguém e muito menos quis dar "bom exemplo". Então, tudo ok.

Como disse, a narrativa está mais para uma conversa despretensiosa com seu público. O texto é bem informal mesmo, mas é bem fluído de se ler.

Só não coloquei ?????????? por causa de algumas confusões na cronologia, que me deixaram um pouco perdida, ainda mais eu que AMO saber as datas de tudo (sou daquelas que guarda momentos por datas rsrsrs), então senti falta de saber se o fato X aconteceu em 1990 ou 2000, por exemplo. Mas fora isso é uma baita obra!!

Fora da casinha? Sim, com certeza. Mas se não fosse assim, não seria verdadeiramente autobiografia da Rita!

anaclaracanto_ 05/04/2024

Simplesmente incrível!
Eu amo a escrita da Rita! Segundo livro que leio, seguido e ainda melhor.
Como é gostoso ler uma autobiografia sincera, realista e cheia de acontecimentos loucos, tristes e incríveis. ?

Avila 04/04/2024

A rainha do "roquenrou" brasileiro.
Fazia um bom tempo que eu não lia uma autobiografia, e com as indicações ótimas sobre este livro da Rita Lee, eu lembrei o quanto gosto de ler uma autobiografia bem contada.
O livro tem suas falhas, mas a forma como a escrita se desenvolve bem de forma cronológica através da vida da Rita é cativante.
A Rita nos leva a conhecer todos os momentos emblemáticos da sua vida (e como foram tantos!), desde sua infância, começo na carreira musical, seu afeto com a família, relação com as drogas, seu amor por Roberto, adoração pelos animais, e seus percalços durante o período da ditadura militar.
Livro enriquecedor com vários momentos engraçados e conturbados dignos de uma história de uma verdadeira rainha do rock.

Juuh 04/04/2024

Iniciando com o pé direito nos audiobooks
Primeiro audiobook que cheguei até o fim. A grande diferença para todos os outros que tentei anteriormente foi a linguagem e esfrita fluída.

Rita Lee compôs não só melodias e letras maravilhosas, como arrasou escrevendo seu livro autobiográfico com um melódico fluxo.

Senti como se a própria estivesse me contando, sentada do meu lado e narrando como se não fosse nada sua trajetória como a rainha do rock in roll brasileiro.

Foi uma escuta deliciosa e engraçada que indico a todos, principalmente aos que adoram saber os detalhes por trás da cabeça de um artista, de onde veio a ideia de uma letra e em que contexto essa mente se desenvolveu.

A gata era uma rockeira nata, parece que para fazer rock in roll não são necessários culhoes.

Gabi.Costa 03/04/2024

Viveu pra 🤬 #$%!&
É tudo muito Rita nesse livro literalmente, o jeito da narrativa, a ordem que as coisas vem. E apesar de tudo que vida boa, bem vivida, cheia e plena.

Aline.Colarusso 03/04/2024

"Ela nunca foi bom exemplo, mas era gente boa"
Rita Lee pode não ter sido o melhor exemplo durante as décadas quando se tratava do seu árduo relacionamento com bebidas e drogas, falsos companheiros que muitas vezes a machucaram (apesar de ela mesma dizer que não se arrepende do uso), mas com certeza foi um exemplo maravilhoso no quesito música, criatividade e inspiração. Vê-la falando das produções de seus shows, dos figurinos, da estética... Só dá mais vontade de criar uma máquina do tempo pra ir assistí-la.

Não é uma leitura fácil, muitos nomes para gravar (que às vezes até apelidos ganham), falta de datas, algumas idas e vindas de informação, mas ainda assim te dá um gosto enorme de entender como foi a vida de uma das primeiras cantoras a falar da sexualidade feminina e quebrar tabus.

Obrigada, Santa Rita de Sampa ??

Lívia Camargo 01/04/2024

Maravilhoso!!!!
Livro divertido, cheio de histórias de Rita Lee e também da música brasileira e seus personagens. Cada trecho uma boa viagem.

Sarah Ramos 31/03/2024

Rita Eterna
Comecei a ler o livro para saber mais sobre a vida de Rita porque tinha iniciado um projeto sobre sua vida. Acabei me encantando por ela! Eu sentia que ela estava sentada ao meu lado, batendo um papo sobre toda a vida dela, assim de um jeito bem casual e entre amigas. A leitura é muito fluida e inspiradora em muitos momentos, a Rita me fez perceber o quanto vale a pena não ter medo de sermos nós mesmo.