Rita Lee

Rita Lee Rita Lee

Resenhas - Rita Lee - Uma Autobiografia

Bookster Pedro Pacifico 25/08/2023

Uma autobiografia, de Rita Lee
A experiência com a autobiografia de Rita Lee foi diferente: escutei no formato audiobook. E adorei! Acho que quando o assunto é audiobook, o que melhor funciona para mim são as biografias. Nesse caso, parecia que Rita Lee estava ao meu lado, contando suas histórias (ainda que a narração não fosse sua).

Ao terminar a leitura (apesar de ter escutado, vou manter a terminologia rotineira aqui), a sensação que fiquei sobre a vida da rainha do rock é coragem. Rita Lee foi corajosa em diferentes momentos da sua vida, não deixando que a opinião dos outros ou a moral da época em que cresceu atrapalhassem seus planos, e na própria escrita de sua autobiografia, ao contar suas histórias sem puder algum.

A artista - e também autora - percorre a sua história a partir de capítulos bem curtos, como se contasse pequenos acontecimentos enquanto fossem saindo do baú de suas memórias. Sua vida foi realmente digna de livro. Tanto isso é verdade que já temos duas autobiografias. E para quem é fã e conhece as suas músicas, a experiência fica ainda mais interessante, já que Rita Lee vai contando como muitas de suas letras foram criadas.

Apesar de esse estilo de capítulos curtos não ser dos meus favoritos, me diverti e me surpreendi muito. Muitas das histórias narradas são inimagináveis. Há muito dos bastidores da carreira de Rita, sua relação com as drogas, seu amor pelos animais, sua resistência política, o afeto que unia os membros de sua família, suas paixões.

Nota 9/10

Para mais resenha, siga o @book.ster no instagram.

site: https://www.instagram.com/p/Cv-5XkTsK0v/
Sheila 27/08/2023minha estante
Onde a gente acha em audiobook?

Mark 13/09/2023minha estante
Estou com vontade de ler

Izabela154 21/10/2023minha estante
também estou ouvindo o audiobook e estou achando a experiência muito legal! a narração é muito bem feita pela Mel Lisboa, e que vida extraordinária a Rita viveu,sou mto fã dela.

amanda.gravena 22/01/2024minha estante
Onde escuto?

Marina516 27/04/2024minha estante
Eu amo audiobook! Apesar de ser muito criticada pelos leitores vorazes que não consideram ouvir uma ?leitura eficaz?, continua sendo a forma mais empolgante para mim. Legal ler uma resenha de alguém que também escuta. Haha

ihatebooks 18/02/2024

Gostei bastante do formato meio journal com ela escrevendo o que lembrava de sua história, sempre admirei muito a rita mas ate hoje nao tinha entrado muito na historia dela, gostei muito!!!
zxsaturno 18/02/2024minha estante
O segundo é melhor ainda!!

Malu.Vilalta 23/06/2020

Autobiografia maravilhosa e divertida. Expressa muito bem a personalidade da cantora.
Genyfa 04/10/2020minha estante
Concordo

Amanda1757 21/07/2023minha estante
A leitura é fluida?

jessy :)) 04/01/2024

Autêntico, Verdadeiro, Forte e... Genial!
Basicamente e principalmente, é isso (tudo) que este livro é: cortante e livre de patrulhamentos e amarras morais. Com uma escrita cômica em algumas partes sobre fatos da sua vida que não são tão conhecidos pelo público em geral.

Vale a pena conferir!

P.S. Também super recomendo ouvir o audiobook, a narração da Mel e do Guilherme é algo de outro mundo? Simplesmente maravilhosa.
AndrAa58 13/01/2024minha estante
Me convenceu! Vou ler ?

jessy :)) 13/01/2024minha estante
Espero que você tenha uma ótima experiência, Andréa! ???

Anja rebelde 03/03/2024minha estante
Vou ouvi esse livro já tava minha lista em outro app

jessy :)) 24/03/2024minha estante
Você vai adorar a narração da Mel e do Guilherme, Carolaine? ????

Anja rebelde 24/03/2024minha estante
Muito obrigada

Flavia_Lo 14/03/2024

Não apenas memorável na história desse país, mas eternizada no meu coração.
A muito tempo eu vinha procurando a oportunidade perfeita para ler essa autobiografia, sempre fui apaixonada pela músicas de Ritinha, mas sempre que eu assistia alguma entrevista dela, eu pensava: ela deve ter muito mais o que falar, se ela é assim com câmeras ligadas, imagina só, como deve ser tomar um café com ela e conversar sobre a vida?

E foi exatamente essa sensação que tive, ela narra os acontecimentos de sua vida, desde a primeira infância, com muita naturalidade, com apelidos, sem ter medo do julgamento. Mesmo não se orgulhando de tudo o que fez, ela se orgulha por conseguir superar tudo, por ter conhecido pessoas incríveis, por conseguir viver da sua arte, por ter vivido um grande e único amor.

Esse livro conta com memórias cheia de personagens que conhecemos de longa data, grandes artistas viveram poucas e boas ao lado da nossa ruiva preferida, muitas desavenças também são citadas, mas sempre com muito humor.

Ela que se denominava compositora, porque segunda ela, não sabia cantar, não sabia tocar, não sabia porr@ nenhuma. Além de chamar a maior parte dos seus trabalhos de “bacaninha”.

Uma autobiografia com essa, tão sincera, escrita de um jeito tão “Rita Lee” de ser, faz com que o processo de vagar por essas páginas fosse como adentrar na mente e no coração, passando por todas as suas percepções e opiniões em relação aos acontecimentos de sua vida.

Repleto de muitas fotos do seu arquivo pessoal, muitas curiosidades sobre a sua vida, momentos memoráveis da sua vida descrito com detalhes, por exemplo, quando estava grávida e foi presa durante a ditadura militar, quando conseguiu trazer de forma clandestina um piano dos Estados Unidos, quando seu álbum foi super criticado no Brasil, mas enquanto isso, na Europa esse era o disco favorito do Príncipe Charles. A sua segunda vez em um palco, que o que surgiu não foi nervosismo, mas sua uma crise de apendicite. Fofo.

Enfim, imagino poucas pessoas tendo a coragem de falar tão abertamente sobre a sua história, se criticando quando necessário, porém sempre que podia gerava acolhimento. Suas letras tão caóticas, marcaram gerações, muito além de “porr@ louca”, ela compunha sobre sentimentos, sobre liberdade, sobre prazer (assunto muito tabu na época) e sobre tantas outras coisas que só você conseguia imaginar.

Eterna Rita, espero que você ainda consiga viver seu barato no pós-vida, você viver intensamente por aqui, mas chegou o momento de viver no seu próprio Harém. Tudo que você previu, se tornou realidade.

Te encontro nas páginas da sua segunda biografia. Beijos.

"A sorte de ter sido quem sou, de estar onde estou, não é nada se comparada ao meu maior gol: sim, acho que fiz um monte de gente feliz."

obs. Estou no aguardo que você vire nome de pracinha

obs2. Quando vai sair a versão proibidona na Bio? Sem aqueles trechos grifados de preto? Alô advogados da família, por favor, liberem, sou curiosa.
Fabio 15/03/2024minha estante
Que resenha, fantástica minha querida!
Parabéns por essa escrita cativante, Flavinha!!!????????????

Flavia_Lo 15/03/2024minha estante
Aí Fa, que leitura incrível, uma escrita tão cheia de personalidade, não tem como não ficar encantada ??

eupriscila 25/12/2023

Que prazer ler e conhecer um pouco de uma vida tão gigante contada pela aquela que a viveu, é aconchegante e engraçado o tanto que rita é rita e isso está claramente na sua escrita também. a admirava antes e agora estou a admirando ainda mais. foi lindo ler e conhecer um pouco também da relação tão bonita e sincera da rita e elis

Eliane406 01/01/2024

Uma mulher incrível
?Com toda honestidade e coragem, a adorável e forte Rita Lee conta suas memórias, uma vida autêntica e bem aproveitada, lutando por espaço em lugar e época que sempre desfavoreceu as mulheres, ainda mais quando a verdade é o caminho. Foi presa, processada, machucada, mas sem nunca desistir.
A primeira mulher a fazer álbuns inteiros sobre a liberação sexual feminina, fez rock n'roll, fez história, viveu a história da música brasileira, viu o bauretz de Tim Maia nascer, criou o selinho da Hebe, viu amigos e família morrerem, passou por todas as doenças possíveis, dentre outras histórias malucas em que ela também era tiete de artista.

Não é apenas um livro de memórias, é o relato da trajetória da música brasileira e de como um artista deve se portar, sem aqueles delírios e suposições de quem não estava lá para contar. Sem papas na língua, enfrentando a censura com deboche, não se curvando aos cartéis, e sem frescuras. Amante e defensora dos animais, crente na vida em outras galáxias.

Uma das passagens ela relata a destruição do parque Ibirapuera, que era uma floresta, onde até sua família fazia horta, e o governo destruiu para construir prédios.
Charles(pai de Rita): "Vocês por acaso sabem o que significa a palavra Ibirapuera em guarani? Ibirá=árvore, puera=lugar obde havia. Ou seja: lugar onde havia árvore. Os índios previram essa catástrofe e vocês foram lá aplaudir." pág.39.O pai de Rita se recusou em participar do evento de destruição.

?"Hoje para um artista se dar bem, ele tem que vender a alma ao cartel empresarial, que por sua vez vende a alma para um cartel político, que vende a alma ao cartel da poderosa nova ordem mundial. Muito diabo pra pouco caldeirão"pág.184

?"Sempre dei mais valor à dignidade de uma Hilda Hilst do que àquelas em busca da fonte da juventude que não percebem o tempo como aliado da feitiçaria feminina."pág.265

gio 29/05/2023

Ai ritinha você é eterna
Que livro fantástico, a escrita da rita tem um quê de intimista, a gente se sente próxima dela quando lê todas as histórias e momentos que ela escolheu contar.

Venus 14/09/2023

Lenda do roquenrou
Não sei se tenho muito a dizer então vou deixar um trecho de uma música da lenda, Rita Lee:

"Será que algum dia famosa eu seria?"
Rita Lee. Sucesso, aqui vou eu!

E digo que, sim. Você não só seria, você é.

Carol 31/05/2023

?Rita Roll?
Estou encantada com a biografia da nossa "Ovelha negra". Não tem explicação! Ritinha é um ícone inigualável da nossa cultura, é uma pena ter partido. Ainda bem que ficou sua história e seus arquivos e este livro maravilhoso nos presenteia com riqueza de detalhes, no estilo Rita lee, de forma icônica e Hilária sua vida; sua trajetória.
Recomendo muito esse livro com certeza vai estar no meu top 10 do ano.
Fabio 31/05/2023minha estante
Concordo com tudo que disse Carol! ???
Toda vez que vejo algo sobre a Rita, me vem a cabeça: "... quem é ele ...esse tal de roque em rou?"

Carol 31/05/2023minha estante
Oii Fabio
Hahahh essa frase define bem a Rita

Fabio 31/05/2023minha estante
Concordo... Define mesmo kkkkk

Daniel1179 03/01/2024

Rita Lee: Uma Autobiografia
É estranho pensar como essa mulher consegue ser atemporal. A "Ovelha Negra" disseca períodos dolorosos e calorosos da sua vida, expondo feitos inimagináveis para a época em que vivia.

Em sua autobiografia, Rita Lee demonstra seu jeito excêntrico e exótico de pensar e agir. Pertencente ao Tropicalismo, Rita faz parte de um movimento artístico-musical que contrapõe os valores conservadores e ditatoriais da época. Com discursos pró-feministas, lgbt+ e igualitários, a artística do rock brasileiro se consagra, mais uma vez, como um expoente da nossa história.

Dois momentos super carregados de significação me marcaram muito:

Durante sua prisão injusta, enquanto o Brasil passava pela Ditadura Civil-Militar, Rita fala sobre as condições insalubres que passava ainda grávida do seu primeiro filho. O que a chocou foi a visita de Elis Regina, que antes não era tão próxima à cantora e pertencia a outro ramo da sociedade. Elis cuidou dela e pôs presença contra a polícia corrupta do local, demonstrando a essencialidade e o poder da figura de Elis não só no ramo musical, mas também na política.

Outro momento foi a decisão de Rita parar de usar alucinógenos e entorpecentes quando sua neta nasceu. "Com 11 anos de vida da minha neta, eu finalmente tive meus 11 anos sóbria".

Ela nunca se arrependeu de nada. Viveu intensamente em todos os momentos. Tudo formou quem ela foi e é ainda hoje, mas fica muito grata por ter superado tudo, junto ao o amor da sua vida e seus filhos.

Adrielle104 18/02/2024

Ritinha que beleza!!!
Meus deus, que lenga lenga até ficar divertido..

Mera visão de quem não é/era fã de Rita Lee.

Sempre conheci aquelas músicas bombadas que tocam sempre, mas nunca tinha parado para ouvir mesmo ou conhecer a história dela.

Demorei muito para encontrar o ritmo. Foram uns 40% agarrados que não saia do lugar, acredito que porque narra infância e início da carreira. Me empolguei mais quando os personagens além dela e do Roberto passaram a ser figuras que reconheço os nomes.

Essas fofoquinhas de bastidores, de saber por tabela da vida de outros artistas também deixa mais divertido.

Rita foi incrível porque era livre do sistema, livre das amarras que todo mundo se vende um pouco.

Se eu soubesse que do meio para o final seria tão divertido, teria me dedicado mais kkk

Claudia.Correia 17/02/2024

Rita Lee
Rita Lee, uma autobiografia, que leitura! Icônica, sagaz, 🤬 #$%!& louca e fluída a escrita é o retrato da autora e sua vida, da infância à aposentadoria dos palcos. Além da trajetória da rainha do rock, o livro é uma aula sobre a música brasileira e os grandes movimentos, como por exemplo a Tropicália. Nunca imaginei que Rita tivesse cantado com João Gilberto, Caetano ou Elis. Virei fã!

Vivi 18/01/2023

Rita Lee Jones
A escrita é muito divertida e retrata exatamente personalidade da cantora
lendo a biografia percebi que a Rita é exatamente do jeito que eu pensava, amo essa mulher e saber de todas as suas maluquices me faz amar ainda mais
a leitura pode ficar um pouco cansativa porque não é dividida em capítulos mas tirando isso é muito bom

off: Comprei o livro sem saber que tinha fotos fiquei apaixonada
off 2: Chocada que ela tinha uma jaguatirica
Mateuzinhz 18/01/2023minha estante
Oi pode curtir minha última postagem pfvr

laree 18/01/2023minha estante
sou doida pra ler esse

João Paulo 29/09/2021

Única
Rita Lee é MUITO mais do que a mídia mostra. Ritinha, assim como a lenda Hebe Camargo á chamava é uma mãe incrível, filha apaixonada por seus país, amante fiel dos animais, natureza e arte. Através dessa autobiografia redescobrir mais ainda o quanto ela é incrível e seu legado no mundo da música foi e será inesquecível. É uma autobiografia divertida, emocionante e carregada de história sensacionais para todo amante de música popular Brasileira e fã da Rita. Amei demais ??