Rita Lee

Rita Lee Rita Lee

Resenhas - Rita Lee - Uma Autobiografia

Giovanna1174 07/10/2023

Li a autobiografia da Rita Lee e simplesmente adorei! Foi uma viagem incrível através da vida e da mente brilhante dessa icônica artista brasileira. Rita Lee nos presenteia com suas memórias de forma franca, engraçada e repleta de histórias inesquecíveis. Sua paixão pela música, sua coragem em desafiar convenções e seu senso de humor afiado tornam esta leitura verdadeiramente cativante. É uma jornada inspiradora que nos permite conhecer não apenas a lenda do rock brasileiro, mas também a pessoa por trás da fama. Recomendo a todos os fãs de música e admiradores da Rita Lee. Uma leitura verdadeiramente enriquecedora e emocionante!

Karina Mucarzel 16/02/2022

Amei
Adorei saber um pouco mais da trajetória dessa cantora maravilhosa que sempre fui fã.
Vale a leitura

romulorocha 12/11/2020

Rita Lee, uma autobiografia - Nota 8,0-10
De uns tempos pra cá comecei a me interessar um pouco mais por música popular brasileira. Quando você pensa em ?reis? e ?rainhas? do mpb, Rita Lee incontestavelmente tem o seu lugar.
No livro, Rita nos envolve com uma riqueza de narrativas pessoais, históricas e culturais sem deixar de lado o seu jeito divertido e espontâneo de ser. Em suas próprias palavras, ela fala ?sobre tudo e mais um pouco?, desde seu ?harém? particular, experiências traumáticas, trajetória musical, ditadura militar e também de seus amores.
Super indico o livro aos amantes de música brasileira, rock e biografias.
"A sorte de ter sido eu, de ter sido quem eu sou, de estar onde estou, não é nada , se comparada ao meu maior 'Gol'. Sim, acho que fiz um monte de gente feliz."

#resenhasdoromulo #autobiografias #ritalee

renata1004 07/01/2024

Epitáfio: Ela nunca foi um bom exemplo, mas era gente boa
"Mulher é bicho esquisito, todo mês sangra." Lembro de escutar esse trecho da música quando criança e não entender direito. Cresci com a música de Rita - minha mãe, fã de carteirinha, me deu este livro de presente e agora o pegou pra ler. Rita Lee na minha vida sempre foi sinônimo da minha mãe, e, crescendo, ao passar a escutar suas músicas com mais atenção, me identifiquei com o eu lírico criado por Rita e, automaticamente, me vi um pouco mais próxima de quem me criou. No dia da sua morte, recebi a notícia na faculdade e, antes de me deixar sentir a morte de uma das minhas artistas favoritas, minha primeira reação foi mandar uma mensagem pra minha mãe, que mora longe de mim (no meu maior momento ovelha negra da família). Ela me conta que chorou assim que viu minha mensagem. Horas depois, me mandou fotos dos discos e cds de Rita que guardava desde sua adolescência, e disse que, se eu quisesse, eram meus. Fofa.

Foi um prazer revisitar a vida da Santa Rita de Sampa, padroeira das ovelhas negras, junto das suas próprias palavras. Os momentos da sua infância, as anedotas dos Mutantes, o amor e a família criada com Roberto, a sua sinceridade sobre seus vícios e sobre tudo o que passou. Sem papas na língua, como sempre, Rita conta sobre tudo de sua carreira, do amor por James Dean e pelos Beatles, da amizade com Elis, Raul, Gil e os tropicalistas, de conhecer Bowie (seu deus), Sônia Braga, Catherine Deneuve, Brigitte Bardot, Eric Clapton, Pattie Boyd, Milton Nascimento, Fernanda Young, Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Ozzy Osbourne, abrir show pros Rolling Stones, estar no Rock in Rio, viajar o mundo em turnê. Rita propaga seu amor pelos animais, suas crenças e descrenças, luta pelos seus direitos por lutar. Seu livro é um espelho de suas músicas: sincero sobre suas amizades, amores, vícios, sonhos, família, sobre o meio musical que fazia parte e ajudou a construir, sobre sua sexualidade, sobre o ser mulher. A leitura as vezes não é linear, confunde um pouco, a autora conta sobre seu passado e volta numa história, ou avança para outra, e depois volta no tempo. Mas como não perdoar Rita se, ao fazê-lo, nos passa histórias tão fantásticas e honestas sobre sua vida como pessoa e artista? Mais encantada do que nunca com Rita Lee Jones de Carvalho. Eterna.

Rosilaine4 15/09/2023

Eterna Rita ?
Foi a minha primeira experiência com esse gênero literário e eu AMEI! Tenho certeza que isso se deu porque era sobre a vida louca e autêntica de Rita e o estilo literário dela, parecia uma bate papo comigo. Amei. Eu queria mais e mais páginas??

nimsayoliveira 21/04/2023

"A coisa que eu mais quero é ter a certeza de que meu namorado Rob saiba que por mim foi o mais amado, meus filhos Beto, Juca e Tui os mais bem-vindos, minha neta Ziza a mais aguardada, meus bichos os mais adorados, meus amigos (que conto numa mão só) os mais reconhecidos, minhas gavetas as mais arrumadinhas. A sorte de ter sido quem sou, de estar onde estou, não é nada se comparada ao meu maior gol: sim, acho que fiz um monte de gente feliz.

Dedico este livrinho às minhas familias e bichos do passado, do presente e do futuro."
??????????

larissaplath 13/01/2023

a nossa daisy jones
Rita Lee é uma lenda! sinceramente, tenho orgulho de ser fã desse patrimônio histórico do nosso país. esse livro me pegou de uma forma muito envolvente, contando do tempo da ditadura, em como a censura era foda para os artistas, e em como "driblavam" isso. Rita conta tudo de uma forma descontraída.

uma coisa a comentar, ela conheceu geral, tipo todo mundo! muito lenda, e também tem um ótimo gosto pra tudo, muita referência ao cinema, amo muito

_owlways 23/01/2021

Sobre amor e peladice
Acredito que a beleza de uma autobiografia está no contato com o que a pessoa se propõe a projetar de si; é uma oportunidade de construir, daquele alguém, uma ideia quase toda Persona (Jung aqui) e, assim, contatar o que ela gostaria que soubéssemos sobre ela. Caímos no risco (?) de conhecer apenas qualidades, apenas luz, mas o que Rita Lee parece compreender como sua luz é justamente o mais esquisito, absurdo e intragável que tem em si. A Rita que Rita projeta é criativa, desbocada, imensamente apegada à família e à cultura brasileira, da qual fora tão acusada de rechaçar. Esse livro traz um apanhado histórico maravilhoso do tropicalismo, inclusive! Senti falta de uma abordagem maior da ditadura, justamente da cantora mais censurada do rolê; mas a bicha parece estar mais interessada em falar de amor. E ela ama muito, ó!! E eu amei essa leitura.

Maju39 05/08/2023

Não me conheceu, mas eu conheci ela
Agora guardo esse livro na estante no meio de tantos outros, é assim que funciona, acumulando coisas para depois deixar tudo fluir, nesses momentos torço para existir uma vida além daqui para eu ter a oportunidade de falar com Rita Lee, é bom ser brasileiro e ver ela como exemplo (mesmo que talvez ela não gostasse de ser vista assim) Era mal exemplo mas era gente boa "Não devo levar a vida tão a sério porque ninguém vai sair dela vivo"
Foi você mulher que me fez achar razões menos toscas para viver

Beatriz 11/07/2021

cansativo (e problemático)
A decisão de ler a autobiografia de uma das figuras marcantes da música brasileira veio a partir da recomendação de uma amiga, ainda em 2016, ano de lançamento do livro.

À época, com altas expectativas, mergulhei de cabeça, mas lá pela página 90 cansei da escrita e resolvi fazer uma pausa. A pausa em questão durou quase cinco anos, e só não continuou porque, essa semana, resolvi dar outra chance - e, sem surpresa, a vontade de deixar o título de lado voltou.

A questão, para mim, é que esse livro tem uma leitura rápida, mas difícil. Não por conter termos rebuscados ou grandes passagens metafóricas, mas por quão exaustivo o texto é. Além do excesso de gírias e palavras em inglês, a ruiva mantém um mesmo tom em toda a extensão do conteúdo, seja tratando de um tema leve ou não.

Apesar de uma história ou outra me interessar, o que mais me marcou foi a quantidade de termos que eu, particularmente, considero bastante problemáticos e insensíveis. Recomendo a leitura única e exclusivamente para fãs da ruiva - com adição de um comentário para que, por favor, tenham uma visão crítica sobre o conteúdo.
João 11/07/2021minha estante
Triste ver os rockeiro virando tios reaça

manuella 15/06/2023

Viva Santa Rita de Sampa!
Li essa autobiografia no começo do ano de 2023, após ter me aprofundado ainda mais na sua discografia e querer entender o motivo dela ter sido como foi. O motivo da carreira de Rita Lee ter sido transformada diante suas fases e o que elas refletiam na sua vida pessoal. Eu me deparei com uma narrativa muito lúcida de sua vida desde a infância e quando a leitura engatou à partir da adolescência de Rita com seu interesse pela música e a proximidade dos Mutantes, eu não conseguia mais pensar em outra coisa que não fosse ler o livro até o fim. Rita me mostrou sua singularidade e o porquê de ser conhecida como padroeira da liberdade. Ela é um exemplo vivo, ainda, do que significa viver sua vida, expor suas opiniões e pontos de vista, ser uma roqueira naquela período machista e uma mulher de espírito livre durante uma ditadura miltar. Ela nos mostra seus traumas, seus privilégios, seus encantos, sua paixão e relação maravilhosa com o amor de sua vida e situações problemáticas, sem JAMAIS olhar para trás com arrependimento, mas sim com orgulho de ter se deparado com uma versão melhor de si estando mais velha utilizando de sua escrita para ter um panorama de sua vida. Infelizmente, em menos de 4 meses depois de ter terminado a leitura e ficado apaixonada por ela, soube da notícia da morte e me paralisou toalmente. E parece que cada coisa que ela nos contava, se formava uma profecia. Ela disse e aconteceu. Espero que mais pessoas tenham contato e se apaixonem por ela como fiz. Descanse em paz, Rita Lee Jones.

fani 06/05/2021

?Ela nunca foi um bom exemplo, mas era gente boa. ?
Ai, como foi gostoso de ler essa autobiografia. Ria a cada página.
Virei mais fã da Ritinha depois desse livro.
?Se o passado me crucifica, o futuro já me dará beijinhos. ?
fani 06/05/2021minha estante
li esse livro no momento certo, estava precisando

SohGabi 16/06/2023

Comprei em Dezembro e confesso que não tinha pretensão de ler já, mas aí veio a notícia da perda dessa pessoa incrível e tomada pela curiosidade passei o livro na frente de todos os outros. Quando comecei a ler muita gente me disse que achou ele repleto de histórias tristes, de fato, o livro tem passagens bem complicadas, mas a forma rita Lee de encarar o mundo e de viver os problemas torna muitas dessas passagens cômicas, claro que quem quiser ler deve tomar cuidado com possíveis gatilhos. Achei incrível conhecer sobre ela de uma forma mais profunda e de poder ver a profundidade emocional que causou a dependência dela. Recomendo eternamente a leitura!

Naila Bertin 04/04/2023

Rainha do Rock Nacional, diva!
Um dos melhores livros lidos na vida. Caramba, vida da Rita da mais que um livro, da peça de teatro, filme, o que mais você imaginar. Que mulher incrível. Já adorava pelas músicas, agora gosto muito mais como pessoa. Rita Lee é um diva. Viva a rainha do rock nacional!

Nat 16/09/2020

^^ Pilha de Leitura ^^
A biografia da Rita Lee é um livro muito good vibes! Conhecia bem pouco da história dela, então por isso me surpreendi com vários causos do livro. Achei linda a relação dela com o marido e com a Elis Regina, bem estranha a escolha dela para animais de estimação e foi muito bom rever a história do rock nacional do ponto de vista dela. Recomendo!

site: https://www.youtube.com/c/PilhadeLeituradaNat