Rita Lee

Rita Lee Rita Lee

Resenhas - Rita Lee - Uma Autobiografia

Vic feitoza 11/10/2023

?Ela nunca foi um bom exemplo, mas era gente boa?
Amei ter essa experiência lendo a autobiografia da Rita, amei mais ainda a forma como ela contou suas histórias e lembranças, e fiquei chocada em saber que ela morou no mesmo prédio que minha tia mora à muitos anos kkkkkk, realmente não sei o que resenhar, só sei que a admiração por ela cresceu ainda mais ao perceber a forma como ela via as coisas e fiquei puta porque ela simplesmente não se enxergava como deveria, como o tamanho da artista que ela foi, e ainda é mesmo hoje depois da sua morte, FODA.

Amei várias frases do livro mas essas me pegaram muito;

? Enquanto isso estarei eu de alma presente no céu tocando minha autoharp e cantando para Deus: thank you Lord, finally sedated?

?Estranho ser o que fui, sendo eu o que sou hoje?

DaniM 05/01/2018

Conheço a obra de Rita, mas não sou sua fã. Sei de todo valor de seu trabalho, mesmo não curtindo-a musicalmente. Portanto, foi uma leitura desprovida de paixões. Não gostei da linguagem adolescente, dos textos por vezes desconexos, soltos, sem fios que os conectem entre si. Não gostei do modo pretensioso e prepotente com que fala de outros artistas. Me incomodou profundamente que ela fale, por exemplo, de falta de higiene da família dos irmãos Batista. Várias vezes. Em vários momentos do livro. Isso pra ficar somente do exemplo do desrespeito com uma família que a acolheu e a tratou como filha(ela mesma diz isso no livro)
Rita é um ícone da música, foi a primeira mulher brasileira roqueira de que se tem notícia, rompeu paradigmas e chutou a porta da música brasileira.
Mas quando conta sua própria história, opta por uma versão que me desagrada e não combina com a vida de que tenho notícia. Ela opta por conceder à sorte e a eventuais ajudas de paquerinhas o sucesso que obteve. Afirma não saber cantar, compor, tocar instrumentos nem dominar o palco. Chegou onde chegou porque o sucesso a perseguiu.
Rita se desvaloriza quando devia falar de boca cheia. No livro, se preocupa com fofoquinhas desinteressantes de bastidores. Poderia ter nos dado uma aula de música, composição, sucessos e fracassos, lutas femininas, crises, perseguições da ditadura e de roquenrou, mas optou por escrever - aos 70 anos - um diário adolescente. Uma pena, porque acho que tínhamos muito a aprender com ela.

site: https://www.instagram.com/danimansur/
Marcos 12/03/2018minha estante
Concordo contigo em todos os aspectos, achei ela muito pedante!

Caique 30/05/2023

Acho que não tenho palavras pra comentar esse não. É uma história tão foda, uma artista e pessoa tão foda, que me deixou em momentos de puro sentimento, risos, um suspiro final de "saudades" e "valeu, viu?". Sim Rita, você fez um bocado de gente feliz.

Isabela.L 05/12/2023

Eita é Rita
Não tem como avaliar muito uma biografia. E sou suspeita, porque sempre gostei da Rita Lee. E tive a primeira experiência de "ouvir" esse audiobook. A narração foi muito boa, feita pela atriz Mel Lisboa quem interpretou a Rita no teatro. E posso dizer, ela foi uma mulher que viveu muito bem! Curtiu a vida! E amou os animais! Mais um motivo para admirar ela ainda mais!
mluisad 05/12/2023minha estante
muito lenda!!!

alvarezcoelholeal 17/02/2024

Santa Rita de Sampa
Me senti abraçada com essa biografia. Rita, para mim, é sinônimo de força extraordinária e mutante. Singular. Exclusiva.
ÚNICA!
Foi uma experiência maravilhosa de leitura, uma imersão na cabeça de uma das maiores personalidades que já pisou neste mundo.
Primeira leitura concluída da meta de 2024!

Felipe Augusto 12/03/2024

Uma trajetória conturbada e de sucesso da nossa Rainha do Rock Rita Lee, gostei bastante da história dela mas faltou só um pouco de fluidez nos fatos, é muito vai e volta e as vezes até confuso não tem datas e ficamos meio sem referencia. Mas com certeza é uma grande história tenho que dar um desconto pois ela quando escreveu já não estava com a memória muito boa.

Leila 28/10/2023

Hoje o texto é informal. Bora falar desses dois livros delicinha que ouvi através do audible (já que a dona Amazon está oferecendo uma assinatura 3 meses gratuitamente e resolvi experimentar) e a narração é simplesmente maravilhosa. Confesso que nunca fui muito ligada em música e muito menos era fã da Rita Lee, mas com o seu falecimento recente e todas as homenagens e tals, resolvi ouvir então o audiobook e pasmem, fiquei encantada com a história dela. Louca, irreverente mas também muito gente boa e humana, amante e defensora dos animais (e aí já me ganhou completamente), ela realmente teve uma vida plena. Gente, em muitos momentos rachei o bico de rir com as histórias dela, simplesmente sensacionais e totalmente fora da "casinha". Quando terminei o primeiro livro (Uma autobiografia) quis logo emendar o segundo (Uma outra autobiografia) e é igualmente bom, só que mais denso, por se tratar do período de sua luta contra o câncer e também compreender a época da pandemia do covid-19. Enfim, fui completamente surpreendida e amei a experiência de "leitura" ouvida através do audible e recomendo. Agora vou aproveitar o restinho dos meus 3 meses "de grátis" e ouvir mais alguns outros que tem disponível por lá, kkkkk. Até logo e beijos procêis.

ana beatriz 08/06/2023

Devota de santa rita de sampa ?
Saio da leitura com o coração explodindo de gratidão. rita lee fez (e faz!) parte de momentos muito especiais na minha vida e poder conhecer mais sobre sua história é realmente um presente que ela nos deu com sua autobiografia. me senti como se ritinha estivesse sentada ao meu lado, me contando o significado de cada música, cada 🤬 #$%!& -loucura, cada aventura, expondo seus sentimentos para mim :') você fez muita MUITA gente feliz, rita! obrigada por tanto!!! continuo daqui protegendo os animais e levando suas músicas por onde vou!

tenho certeza que rita lee curtiu a vida, mas também que a vida curtiu rita lee :'))

Gabriela Dunham 28/02/2020

Eu nunca me considerei fã da Rita Lee. Conhecia as músicas mais famosas (lança perfume, mania de você, erva venenosa, agora só falta você) e tinha aquela imagem da rockeira "doidona" na cabeça. Comecei a ler a autobiografia meio por acaso e acabei amando!! Não apenas a escrita, mas a própria Rita - perdoem a rima pobre. Lendo fiquei surpresa não só pelo quanto a Rita produziu e trabalhou, mas sobretudo pelo quanto ela viveu. A ovelha negra que na verdade era a caçula queridinha do pai teve uma vida recheada de histórias, festas, viagens, aventuras, acidentes de percurso. E ela conta tudo com muito bom humor e sinceridade, sem passar a mão na própria cabeça ou romancear os erros e as fases difíceis. Enquanto acompanhamos a vida dela passeamos também por um pouco da cena musical brasileira: Gilberto Gil, Raul Seixas, Cazuza, Elis Regina (numa das passagens mais tocantes), a Jovem Guarda, o Rock in Rio ainda dando seus primeiros passos... São todos personagens dessa história. Diria que é um "Só Garotos" nacional, porém menos poético e mais ácido. Sei que ela se aposentou dos palcos, mas a vontade que fica após a leitura é de correr direto para um show dela. Como isso não foi possível, corri para uma entrevista dela no "Conversa com Bial" e valeu muito a pena! Nessa entrevista, inclusive, mostram algumas das cenas e show citados no livro.

Hayne 28/03/2020

Como uma autobiografia deve ser
Autobiografia estilo ?sincerona?, sem floreios, com autocrítica elevadíssima, sua visão sobre fatos históricos e tretas do mundo da música ao longo dos anos. Recomendado para fãs, por ser a visão de uma artista relevante, e para não fãs, por ser o testemunho de uma mulher que desafiou paradigmas de sua geração.

Aline.Colarusso 03/04/2024

"Ela nunca foi bom exemplo, mas era gente boa"
Rita Lee pode não ter sido o melhor exemplo durante as décadas quando se tratava do seu árduo relacionamento com bebidas e drogas, falsos companheiros que muitas vezes a machucaram (apesar de ela mesma dizer que não se arrepende do uso), mas com certeza foi um exemplo maravilhoso no quesito música, criatividade e inspiração. Vê-la falando das produções de seus shows, dos figurinos, da estética... Só dá mais vontade de criar uma máquina do tempo pra ir assistí-la.

Não é uma leitura fácil, muitos nomes para gravar (que às vezes até apelidos ganham), falta de datas, algumas idas e vindas de informação, mas ainda assim te dá um gosto enorme de entender como foi a vida de uma das primeiras cantoras a falar da sexualidade feminina e quebrar tabus.

Obrigada, Santa Rita de Sampa ??

beto 06/06/2023

Rita é engraçada, curiosa, ácida e cheia de personalidade. Muito interessante ler sobre experiências da infância, adolescência e saber, um pouco, de onde vem tanta criatividade. Uma vida bem vivida!

Lara 27/12/2020

Rita sendo Rita. Um livro muito gostosinho de acompanhar, principalmente pra quem é fã ou tem interesse em conhecer. O leitor acompanha desde o primeiro disco voador ao primeiro disco musical, primeiro beijo, primeira banda, primeiros shows, com descrição das opiniões de Rita sobre suas músicas - sendo bem autocrítica e dura consigo mesma - e as relações dela com outros cantores - os que mais encantam são a relação dela com Gil e Elis.

Repleto da linguagem já conhecida da cantora em entrevista e shows com sarcasmo, piadas, autodepreciação, saudade, amor e (por que não?) um pouquinho de raiva, que é impossível o leitor não sentir, principalmente pelos acontecimentos na época dos Mutantes.

Por fim, não poderia deixar de terminar a biografia feliz com a velhice, com a família e os bichinhos.

"A sorte de ter sido quem sou, de estar onde estou, não é nada se comparada ao meu maior gol: sim, acho que fiz um monte de gente feliz."

Juan 09/11/2022

Muito boa a autobiografia da Rita Lee. Ela é muito autêntica, desde sempre. Apesar de ter me arrastado em alguns momentos pq tem partes que ela comenta música por música, e acaba sendo um pouco tedioso, mas no geral a leitura é boa.