Um dia, um rio

Um dia, um rio Leo Cunha...

Resenhas - Um dia, um rio

mari 22/04/2023

Um dia, eu serei rio
Li esse livro depois de assistir uma encenação magnífica do grupo 59 de teatro. ja folheei ele muitas vezes desde então, e cada vez me apaixono mais. lindo!

Cami Sanches 08/02/2023

Ah, a sensibilidade...
Estou fazendo uma seleção, aqui na biblioteca, de livros que possamos tratar sobre meio ambiente com as crianças, já que esse é um dos projetos que temos na escola neste ano letivo.
Eu acho muito potente pensar em tratar temas tão complexos por meio do simbólico, por meio do não dito, daquilo que não é óbvio, e conseguimos fazer isso com este livro.
Gosto da poesia deste livro, gosto muito!
Gosto da forma que nos toca...
Ou melhor, da forma que me toca, não é?

LALA LITERARIOS 26/05/2022

Meio triste o personagem, mas com traços lindos, o desenho é bem melancólico mas a história traz uma ótima mensagem ?

Silvana137 13/05/2022

Triste poesia
A história de um rio , que teve vida , que teve alegria, sobre a tragédia de Mariana(MG), para que as crianças entendam reuma forma lúdica, através de poesia e ilustrações otimas, da pra explicar perfeitamente parada crianças de uma forma mesmo que triste mas com um friozinho de esperança #Recomendo

Eliane 27/03/2022

Sensível
A sensível história de um rio perpassando a vida de uma criança, de uma comunidade. Melancólico. Lindo. Recomendo.

Nilton 20/07/2021

UM DIA, UM RIO (2016)
Autores: Leo Cunha, André Neves
Impossível contar a história da humanidade sem falar da importância dos rios. Infelizmente, é impossível falar dos rios, sem falar da destruição que os seres humanos promovem na natureza.
?Um dia, um rio? é um desses livros-denúncia. Nele, o autor Leo Cunha e o ilustrador André Neves mostram, através da poesia densa e da linda ilustração, como a gente destrói a gente.
Denso, desesperançoso, mas nem por isso menos belo, o livro aponta para o futuro. A esperança é construída na reação de quem lê. Chegamos aqui. Continuaremos agindo assim: destruindo, além dos rios, nossa(s) História(s)?
Prato cheio pra levar crianças e adultos à reflexão. Indicadíssimo!!!
#UmDiaUmRio #LeoCunha #AndreNeves #RioDoce #Rios #Natureza #Preservação #Ecologia
17º livro lido
20/07/2021

LariLeitão 05/06/2021

Arte fantástica
A arte do livro é o que mais fala nesta obra. O texto se for a o complemento e, para crianças, é necessário para fazer pensar sobre o resultados no futuro das ações presentes

@solitude_e_books 23/05/2021

Meu Instagram Solitude_e_books
Um livro sensível, onde a poesia e as ilustrações se misturam em algo delicado e profundo, chega dar um aperto no coração. As palavras trazem o significado da dor e as imagens um grito sufocante de socorro.

Lisi Olsen 16/03/2021

Eu fui um rio, um dia...
Sabe quando as palavras descrevem uma dor?
E as imagens gritam por socorro?
Esses são os principais sentimentos dos leitores de Um dia, um rio.
Impossível não sentir dor ao se lançar sobre sua leitura, pensar em como tantas vidas foram transformadas pelo descaso com a vida. A vida na água, vida na terra, vida pela vida.
A cada página navegamos por um rio que só resta lembranças, e que junto vai tentando costurar uma colcha de esperança. Um rio menino, como os futuros destruídos na tragédia em Mariana, Minas Gerais.
Através da poesia da escrita e do desenho lamentamos junto ao rio, o rio que um dia ele foi.
Esperançando que um dia volte a ser, o que um dia foi.
Uma leitura necessária! Dolorosa! Poética! Fantástica!

site: Canal e página Devaneios em arte

clarakairos 05/12/2020

O impacto é como uma onda
Não faço resenhas dos livros que leio, mas este merece. Uma leitura breve, poucos minutos, que foi capaz de me afogar em lembranças de um dia trágico e que ainda deixa o gosto amargo de lama na boca de tantas pessoas. Com versos curtos, pontuais, Leo Cunha foi capaz de trazer a dor de um dia fatídico e, junto a ela, a esperança de renascer. Belo, sutil, com imagens poderosas de André Neves (verei por muito tempo os olhos dos desenhos me encarando). Dizem na sinopse ser um grito de socorro; sim, e mais. É um grito de lembrança e de esperança. Havemos de ser rio, um dia.

Val 20/09/2020

Foi-se o Rio
Conheci o livro porque algumas de suas páginas foram citadas na Olimpíada Nacional de História do Brasil. Posso dizer que é um livro infantil, mas talvez as crianças não entendam a dimensão e crítica histórica contida. O personagem principal é o Rio Doce, que após o rompimento da barragem de Mariana, foi profundamente poluído.
As ilustrações são poéticas e atribuem caráter humano ao Rio e conseguimos sentir sua tristeza quando o cromo e mercúrio invadem suas águas. Se você tem crianças em casa leia para elas, se você for o adulto da casa leia também, pois a memória do Rio Doce não pode se esquecida, assim como os acidentes ambientais que os brasileiros e governantes tem mania de chamar de fatalidade e atribuem a causa a vontade divina e não a intervenção humana no ambiente.

maria 19/09/2020

QUE LINDOOOOOO
é um livro infantil, que retrata denmaneira profunda e poética o rompimento da barragem de mariana, em 2015

Ronnayse 09/08/2020

Um dia, um rio eterniza o "acidente" de Mariana com reflexões poéticas e profundas.

Jack 21/08/2017

Um dia um rio
Um livro lindo, simples e com uma mensagem profunda... amei.

Rô Castro 21/05/2017

Poético, simbiótico, profundo... O acidente de Mariana resignificado para sempre
Pense em uma poesia que enche seus olhos de lágrimas; pense em uma ilustração que te leva a vivenciar um fato como se ali estivesse; pense em um livro que coloca em vc todo o sentimento de pertencimento a uma terra, coloca vc para sentir dentro de si aquilo que o outro sentiu de tristeza e ainda te deixa com um ar de esperança.

O acidente de Mariana e do Rio Doce não poderia ter melhor linguagem e forma de expressão como a desse livro.

É um livro que está acima de sua literatura e faz uma ligação "espiritual" entre o leitor e o povo de Mariana.