A marca da vitória Phil Knight
Phil Knight

Resenhas -

Gustavo Santos 25/04/2024

A marca da vitória
Um dos melhores livros sobre empresas que eu já li, esse livro conseguiu me deixar muito ansioso com momentos muito tensos para ver como vai ser a solução do problema. Já admirava muito a marca antes mas agora fiquei encantado com a construção desse império

Debora.Borinelli 21/04/2024

Queria o que todo mundo quer: ser eu mesmo em tempo integral
Sabe aquele sentimento forte único que aparece vez ou outra na nossa vida? Como um instinto de fazer algo, que parece sem sentido se contarmos a alguém, mas que para nós é tão certo? Foi assim que a Nike começou.

O início de Phil Knight - criador da Nike - foi como um jovem de família classe média p/ alta com seus 20 e tantos anos, formado em contabilidade, com o pensamento de não querer trabalhar para os outros, de construir algo dele, ele gostava muito de liderança, estratégia e corrida, desde o colégio, e começou a sua jornada viajando pelo mundo "patrocinado" por seu pai.

Em muitos momentos no livro, sendo uma história, uma autobiografia, ele mostra que ninguém começa "pronto", muito do que ele fez foi negociar e persuadir os outros a entrarem na onda dele, simplesmente porque ele acreditava na ideia. E queria mais que tudo: vencer.

Nike é a deusa da vitória, força e velocidade. Um nome que se encaixou perfeitamente.

Porém, muitas coisas aconteceram por "acaso" entretanto... O começo mesmo, foi com ele revendendo tênis de uma outra marca, os Tigers japoneses. Só muito tempo depois, com o rompimento com a indústria que o tinha como distribuidor é que ele lançou sua própria marca, o nome surgiu, a logo também, nada foi extremamente planejado.

Enquanto a empresa ainda era embrionária, ele ainda dividia seu tempo, primeiro trabalhando em uma contabilidade e com serviço militar, depois lecionando na universidade - onde conheceu a sua esposa, parceira de toda a vida.

O livro traz alguns aprendizados de sua vida, mas principalmente traz as negociações que foram feitas ao longo do tempo e os parceiros que entraram e saíram de cena. É uma leitura interessante para sairmos daquela fantasia de que tudo é certinho no mundo dos negócios, muito pelo contrário. E também de percebermos o valor do esforço frente a qualquer tipo de sorte ou talento.

daniel.vasco.716 19/04/2024

Achei muito interessante a história, estou acostumado em devorar biografias sobre heavy metal. Não só recomendo esse livro, como irei adquirir. Um abraço a todos e boa leitura

duartecaslu 19/04/2024

Uma leitura interessante
Mesmo que o autor se proponha a escrever com uma abordagem motivacional, o livro trata de um período histórico específico e situação financeira específica.

Acompanhei no sentido de interesse pela própria marca mesmo, e pra mim foi uma abordagem deliciosa. Foi como se eu estivesse vendo um complemento interessantissimo do filme Air do Michael Jordan.

vhtonetti 18/04/2024

Cativante
Acredito que a primeira autobiografia que leio. Nada melhor que começar com esse leitura excepcional.
Cativante, histórico, atraente. Ao senhor Phil Knight, o empreendedor desajeitado, mas obstinado, aos seus amigos e colegas, que levaram junto com ele esse fenômeno do zero a ser o que conhecemos hoje. Como pai, sinto as mesmas preocupações que ele expõe no livro. Se posso fazer melhor, estar mais presente....

Dúvida que muitos vezes não consegui responder se estou no caminho certo.

Super indico esse leitura de empreendedorismo e autoconhecimento.

Kemi 15/04/2024

Vai muito além de um livro de negócios
Phill narra a sua história de vida, construindo uma das maiores marcas de esporte com uma narrativa viva, real e muito envolvente.

É interessante ver que, assim como muita gente, Phill não sabia o que fazer da vida quando começou a Nike e tava suuuper perdido.

O livro é gostoso e muito leve de ler, dá pra aprender muito sobre negócios e marketing, conhecer os bastidores e a criação de uma das marcas mais icônicas do mundo (que usava outro nome antes de Nike surgir de um jeito inusitado ?), e das lições aprendidas ao longo do caminho.

Fiquei chocada ao descobrir pela historia de Phill, que Puma e Adidas surgiram antes, e são inclusive, de irmãos. ?

Aliás, comecei por uma indicação em uma news que assino e por lá a melhor forma de descrever essa obra foi dizer que é a biografia mais parecida com um romance que você vai ler na vida.

Eu amei e super indico!

Gabriel1994 12/04/2024

A marca da vitória
O livro é legal, não espere encontrar grandes ensinamentos, acredito que cada pessoa pode tirar uma liçãopara si dessa leitura, principalmente se você quer empreender.

Eu saio dessa leitura com a certeza de que nascer nos estado Unidos te coloca 1000% a frente de todos os seres humanos, principalmente nas década de 60.

Beatriz 11/04/2024

?Penso na frase ?são apenas negócios?. Nunca são apenas negócios. Não deveriam ser. Caso de tornem apenas negócios, isso significa que os negócios vão mal.?

Erick Simões 09/04/2024

Inspirador
Um dos meus livros favoritos a partir de agora, que história inspiradora e incrível. Eu me senti lá com o Phil em cada dificuldade, pude me ver em cada momento difícil e reconhecer essas dificuldades em momentos reais do meu cotidiano também, pude rir com a sua vitória contra os burocratas e admirar a persistência, coragem e determinação. Eu não sei se esse livro é para qualquer um, mas tenho certeza que se você passar por ele sem se motivar, se inspirar e buscar coisas maiores na sua vida, o erro com certeza terá sido seu.

Rodrigo1185 29/03/2024

Uma autobiografia emocionante!!
Entrega acima de tudo persistência, perseverança, criatividade e ensina a luta pelo seu sonho, pelos seus ideais.
Ele acreditou em pessoas diferentes para construir um império.. confiar faz parte da trajetória.

caroline.Andreia 29/03/2024

Melhor que muita faculdade
Virou um dos meus grandes favoritos, além de me fazer fã da marca. Uma estratégia inteligentíssima de divulgar uma marca é contar a história do fundador com as emoções que ele sentiu em cada momento. Para quem quer ter empresa, é uma aula de perseverança, de ousadia, de visão de mercado.

Yasmin.Schlomer 24/03/2024

Nike
Vou começar essa resenha com um pequeno desabafo, estou um pouco impressionada no quanto meus hábitos de leitura mudaram com a minha rotina na virada do ano. Demorei quase um mês para finalizar esse livro que no máximo levaria 4 dias em meses passados, mas isso é outra história.

Sempre desviei dos livros de ?assuntos sérios e adultos? por ter um preconceito de que seriam chatos e as lições nunca seriam praticadas de fato por mim. E esse livro veio para me mostrar o quanto eu estava errada.
A história da fundação da Nike é inspiradora! Gostaria de recomendar esse livro a todas as pessoas que fogem do ?mundo chato dos adultos? mas que precisam conviver no trabalho no ambiente que as vezes parece sufocante. Knight mostra que com muito esforço podemos ir além do que sonhamos, e que acima de tudo temos que acreditar e fazer valer o nosso projeto.
Normalmente não gosto de dar spoiler de livros, mas sim de falar as percepções despertadas durante a leitura, e me senti renovada.
Apenas leiam, olhem para os seus calçados e pensem ?caramba, um cara fez isso acontecer?.

Mário 23/03/2024

Inspiração
Perseverança, trabalho árduo e amor pelo que faz são os maiores ensinamentos que o livro proporciona aos que possuem sonhos a realizar.

dabricio 19/03/2024

Se a Nike não rolasse, Phil estaria feito na escrita.
Leitura leve e descontraída, Phil Knight narra os acontecimentos que o levaram à fundação da Nike como um verdadeiro escritor (certamente por ser um leitor nato, fato mencionado diversas vezes na obra).

Acaba ficando cansativo nos últimos capítulos, na esperança de não deixar nenhum detalhe escapar, Phil enche as páginas com muitas informações repentinamente. O livro se torna um relato diplomático.

Mesmo assim, o total da obra é maior que a soma de suas partes, e Phil consegue dar um final satisfatório à história.