O Ano da Lebre

O Ano da Lebre Arto Paasilinna

Resenhas - O Ano da Lebre

Vales92 23/06/2023

O livro simplesmente eclodiu minha mente. Cada capítulo fez o despertar de sentimentos como largar tudo e viver de forma isolada e ao mesmo tempo ter novas experiências que a vida na cidade jamais irá proporcionar. É incrível como uma relação entre animal e ser humano transita entre o selvagem e a civilização. E o quanto custa nossa liberdade aos olhos do sistema social imposto atualmente.

Fer 22/06/2023

A vida é para ser vivida
Acompanhar a história de Vatanen me fez pensar em como ele foi parar nessas situações. A resposta é relativamente simples, ele estava só vivendo. A lebre era seu ponto de apoio e fora isso, ele fazia o necessário pra viver e viver bem.
Hoje é difícil ficarmos em contato com a natureza, e ele constantemente está imerso nela, podendo deixar de lado todos os exageros do mundo modernizado.
Eu gostei do livro, mas confesso que é um pouco diferente do que estou acostumada, não tem um plot principal na história nos quais as tensões apontam, mas várias histórias do que acontece na vida dele. E faz sentido né? É a vida

Ells94w 26/05/2023

"A vida é assim"
Venho tentando incorporar mais literatura de outros países nas minhas leituras, um dos principais motivos por eu ter escolhido esse livro primeiramente.

É uma história meio fabulosa, em ambos sentidos, peculiar mas que carrega seu simbolismo. Com capítulos curtos, se torna fácil de ler.
A ligação entre aquele homem e o animal é linda e acompanhar a jornada dessa persona é reconfortante.

"nada no mundo poderia impedir que aquele homem afligido demonstrasse mais uma vez a força de todo seu ser"

Lindenberg 12/05/2023

Um clássico fraco?
Por ser um clássico eu esperava algo que fosse bom e tivesse um aprendizado no fim, não tem nada disso, é muito bem escrito, mas as passagens do livro são entediantes, o fim é mais entediante, é livro que você lê e 5 minutos depois já não lembra de nada. ?

ana_monte22 14/04/2023

Achei o livro legal, esperava que tivesse mais aventuras e mais profundidade mas foi divertido de ler assim mesmo.

Idkatzx 22/02/2023

O Ano da Lebre
"Uma meia-lua e estrelas brilhavam francamente na noite congelada. Ele tinha seu próprio mundo, aquele ali, e era bom estar lá, vivendo sozinho sem perturbar ninguém nem ser perturbado."

Santos231 30/01/2023

clássico da literatura escandinava
Livro super divertido pra mim, não parei de ler um momento, acho que eu estava precisando de uma história diferente.

Eu não sei explicar muito bem, mas foi muito gostoso ler e prestar atenção na história do homem e da lebre, que ainda se passa na neve!

é incrível como a vida dele se torna inacreditável e impossível para os outros quando no passado ele era apenas um fotógrafo. Pra mim isso me ensinou a viver sem medo de nada, sempre fazendo o que você nunca iria fazer, com sede de liberdade.

Os personagens ao redor dele pra mim foram fundamentais para nós termos uma visão desses lugares "pior", sabendo que nada são flores e que em nenhum lugar do mundo essa convivência é fácil. Mesmo assim, isso não pode nos impedir de ser quem somos.

Divertido e inspirador!

Najara 24/01/2023

Um livro de leitura fácil
O livro conta a história de um homem que com base em um acontecimento, achou forças para mudar toda sua vida e, mesmo com coisas ruins acontecendo, nunca se arrependeu de nada.

Carol 13/01/2023

Já deve ter uma semana que acabei o livro e ainda não sei bem o que pensar sobre ele, mas é basicamente um "Na Natureza Selvagem" (não tão legal quanto o filme).

Um fotógrafo decide largar a vida que leva ao encontrar uma lebre na floresta, começa a viajar a Noruega com ela e então é Deus no céu e o láparo na terra.

Mas foi bom lembrar do desprendimento que devemos ter já que as coisas sempre podem ser perdidas. O que nos restará se não tivermos a coragem de nos reinventarmos?

romulorocha 04/05/2022

O ano da lebre, de Arto Paasilinna - 10/10
Um livro formidável! Considerado um clássico da literatura finlandesa.

O ano da lebre conta a história de Kaarlo Vatanen, um jornalista de meia idade, que ao se deparar com uma lebre machucada no meio da estrada, decide não só cuidar dela, como largar tudo da sua vida secular (casa, família, trabalho) e viver aventuras, das mais inusitadas já imaginadas ao lado de sua nova companheira.

A leitura envolve demais! Você nem sente as páginas passarem de tão agradável que a leitura é. Para mim, o livro deixou algumas reflexões, como o tempo que gastamos desconectados com a natureza, os animais e com o resto dos ecossistemas que nos rodeiam. A gente costuma dizer ?existe um mundo lá fora? e tal, mas poucas vezes lembramos que não se trata apenas de ?um mundo?, mas de ?mundos?, cheios de diversidade e muita vida. Abrir-se para estes mundos é um caminho sem volta, ou quem sabe, uma volta sem caminho? enfim, o livro me fez dar uma boa viajada rsrs.

#resenhasdoromulo #oanodalebre #literaturafinlandesa #artopaasilinna

Patrick 25/10/2020

Um homem...uma lebre
Você já pensou em mudar tudo em sua vida? Abandonando o emprego que você nem gosta muito, o seu frio relacionamento, uma vida urbana enfadonha e viver cada dia uma nova experiência? Pois bem, se perguntassem como eu descreveria essa obra, eu diria que é um pouco de fábula, de utopia, de aventura...
Mas não esqueceria de dizer o seguinte: é uma obra que nos leva a refletir sobre o quanto realmente estamos felizes vivendo nossas vidas.
Eu indico. Principalmente para quem já está na casa dos 40.

luisfelipe.monteiro2 19/10/2020

Razoável
Confesso que esperava mais dessa obra, visto se tratar de um clássico da literatura escandinava. Trata-se de uma fábula, com pequenas doses naturalistas e existencialistas. É um livro passatempo, sem muitas reflexões internas no leitor - ao menos na minha experiência. Para quem não se importa com divagações, é uma boa leitura, mas confesso que já vi obras que chegam ao ponto onde o autor aqui quer chegar, de uma forma mais valorável.

kiki.marino 03/08/2020

Na Finlândia
Mais uma estória em forma de fábula de "um homem em fuga " da vida entediante , do casamento infeliz,do cotidiano, que abandona tudo pra se encontrar.A sua companheira nessa aventura pelas cidades e vilarejos da Finlândia será uma lebre do qual ele se apega ferozmente, muitas peripécias,confusões, que se tornam cansativo assim como o protagonista. Enfim mais um livro de um homem de meia idade tentando fugir das convenções do patriarcado em que são criados e ajudam a perpetuar.

Tana 17/05/2020

O livro nos apresenta um incidente que foi capaz de mudar toda uma vida. Depois do atropelamento de uma lebre, o protagonista muda toda a sua vida, larga emprego e esposa para viver uma vida mais simples, junto à natureza e tendo como companheira a pequena lebre.
O livro vai nos revelando diversas aventuras experenciadas por Vatanen em meio à floresta finlandesa, nos mais diversos cenários e climas. Fala da aproximação com o meio natural, da relação com os animais - algumas vezes de forma um pouco cruel - e das mudanças que podem acontecer com o indivíduo em função disso, como a inadequação ao convívio social e suas regras. Um livro diferente que provoca algumas reflexões.

Luísa @amochileiraliteraria 30/04/2020

O Ano da Lebre conta a história de Kaarlo Vatanen, um jornalista frustrado com sua vida na capital, que inclui um emprego que não gosta e uma esposa que despreza. Certo dia, em uma viagem a trabalho, ele e seu colega atropelam uma lebre. Vatanen entra na floresta que beira a estrada para socorrer o animal, que teve uma pata machucada, e de repente resolve nunca mais voltar para sua antiga vida na cidade.
A partir daí, esse homem passa a desfrutar de uma vida mais simples, viajando pela Finlândia com sua lebre, que adotou como animal de estimação, se envolvendo em situações inusitadas e aproveitando sua recém descoberta liberdade.

A narrativa desse livro se assemelha a de uma fábula moderna, com capítulos curtos e de certa forma episódicos, onde os acontecimentos tem um toque de irrealidade. Na minha opinião a escrita foi um pouco simplista demais. Com um cenário de pequenos vilarejos e vastas florestas da Finlândia, seria interessante que o livro apresentasse mais detalhes para que a experiência fosse mais imersiva. Também senti que em certos momentos essa simplicidade da escrita atrapalha o leitor a se conectar com o que está acontecendo e a entender certas motivações do protagonista.

No geral, é uma história bem interessante e bem humorada que aborda como uma vida afastada da "civilização" pode ser muito mais vasta. O herói da história se vê em situações que apenas seriam vividas por alguém que não tem medo de experimentar a liberdade. É muito bonito de acompanhar como a amizade da lebre e seu dono sobrevive a diversas adversidades, e como Vatanen considera que foi de certa forma salvo pelo pequeno láparo.

site: https://www.instagram.com/p/B_nEa3OjchR/?utm_source=ig_web_button_share_sheet