O Ano da Lebre

O Ano da Lebre Arto Paasilinna

Resenhas - O Ano da Lebre

bykaua 14/03/2024

Lindo livro!
O meu livro favorito da vidaaa amo ele! Fala sobre liberdade, felicidade, problemas da modernidade. Sou mto suspeito pq ele eh meu livro favorito, enfim meus capitulos favoritos sao o do corvo e o do sacrificio

Fabi 03/03/2024

Não sei se a intenção era pra se divertir com este livro, mas pra mim foi uma leitura leve e engraçada.

Uma lebre atropelada mostrou que, embora maluco, Vatanen era muito gente boa.

A vida pacata ficou pra trás e ele se aventurou muito desde que decidiu ajudar a dita lebre.

Gostei!

darklad212 03/03/2024

Superficial e sem Foco
A premissa de liberdade, além da boa reputação que o livro traz consigo, me animou muito a ler ele - tanto que foi o primeiro ebook que li no meu kindle - , mas tal sentimento foi se esvaindo ao longo do livro, ao ponto de eu até pensar em abandoná-lo.
O livro em si, não é tão ruim, apenas não me cativou. Eu o classificaria mais como uma literatura pueril.
Os fatores que mais me trouxeram decepção foram, sem dúvida, a constante superficialidade dos ocorridos e dos personagens, além de uma linha de acontecimentos totalmente sem foco. Tive a impressão de que o autor tinha um monte de histórias em sua mente e tentou escreve-las todas juntas em um só livro, o resultado, como já disse, foi algo raso, sem o devido desenvolvimento e completamente desastroso. Uma pena, pois eu realmente tinha expectativas desse livro.

Dalac.to 19/01/2024

É um livro bom, especialmente para matar o tempo, admito que não sabia direito o que esperar da história, mas não me decepcionei, sendo um conto, é um livro bem curto, mas interessante.
Se você está procurando por uma leitura rápida e agradável, recomendo.
Nem todos vão amar o livro(sua própria avaliação diz isso) mas para matar o tempo, ele é bem agradável.

Pingoblu1 31/12/2023

Não a profundidade na trama
Entendo completamente, ou talvez não tenha entendido coisa alguma, a mensagem de "ser livre"  que foi tentado passar, mas este desapego todo foi escrito de forma tão banal que beira ao deboche. todos, literalmente todos os personagens são superficiais, sem carisma alguém, se juntar todos eles, sao basicamente a mesma pessoa. As atitudes do protagonista não tem motivo, lógica ou consequência, elas apenas acontecem por acontecer não tem peso pra ele ou pra trama.
A escrita não e ruim, apenas a história que e ruim.

Sobre a edição fisica: e um livro com capa muito bonita, porem a mesma e de um material terrível que facilmente se dobra.
darklad212 03/03/2024minha estante
Concordo totalmente.

Pingoblu1 05/03/2024minha estante
Bom, saber que não estou louco

juliasstupid 15/12/2023

"A vida é assim."
"O Ano da Lebre" foi uma obra emocionante, porém, decididamente, muito aleatória. Ela traz consigo as histórias quase inacreditáveis de Vatanen e sua lebre, que se mostrou ser uma dupla inseparável. Juntos, muitas aventuras foram vivenciadas. E muito crimes.

Aprendi muito sobre a Finlândia nesse livro, cultura essa que eu não conhecia muito bem. As viagens de Vatanen também se mostraram uma grande fonte de conhecimento.

Apesar de ter uma boa escrita e trazer um bom entretenimento, não consigo entender como UMA LEBRE ATROPELADA fez com que Vatanen ficasse com um parafuso a menos e cometesse VINTE E DOIS CRIMES. Mas a vida é assim, né?

NatSantosBooks 14/12/2023

Clássico da Literatura Escandinava
Gente, que leitura gostosa! demais demais. História sobre um homem e e um coelho, oque pode dar errado?

Que aventura legal, cada coisa estranha e engraçada que acontece, tem um clima de neve muito gostoso, recomendo super no natal. Fim inspirador.

Juliana2563 30/11/2023

Que brisa (boa)
Um livro muito louco em que cada página é uma aventura diferente. Difícil parar de ler.
Da vontade de achar uma lebre e mudar o rumo da vida!

Valeria.Honorio 28/11/2023

Não consegui parar de ler
Leitura leve e fluida sobre a coragem do personagem em abraçar a liberdade e sobre uma grande mudança de rumo da sua vida.

Mikani 12/09/2023

Um conto bem interessante
Olha, gostei bastante do conto, achei bacana o detalhe do narrador continuar se referindo ao personagem como ?jornalista? mesmo ele tendo largado o trabalho bem no início, como se ele nunca fosse capaz de largar 100% quem ele era. Interessante tbm a reflexão do que realmente importa na vida e o que é viver. Enfim, me fez pensar muito, bom livro!

stararctic_ 10/09/2023

Livro espetacular
Fiquei de fazer uma resenha antes mas acabei esquecendo, enfim..
Esse livro é espetacular, me surpreendeu de todas as formas possíveis. O ano da lebre é uma obra simbólica onde Vanaten procura se livrar de todos os grilhões da vida citadina, com horários e responsabilidades a terceiros, correntes que o prendiam, que o deixavam deprimido e sem poder de decisão sobre sua própria vida, e o mais surpreendente nesse livro é que foi uma simples lebre que fez com que o personagem deixasse pra trás toda a vida no meio urbano e sair a procura de sua própria essência.
Confesso que não esperava muito, mas o livro me prendeu do início ao fim, eu o devorei como se necessitasse de saber o que aconteceria nas traquinagens e molecagens de vanatem, realmente merecedor de 5 estrelas.

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 09/08/2023

O ano da lebre
O ano da lebre, escrito pelo renomado autor finlandês Arto Paasilinna, é uma obra que nos leva a uma jornada inesquecível e divertida pelos caminhos tortuosos da vida.

Publicado pela primeira vez em 1975, este romance cativante continua a encantar leitores de todas as idades com seu humor peculiar e sua perspectiva única sobre as agruras da existência humana.

A história gira em torno de Kaarlo Vatanen, um jornalista cansado da vida urbana e do mundo da imprensa. Após um acidente de carro envolvendo uma lebre, Vatanen decide abandonar tudo e fugir para a floresta com o animal ferido.

Essa inesperada reviravolta desencadeia uma série de eventos surreais e inusitados que conduzem o protagonista a uma jornada cheia de encontros peculiares e situações hilárias.

Ao longo da narrativa, Paasilinna habilmente combina o humor satírico com uma reflexão mais profunda sobre os valores da sociedade moderna e as escolhas individuais.

O autor usa a lebre como uma metáfora sutil para representar os impulsos naturais e o desejo de liberdade que muitas vezes são reprimidos pelo cotidiano opressivo.

Através das aventuras e desventuras de Vatanen, somos confrontados com questões sobre a autenticidade, o sentido da vida e a busca por uma existência mais significativa.

O estilo de escrita de Paasilinna é leve e ágil, fluindo com facilidade entre momentos de comédia e introspecção.

Sua habilidade em criar personagens excêntricos e memoráveis é notável, com cada encontro de Vatanen na floresta trazendo uma nova camada de diversão e reflexão.

Os diálogos são afiados e repletos de ironia, contribuindo para o tom cômico da obra.

Além do humor, O ano da lebre também aborda temas como a relação entre seres humanos e natureza, a busca por uma vida mais autêntica e a crítica à sociedade de consumo. Paasilinna nos lembra da importância de nos reconectarmos com a natureza e de valorizarmos as coisas simples da vida, em contraposição ao ritmo acelerado e superficial da vida moderna.

Em suma, O ano da lebre é um livro que entretém e faz refletir. Arto Paasilinna nos presenteia com uma história única, que nos arranca risadas enquanto nos convida a questionar nossas próprias escolhas e prioridades.

É uma obra-prima do humor inteligente e da sátira social, que continua a ser relevante e agradável mesmo décadas após sua publicação original.

Recomendo fortemente a leitura deste livro para aqueles que buscam uma escapada divertida e uma oportunidade de pensar sobre o sentido da vida.

Resenha completa no blog Irmãos Livreiros:

site: https://irmaoslivreiros.com.br/o-ano-da-lebre/

sassenach 20/07/2023

Contém leve spoiler
A edição em si tem vários erros de revisão, palavras repetidas, conectivos soltos, erros de concordância, mas nada que impeça a compreensão do texto.
Tem um nível de entretenimento sim e a questão 'questione sua vida monótona, talvez você seja mais feliz fazendo outra coisa e tá tudo bem' é válida, mas tudo aqui me incomoda.
Constantemente há crueldade animal e caça e pesca ilegais, a forma como todas as mulheres são retratadas como megeras malvadas ou sonsas burras e irritantes é nojenta, assim como a valorização de uma mulher submissa e de aparência impecável irreal, que aguenta bebedeira e comportamento de moleque vindo de um homem adulto.
Sim, sim, o livro é de 1975, eu entendo, mas isso não deixa de ser irritante e sim impacta no envolvimento e no prazer da leitura.

O relacionamento dele com a lebre é bonitinho.

Mini Dory 12/07/2023

É...
O que possuio dizer? Bem, a escrita é boa, fluida, não é um livro carregado e você consegue ler mesmo sem muita vontade, contudo, ha certas situações em que os detalhes são demais e passam a ser desnecessários ate mesmo por acabarem se tornando meio nojentos.
Sobre a história em si, honestamente, "não fede nem cheia". Ela não é ruim e se você apenas ler vai ser só mais uma leitura, talvez até meio sem pé nem cabeça, entretanto, se você postar atenção, a história pode nos oferecer reflexões interessantes sobre a efemeridade da vida, por exemplo, ou sobre aquilo que damos prioridade em nossas vidas, essas coisas realmente nos fazem bem? Eu realmente deveria ter isso como prioridade? E se eu largasse tudo? Inclusive, sobre isso, o personagem nos mostra que talvez a melhor coisa que podemos fazer para nós mesmos seja nos desapegar dos bens materiais e ir viver a vida, não há nada que nos impeça de vivemos nossos sonhos além de nós mesmos. Não só essas como várias outras reflexões podem ser feitas, em relação a crueldade humana, nossa soberba, etc.
Não sendo só flores, achei o final corrido, principalmente o capítulo após a volta dele para ir cuidar da lebre, tirando isso, realmente recomendo a leitura.

darklad212 03/03/2024minha estante
Além de ir atrás do urso, que não fez nada além de seu instinto - inclusive saiu barato para Vatanen - e já não era mais uma ameaça.