Born to Run

Born to Run Bruce Springsteen

Resenhas -

Lily Mercury 18/03/2024

??
Depois de ter lido a biografia ficou ainda mais interessante ler a história que eu tinha acabado de ler contada pelo protagonista. É interessante ver a forma como as pessoas veem o Bruce e como ele mesmo se vê, o que ele pensa e viveu em cada etapa da vida. Acho que também o que eu gosto muito no bruce é o quão real ele é. Tiveram tantos momentos que ele falava sobre as angústias que ele sentia e que são as mesmas coisas que você sente no dia a dia. Enfim, gostei muito

Raquel 15/03/2022

Para aqueles q se batizaram nas águas sagradas do rock!??
Eu nunca gostei de biografias, porém sempre fui muito fã do Bruce, foi por causa dele que comecei a gostar de rock e descobri meu estilo musical.
Não foi fácil ler esse livro, o início foi bem arrastado, mas não foi chato não, cheio de fatos históricos interessantíssimo e alguns até inacreditáveis, chego ao fim dele pensando que gostaria de ler novamente! ?
Como a própria sinopse diz: ?Este é um livro para quem trabalha, sonha, para pais e filhos, para quem ama ou vive só, para artistas e pessoas meio fora do comum, e para qualquer um que alguma vez já tenha se batizado nas águas sagradas do rock?n?roll.

Walney 04/04/2021

Nascemos para correr
A narrativa dos primeiros anos de Bruce Springsteen é reveladora, mais pela simplicidade e forma descontraída que o Autor vai tecendo sua vida, parece que estamos vivendo com ele as dores e descobertas, a infância e primeiras namoradas e bandas em um subúrbio comum dos Estados Unidos.
O Autor já está estabelecido como um cantor de sucesso, depois de sua infância conturbada, de traições e problemas judiciais com seu agente e de muitos altos e baixos, as questões psicológicas veem a tona, é um livro gostoso de ler, se tem a noção que a inspiração bebe de várias fontes e que a dor e desengano de um momento, geração ou pessoa é compartilhada por todas as outras, assim é também a alegria de viver e de se conhecer.
Bruce narra seu inusitado casamento e suas primeiras inseguranças com relação a um relacionamento de longa data e a uma nova experiência como marido, novas turnês começam no velho mundo.
Ao contar sua história e se despir em muitos momentos demonstrando humildade e principalmente humanidade e usando a trajetória musical como o pano de fundo para sua vida, para demonstrar sua criatividade e persistência, nos dá nas últimas páginas o tamanho desse grande símbolo da música, realmente o livro é maravilhosamente bem escrito, nos faz querer chegar ao final logo para lamentarmos a conclusão, mas é muito prazeroso ver que esse filho do subúrbio, como muito de nós, foi feito pra correr e correr ainda mais para não esquecer de onde veio, celebrando assim para muitos a vitória, através de sua história. Depois das mortes, de depressões e dificuldades que passamos ou poderemos passar sempre há um meio de seguir em frente e descobrirmos que nascemos também, como ele, para correr

Diego Rodrigues 18/10/2020

A resposta para qual é o papel do artista
Como grande amante da música, é claro que eu já conhecia a obra de Bruce Springsteen. Ou, pelo menos, imaginava que conhecia. Já havia escutado seus principais álbuns e uma ou outra música "lado b". Da sua história pessoal, eu pouco sabia. A vontade de me aprofundar e de preencher essa lacuna foi o que me levou a mergulhar na autobiografia do "Boss".
Aqui vamos acompanhar a história de Bruce desde a sua infância em Freehold, Nova Jersey. Essa fase de sua vida ficou marcada pelo catolicismo. Nascido em uma família com forte raízes católicas, Bruce frequentou escolas com rigorosas regras religiosas. Isso ajudou a formar a personalidade, para o bem e para o mal. Criado praticamente pelos avós, que viam nele uma segunda chance de cuidar de um filho que haviam perdido em tempos passados, Bruce desenvolveu um relacionamento difícil com pai. Os problemas familiares acarretariam traumas que viriam a refletir em toda a sua vida, tanto pessoal quanto artisticamente, uma vez que esse é um tema recorrente em suas letras.
Depois de Elvis e os Beatles, Bruce teve sua aproximação definitiva com a música. Foi quando entrou para os Castiles, banda local de NJ, e passou a frequentar o circuito de clubes, bares, restaurantes e pizzarias da região, tocando na noite. Bruce viu o recrutamento para a Guerra do Vietnã ameaçar sua carreira musical, mas se safou fingindo ser intelectualmente incapaz durante a avaliação. "Fugir da guerra" foi um ato levou Bruce desenvolver o senso crítico e político que mais tarde viria a ser tornar tão intrínseco a sua música.
A ida a Califórnia, o contato com a cultura hippie e os primórdios da E Street Band, são alguns dos episódios que vamos visitar até o lançamento de seu primeiro álbum, em 1973: "Greetings from Asbury Park". A partir desse ponto vamos acompanhar a concepção e o processo de gravação por trás de cada álbum e os bastidores das respectivas turnês. Vamos ver como Bruce Springsteen & the E Street Band cresceram passo a passo, ultrapassaram as fronteiras de seu país e se politizaram ao entrar em contato com as questões sociais pelo mundo. Em 1984, com o lançamento do clássico "Born in the USA", eles já tocavam em grandes estádios e figuravam como uma das principais forças artísticas do mundo da música. Mas não se engane, o sucesso pode ter vindo com uma sonoridade mais pop mas não com o abrandamento das questões sociais, que estavam mais presentes do que nunca no trabalho da banda. A Guerra do Vietnã, o racismo e combate à fome e à pobreza, esses eram alguns dos elementos que acompanhavam Bruce Springsteen & the E Street Band no seu auge, durante os anos 80.
A vida pessoal e artística de Bruce Springsteen sempre estiveram muito conectadas. Além de temas políticos e sociais, suas letras também traziam muito de seus sentimentos e eles não se limitavam somente a traumas familiares. Problemas de relacionamento, o isolamento na estrada, seu papel social e enquanto artista. Essas eram algumas das questões que costumavam encontrar escape em suas músicas, mas nem sempre funcionava... A luta contra a depressão, que é travada até hoje, é assunto tratado no livro. Bem como as questões de paternidade e casamento. Essa é uma faceta do artista que eu não conhecia e foi, sem dúvida, umas das partes mais interessantes e tocantes da leitura.
Aos 71 anos, Bruce Springsteen já vendeu mais de 120 milhões de discos pelo mundo, ganhou diversas premiações, entre elas o Grammy, o Oscar, o AMA e o Kennedy, e foi introduzido no "Rock and Roll Hall of Fame". Apesar da fama, Bruce nunca esqueceu suas origens e se manteve empenhado na batalha contra a asfixia social durante toda sua carreira. Sempre atual, acontecimentos como os ataques de 11 de setembro de 2001, a Guerra do Iraque em 2003, a devastação que o furacão Katrina causou em New Orleans no ano de 2005 e a crise financeira de 2008, não passaram em branco diante de Bruce e refletiram em sua música. Incapaz de permanecer indiferente ao que acontece a seu redor, seja no seu bairro, nos anos 60, percebendo as questões raciais que começavam a florescer por ali, ou no mundo, hoje, mantendo os olhos abertos e atentos para o que está acontecendo agora, Bruce Springsteen, que durante toda a sua vida questionou qual seria seu papel como artista, encontrou a resposta em si mesmo.

site: https://discolivro.blogspot.com/

San 22/09/2020

Gosto de ler biografias. Mas, essa foi uma leitura arrastada.
Comecei em janeiro, e fui intercalando com outras leituras.
Achei em alguns momentos enfadonho, em outros interessante.

Karol 18/07/2020

Fabuloso!
Uma biografia incrível, envolvente, com uma escrita fascinante que torna a leitura ainda mais agradável. Apesar de já conhecer o Bruce o livro trás muitas informações pessoais e peculiares que nos aproximam de sua forma de viver e pensar.
Histórias emocionantes e momentos de reflexão não faltam nessa fantástica biografia, e nos revela o ser humano que existe atrás desse brilhante artista!

Stênio 12/05/2020

Born To Run
Bruce Springsteen nos conta sua vida com muita força e amplitude e assim nos sentimos seu amigo íntimo, um confidente.

Flavia Fucci 31/08/2019

Que livro INCRÍVEL! A vida de Bruce Springsteen, além de extraordinária, é contada de uma forma muito bonita, muito melancólica. Uma leitura para quem se interessa por biografias e/ou música.
Bruce tem uma escrita quase poética, porém a 1ª edição tem erros medonhos de tradução, e que não foram sanados na revisão, o que prejudica a leitura e seu ritmo. Caso leia em inglês, é mais indicado ler no original.

Bruno Garcia 22/10/2018

O Homem na Estrada. Um patrimônio americano.
Quando um grande músico e cronista decide escrever sobre sua trajetória de vida e carreira, somos levados numa envolvente e emocionante jornada em busca de afirmação, de um som, de uma banda, de um amor, de sobrevivência e do sucesso.

A eterna busca pela identidade, contada de coração aberto, nos é relatada pelos dias de glória e dias de luta cruzando a America de costa a costa. As experiências pessoais de um rockeiro se misturam com as transformações do país e sociedade.

Dividido em três partes com crônicas temáticas, a autobiografia é um forte e belo documento de memórias. Contadas por quem tem talento para escrever e honestidade para abordar brigas profissionais, casos amorosos, separação, depressão, problemas mentais paternos, e principalmente amor pela música.

Revelações que descem o astro do olimpo do rock e nos torna mais fãs.

site: http://brunovasconcelos.me/2018/10/01/born-to-run-springsteen-biografia/

LuizaSH 11/01/2018

QUE HOMEM!!!
Quero agradecer à editora Leya por trazer essa maravilha de livro para o Brasil. E agradecer também pelo sorteio que fizeram uma vez, na página da editora no Facebook, quando eu ganhei um exemplar dessa obra maravilhosa!
Se eu já era fã do artista, agora ouso dizer que sou apaixonada pela pessoa. Que história linda de vida, superação, trabalho duro, força de vontade, tudo! Com certeza passarei a ouvir sua música de uma forma diferente agora, sabendo o contexto e a forma como foram escritas. Chorei, dei risada, por vezes até esquecia que estava lendo uma história real, sobre a vida de uma pessoa de verdade, de um astro do rock, da música mundial.
Eu gosto muito de ler biografias para entender a pessoa, onde nasceu, cresceu, como tudo se deu até pegar o talento, desenvolver e chegar a ser o que é como profissional, escritor, ator, cantor, e por aí vai. E o mais legal é que este livro é uma autobiografia, o que quer dizer que foi o próprio Bruce quem escreveu, então dá um toque bem mais pessoal às memórias ali postas.
Vida longa ao BOSS!!!!!!

Nilson 25/08/2017

Absolutamente real
Incrível como este ASTRO Universal conta sua história. Sua obseção em alcançar seu objetivo. Sua depressão pós 60 anos tão familiar pra quem já passou por isso , acabam por torná-lo familiar e especial. Depois de ler seu livro, sua história, da vontade de ir ao seu encontro é simplesmente dar-lhe um abraço. Valeu....

Notas.Literarias 21/05/2017

Aos acordes da Guitarra
Olá pessoal, quem nos acompanha desde o Portal, sabe o quanto eu gosto de biografias de músicos. Essa, em especial, tem um gostinho de saudades. Saudades da minha infância e da minha adolescência. Olhando essa capa só me lembro do timbre de voz tão diferenciado e tão reconfortante de Bruce.

Biografias sempre me deixam um pouquinho de pé atrás, mas normalmente de músicos, costumam ser um pouco mais verídica. E aqui não se mostrou diferente. Bruce sempre foi um cara considerado tranquilo para os padrões do rock and roll americano e ele abre seu coração de forma tão pessoal, que se você já é fã, você será engolido pelas histórias e vai definitivamente admirá-lo mais. Se você não é fã, terá a oportunidade de conhecer uma história empolgante e saber um pouco mais desse artista completo e um homem comum. O livro é divido em três partes e vou falando sobre cada uma delas.

Livro um, Growing Up, mostra a vida de Bruce nos subúrbios de New Jersey, como a criança que conhecia todas as pessoas e que desde cedo começou a tocar em bares foi construindo sua relação com a música em com quem os cerca. Nos mostra o Bruce rebelde que não gosta de seguir regras e que desenvolve uma raiva desmedida de ter que cumprir horários e hierarquias. Uma visão muito interessante do homem que estava se formando.
Resenha completa no Blog

site: http://www.notasliterarias.com/2017/05/resenha-born-to-run.html