Macabra Mente

Macabra Mente Vitor Abdala

Resenhas - Macabra Mente

Aninha | @pactoliterario 18/05/2019

Macabra Mente do autor parceiro Vitor Abdala nos traz 8 contos curtos de terror.

O Barulho Na Casa de Máquinas nos traz a história de uma senhora que está escutando um barulho estranho em cima de seu apartamento, aonde se localiza a casa de máquinas, ela tem certeza que não é o motor do elevador que está fazendo esse barulho, ela liga para o sindico e diz que parece ter alguém querendo cavar o teto para entrar dentro de seu apartamento. A contra gosto, o síndico vai ver o que está acontecendo naquele lugar, sem luz no local, o síndico Arivaldo nem sabe o que está lhe esperando naquele lugar.

Zé do Peixe Quer Seu Voto nos fala a respeito de Zé do Peixe, um vereador que veio de uma família humilde, mas que só vai atrás do povo quando é época de eleição, depois que passa, Zé esquece o povo. Sendo assim, em época de eleição, Zé já está nas ruas, mas se surpreende ao ver que tem uma nova pessoa morando na cidade. Ele vai na casa daquela pessoa para conversar com ela e tentar convence-lo a votar nele nas eleições, quando o candidato entra dentro do casebre ele não imagina o erro que cometeu ao bater naquela porta.

Ilha das Focas nos apresenta uma pessoa que não acredita em reencarnação, mas que após um acidente de ônibus ele morre e reencarna em um corpo diferente. Um animal diferente. Ele reencarna no corpo de uma foca, e terá que se adaptar a viver no corpo daquele novo ser e viver longe da sua família que ele deixou quando ainda era humano.

Despachos nos traz Rafael, um garoto de 18 anos que desde pequeno sempre foi um atleta e participou de competições, mesmo sem ganhar nenhuma, ele continua competindo e sempre mudando os esportes. Até que em uma madrugada em que ele sai para correr, Rafael acaba mijando em um despacho que tinha na rua. Só que agora o santo que era dono daquele despacho está com muita raiva dele e fala que ele tem que fazer uma coisa para ele, se não, Rafael irá sofrer graves consequências.

Esses são respectivamente os dois primeiros e dois últimos contos do livro. Os que eu mais gostei estão aqui, que é o conto do Zé do Peixe, que confesso que me deixou com um pouco de medo no final e eu parei um pouco a leitura, já que estava de madrugada, o conto realmente me deu alguns calafrios.

E também gostei bastante de Despachos, o final me deu muito nojo, quando descobri o que o santo queria de Rafael eu quase vomitei, e pior, quando ele fez o que o santo pediu, misericórdia, Deus que me livre só de imaginar uma cena horrível daquelas.

Mas teve alguns contos que eu também não gostei muito, como o Beta, que é sobre um peixe que passa a comandar a vida de seu dono, e se ele irrita o peixe, o peixe aparece do nada em sua garganta tentando asfixia-lo, achei meio bizarra essa ideia de um peixe mandar em uma pessoa.

Ilha das Focas foi um conto que eu também não gostei muito, fui um pouco contra a ideia que o autor teve, pois imagino algo um pouco diferente. Mas confesso que ri no final pelo que aconteceu com a reencarnação dele pela segunda vez.

A narrativa do Victor é fluída, e com a junção do livro ter poucas páginas, em poucas horas é possível ler o livro. Recomendo o livro para quem quer um passatempo que dê um friozinho na barriga. Eu já havia lido outro livro que também é de contos de terror do autor e havia gostado, Vitor tem grande potencial e uma imaginação incrível, espero ter a oportunidade de ler outros livros do autor...

Resenha postada originalmente no blog Pacto Literário.

www.pactoliterario.blogspot.com.br
www.instagram.com.br/pactoliterario

Carol 01/02/2019

Contos!
São contos variados que te prendem a atenção do início ao fim!
É um livro curto, ms que me surpreendeu.
Indico!!!

Danii36 03/05/2018

Macabra Mente é um livro com oito contos... beeem macabros!
São contos de terror, horror e suspense.
Logo no primeiro conto - O barulho na casa de máquinas - você já se depara com uma situação assombrosa!!! Ri demais (mas foi de puro nervoso hahahah), pois li na maduga, como sempre, e moro em prédio, onde o raio do barulho já me deixava nervosa cada vez que alguém usa o elevador de madrugada. Só digo uma coisa: ainda bem que não sou a síndica! hahahahahahaha
Achei o máximo o conto Zé do peixe quer seu voto: o autor coloca muito bem a ideia dos políticos em época de eleição, quando resolvem visitar a casa de seus eleitores... mas não um eleitor qualquer, um estranho desconhecido e nada simpático... na realidade, meu favorito!
Em Auto de resistência, dois policiais "espertinhos" e um inocente que leva um tiro "sem querer", negligência total... mas as coisas não saem conforme o plano dos policiais, que querem fazer da vítima, um culpado... excelente as notícias que saem no jornal depois do ocorrido!
Em Disco de vinil, um pacato cidadão e colecionador de discos, encontra um vinil interessante... e desde então, a sua vida muda macabramente, sinistramente com o que ele passa a ouvir nesse disco, de uma banda nem um pouco conhecida!!!
Beta: esse me deixou abismada!!! Como um peixe (que eu já não ia muito com a cara dele hahahaha) pode fazer tamanhas atrocidades??? Fala sério... jamais terei um peixe beta!
Tumulo de aço se passa em uma plataforma marítima, onde um funcionário esquizofrênico tenta convencer seu chefe que houve uma explosão e todos da embarcação morreram... mas entra aí a história de um monstro que devastou a plataforma e só sobraram os dois... será que o chefe vai cair nessa???
Ilha das focas é sobre um rapaz cristão que não acredita em reencarnação, até que ele sofre um acidente e reencarna no corpo de uma foca.
Despachos me tirou risos e não foram de nervoso... mas por ser hilário mesmo. O cara passando na rua resolve urinar e nem olha o que tem embaixo - apenas um despacho religioso!!! A entidade começa a perseguir o rapaz e ameaçá-lo até que ele faça o que lhe pede... mas o pedido é algo nojento! Depois de atender ao desejo do espírito, segue a vida! (será?? hahahaha)
Foi meu primeiro contato com o escritor Vitor Abdala e com certeza não será o último! Adorei sua escrita, a forma de desenvolver cada conto e a criatividade de explorar o terror, horror e suspense e me fazendo rir (mesmo que de nervoso!).

Maurício da Fonte Filho 24/01/2018

Uma viagem macabra pela mente de um dos melhores autores de terror da atualidade!
Em "Macabra Mente", Vitor Abdala nos apresenta oito contos assustadores. Escritos em uma linguagem fluida, prendem a nossa atenção, nos deixando ansiosos pelo próximo calafrio.

Destaque para "O Barulho na Casa de Máquinas", que trabalha muito bem com a questão do medo do desconhecido. Também gostei bastante de "Beta", que me deu uma sensação de repugnância com sua narrativa desconcertante.

"Zé do Peixe Quer o Seu Voto" e "Auto de Resistência" merecem menção, por representarem histórias que não só assustam, como também promovem reflexão sobre a nossa sociedade.

Recomendo bastante!

Jackie Sabino 09/06/2017

Bastante inferior à Tánatos. Parece até que Macabra Mente é o primeiro e Tánatos é o segundo e melhorado. Achei os contos de Macabra Mente muito vagos. Alguns até começam interessantes, mas acabei achando que esfriam até chegar num final sem muita empolgação. Não sei se era o foco como Tánatos, mas não senti que eram de terror não. Uma cena ou outra causa asco, nojo ou surpresa, mas não chegou a me empolgar como o primeiro livro do Vitor. Presenteei um amigo com ambos livros e ele teve a mesma opinião que a minha.

Mas na vida as coisas são assim mesmo. Isso me fez lembrar do primeiro livro do Joe Hill que li, "Estrada da Noite" , e que me deixou cheia de arrepios e super empolgada para ler mais obras do autor, como ocorreu quando li Tánatos. Quando li o segundo livro do Hill, "O Pacto", fechei o livro bem decepcionada. Porém, sigo ainda fã e acompanhando o trabalho do Vitor!

Bia 17/04/2017

Resenha publicada no blog Lua Literária
Macabra Mente é uma coletânea de contos do autor nacional Vitor Abdala. Conheci sua escrita através do livro Tânatos, já resenhado aqui no blog.

Começo minha resenha expondo o quanto a leitura foi prazerosa. Se em Tânatos eu senti falta de um envolvimento maior com os contos, neste livro o ponto alto foi justamente o meu envolvimento com o livro como um todo.

Nele, temos contos de terror que, apesar de terem a presença constante de elementos sobrenaturais, tem como cenário o nosso próprio cotidiano. É muito fácil dar vida às situações propostas pelo autor, e acredito que é isso que faz com que o medo fique tão presente.

São oito contos de leitura rápida, porém não se enganem achando que se trata de um livro leve. Todos os contos causam impacto e trabalham o tempo todo com a emoção e o horror do leitor.

Vocês já conhecem minha dificuldade em resenhar livros de contos. A melhor dica que darei é ler o livro realmente sem saber muito sobre o enredo de cada conto, pois assim a surpresa e o medo ficarão ainda mais intensos.

É realmente difícil apontar o conto que mais me agradou. Em “Beta”, temos um personagem que é completamente atormentado por seu peixinho-beta. Eu sei que pode parecer até engraçado ao dizer isso, mas vocês realmente não imagina todo o sufoco que nosso personagem enfrentará. Não foi o meu conto predileto, mas o que me chamou atenção nesse em específico, foi o terror psicológico presente. Eu tenho um palpite muito particular a respeito, mas não poderei revelar (infelizmente) já que seria um spoiler.

“Disco de Vinil” foi um dos meus favoritos. Trabalhando com a “maldição” de um objeto , o autor provoca medo, suspense e horror no leitor. A dose de todos esses elementos foi sob medida, gerando um enredo realmente surpreendente, sem pontas soltas.

Sendo breve, ressalto que adorei a leitura e recomendo o livro para todos os apreciadores de terror.

site: http://lua-literaria.blogspot.com.br/2017/04/resenha-macabra-mente-vitor-abdala.html

Euflauzino 15/03/2017

O horror que nasce do cotidiano

Tenho um pouco de medo de falar sobre obras de autores nacionais, receio de afugentar o leitor ou um autor talentoso. E podem ter certeza, Vitor Abdala é um novo talento, um alento ao terror nacional.

Na mesma proporção tenho medo de resenhar contos porque nem sempre é possível encontrar algo que os unifique e falar de todos fica cansativo para quem lê.

Mas e quando os dois – contos e autor nacional? Bom, aí o medo cresce exponencialmente rumo ao pânico. De qualquer forma não poderia me furtar de dizer o que senti ao ler o livro Macabra mente (Ed. Do Autor, 102 páginas) do amigo Vitor Abdala.

Minha dificuldade com contos vem de longa data, desde livros do velho mestre Stephen King, a probabilidade de eu me apegar a todos é quase nula. Para minha grata surpresa, todos, eu disse todos os contos deste livro prenderam minha atenção, me fizeram virar as páginas rapidamente até seu final.

Evocando o terror de coisas improváveis – um disco de vinil, um peixe beta, uma foca – Vitor Abdala se coloca como um Clive Barker tupiniquim, cheio de criatividade, sem abrir mão da surpresa pelo que reside debaixo de nossa cama: medo, meDO, MEDO...

No primeiro conto, uma velhinha presciente e inofensiva leva o síndico, após muita insistência, a verificar um barulho (de cavar) na casa de máquinas acima da laje de seu apartamento. E lá vai ele pra lá (é como olhar se o bicho papão está escondido dentro do armário).

“Não havia porteiro depois das 22h naquele prédio, o que significava que, quando havia problema depois desse horário, era o próprio síndico que tinha que resolvê-lo”.

No segundo conto a coisa ameaça ficar um pouco mais apavorante. Um candidato que só aparece em tempos de eleição encontra um provável eleitor e não se acanha em pedir seu voto. Mas hoje é dia do ajuste de contas e em tempos de Lava Jato, isso pode custar muito caro, rs. Este é o conto de que mais gostei – visceral e arrepiante.

“O dono da casa sorriu com seus dentes metade amarelos, metade pretos. — Prazer, João. Um anjo me disse que o senhor vinha hoje.”

No terceiro conto, dois soldados da polícia, após uma abordagem mal sucedida, resolvem forjar um cenário em que um jovem passa de vítima a réu. Só se esqueceram de combinar os detalhes com ele.

“— O que a gente faz agora, caralho?
O soldado Eurico suava sob sua farda azul...
— O que a polícia sempre faz, porra. Pega a merda daquele revólver! – gritou de volta o sargento Nélio com quinze anos de polícia e dezenas de tiroteios no currículo.”

No quarto conto, um garimpeiro de discos resolve comprar um vinil sem identificação...

site: Leia mais em: http://www.lerparadivertir.com/2017/03/macabra-mente-vitor-abdala.html