Um coração inabalável

Um coração inabalável Elyse Fitzpatrick

Resenhas - Um coração inabalável

Bell 05/02/2020

null
Elyse tem uma escrita doce, sensível e ao mesmo tempo firme e fundamentada, ela escreve de forma simples e clara, não se amarra na teoria fria, expõe suas próprias limitações e vulnerabilidade, sem focar em si mesma. O Centro do livro é o Senhor Deus, sua palavra, seus atributos e sua graça.
Como encontrar alegria no sofrimento? Conhecendo mais ao Senhor, e se deleitando em Seu amor

Kelly Oliveira Barbosa 22/01/2019

Elyse Fitzpatrick é uma mulher americana, cristã, esposa, mãe e avó. Nasceu em 1950 e é autora de muitos livros. Um coração inabalável, publicado em 2006 é o segundo título que leio dela e a impressão continua a mesma. Ela escreve muito bem, de forma simples e clara; partindo sempre de sua própria vulnerabilidade sem se aventurar teologicamente por sua interpretação pessoal. Ela não se amarra na teoria fria, mas não se deixa ser guiada só por sua experiência prática de vida que parece ser cheia de vales e montes por sinal.

Eu gostei dessas duas obras que li da Elyse. Se fosse apontar alguma coisa como crítica, não seria outra senão os títulos, mas confesso que são uma boa tática, funcionaram comigo pelo menos. Os títulos escolhidos lembram livros de auto-ajuda “Vencendo medos e ansiedades” “Um coração inabalável”…, embora suas obras estejam mais para Deus-ajuda com certeza. Talvez eu esteja errada, mas esses títulos me parecem iscas, boas iscas. São capazes de atrair leitoras – esses dois livros foram escritos para mulheres -, que ainda que não estejam procurando o que Elyse tem a compartilhar, o conteúdo é exatamente o que muitas delas precisam. Não é sem razão que ela começou a introdução desse livro com a pergunta “O que a intriga ou lhe interessa nesse título?” Eu sorri sozinha quando li isso.

Nessa obra, Elyse compartilha o que ela e seu esposo passaram em consequência ao ataque terrorista do 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos. Embora nem eles ou parentes próximos tenham se machucado, a empresa da família chegou perto da falência. O livro é sobre o que ela aprendeu nesse tempo de provação e uma exposição bíblica belíssima do Salmo 57, com várias reflexões seguidas sobre a vida de Davi autor do Salmo, sobre Daniel, Sadraque Mesaque… e a fornalha, Paulo e Silas, Jó (sobre o qual ela dedicou o último capítulo) e principalmente sobre Jesus o Filho de Deus.

Sobretudo, o livro é sobre o sofrimento humano. O tema do qual nenhum de nós pode fugir, pois todos em algum grau sofreremos. Se seremos destruídos por ele ou não depende do quanto da verdade de Deus conhecemos.

*Quotes
“Qual é o chamado de Deus para nós, o nosso propósito? Sofrer como ele sofreu! Em nossas vidas auto-protegidas, isoladas e confortáveis, Deus fala palavras contraditórias às nossas filosofias centradas em nós mesmas e aos nossos desejos. O chamado do Pai para a sua vida é que siga os passos de Jesus.”

“Ele não está interessado em fazer com que eu ganhe confiança em mim mesma, em meus planos ou em minha capacidade de resistir. Ele não quer que eu me fortaleça em mim mesma. O que ele quer para mim é que eu o conheça…”

site: http://cafeebonslivros.home.blog/2018/12/28/um-coracao-inabalavel-de-elyse-fitzpatrick/