Vozes guardadas

Vozes guardadas Elisa Lucinda

Resenhas -

Wacinom 14/01/2023

Poemas de uma delicadeza intensa, sentimentos torridos e um olhar holístico do querer . A leitura vale cada página.

Luciano 03/12/2022

O trem
[...]
Na juventude de minha coragem muita gente se espantou.
Eu já não cabia na minha cidade
e em seu galope,
a mesma coragem de lá me tirou.
[...]

Eliza 03/07/2020

‘Vozes Guardadas’ (2016) marca meu retorno a um livrode Elisa Lucinda anos depois. Fiquei apegada a ‘Eu te amo e suas estréias’ (1999)por muito tempo, confesso, porque acho que foi nesse livro que me descobripoeta. Cheguei em ‘Vozes’ num momento de precisar mesmo da voz de Lucinda emmeio ao caos que o mundo de nossos dias nos impõe como realidade. AntonioCandido dizia que ‘a literatura é o sonho acordado das civilizações’ e que ela, a literatura, não só nos humaniza, mas também nos ajuda a organizar o caos(mesmo que isso se dê no campo do nosso espírito e consciência).

E bebendo na América Latina, Améfrica Ladina (salve Lélia Gonzalez), esses dias lendo Octavio Paz em ‘O arco e a lira’, encontro a metáfora mais perfeita prafalar da poesia de Lucinda: ‘o poema é um caracol onde ressoa a música do mundo’.Ler ‘Vozes’ foi como rever um filme marcante viajando nas espirais dessecaracol num dejavú carnal e divino. Volto à poesia dessa mulher negra maravilhosa do nosso tempo pelas mesmas razões: para lembrar das possibilidadesde deus, dos efeitos da saudade, da festa que é o corpo, da beleza que tem o desejo.

A poesia de Lucinda me comove por suas perguntas existenciais que me remetem a espaços como a cozinha, um jardim, um bar; como essa do poema ‘Iluminados’: ‘Afinal o que é dormir /senão morrer um pouco?/Senão umse pôr efêmero, /umaparada, /umaestratégica retirada de onde nos metemos?’. Eu poderia ficar horas falando desse reencontro que me conecta, me enraíza e me lembra de onde eu sou e do que sou feita, mas por hora vou guardar os melhores momentos dessa viagem e me aproveitar dessa nutrição poética que ajuda a viver o agora e o hoje.

Mirielen Arantes 15/04/2020

Elisa Lucinda é, sem dúvidas, uma das melhores e mais importantes autoras brasileiras. Em suas obras, conseguimos perceber sensibilidade, realidade e inteligência.
Essa mulher é um marco na nossa história.

cecilia.gonzaga.1 01/05/2018

Muito bom !
Acho que nunca vou de fato terminar este livro, Vozes guardas da Elisa Lucinda é poesia para degustar como vinho, cartas para te fazer viajar e muito mais. Li e vou ler ele a vida toda, porque este livro será sempre atual, intenso, bonito, gostoso de apreciar, que ele passe por muitas mãos e abra bastante mentes.

Poesia na Alma 14/02/2017

poesia da alteridade
Vozes Guardadas, de Elisa Lucinda, Editora Record, 515 páginas, é a materialização de dois livros: Jardim de Cartas e O livro dos desejos. A autora dedica sua poesia à experiência, de modo que ‘estranhos’, em sua poética, se tornam nossos conhecidos. Não convivi com Moarci Tabasnik, mas senti uma forte aproximação, pois, tal como ele, poderia a morte ter levado alguém próximo a mim e que também se importa com a humanidade.

“(...) A morte deveria ter consultado o mundo.
Não concordaríamos.
Faz falta gente que se importa com a humanidade”

Também não vi o nascimento de Taís do Espírito Santo, mas “a princesinha preta, filha da alvorada!” já surge parente dos leitores da Elisa. Pois, Vozes guardadas são aqueles sentimentos que nos guardam e que nós aguardamos. De tão próximo, despe nossa alma, derrama DNA.

Elisa é assim, pega dia agitado e transforma em calmaria, faz trânsito infernal em rede e pescaria. Aquece inverno e amolece pedra. As vozes que estavam guardadas saíram transcendente, afetivas, sexuais

"- Que peito macio!
- São teus lábios."