A Terra das Sombras

A Terra das Sombras Meg Cabot

Resenhas - A Terra das Sombras

Giolie 17/06/2010

Poderia ser melhor;
A história em si é muito boa e muito bem pensada. Suzannah é uma garota de 16 anos que não tem nada de comum se comparado ás outras meninas da sua idade. Ela é uma mediadora.
O livro poderia ter um enredo mais complexo e misterioso na minha opnião, assim como um pouco mais de terror e menos arrogância da parte da protagonista. Porque convenhamos que a menina se sente o último biscoito açucarado do pacote.
Ficou bem fraquinho e deixou a desejar em diversas partes. Meg sabe enriquecer o texto com descrições detalhadas e com muitos "rodeios", e por isso sempre tem-se a impressão de que nunca chega direto ao ponto.
E com certeza o melhor e mais intrigante personagem é o fantasma Jesse, como tenho certeza de que muitos fizeram, eu também só terminei de ler o livro por causa dele, fiquei curiosíssima para saber como foi a sua morte.
Mas no geral ele é bom, uma leitura leve e rápida que prende a atenção e você o termina em um dia. Acho que até vale a pena continuar lendo os próximos volumes.
Marina 27/04/2010minha estante
achei exatamente o mesmo que vc do livro! :)

Bah 23/06/2010minha estante
Ah, não acho o estilo da Meg seja mto misterioso.
E adoro a Suze porque ela se acha tanto. Haha. morro de rir!!
xD

Thais 27/12/2011minha estante
Gee, faço minhas as suas palavras!Ficou um gostinho de quero mais...

Lira18 19/09/2012minha estante
Concordo com tudo o que você disse. Eu comprei achando que seria algo beeeeeeeem dark. Entretanto foi... Bobo. Prendeu a minha leitura, mas deixou MUITO a desejar. Na minha opinião, claro.

Agnes 07/01/2013minha estante
Por isso tem os outros livros, Thais e Kathycia :D

Carol 30/01/2015minha estante
pensei a mesma coisa que vc.

Patricia.Souza 03/07/2015minha estante
Li todos os livros da série, e achei perfeito =)... A história é ótima, e a escrita também... Em nenhum momento, o livro fica chato ou cansativo... Enfim, adorei a série...

Vivi 16/02/2020minha estante
Lii todos os livros e adorei muito! História que prende a atenção! Este primeiro livro é muito interessante, nos fazendo querer saber mais sobre a vida de Suze!

gabspittol 12/08/2022minha estante
A personalidade da Suzannah é o que faz a história ser tão envolvente. Discordo de muitos pontos colocados na resenha, mas cada um com sua opinião.

Diana.Almeida 01/04/2024minha estante
Exatamente, a história é boa, mas muito mal escrita. E repetitiva. Eu me sentia idiota lendo e relendo sempre a mesma coisa livro após livro, como se eu tivesse tido amnésia e não fosse capaz de lembrar das coisas que acabei de ler. Mas eu amo o Jesse, e só por isso fui até o fim. Se houvesse remakes de livros, queria desses, e da perspectiva de um escritor melhor.

@omeunomeemaira 14/06/2020

Ok!
Eu comecei essa série há anos - e pelo 3º livro(???)- e me apaixonei instantaneamente, não continuei por alguns motivos e agora tive a oportunidade de ler e pelo início ??

Eu achei esse livro o mais fraco de todos, não me levem a mal é um bom livro introdutório, faz você querer saber mais da história no geral, - o que acontece com ela, o que houve com o Jesse e como essa paixonite vai se desenrolar - mas a finalização dos eventos aqui não me alegrou muito, a rising action é muito boa - uma fantasma com raiva do seu ex-namorado pois ele é indiretamente responsável pela sua morte e ela acha que ele é propriedade dela - mas achei a resolução muito rápida e simples, Suzannah sempre dá uns spoilers do tipo ?eu não sabia, mas as coisas não iam ficar bem..?, mas quando chegou o depois eu fiquei: Ué? É só isso mesmo?

Seguimos a história de Suzannah que está se mudando para a costa Oeste depois do segundo casamento de sua mãe, e seguimos ela na adaptação no lugar novo com pessoas novas ao seu redor e um fantasma no seu quarto, a Suzannah é uma mediadora, portanto tem o dom e o dever de ajudar as pessoas mortas a fazerem a sua passagem para o outro lado!

Suzannah é uma personagem MUITO divertida, - me peguei rindo em voz alta várias vezes - muito segura de si - às vezes dá até raiva - mas, no mais, gosto muito dela, meu eu de 16 anos ia se identificar bastante com ela, e temos Jesse... ah! Jesse! Os outros personagens são complementos muito bons, os apelidos que ela dá aos meio-irmãos e as rivalidades muito comuns às típicas histórias adolescentes!

Como eu disse, é um livro introdutório muito bom e mal posso esperar para devorar essa série!
Helena 14/06/2020minha estante
Quase não vejo o pessoal falando dessa série, que é o xodó da minha adolescência. Também comecei pelo terceiro livro kkk

@omeunomeemaira 14/06/2020minha estante
Na época não consegui terminar, terminei agora, muito amorzinho realmente! ??

Helena 14/06/2020minha estante
Inclusive, tenho boa parte dos livros e ainda não tive coragem de doar, tenho muito apego emocional, li todos, até o sétimo

@omeunomeemaira 15/06/2020minha estante
Hahaha também tenho esses xodós que não consigo doar...

Acaui 09/06/2022minha estante
Isso é uma saga?

Adriana 09/06/2022minha estante
Sim, uma saga e é muito legal.

Acaui 09/06/2022minha estante
Ok, obrigada.

Adriana 09/06/2022minha estante
Por nada.

#Lee . 18/06/2012

Uma garota tem que fazer cada coisa...
A capa não ajuda muito... (a velha) e a nova nem se fala,passa uma impressao totalmente errada sobre o conteudo do livro.

Eu li esse livro faz um ano ou dois,ou seja,eu tinha 13,14,e é incrivel como a minha opniao nao mudou! Tudo depende de oq vc gosta num livro.

A Suzy é uma personagem de espécie rara,ou seja: independente,além da personalidade forte e bom humor.Pra você ve uma GAROTA da idade dela e como ela,num livro adolecente(ou livros em geral) é como ver um cometa,ou seja,você praticamente não ve. Graças aos céus,Suzy é uma exceção!

A série tem humor,tem uma história interessante(fantasmas de uma maneira romanceada),tem seus momentos dramáticos(dos quais,por mais que eu deteste drama,eu gosto por causa que não é nada dramático mesmo),tem o amor impossivel (a garota ama um cara... que esta morto? Tipo,é um fantasma! Mas isso não impede o romance light da adolescente). Você pode chamar isso de clichê de livro adolescente,eu chamo de raridade,porque nao importa sobre o que seja a história,se o que realmente faz a história são seus personagens.

Pense em outra garota,de outro livro. Ela lutou suas proprias batalhas? Ela correu atras do cara que ela gostava? Ela foi fiel a ele quando tinha outras opções? Ela era independente? Ela incarava as coisas com um certo bom humor? Por isso que eu digo,o personagem faz a história.

Recomendo pra quem acha que garotas não devem ser donzelas,e que nao quer levar as coisas tao a sério,pq,fala sério,esse é tipo,um livro adolescente ok?
Márcia 13/06/2010minha estante
Eu concordo: o personagem faz a história. Não sei se você compartilha da minha opinião, porem, chega uma hora, acho que entere Assombrado e Crepúsculo que eu simplesmente grudei na história. Quando a Suze tem que fazer a sua grande escolha. O final da série é incrível! De não desgrudar os olhos do papel. E o Jesse, então? >.< Jesse, para mim, é o suprasumo da Meg Cabot.

Danielle 10/01/2015minha estante
o livro realmente prende mto a gente ja li 4X a serie inteira

Karol 28/12/2015minha estante
Você escreveu tudo o que penso sobre este livro. Na época que eu li adorei a história por ser uma exceção e ter uma personagem feminina forte. Considero um ótimo livro para adolescentes porque é preciso mais personagens como a Suze, que sejam independentes e fortes, para inspirar as meninas.

Aninha.Costa 17/10/2020minha estante
Eu utilizo o Ubook 15 reais por mês contudo, no Youtube tem alguns audiolivros é só pesquisar o nome do livro + audiolivro

Nilma 17/10/2020minha estante
Eu normalmente ouço no youtube, mas não achei nenhum do Arcano Nove, e esse Ubook é meio caro, mas obrigada mesmo assim

Aninha.Costa 17/10/2020minha estante
É... eu achei barato mas agora tenho Netflix serviço de livros físicos ai tá ficando caro kkk

debs.lendo. 02/06/2021

É uma apresentação
Por ser um livro curto não teve espaço para aprofundar muito.

A Suze é muito engraçada, corajosa e afrontosa (agressiva?), o que faz a narração ser bem leve e cheia de comentários mentais dela.

Vimos muito pouco sobre a "profissão" dela, em compensação entendemos a metodologia que ELA aplica.

Fica uma coisinha no ar que é o que faz querer ler o próximo livro, então vamos!!
Haru 02/06/2021minha estante
Uma das minhas séries favoritas?

debs.lendo. 03/06/2021minha estante
Minhas expectativas estão altíssimas!!

Haru 03/06/2021minha estante
Aiiii espero q goste??

Carol 15/01/2013minha estante
Amo suas resenhas, rio muito com cada uma delas! Adoraria se você fizesse uma da série "Hush hush". Beijos Drica

Drica 15/01/2013minha estante
rsrsrsrs Obrigada. Eu também me divirto muito escrevendo-as... E, sim, pretendo resenhar a série Hush, Hush em breve, talvez Finale me impulsione a escrevê-las. ;D

Paula 03/10/2015

Sou a pessoa mais suspeita desse mundo pra falar de A mediadora, minha série favorita desde que me conheço por gente, isso sem contar o amor que eu tenho pela Meg Cabot. Mas, preferências à parte, vamos começar essa resenha...

O livro é narrado em primeira pessoa e irá nos contar a história de Suzannah, uma adolescente novaiorquina de dezesseis anos que se vê obrigada a abandonar a tão amada vida na cidade grande porque a mãe resolveu casar novamente. O cara se chama Andy e tem três filhos, apelidados carinhosamente pela Suze: Soneca, Dunga e Mestre. Até aí, tudo ok, a personagem é bem desencanada e sabe que sua mãe merece ser feliz novamente.

Elas mudam para uma casa antiga de Carmel, na Califórnia (que, por sinal, é uma cidade muito linda, pesquisem no tio Google, rs), o que é um verdadeiro tormento para a garota: locais muito velhos significam fantasmas. Sim, a Suzannah pode ver espíritos, e sua função como mediadora é de "encaminhá-los para a luz". Ninguém acreditaria se ela contasse, o que fez sua vida virar um verdadeiro perrengue e lhe rendeu o rótulo de problemática.

E de fato ela estava certa sobre seu novo lar: a primeira coisa que encontra ao entrar em seu novo quarto é o fantasma de um cara lindo, maravilhoso, perfeito espanhol, o Jesse, que morreu naquele local e definitivamente não quer partir para a melhor. Além de lidar com isso, Suzannah descobre que não é a única mediadora do planeta e terá em mãos a responsabilidade de ajudar a alma de uma garota que estudou em sua escola, mas não aceita a morte e o fato de seu ex ter seguido em frente.

Já li e reli essa história muitas vezes, e nunca deixo de rir com o jeito louco e corajoso da Suze. O Jesse faz o tipo gostosão, principalmente por falar espanhol e chamar a protagonista de hermosa. Sem dúvida um dos melhores personagens masculinos da minha lista. O fato de ter morrido há mais ou menos 150 anos lhe atribui uma educação diferente dos homens de hoje, ele é galanteador, educado... um encanto! Ninguém que estivesse na mesma situação que a mediadora conseguiria evitar sentir algo por ele. Torci para que rolasse um romance entre eles desde as primeiras páginas (mas vou deixar vocês descobrirem o que aconteceu por conta própria).

A história é bem curta, cheia de humor e flui de uma maneira fantástica. Porém, vale lembrar que é um livro voltado para jovens, e se você espera encontrar uma história new adult com certeza irá se decepcionar. Acho importante que isso seja ressaltado, porque já vi muitas resenhas negativas que poderiam ter sido evitadas se não houvessem estas expectativas.

Os personagens são bem construídos, todos tem qualidades incríveis, mas também apresentam aqueles momentos de burrice que todos nós temos. O único ponto que me irritou um pouco foram os erros de revisão, concordância e pontuação. Não sei se tiveram algo a ver com o fato de minha edição ser a econômica, mas mesmo sendo este o motivo achei chato por parte da editora. Recomendo a leitura para qualquer faixa etária!
Lídia Ester Santos 05/10/2015minha estante
Estou querendo ler!

Paula 05/10/2015minha estante
É ótimo, Lidia! Tenho certeza que vai amar...

Leslie.Eduin 04/01/2024

Aaaaaah! Que tristeza! Eu fiz uma resenha linda e postei, e quando fui ver o Skoob não salvou!

Minha série favorita da adolescência *-*
Era difícil encontrar protagonistas femininas corajosas e fortes em 2006 (ano que li a série), amei conhecer a Suzannah e esse universo divertido de Mediadora.

É muito bom reler e se apaixonar novamente pelas histórias que gostamos desde o primeiro contato.

Suzannah é uma adolescente de 16 anos, que se muda para a o norte da Califórnia. Assim que chega em seu novo quarto, ela conhece o Jesse, o fantasma que mora lá.
Suze enfrenta aventuras, onde precisa ajudar ou dar um jeito nos fantasmas que encontram.

A escrita é muito boa, deu uma nostalgia tão boa.
Jorge 04/01/2024minha estante
O Skoob ta bem instavel nesses dias né!

Leslie.Eduin 04/01/2024minha estante
Horrível!! Espero que consigam melhorar o app, pq desanima usar.

Tamy 08/08/2020

Nada como um velho conhecido para salvar um bloqueio de leitura.

O primeiro livro da série apresenta os poderes de Suze, o fantasma bonitão e um pouco do que a espera nesse caminho. Saudades das minhas leituras adolescentes.

Apesar de ser repetitivo em alguns aspectos narrativos, não dá pra negar que Meg Cabot sabe contar histórias envolventes.
Thiago de Andrade 09/08/2020minha estante
Lembrei que achei a série divertida quando li a 10 anos atrás kkkkk. Medo de ler hoje em dia e achar horrível, acho que vou deixar só na lembrança pra não perder o afeto.

Tamy 09/08/2020minha estante
Thiago, É um pouco isso ahahhaha Algumas coisas acabam sendo mais bobinhas e repetitivas hoje em dia, mas foi uma boa leitura!

Nathalia95 07/08/2014

Resenha:A Mediadora-Terra Das Sombras
Comecei a ler por indicação de uma amiga -não aguentava mais ela falando que o Jesse era lindo,perfeito...- .A Terra das sombras se tornou uma leitura viciantee confesso Jesse é realmente lindo.
O livro fala sobre Suzannah uma mediadora;Seu dever é ajudar os espíritos a "sairem dessa vida" ou seja parar de perturbar (risos).Nesse livro ela tem que se livrar da Heather,uma garota que se matou na frente da casa do ex-namorado.Quando Suzannah chega a missão,Heather enlouquece -por achar que Suzannah está roubando seu lugar- e se volta contra ela.Além desse problema Suzannah ainda tem que aturar um fantasma no seu quarto(Jesse).No final ela consegue expulsar Heather(depois de muito esforço) ela acaba virando amiga do Jesse que ficará com ela por um bom tempo.

site: http://livros-infinitos.blogspot.com.br/

Quatro Amigas 03/07/2013

A Terra das Sombras - Meg Cabot
Se você é daqueles que não suporta Meg Cabot por ela escrever livros com temática adolescente, é melhor dobrar a lingua diante desta série. De longe, uma das melhores obras da autora, "A Mediadora" nos leva à um enredo com personagens memoráveis, misturando ação, suspense, romance e tudo com um toque de sobrenatural único e encantador.

A série é composta por seis livros, todos com menos de 300 páginas. Por um lado é muito ruim, porque lá está você totalmente concentrado lendo e de repente já acabou, deixando aquele gostinho de "quero mais". E olha que já reli a série umas duas vezes e não consigo deixar de me sentir orfã toda vez que termino de ler.

Nos livros, acompanhamos o mundo através dos olhos de Suzannah, a adolescente de 16 anos que é a narradora. Logo de cara vemos que ela é diferente das outras protagonistas que estamos acostumados: Suze vai até o fim quando sente que está certa (mesmo que acabe arrependendo depois), é sarcástica e inteligente, não leva desaforo pra casa (ou seja, vive arranjando confusão) e ainda tem tempo pra se preocupar com maquiagem e roupas... Totalmente apaixonante!

A questão é que ela nasceu com um dom, ou como ela mesma costuma falar, uma maldição: Suze consegue interagir com os mortos. Isso parecer meio "Sexto Sentido", mas a autora consegue explorar esse tópico de maneira muito única. Depois de sofrer muito na infância por causa disso, ela aprendeu que seu dever é ajudar os mortos a resolverem os assuntos que deixaram pendentes na Terra, para que assim descansem em paz. Diante disso, ela é capaz de fazer várias loucuras pra conseguir isso (leia-se invadir prédios abandonados, entrar em locais proibidos, fazer excursões noturnas pela escola, etc), o que acabou lhe trazendo vários problemas ao longo da vida escolar.

----------CITAÇÃO:
Acima da sua cabeça, o buraco havia aumentado muito. Dava para ver uns relâmpagos lá dentro. Não parecia o lugar mais atraente do mundo. Não estou dizendo que eu tinha aberto uma porta para o inferno ou coisa parecida (pelo menos era o que eu esperava), mas certamente se tratava de uma dimensão que não era a nossa, e com toda a franqueza, não parecia nenhum lugar muito agradável para visitar, muito menos para viver toda a eternidade.
---------------------------------------------------------------------

Na primeira página ela se muda para o outro lado do país, indo morar na cidade de Carmel, na Califórnia, com a mãe, o padrasto e os três filhos dele. Suze coloca apelidos em seus meio-irmãos, chamando-os de Dunga (Brad), Mestre (David) e Soneca (Jake), o que rende cenas super engraçadas. Uma coisa que simplesmente eu adoro nessa série é o modo como a Meg nos mostra a cidade, tornando o lugar um personagem vivo (um dia ainda vou visitar a cidade e tentar achar os pontos turísticos!). O problema é que a casa para onde vão se mudar era uma antiga hospedaria e justo no quarto de Suzannah tem um fantasma.

Mas não é um fantasma qualquer, é o Jesse de Silva! *-* O fantasma hispânico de cabelos escuros que usa camisa bufante e botas de cavalheiro que cativa logo de inicio... Fora que um dos grandes mistérios da série se desenvolve justamente em cima do passado do fantasma bonitão. E aviso aos leitores: a frase "Mi hermosa" nunca mais será a mesma depois que conhecer Jesse!

----------CITAÇÃO:
-Levante-se -disse asperamente uma voz de homem no meu ouvido. -Pensei que você era boa nisso!
Alguma coisa explodiu no chão a menos de um palmo da minha bochecha. Virei o rosto e vi a cabeça de metal de Junipero Sera rindo grotescamente pra mim. Quando o vi, Jesse estava tentando me botar de pé e me empurrando na direção da galeria.
---------------------------------------------------------------------

E como nada na vida da nossa amada protagonista é fácil, além de Suze ter que lidar com todos os problemas de se ajeitar diferente realidade em casa, também tem que aturar os problemas que o espírito de uma jovem está causando no Colégio da Missão Junipero Serra. Pelo menos Suze não está sozinha e pode contar com a ajuda de seus novos amigos: a albina CeeCee e o divertidíssimo Adam. Fora que o diretor da escola, o padre Dominic também é mediador e tenta auxiliar Suze com os entraves do outro mundo.

Recomendo a série para qualquer pessoa pelo modo como a história é conduzida de maneira brilhante e cativante.

Curiosidades:
1-os direitos da série foram vendidos para Disney recentemente.
2- o colégio onde Suze e seus meio-irmãos estudam realmente existe na cidade de Carmel.
3- a editora Record re-lançou os livros com uma capa nova, nas imagens abaixo podemos ver os dois modelos.

Postada Originalmente em:

site: http://quatroamigaseumlivroviajante.blogspot.com.br/2013/05/resenha-terra-das-sombras-meg-cabot_15.html
Kir 18/07/2013minha estante
"os direitos da série foram vendidos para Disney recentemente."

Para tudo! É possível ser mais feliz?

"E olha que já reli a série umas duas vezes e não consigo deixar de me sentir orfã toda vez que termino de ler."

Eu acabei de ler e estou me sentindo exatamente dessa forma.

Enfim, uma resenha muito boa. Parabéns pelo blog também. ;*

Quatro Amigas 18/07/2013minha estante
Brigada Erika! De verdade! É muito bom ler isso ? E também estou mega animada com a possibilidade de ver Suze na telinha. Tem como não amar?!

Lu 28/06/2012

Resolvi fazer como uma amiga e reler a série para poder escrever uma resenha mais completa do que a que eu escrevi antes.

Esse foi o primeiro livro que eu li da Meg Cabot e eu me lembro de ter me encantado com a narrativa simples, direta e limpa da autora. Como leitora, eu sentia que estava ao lado de Suze em cada momento e, ao mesmo tempo, sabendo o que ela estava sentindo. Cabot consegue equilibrar descrições do ambiente com as sensações da protagonistas, sem que a leitura fique cansativa ou confusa.

A história em si é simples, com um quê de "Buffy, a Caça Vampiros", que deve agradar a quem gosta de aventura e de um pouco de romance e histórias juvenis. Perfeito para se ler quando está estressado. Escapismo puro.

O que torna essa série especial para mim é narrativa e a personalidade da protagonista. Suze Simon é divertida, engraçada, esquentada.... ela é a protagonista perfeita para esse tipo de história. A Meg imprimiu carisma e simpatia à sua protagonista. é fácil torcer por ela. Isso, francamente, é mais do que eu posso dizer de Dru Anderson e as palermas que protagonizam os livros crespuletes.

E eu nem falei ainda do mocinho, Jesse. "suspiros" A autora é ótima em criar mocinhos, mas Jesse de Silva é o Rei! Ele é lindo, corajoso e misterioso e, mais uma vez, prevalece o talento da autora para construir bons personagens juvenis. O comportamento de Jesse não é forçado, nem estúpido. Ele é charmoso. Imposssível não morrer de inveja cada vez que ele chama Suze de "mi hermosa".

Enfim, é um ótimo livro, despretensioso e simples. A única função dele é divertir de maneira leve. E isso ele cumpre com sobras.

Recomendo!
Tata 06/02/2010minha estante
Bota über nisso =P o que vc achou das continuações?

mari 04/01/2011minha estante
kkkkkkkk... eu comprei o 1º livro...os outros da série eu devorei pelo computador msm... überhot²
amei...

Beatriz Góes 14/05/2014minha estante
aiai Jesse...

RUDY 17/02/2020

ANÁLISE CRÍTICA E DA AUTORA
Sempre escutava muito sobre essa série, porém não imaginava que era um livro adolescente e ainda mais, voltada para a ficção fantasia com fantasmas e tudo o mais. Não que isso tenha tornado a leitura ruim, nação é isso, porém foi uma surpresa para mim. E de uma certa forma uma surpresa boa.
O mais importante em todo o livro não é apenas as ‘pelejas’ da protagonista em tentar resolver os problemas dos mortos que estão por todo lugar onde ela vai, mesmo não conseguindo afastar o pai que aparece de surpresa sem ela esperar e um fantasma com mais de um século que vive dentro do quarto dela e possivelmente esteja se apaixonando por ele. O bom é que ainda tem toda uma adaptação a uma nova vida em uma nova cidade, ela encontra um outro mediador que é o diretor da escola, tem todo um drama familiar com os três novos irmãos, filhos do padrasto, um mais diferente que o outro e toda uma vida escolar, enfim, muito drama, ação e aventura, misturado com toda a fantasia.
Gostei da forma como a autora vai inserindo cada novo assunto dentro do enredo e nos apresentando as personagens, principalmente as secundárias que tem uma participação bem ativa na história. Tudo é muito dinâmico, mesmo em algumas situações que podem parecer bem bizarras, entretanto, dentro de uma fantasia, tudo é possível e acabamos entrando na história para ver onde tudo vai dar.
Um dos pontos que não gostei muito foi o fato da protagonista ser bem destemida e querer enfrentar tudo sozinha e da forma dela, até entendo que ela nunca recebeu nenhuma orientação para ser uma mediadora, porém agora tem a companhia de outro mediador e bem mais experiente que ela, mas não o escuta de forma alguma, quer continuar fazendo tudo sozinha... Não chega a ser um ponto negativo, apenas fiquei um pouco incomodada.
Recomendo a leitura, peço apenas que lembrem que é um livro infanto juvenil.

site: https://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/2020/02/resenha-11-terra-das-sombras-meg-cabot.html
Michelle 01/10/2021minha estante
as temáticas que a autora insere são bem interessantes

Angela Cunha 12/12/2021minha estante
Eu adoro um infanto juvenil, ainda mais quando parte para esse lado do sobrenatural, juntado com problemas reais
Acho que não me lembro de ter lido ou visto sobre essa série,mas já vou procurar saber mais!!!
Beijo