1808 - edição juvenil ilustrada

1808 - edição juvenil ilustrada Laurentino Gomes

Resenhas - 1808

Paulo 13/10/2021

"Foi o único que me enganou"
O autor mesmo resume o livro 1808, se trata de um resgate "da história da corte portuguesa no Brasil do relativo esquecimento a que foi confinada e devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papeis que desempenharam duzentos anos atrás."

Aqui o autor nos relata a vinda (fuga) da corte real portuguesa ao Brasil num momento de grandes mudanças no cenário mundial. Enquanto Napoleão redesenha as fronteiras da Europa, as majestades portuguesas não vêm saída senão correr para a parte mais preciosa de seu império: o Brasil.

A mudança traria mudanças significativas para a então colônia, ao ponto que o Brasil como conhecemos hoje talvez não existisse, não fosse esse episódio peculiar. A obra trata disso, as causas e consequências dessa mudança, o que houve no Brasil nesse tempo e expõe alguns dos principais personagens dessa trama, em especial o rei D. João VI. Em poucas palavras: "com a chegada da corte, começava o último ato do Brasil colônia e o primeiro do Brasil independente".

Livro curto, de fácil leitura e ótimo para quem quer aprender um pouco mais da história do Brasil de forma simples.
Pais 18/10/2021minha estante
Saudades desse menino... Ótima resenha como sempre.

Cari 12/10/2021

1808
1808 conta a história da fuga do rei D,João VI e sua corte para o Brasil ,em meio às guerras napoleônicas na Europa, de maneira cativante e informal,indicada a todos os leitores que buscam saber mais sobre a história do Brasil.

Queila.Assis 08/10/2021

Contexto histórico do BR
Adoro esse autor, tenho outras leituras dele o livro é de fácil entendimento, rápido tem alguns momentos engraçados conta a história do Brasil.

Aline Naiara Melo 24/09/2021

Brasil
Explica muito do nosso país, tudo o que aconteceu e como reflete em nossa realidade hoje. Preciso ler o próximo.

Gabriel 23/09/2021

Um dos melhores do gênero
Incrível! A obra realmente atiça o gosto pela leitura de história, narrando nossa memória brasileira de forma simples, acessível e agradável. São diversos fatos interessantíssimos que descobri ao ler esse livro, e com certeza desejo ler mais obras de Laurentino Gomes. Recomendadíssimo!

Brina 15/09/2021

Com uma escrita fluída é bem divertido acompanhar a fuga da família real de Portugal para o Brasil. Com uma pesquisa realizada com bastante aprofundamento, não questionei nenhum fato e aceitei as navas informações com bastante credibilidade. Em alguns momentos achei um pouco repetitivo, mas nada que me faça desgostar da leitura.

Kayõ 12/09/2021

Esse livro é excelente, a forma como o autor Laurentino escreveu o livro é bem fluida o que tornou a leitura bastante agradável, diferente de outros livros históricos. Ele trata de uma época chave na história do Brasil, resumidamente a vinda da família real portuguesa, e achei bem interessante os detalhes e a maneira com a história acontece. Ancioso para ler o próximo da triologia.

Bruna.Toledo 29/08/2021

Para os amantes da não-ficção, com certeza 1808 é um must have. Nele, você vai encontrar a história do Brasil numa linguagem muito acessível, bem humorada e cheia de críticas relevantes.
Gostei muito da leitura. Só tenho uma ressalva: como o autor foi salpicando informações sem ordem cronológica por todo o livro, alguns capítulos são apenas repetições de dados e não precisariam existir.

CamilaTheFirst 28/08/2021

Ótimo e muito educativo!
Muito bom, recomendo para quem quer conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil, além daquilo que já é ensinado pela escola.
A leitura não foi difícil, ele é bem didático. Mais brasileiros deveriam ler esse livro. Já quero ler a continuação.
Luuiiy 28/08/2021minha estante
Bacana!

ToniBooks 24/08/2021

A história de Laurentino.
Não. Não imagino que "1808" seja um ótimo documento histórico porque o autor leu mais de 150 livros como fontes de pesquisas. Também não atribuo a excelência da obra ao espinhoso trabalho de pesquisa em várias bibliotecas, em Portugal e nos EUA, inclusive. Muito menos suponho que somente o fato de ser um livro com altíssima vendagem para os padrões editoriais brasileiros explique o seu sucesso, pois assim estaria confundindo o efeito com a causa. Nada disso isoladamente pode elucidar o quão prazerosa é a leitura de 1808, mas esses fatores acima comentados mais a leveza e a fluidez da escrita de Laurentino Gomes fazem dessa obra um ítem obrigatório para quem ama história e quer entender o Brasil.

LetAcia.Vincenzi 23/08/2021

Surpreendente e esclarecedor
História do Brasil em uma perspectiva muito diferente daquela que é explorada no ambiente escolar. Detalhes curiosos, engraçados e cativantes da antiga Corte de Dom João VI.
Ansiosa para ler os próximos da trilogia.
°°° 25/08/2021minha estante
O Laurentino tem esse dom de prender o leitor, e sempre apresentar detalhes da história que não foram apresentados no ambiente escolar.

Icaro Sena 14/08/2021

Leitura boa, valor histórico ótimo. É um livro que foi muito bem pesquisado para ser escrito, um livro que pode até ser didático. Conhecer todos os detalhes que envolveram a vinda da família real para o Brasil, falando sobre a situação da época as escolhas que o D. João vi tinha. Enfim, um livro muito bom

Tiago Fachiano 13/08/2021

Bora ler a trilogia
Eu nunca consegui ler um livro sobre a história do Brasil, pois a maioria bem chata, ou tem sempre aquele viés (ultrapassado) do imperialismo dominador. Esse livro do Laurentino tem o foco de forma divertida e natural em contar os acontecimentos da mudança da corte Portuguesa para o Brasil.

Estou bem estusiasmado em ler a sequência dos outros dois livros.

Felipe 09/08/2021

Bela pesquisa.
Laurentino trouxe toda sua bagagem jornalística para esse livro. Sua pesquisa e seus comentários e relatos explicados com detalhes, trás a plena consciência qualquer um que ler suas páginas. Um leitura rápida, indico em viagens de 4 a 5 horas.