1808 - edição juvenil ilustrada

1808 - edição juvenil ilustrada Laurentino Gomes

Resenhas - 1808

AlineLucia 26/06/2023

Sempre fui fascinada por História Mundial e do Brasil e esse livro não me decepcionou! Não sei como é o ensino da matéria atualmente, mas nos meus anos de escola não tínhamos um material tão rico como esse para nos ajudar a entender a época em que a Família Real portuguesa foi obrigada a fugir para a Colônia, nem suas causas e consequências. Adorei o livro e a forma fluida como o texto foi escrito!

GiManzsn 14/06/2023

Bom mas li na hora errada
O livro conta muito bem a história do Brasil, explica com detalhes em uma escrita boa de acompanhar, mas o problema é que eu tinha 10 ou 11 anos quando comecei a ler, então ficou uma leitura muito ruim, pois eu como uma criança arteira, não queria ler sobre o Brasil e saber a história dele, nem gostava das aulas de história, imagina ler um livro sobre?
Então, sim, o livro é bom, recomendo, mas não quando você tem 10 anos, se tiver filhos, não compre para ele

Denise Ximenes 04/06/2023

Linguagem acessível = respeito pelo leitor!
Se há uma forma de revisitar a história do Brasil sem ter que lidar com aquela linguagem afetada dos livros destinados à Academia.... Laurentino Gomes a colocou em prática e nos deu de presente.

Aspectos do dia a dia da Corte portuguesa são aqui apresentados e todos eles (até os que parecem irrelevantes) têm, ao final, sua importância ligada à colcha de retalhos que foi o início da formação da nossa identidade.

Minha quinta estrela vai para o trabalho de pesquisa desse jornalista que presta-nos um serviço de utilidade pública!

O livro é tão atraente e tão bem escrito, que já providenciei a leitura dos próximos: 1822 e 1889.
?????

Tamara Barros 30/05/2023

1808
Livro sobre o Brasil na época que a Família real portuguesa chegou por aqui e até o momento que voltaram para Portugal.

Thamys 27/05/2023

Um ótimo livro para quem gosta de História do Brasil
Há anos, a trilogia 1808, 1822 e 1889 estava na minha lista de leitura. Em 2023, iniciei o 1808 e que leitura gostosa, rapaz. Obviamente não vou levar tudo a ferro e fogo, mas funcionou para mim como uma bela aprofundada na História do Brasil, principalmente nesse período que foi benéfico - ainda mais para o Rio de Janeiro, inclusive.

A escrita do Laurentino Gomes funciona demais, não é rebuscada e tem seus momentos divertidos. Em nenhum momento o modo de contar a História fica maçante e isso é muito bom.

rrodolfo.lima 19/05/2023

Livro muito bom pra entender os fatos que aconteceram para que houvesse a mudança da família real para o Brasil e as consequências dessa mudança

Luan Oliveira 16/05/2023

Para quem não sabe de nada isso aqui é um bom começo.
Laurentino Gomes é um jornalista do qual se aventurou em escrever de maneira "linear" trechos da história do nosso país por meio de fontes duvidosas.
Para um acadêmico em história, os livros dele são lixos. Principalmente pelo fator de algumas das fontes - assumidas pelo próprio autor - ser o Wikipedia. Mas em um contexto geral, é um bom norteador pois ele comenta de muitas coisas pra lá de interessantes mas sem nenhuma profundidade.
É uma leitura de passa tempo, quase como uma novela da família real portuguesa mas vale a curiosidade. Eu mesmo, pretendo ler os 2 outros livros que são meio como uma continuação.

Hebert 16/05/2023

Tirando conclusões
Livro bastante revelador, conta bastante detalhes da vida da família real e algumas trapalhadas também.
Recomendo para pessoas que querem saber mais da história e entender porque somos um país de corruptos.
lailai1 23/05/2023minha estante

Tiago 07/05/2023

A origem do Brasil
Para cada importante acontecimento, para cada momento que mudaram milhares de vidas posteriormente, teve pessoas que deram a sorte de se tornar os protagonistas para que definissem gerações futuras.

Neste livro de Laurentino Gomes, Dom João IV e Carlota Joaquina são protagonistas desta história. Pois as suas ações,(principalmente a de Dom João IV) definiram o Brasil de hoje. Qualquer historiador brasileiro não irá negar o contrário.

Se não fosse a decisão um tanto medrosa de Dom João IV de fugir para o Brasil com a ajuda dos ingleses ao invés de lutar contra os franceses(que ele provavelmente venceria) o Brasil definidamente seria diferente.

No livro, o autor usa uma fonte que afirma que hipoteticamente seria três países ao invés do Brasil como o conhecemos. Pois, a identidade nacional no período, não era o bastante para unificação. No entanto, a figura e as ações do imperador foi fundamental para a união do país.

Além de ser um livro de pura história, o autor descreve de forma interessantíssima a vida de Dom João IV e os outros personagens. Com sua excelente escrita e fácil leitura, o autor mostra ao leitor como eram esses importantes protagonistas, mostrando os defeitos e as características de personagens tão antigos mais intrigantes.

bferrarif 03/05/2023

Muito melhor do que parece
Eu sabia que esse livro tinha uma pegada diferente das aulas de história na escola (que eu já gostava mas não nutria um amor por história do Brasil), que ele trazia a verdade de uma forma mais clara e menos romantizada, mas não imaginava que era tão bom assim. Tinha começado a ler quando era adolescente e abandonei mas fico feliz de ter começado de novo e terminando, é realmente muito bom! Ansiosa pra ler os próximos.

Mauricio.Carvalho 31/03/2023

O Nascimento do Brasil
A história fascinante do nascimento de nosso país. Laurentino Gomes cobre capítulo a capítulo os aspectos e fatos mais importantes da vinda da Família Real para o Brasil. Porém, apesar de trazer muitas e preciosas, informações cada capítulo é leve, curto, de linguagem simples e traz sempre informações pitorescas e relevantes.
Considero um livro fundamental para aqueles que querem entender a formação do Brasil.

Vanessa 30/03/2023

Leitura importantíssima!!
Me fez enxergar a história do Brasil sob outros olhos e até reavaliar muitos pensamentos de nossa sociedade.

?As pessoas fazem história. Mas raramente se dão conta do que estão fazendo.?

Brunabsss 27/03/2023

1808
Um livro maravilhoso! Não tenho palavras para dizer de como eu amei todo o desenrolar do livro, desde a escrita impecável de Laurentino Gomes, como tudo foi retratado. Por este livro, pude contribuir mais conhecimento em minha vida, tenho certeza que vou guardar com carinho cada informação dita. Estou ansiosa para ler as outras continuações.

Gabriel.Chiquito 07/03/2023

A experiência de leitura que eu tive nesse livro foi muito boa, não foi maçante nem devagar, como eu achava que seria. Ele tem uma linguagem e escrita bem acessíveis, muito na vibe fofocas da corte, que consegue prender bastante a atenção.

Mas com relação à veracidade, eu tenho que fazer uma ressalva. Pesquisei um pouco antes de falar sobre esse livro, e descobri ele enfrenta algumas críticas de historiadores, principalmente pela visão negativa que passa sobre Portugal e as nossas origens coloniais. Então, a quem deseja ler, leia focando em uma boa experiência e em conhecer os eventos importantes, mas se estiver interessado em um estudo mais aprofundado, com reflexões e discussões mais confiáveis sobre esse período da nossa história, recomendo que busque em outra obra.

bela 06/03/2023

Brasil do século XIX
Amei muitoooo, leitura fácil, envolvente, capítulos curtos com muita informação. laurentino contextualiza tudo q ele fala, deixando mt mais fácil de assimilar os momentos. só achei meio nd a ver quando nos últimos capítulos ele dá uma viajada imaginando como seria -se- D. João n tivesse vindo p o brasil. massss gostei mt, e o final ainda tem um plot twist top ????