1808 - edição juvenil ilustrada

1808 - edição juvenil ilustrada Laurentino Gomes

Resenhas - 1808

liaramoss 30/08/2022

A chegada da família real ao Brasil com detalhes até demais
Livro interessantissimo pra quem se interessa por saber mais detalhes sobre assuntos relacionados à história do Brasil. Nesse aqui, mais especificamente, sobre a chegada da família real em 1808 e todos os desdobramentos pré e pós esse acontecimento.

Eu estava super entretida no começo, quando narrava sobre Napoleão e suas conquistas, o motivo de D. João VI ter saído correndo para o Brasil, todo esse bafafá foi ótimo de ler. Mas depois achei que começou a perder o ritmo, pois apareceram detalhes DEMAIS sobre como era a vida dessa família, e eu pensava "será que isso realmente agrega na leitura?". Pra quem gosta de uma (ou várias) fofoca, esse livro é um deleite (e eu gostei muito)!

Uma leitura um pouco arrastada, mas a escrita não é difícil, mas é preciso ter bastante paciência pra ler e realmente se manter ligado na narrativa. Mas, sinceramente, eu gosto de saber mais coisas do que é passado na escola ou em qualquer estabelecimento educacional, então esse livro foi ótimo

bnizzola 26/08/2022

Bem real
1808 é bem claro, sem muita enrolação e vai direto ao ponto. Gostei bastante e achei interessante comparar os acontecimentos da época com seus reflexos no presente.

Isabella.sana 19/08/2022

Para os amantes de história este livro é muito interessante.
É lindo e triste ao mesmo tempo.
Me revoltei em momentos onde claramente era mostrado como nosso país não se importa com a nossa história como deveriam. Lugares muito importantes que são deixados para apodrecerem com o passar dos anos. Enfim, muito bom

Clube do Farol 08/08/2022

Resenha por Elis Finco @efinco
Olá, tudo bem? Hoje quero trazer um livro que além de uma leitura quase obrigatória para todo nascido no Brasil, também trouxe surpresas e a certeza de que para se entender o presente é preciso revisitar o passado em uma versão mais próxima do que realmente aconteceu, com pouca ou nenhuma interferência das convicções do historiador e muito do desejo de contar a verdade dos fatos.

Mas isso não precisa ser de uma forma acadêmica, maçante e pouco atrativa, pelo contrário. Com o talento do autor e jornalista Laurentino Gomes, ganhou uma narrativa cativante, de fácil compreensão e muito fluida, cujos sentimentos se alternam entre os fatos e relatados em capítulos curtos, que evitam um possível tédio durante a leitura caso fossem muito extensas.

O começo é tratado da forma mais honesta possível, todo um reino e seu séquito fugiram da guerra e do poderio de Napoleão, que abandonou seu povo a própria sorte, e vieram para as terras do Brasil, sem fazer nenhuma questão pelos que aqui estavam. Já nesse início, aquela história que ouvi na escola, nos tempos de "primário", contada de forma tão bonita pelos livros de "estudos sociais", ficou caricata perto do que realmente foi, de como foi. Afinal, não apenas os motivos, mas as mazelas da viagem (não era rápido e nem bonito) são contadas de forma verdadeira e até cômica do que se passou em alto mar na vinda da corte para cá.

Traz de maneira clara as mudanças que toda essa gente trouxe com sua mudança repentina a então colônia, desalojamentos (cuja história rendeu boas risadas) e também a estrutura de "grande cidade", que foi sendo construída para replicar, ao máximo, a vida que se tinha em Portugal, mas o Brasil sendo Brasil (desde sempre) mostrou que isso não seria bem assim.

Outro sentimento durante a leitura foi de tristeza, de ver que mazelas como corrupção, a lei do "sabe com quem você está falando?", dentre outras estão atreladas ao modo de viver do brasileiro, chegando-se ao ponto de ser vergonhoso ser honesto. Dentre tantas outras facetas do começo do que seria hoje o Estado Brasileiro.

Ao terminar a leitura desse livro, vi muito do Brasil de hoje ali. Desde o jeito de rir das tristezas, tentar encobrir a verdade com meias mentiras e a valentia do povo que construiu os primeiros anos da nossa história para serem, finalmente (para mim), retratados de uma forma digna ao meu modo de ver. Leia e redescubra você também o Brasil.

Minha edição é a da Editora Planeta, com uma capa linda em detalhes dourados em alto relevo e foto do D. João VI, páginas amarelas com linha do tempo e ilustrações em um tipo de papel diferente, mostrando ainda melhor os detalhes e preservando as gravuras de forma mais eficiente, fonte e diagramação excelentes e não encontrei erros de grafia ou digitação.

site: http://www.clubedofarol.com/2020/03/resenha-1808.html

Carla 08/08/2022

Leitura arrastada, mas ainda vale a pena.
?Pena que um país tão lindo não seja colonizado por uma nação ativa e inteligente.? Rose Marie registrou em seu diário quando chegou ao Rio de Janeiro em dezembro.

Jessi 04/08/2022

É cada babado
Não é a primeira vez que eu leio algo de Laurentino Gomes, sua forma de escrita por ser jornalista é maravilhosa. O livro é o pontapé para uma trilogia da história do Brasil 1808 é sem dúvidas um ano que marca nossa história por ser o ano em que a família imperial foge de Portugal às pressas com medo da invasão de Napoleão Bonaparte, o livro conta a história de coo ok mo foi isso, de como era ok Brasil antes e depois de dom João, quem era o dom João, sua mulher, a escravidão no Brasil, em suma é muito bom livro recomendo!!!

Arthur.CAsar 31/07/2022

Origens do nosso Brasil
Esse livro é realmente excepcional! A forma do autor nos contar sobre nossa própria história, é perfeita.
O livro é escrito de uma forma bem fluída trazendo os fatos e as fontes, para podermos verificar tudo.
A leitura é bem tranquila e muito fácil! Ansioso para começar o 1822

Thais.Outor 25/07/2022

Melhor leitura não poderia ter! Muito fascinante e chocante os detalhes dados, toda a história por detrás dos fatos horrendos que aconteciam. Muito Perfeito!

Casal geek 24/07/2022

Esse livro é um ótimo livro para quem gosta de história. Comecei a ler por causa da maratona literária do Geek Freak, porém senti que perdi bastante tempo nele, pelo fato dele ser grande. Talvez devesse ter escolhido um momento mais adequado, porém não tiro o crédito do quão bem escrito e de fácil entendimento foi o livro

Nouzaíra 23/07/2022

Leitura divertida
Livro ideal para quem gosta de história, é uma leitura divertida, e escrita de tal modo que não é cansativa, pelo contrário, difícil é parar de ler. Adorei!!!

David.Dias 22/07/2022

O Brasil sobre um rei indeciso
Este é um excelente livro para todos aqueles que possuem interesse pela história do Brasil, não vá esperando um livro muito rigoroso para com o detalhamento e relato histórico, não é este o seu objetivo e nunca foi, desde o começo. O próprio autor já deixa bem claro na introdução que é um livro de linguajar fácil e com uma linguagem de fácil compreensão. Mas apesar de não ser um livro de extremo rigor, não deixa a desejar em suas fontes e é notável o trabalho e esforço hercúleo que o Laurentino Gomes pôs neste livro, são 10 anos de pesquisas em diversas fontes, tudo com o intuito de escrever um livro mais completo possível com uma linguagem acessível para o público, e devo admitir que ele conseguiu.
Porém, como nem tudo são flores, o livro possuí seus defeitos é claro. Por buscar uma linguagem didática o autor acaba caricaturando demais os personagens históricos, por exemplo, D. João VI é o rei gordinho, medroso e indeciso, Carlota Joaquina é a rainha maquiavélica, feia que busca sempre derrubar o marido. Toda essa dramatização desnecessária acabou por criar, sem querer, um ar de história fictícia. Apesar de todas essas características serem realmente algo que foi citado por diversas fontes ao decorrer do livro, todos nós sabemos que a vida são mais tons de cinza do que preto e branco.
Se você, assim como eu, não ligar muito para essa forma de se contar a história, tenho certeza que gostara bastante deste livro. Todo o livro possui uma fluidez e uma escrita bastante agradável de se ler, e isso o Laurentino merece todo o crédito por isso, é um tipo de leitura que dá para terminar em alguns dias, se você tiver tempo é claro. O autor conta desde o motivo da corte portuguesa vir para o Brasil até sua volta para Portugal no ano de 1821. Ele conta também o estilo de vida da população do Brasil do século XIX e os hábitos péssimos da corte portuguesa. Este tipo de leitura é fundamental para se ter uma ideia mais concreta e uma noção do porquê o Brasil, mesmo após 200 anos, permanece do jeito que está.
Um das partes mais marcantes na minha opinião foram os capítulos dos escravos, do Rio de Janeiro e do Marrocos. São esses sem dúvidas o ponto alto da leitura a meu ver, são ótimos capítulos nos quais fiquei instigado do início ao fim.

Manu 15/07/2022

1808
Um livro muito bem escrito, cheio de curiosidades e claro minha parte preferida, fofocas históricas. Achei a linguagem bem tranquila e adorei o uso de imagens para dar clareza das informações tratadas.

Rinaldo 14/07/2022

1808
Laurentino Gomes transforma nossa história num grande acontecimento, um livro com a chancela Laurentino Gomes. Qualidade e credibilidade.

Gabriel 08/07/2022

Uma boa leitura
"1808", de Laurentino Gomes, inicia a trilogia composta por "1808", "1822" e "1889", sendo que trata dos antecedentes e consequências da transferência da família real portuguesa e o aparato burocrático-administrativo de Portugal para o Brasil.
Laurentino Gomes começa a obra fazendo uma referência às trufas diplomáticas entre Portugal, Inglaterra e França durante a era napoleônica de expansões pela Europa. Destaca também a dependência portuguesa do Brasil e como tais fatores foram decisivos para a sobrevivência da dinastia de Bragança com a vinda para o Brasil.
Outro fator que chama atenção na obra diz respeito a como o Brasil muda seu perfil com as reformas estruturais joaninas a tal ponto de em 1815 ser elevado à condição de "Reino Unido de Brasil, Portugal e Algarves" e garantir relativa autonomia política. Destaca também as revoluções ocorridas como a revolução pernambucana de 1817 e o retorno de D. João V a Portugal com a revolução liberal do Porto de 1820, antecedente da independência.
A leitura é fluída e o livro possui uma linguagem relativamente simples e acessível, mas que pode se tornar um pouco enfadonha quando são descritos detalhes pessoais de figuras históricas do período.

Fernanda 01/07/2022

1808
Para quem gosta de história, é um prato cheio!
A história do Brasil de forma menos didática, super fácil de entender e com pitadas de humor.
Um conteúdo super pesquisado e aprofundado, mas trazido ao leitor de forma leve.
Excelente livro e excelente narrativa.
psraissafreire 01/07/2022minha estante
Eu li 1822 dessa coleção (a edição infantojuvenil e amei)