1808 - edição juvenil ilustrada

1808 - edição juvenil ilustrada Laurentino Gomes

Resenhas - 1808

yas 26/02/2022

Ótimo
Um dos melhores livros de história que eu já li. Laurentino conseguiu contar toda a história da vinda da família real portuguesa pro Brasil de uma forma simples e interessante.
Acho muito legal ele citar os lugares, da vontade de conhecer todos, se sentindo assim parte da história!

Liu 24/02/2022

1808 e a viagem a Ouro Preto
Em 14 de fevereiro de 2022, viajei para Belo Horizonte, em visita a meu pai. Chegando lá, comecei a leitura de 1808, do escritor Laurentino Gomes. A leitura seguiu a todo vapor, pois a forma como o autor relata os fatos e constrói a narrativa é capaz de prender e aguçar a curiosidade.

Parece que a leitura daquele momento histórico do Brasil-colônia fazia todo sentido, pois, no fim de semana eu iria conhecer Ouro Preto e Mariana. Duas cidades lindíssimas, cheias de história, verdadeiros museus a céu aberto.

A leitura do livro deu uma embolada nesses dias, pois quis aproveitar ao máximo pra conhecer todas as igrejas, minas e museus das cidades.

Por fim, no dia 24, sob a surpresa da invasão da Rússia à Ucrânia, e a iminência de uma guerra na Europa, me fez lembrar e relacionar aos fatos que desencadearam a vinda da corte portuguesa para o Brasil, as invasões napoleônicas.

Recomendo a leitura.

Lara Pessoa 20/02/2022

Bom, mas nem tanto
O livro é muito interessante, muito mesmo. Diria que se tivesse (talvez até tenha) uma adaptação menorzinha, todos os brasileiros (no mínimo) deveriam ler. Os detalhes e pontos que o livro tem são muito bons, e a linguagem usada para falar sobre a história é muito boa, não é algo sério ou complexo de entender, pelo contrário é bem descontraido, o que torna o ato de aprender melhor. Contudo, eu não dei 5 estrelas, porque por mais que o livro seja muito curioso, achei muito cansativo. O início do livro (até um pouco antes da metade) é envolvente, mas depois algumas informações começam a se repetir ou a ser muito minuciosas, o que na minha opinião não é tão legal. Mas de qualquer forma, vale a apena a leitura se vc gostar muito de livros com esse contexto, ou se for um amante do Brasil.

Bruno.Vieira 20/02/2022

Sensacional
Todo brasileiro deveria ler. A escrita do autor é incrível, faz prender ao livro do início ao fim. Vale a pena!

Leandro de Lima 17/02/2022

Tema interessante, boa narrativa do autor, péssima estrutura de apresentação
Queria ter lido esse livro no colégio. O autor escreve de maneira muito simples e leve, o que foi bem diferente do que esperaria de um livro de história de autor brasileiro. Não que eu tenha lido muitos livros de história brasileiros, confesso, reconhecendo aqui meu próprio preconceito. Fica visível o motivo que esse livro foi um best-seller, pois creio que ele atinja muitos públicos justamente por não complicar muito. Realmente parece um ótimo livro introdutório sobre o tema, pra gerar interesse sem assustar e também sem perder a qualidade acadêmica de consulta à fontes etc. Recomendadíssimo pra quem não sabe nada sobre o assunto ou quem não lembra muito das aulas de história sobre esse período, que era meu caso.

Infelizmente, a edição que li (4ª) foi muito mal diagramada, com imagens agrupadas de maneira separada em partes do livro, como se tivesse dado um bug no arquivo word e o responsável simplesmente tivesse desistido de concertar. A despeito disso, as imagens em si não eram fundamentais para manter o leitor interessado. O autor também se repete em certos trechos de forma desnecessária, fazendo parecer também que faltou um pouco de primor na edição do livro. Conteúdo maravilhoso, péssima estrutura de apresentação.

O conteúdo em si do livro é revelador. O autor consegue se aprofundar mais do que numa aula expositiva típica da minha época de colégio, pois frequentemente utiliza-se da perspectiva de fontes históricas pra ilustrar os acontecimentos e consequências destes. Há comentários opinativos do Laurentino porém esses comentários são embasados e relativamente neutros na medida do possível, sendo também adições interessantes e não mera propaganda de pensamento.

Foi uma revelação para mim como o Brasil tem suas idiossincrasias e acontecimentos absurdos desde sempre, muitos acontecimentos que acredito nunca ter ouvido falar antes. Sem rebuscar muito, o autor teve sucesso em me fazer sentir ambientado no período histórico e me fazer acompanhar seus raciocínios com a perspectiva atual. Em momento algum me senti perdido, e assim, sinto que pude aproveitar o conteúdo ao máximo, o que é um ótimo indicativo da qualidade do autor e de seu livro. Pretendo ler num futuro próximo os livros seguintes da trilogia.

RhannaP 09/02/2022

Esse foi o primeiro livro em que demorei semanas para ler, e não foi por ser ruim. Ele é repleto de conteúdo, com muita informação que precisa ser digerida com calma. Acredito que minha única reclamação seja a respeito da edição que está com alguns erros ortográficos, de resto eu gostei muito.

Matheus Luís 08/02/2022

1808
Um livro muito bom para saber o que ocorreu com o Brasil colônia com a chegada da corte portuguesa e como isso mudou o rumo do nosso país. Além disso o autor da breves contextualizações do que estava ocorrendo no mundo naquele período. Leitura recomendada!

Thi Acrisio 03/02/2022

1808
Eu gostei muito do livro, ele é bem fiel em sua proposta, e vai além, criando um enredo bem interessante que prende o leitor.

O livro relata a vinda da família Real Portuguesa para o Brasil e responde perguntas como...o motivo, como foi a chegada, as mudanças do Brasil, e a despedida. Não tem tanto aprofundamento nos temas, mas fica claro que o objetivo não é esse, são 13 anos de muitas mudanças, além disso existe inúmeras citações, fruto do trabalho jornalístico de pesquisa do Autor.

Amo histórias, e a chegada de Dom João VI no Brasil, mudou totalmente os rumos dessa nação. Conhecer mais sobre, foi muito bom.

Brilhante esse trabalho do Laurentino.

Marcos 01/02/2022

Esse livro tem grande chance de ser o melhor que li no ano
Por esse livro ter passado 10 anos em produção, tem um grande valor no quesito pesquisa e valor histórico. Esse é um bom começo pra quem quer ter uma base de como foi o Brasil colonial e como surgiu esse país da forma que conhecemos hoje. Estou animado para ler os outros dois livros dessa trilogia

Cooliver 30/01/2022

sensacional!
Esse livro abriu meu olho de diversas. Agora q terminei a leitura, Dom João VI EU TE ODEIO, um preguiçoso q nn fez nada pelo Brasil ao menos a vantagem fosse boa para Portugal. Um Império preguiçoso do qual espremeu ate o último centavo da Colônia. Dom João o maior medroso da história conseguiu enganar Napoleão, deixar Portugal pobre e humilhado. E quando chegou aqui fez do Brasil um país pobre, com um potencial imenso fez um país pobre por preguiça e conveniência. Esse livro me fez compreender melhor algumas situações e questões q até hoje refletem na história e política do país.

Stuart.bookster 23/01/2022

1080, de Laurentino Gomes
Laurentino tem uma forma de escrita única, ele sabe colocar fatos históricos de forma didática e narrada deixando a leitura mais leve e dinãmica. O livro tem um destaque importante por narrar, nas palavras do grande academicista Dalmo Dallari, "o nascimento do Brasil". É importante darmos destaque a compreensão dos fatores que levam ao surgimento do Brasil nesse período e o motivo que leva a fuga da Família Real de Portugal para o Brasil. A compreensão da história como uma conjuntura de fatos correntes e seguidos como um efeito dominó é fundamental para compreender os acontecimentos europeus do período, desde a ascensão napoleônica até a existência dos despostas esclarecidos.

fuckinormie 19/01/2022

Eu odeio jornalistas.
O jeito que o Laurentino Gomes simplesmente acha que tem um diploma de História - - - ??

Mas brincadeiras a parte, é bom para estudar pra Enem, Fuvest, e qualquer outro vestibular. Pra se aprofundar no assunto não.

Gabriela 18/01/2022

Gostei muito desse livro, me permitiu aprender mais da história do Brasil que na escola! Obviamente naquela época talvez eu não entendesse algumas questões políticas envolvidas (obviamente não entendia haha). De qualquer forma, é muito interessante ir redescobrindo a história, com fontes fidedignas apresentadas pelo autor, o jornalista Laurentino Gomes.
As correspondências, registros, notas, notícias e demais documentos que fizeram parte da pesquisa do autor para este livro são fonte pura de história e conseguem esclarecer muitas características do Brasil atual.
Principalmente em relação à corrupção e à forma como isso é tratado desde a colônia até a atual República. Pretendo ler os outros livros da série, pois sem dúvida serão muito bem escritos e embasados em documentos históricos, como este primeiro.
Vicky 18/01/2022minha estante
Gostei da sua resenha! Me deu vontade de ler o livro! ???

Gabriela 19/01/2022minha estante
Que bom Vicky! Eu nunca gostei muito da matéria História na escola... Mas gostei muito do livro e quero ler outros do gênero também. Claro que a história vai muito além disso, mas para leigos no assunto como eu, vale super a pena aprender dessa forma!

Natasha 16/01/2022

10/10
Um livro ótimo pra quem gosta da história brasileira, com uma linguagem simples e fácil de entender, é ótimo para qualquer tipo de leitor.

Marina.Castro.F 15/01/2022

Bom livro, mas não é para mim
Tive a experiência em audiobook. Achei o livro muito bom e bem escrito, além de bem detalhado. Porém não é muito o meu estilo porque fica mais na rotina das pessoas à época do que na vid aprovada dos monarcas (que eu acho mais interessante). Porém, para quer entender mais sobre o dia a dia das pessoas da época, recomendo a leitura!