1808 Laurentino Gomes

Resenhas - 1808

Carla 08/08/2022

Leitura arrastada, mas ainda vale a pena.
?Pena que um país tão lindo não seja colonizado por uma nação ativa e inteligente.? Rose Marie registrou em seu diário quando chegou ao Rio de Janeiro em dezembro.

Jessi 04/08/2022

É cada babado
Não é a primeira vez que eu leio algo de Laurentino Gomes, sua forma de escrita por ser jornalista é maravilhosa. O livro é o pontapé para uma trilogia da história do Brasil 1808 é sem dúvidas um ano que marca nossa história por ser o ano em que a família imperial foge de Portugal às pressas com medo da invasão de Napoleão Bonaparte, o livro conta a história de coo ok mo foi isso, de como era ok Brasil antes e depois de dom João, quem era o dom João, sua mulher, a escravidão no Brasil, em suma é muito bom livro recomendo!!!

Arthur.CAsar 31/07/2022

Origens do nosso Brasil
Esse livro é realmente excepcional! A forma do autor nos contar sobre nossa própria história, é perfeita.
O livro é escrito de uma forma bem fluída trazendo os fatos e as fontes, para podermos verificar tudo.
A leitura é bem tranquila e muito fácil! Ansioso para começar o 1822

Thais.Outor 25/07/2022

Melhor leitura não poderia ter! Muito fascinante e chocante os detalhes dados, toda a história por detrás dos fatos horrendos que aconteciam. Muito Perfeito!

ArtyEPinguyn 24/07/2022

Esse livro é um ótimo livro para quem gosta de história. Comecei a ler por causa da maratona literária do Geek Freak, porém senti que perdi bastante tempo nele, pelo fato dele ser grande. Talvez devesse ter escolhido um momento mais adequado, porém não tiro o crédito do quão bem escrito e de fácil entendimento foi o livro

Nouzaíra 23/07/2022

Leitura divertida
Livro ideal para quem gosta de história, é uma leitura divertida, e escrita de tal modo que não é cansativa, pelo contrário, difícil é parar de ler. Adorei!!!

David.Dias 22/07/2022

O Brasil sobre um rei indeciso
Este é um excelente livro para todos aqueles que possuem interesse pela história do Brasil, não vá esperando um livro muito rigoroso para com o detalhamento e relato histórico, não é este o seu objetivo e nunca foi, desde o começo. O próprio autor já deixa bem claro na introdução que é um livro de linguajar fácil e com uma linguagem de fácil compreensão. Mas apesar de não ser um livro de extremo rigor, não deixa a desejar em suas fontes e é notável o trabalho e esforço hercúleo que o Laurentino Gomes pôs neste livro, são 10 anos de pesquisas em diversas fontes, tudo com o intuito de escrever um livro mais completo possível com uma linguagem acessível para o público, e devo admitir que ele conseguiu.
Porém, como nem tudo são flores, o livro possuí seus defeitos é claro. Por buscar uma linguagem didática o autor acaba caricaturando demais os personagens históricos, por exemplo, D. João VI é o rei gordinho, medroso e indeciso, Carlota Joaquina é a rainha maquiavélica, feia que busca sempre derrubar o marido. Toda essa dramatização desnecessária acabou por criar, sem querer, um ar de história fictícia. Apesar de todas essas características serem realmente algo que foi citado por diversas fontes ao decorrer do livro, todos nós sabemos que a vida são mais tons de cinza do que preto e branco.
Se você, assim como eu, não ligar muito para essa forma de se contar a história, tenho certeza que gostara bastante deste livro. Todo o livro possui uma fluidez e uma escrita bastante agradável de se ler, e isso o Laurentino merece todo o crédito por isso, é um tipo de leitura que dá para terminar em alguns dias, se você tiver tempo é claro. O autor conta desde o motivo da corte portuguesa vir para o Brasil até sua volta para Portugal no ano de 1821. Ele conta também o estilo de vida da população do Brasil do século XIX e os hábitos péssimos da corte portuguesa. Este tipo de leitura é fundamental para se ter uma ideia mais concreta e uma noção do porquê o Brasil, mesmo após 200 anos, permanece do jeito que está.
Um das partes mais marcantes na minha opinião foram os capítulos dos escravos, do Rio de Janeiro e do Marrocos. São esses sem dúvidas o ponto alto da leitura a meu ver, são ótimos capítulos nos quais fiquei instigado do início ao fim.

Manu 15/07/2022

1808
Um livro muito bem escrito, cheio de curiosidades e claro minha parte preferida, fofocas históricas. Achei a linguagem bem tranquila e adorei o uso de imagens para dar clareza das informações tratadas.

Rinaldo 14/07/2022

1808
Laurentino Gomes transforma nossa história num grande acontecimento, um livro com a chancela Laurentino Gomes. Qualidade e credibilidade.

Gabriel 08/07/2022

Uma boa leitura
"1808", de Laurentino Gomes, inicia a trilogia composta por "1808", "1822" e "1889", sendo que trata dos antecedentes e consequências da transferência da família real portuguesa e o aparato burocrático-administrativo de Portugal para o Brasil.
Laurentino Gomes começa a obra fazendo uma referência às trufas diplomáticas entre Portugal, Inglaterra e França durante a era napoleônica de expansões pela Europa. Destaca também a dependência portuguesa do Brasil e como tais fatores foram decisivos para a sobrevivência da dinastia de Bragança com a vinda para o Brasil.
Outro fator que chama atenção na obra diz respeito a como o Brasil muda seu perfil com as reformas estruturais joaninas a tal ponto de em 1815 ser elevado à condição de "Reino Unido de Brasil, Portugal e Algarves" e garantir relativa autonomia política. Destaca também as revoluções ocorridas como a revolução pernambucana de 1817 e o retorno de D. João V a Portugal com a revolução liberal do Porto de 1820, antecedente da independência.
A leitura é fluída e o livro possui uma linguagem relativamente simples e acessível, mas que pode se tornar um pouco enfadonha quando são descritos detalhes pessoais de figuras históricas do período.

Fernanda 01/07/2022

1808
Para quem gosta de história, é um prato cheio!
A história do Brasil de forma menos didática, super fácil de entender e com pitadas de humor.
Um conteúdo super pesquisado e aprofundado, mas trazido ao leitor de forma leve.
Excelente livro e excelente narrativa.
psraissafreire 01/07/2022minha estante
Eu li 1822 dessa coleção (a edição infantojuvenil e amei)

rafanishikawa 29/06/2022

Ótimo!!!
Adorei demais o livro, já estou pronta para os próximos.
É um excelente livro, ao começar achei que pudesse ser muito pesado, cheio de informações e cronologia complicada, daquele tipo que fica difícil de acompanhar e guardar. Porém, desde o início a história é super bem contada, com muitas informações, mas de forma leve, didática, sem sobrecarregar.
Enfim, achei um livro muito bom, super recomendo!!!!!

Marcos 23/06/2022

Adorei o livro. Muitos detalhes sobre a vinda da corte portuguesa ao Brasil e a sua importância até hoje para a nossa história como país. O texto fácil de ler, que nos envolve a cada página. Li até antes do tempo.
Um dos meus favoritos. Vou ler os próximos de Laurentino Gomes.
Nota: 10
Ricarda Caiafa 23/06/2022minha estante
Me animou a ler!!!

Marcos Nandi 22/06/2022

Muito bom.
Li por agora a biografia de D. Pedro I, escrita por Isabel Lustosa. Um livro muito bom que fala sobre a vida,reinado e morte de D. Pedro I, falando também sobre os eventos que acontecem em 1808.

Porém, nesse livro, Laurentino Gomes esmiúça de maneira ímpar todos os detalhes da fuga da família real de Portugal para sua colônia, Brasil.

Um livro-reportagem, fruto de dez anos de estudos e que tem como fito mostrar a história como ela foi (e é) de forma acessível para leigos em linguagem acadêmica.

A fuga se deu por causa de Napoleão, isso todo mundo sabe, mas o autor explica que exectuando a Inglaterra e Portugal, todo o continente europeu estava sob o domínio de Napoleão, que conseguiu seu poder devido a revolução francesa.

D. João, que estava como regente por causa da loucura que acometia sua mãe, estava sobre a cruz e caldeirinha. De um lado, pressão da França napoleônica, de outro, pressão da Inglaterra que era sua tradicional aliada, que em troca da fidelidade, financiaria a longa (e perigosa) viagem e protegeria a família real, em troca, o Brasil poderia receber os navios ingleses, coisa que antes não acontecia, podendo a colônia receber apenas navegações de Portugal.

O que eu não sabia, era que essa mudança da corte já tinha sido levantada em outros momentos.

Portugal, considerada a menor economia da Europa, tinha como principal fonte de economia a colônia latina-americana.

Devido a fragilidade econômica, falta de desenvolvimento na ciência, e forte fanatismo religioso, Portugal era sempre ameaçado por países fronteiriços, sendo até governado por um tempo pela Espanha.Assim sendo, um país pequeno, rural e atrasado, e que usava de uma economia extrativista.

Com a fuga da corte para o Brasil, os portugueses se sentiram traídos e abandonados a própria sorte, com milhares de mortes e fugas por causa das guerras peninsulares.

Para conseguir fugir, D. João, fez um engodo dizendo que ia se entregar a Napoleão e chegou a declarar uma falsa guerra com a Inglaterra para conseguir fugir de Portugal. No princípio, só D. João iria fugir, mas depois, foi decidido que toda a corte iria junto (era MUITA gente).

Uma coisa interessante que eu não sabia, era sobre o desalojamento de casas para a corte morar e consequentemente (isso é óbvio) o aumento do preço dos produtos e aluguéis. Além disso, não sabia também, que existia uma "justiça" específica para julgamento dos ingleses que moravam no Brasil, entre outros privilégios que não eram recíprocos para os portugueses que moravam na Inglaterra.

D. João foi descrito como já conhecemos, medroso,depressivo, feio, esquisito, sujo, metódico ao ponto de nunca sair da rotina, o que incluía o uso das mesmas roupas, mesmo elas rasgadas. Considerado um monarca bom com o povo, era desprezado por sua covardia e fraqueza.

Já sua esposa, Carlota Joaquina, era manca, considerada feia, e autora de cinco conspirações contra o marido que não deu certo. Sabemos que os dois moravam em lugares separados, e também, que Carlota se casou por procuração ainda criança e desde sempre, foi geniosa.

Era uma corte corrupta e que tentava disfarçar a escravidão, o momento mais horrível da nossa história. Onde os escravos não podiam mais ser espancados em lugares públicos, mas sim, em lugares próprios e pela polícia.

Apesar disso, a corte tentou melhor o Rio de Janeiro, abrindo estradas, portos, universidades, e incentivando as artes trazendo artistas franceses para o Brasil.

O livro menciona a revolta em Pernambuco e a consequência dela, como o desmembramento de Alagoas do seu território. E também, como Portugal ficou a ver navios sem a corte, e sobre o domínio rígido dos ingleses, obrigando D. João a voltar para Portugal.

O livro tem mapas e muitas imagens (históricas, obras de artes, etc) e muita notas de rodapés que demonstram a extensa pesquisa do autor. Quero ler mais coisas do autor.

Por fim, achei interessantíssimo a análise em como o Brasil seria, caso não houvesse, a fuga da família real portuguesa para o Brasil.

Celso 13/06/2022

Trabalho brilhante de Laurentino Gomes
O livro 1808, que abre a trilogia do jornalista Laurentino Gomes, é um brilhante trabalho de pesquisa sobre a vinda da família real para o Brasil e as transformações que isso causou no nosso país. Não sei por que demorei tanto tempo para ler...