1808

1808 Laurentino Gomes

Resenhas - 1808

Nath 09/09/2019

Fascinante
No início o livro pode parecer cansativo mas ao decorrer das páginas , cada dia mais vc vai entendendo que muita coisa que o Brasil vive hoje é reflexo da nossa colonização portuguesa.

O livro é uma verdadeira aula de história , várias reflexões e cenas chocantes descritas durante a escravidão.

Se você tem curiosidade em saber um pouco mais , leia e viaje no tempo.
Vinícius 23/09/2019minha estante
Realmente isso que falou,eu em particular gostei muito

Daniel Rolim 05/11/2014

Bom livro, mostra como o Brasil foi colonizado por um país atrasado em relação aos demais da Europa, que aqui trouxe seus principais vícios, quais sejam, a burocracia, o excesso de privilégios concedidos à elite parasitária, seus desmandos, alta carga tributária, falta de visão, incompetência administrativa, corrupção, impedimento à livre iniciativa, extrema religiosidade (mais superstição que qualquer outra coisa), e a vergonha maior, a escravidão. Ainda, conseguimos vislumbrar a reação do povo a tudo isso, como as tentativas separatistas, o começo da malandragem, do "jeitinho", tudo para conseguir sobreviver ao caos que sempre governou este país.
Marcia 12/01/2015minha estante
Gostei do seu comentário.

LetAcia.Vincenzi 23/08/2021

Surpreendente e esclarecedor
História do Brasil em uma perspectiva muito diferente daquela que é explorada no ambiente escolar. Detalhes curiosos, engraçados e cativantes da antiga Corte de Dom João VI.
Ansiosa para ler os próximos da trilogia.
°°° 25/08/2021minha estante
O Laurentino tem esse dom de prender o leitor, e sempre apresentar detalhes da história que não foram apresentados no ambiente escolar.

Simone Bruxelas 16/05/2021

Interessante!
Estou querendo estudar livros sobre política, então comprei vários livros de história. Comecei por este por acreditar que ele seria uma boa introdução e facilitaria livros como "O povo brasileiro de Darcy Ribeiro e Raízes do Brasil de Sérgio Buarque de Holanda".

Achei o livro fluído, fácil para quem não tem muita intimidade com o gênero e também agrega bastante para quem já esqueceu das aulas de história. Mas achei que certos personagens ficaram muito caricatos como D. Joao VI e Carlota Joaquina. Principalmente por este livro da trilogia se referir a esta parte da história, não gostei muito da forma que foram descritos. Não sei se a intenção do escritor foi de trazer um certo humor para os leitores. Mas em resumo, se não quisermos aprofundar muito no assunto, este livro vai nos proporcionar um bom momento e ainda nos trazer alguns conhecimento.
Bernah 31/05/2021minha estante
Mas no livro ele cita essa caricatura q historiadores fazem das figuras citadas. Eu achei q ele, na vdd, tenta desfazer um pouco essa imagem

Lizandra.Mirelle 22/08/2023

Vale leitura
Desde de criança, sempre fui aquela que gostava de ler os livros de história da escola e saber sobre os acontecimentos que moldaram o mundo que vivemos hoje e nisso, não poderia deixar de ler esse livro.
Rico em informações muito boas, de escrita envolvente e leitura fluída, mergulhamos nas descrições de um Brasil que recebia uma corte portuguesa e começava a transformação: saindo de colônia para se tornar país.
Infelizmente, a história do nosso país é regada a escravidão e os capítulos sobre isso são dolorosos de ler.
Portugal foi um país totalmente dependente do nosso, porém em nada dependemos dele.
Valeu demais a leitura.
Marcia 22/08/2023minha estante
Livraço!

Paulo 13/10/2021

"Foi o único que me enganou"
O autor mesmo resume o livro 1808, se trata de um resgate "da história da corte portuguesa no Brasil do relativo esquecimento a que foi confinada e devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papeis que desempenharam duzentos anos atrás."

Aqui o autor nos relata a vinda (fuga) da corte real portuguesa ao Brasil num momento de grandes mudanças no cenário mundial. Enquanto Napoleão redesenha as fronteiras da Europa, as majestades portuguesas não vêm saída senão correr para a parte mais preciosa de seu império: o Brasil.

A mudança traria mudanças significativas para a então colônia, ao ponto que o Brasil como conhecemos hoje talvez não existisse, não fosse esse episódio peculiar. A obra trata disso, as causas e consequências dessa mudança, o que houve no Brasil nesse tempo e expõe alguns dos principais personagens dessa trama, em especial o rei D. João VI. Em poucas palavras: "com a chegada da corte, começava o último ato do Brasil colônia e o primeiro do Brasil independente".

Livro curto, de fácil leitura e ótimo para quem quer aprender um pouco mais da história do Brasil de forma simples.
Pais 18/10/2021minha estante
Saudades desse menino... Ótima resenha como sempre.

Lucas FC 14/05/2010

Me Surpreendeu
livro gostoso de ler, mt engraçado. me surpreendeu com ctz.
comprei baratinho e ficou + de 1 ano na estante sem mt vontade de ler, porem qnd comecei a ler ñ parei +
recomendo
Laís 17/03/2014minha estante
Não sei pq mas eu tenho uma imensa vontade de lê esse livro, infelizmente ainda não tive a graça ..

Gildo 27/09/2015

Um tempo nas origens
Deste livro, muito se falou. Inclusive ouvi que as origens de muitos de nossos problemas pareceriam claras durante a leitura de 1808, a corrupção no Brasil, a morosidade dos serviços, um certo desleixo no conviver. E isso, em parte, pode ser verdade, mas não só isso.

Ao esclarecer as circunstâncias da fuga de Dom João VI para o Brasil, o Laurentino Gomes ilumina esse período que foi de grandes transformações no país e que culminaria em sua independência pouco mais de uma década depois. Já é folclórica a figura de Dom João. O príncipe regente ficou famoso (inclusive no cinema e na tv) por ter um perfil meio acovardado, grotesco até, apaixonado por galinha assada, que vivia em meio ao desleixo, fora de forma e sempre, acima de tudo, indeciso. Talvez seja essa a imagem do monarca a ficar para a História e que gerou a lenda do país moroso e corruptível que se tornaria o Brasil moderno, uma nação a espelho de seu rei.

No entanto, o que virou referência para o livro não é a toda a sua essência. Não é simplesmente essa a imagem - a caricatura de um rei covarde numa colônia corrupta - que Laurentino passa em 1808. Há outro lado. A presença da família real no Brasil ('o primeiro rei europeu a pisar em solo americano') trouxe inovação e desenvolvimento à sociedade e principalmente à cidade do Rio de Janeiro. A decisão crucial que alavancou as mudanças brasileiras foi a abertura dos portos, decisão tomada logo que o regente desembarcou em Salvador, antes mesmo de chegar à capital fluminense. Foi quando o Brasil deixou de depender tanto de Portugal, aumentando suas relações diretas com o resto do mundo, principalmente a Inglaterra que havia auxiliado na fuga de Dom João. Também foi a oportunidade de produtos, da cultura estrangeira começarem a fazer parte de uma sociedade até então descrita como provinciana e caipira.

Os hábitos brasileiros (péssima limpeza pública, falta de organização) começaram a ser modificados com a presença da família real. Por outro lado, a monarquia também parece ter sido afetada pelo jeito de viver da colônia. Dom João não era grande referência de realeza, mas parecia ainda mais esdrúxulo no Brasil: vivia mal vestido, sujo e com aparência largada. Carlota Joaquina, a princesa, igualmente desleixada, acentuava seu perfil colérico e intempestivo com roupas nada nobres. Engraçado imaginar que tais situações acontecem de maneira semelhante ainda hoje, com estrangeiros que visitam o Brasil. Parece que o 'relaxamento' tipicamente nacional contagia e agrada o gringo que chega cansado das regras e da austeridade europeias. Nove entre dez estrangeiros que decidem morar no Brasil gostam da 'liberdade' daqui.

Talvez sem querer, Dom João plantou a semente da independência do Brasil durante sua visita. Quando abriu os portos, acentuou a presença do país como nação e ofuscou o papel de colônia. Quando teve de voltar a Portugal, pressionado pelas revoltas e pela ameaça de perder o trono definitivamente, sabia que o Brasil se tornaria independente numa questão de tempo.

1808 também traz personagens fascinantes como o bibliotecário Marrocos, que numa troca de quase duzentas cartas com sua família, em Portugal, conseguiu traduzir e descrever o dia a dia dos brasileiros. Marrocos, em suas questões pessoais, mostra como chegou desacreditado e enojado com os hábitos da colônia e como, em poucos anos, passou a gostar e amar o país, ficando aqui mesmo quando a família real retorna a Lisboa. Outro mito da 'paixão estrangeira pelo Brasil'.

Há, também, claro, os indícios da origem da corrupção de que tanto falam. A própria coroa, para angariar fundos, acabou vendendo títulos de nobreza a preço de banana, simplesmente para arrecadar trocados a mais. Muitos enriqueceram a partir de relações promíscuas com a administração pública. E tem-se, assim, o germinar de um crime de administração que nos persegue desde então. A própria perpetuação do escravagismo no Brasil se deve, de certa forma, à uma dependência da administração aos senhores de engenho e mercadores de pessoas. Num número assustador, imagina-se que cerca de 10 milhões de escravos tenham sido trazidos da África para a América, pelo menos 40% ao Brasil. Foi o horror descrito por estrangeiros que visitavam o Rio de Janeiro que começaram a jogar luz sobre as injustiças desse sistema.

1808 é esclarecedor, não somente em história, mas em processos do sistema de gestão do Brasil, num atraso secular e numa maneira de raciocínio que nos perturba e nos corrompe até hoje. Seria, talvez, ainda pior se Dom João não tivesse fugido para o Brasil. Mas não foi o melhor dos caminhos para garantir um país independente e desenvolvido.
HELEM 18/06/2018minha estante
undefined

Michelle Araujo 30/08/2016

1808
Este livro conta a história do Brasil colônia qdo da chegada da Família Real, desde a saída de Portugal até a volta!
Anna Carolina 30/08/2016minha estante
Você gosta mesmo de história!

Fabricio 15/11/2011

Repetitivo e chato
Confesso que História nunca foi a minha matéria preferida na escola, mas quando ganhei esse livro, resolvi lê-lo para ver se mudava de ideia.
No começo é até divertido, achei que passaria a ler sobre história com outros olhos. Mas no 3º capítulo a história parece se repetir, se repetir de novo, re-repetir, repetir novamente num pleonasmo eterno... Parece que a história do Brasil se resume a um fato em loop infinito! O autor pega documentos históricos pra aumentar a veracidade dos fatos e repete os mesmos "causos" usando documentos e relatos diferentes. Não tem paciência que aguente!
gabi 28/11/2011minha estante
talvez você não tenha paciência para ler :/

CamilaTheFirst 28/08/2021

Ótimo e muito educativo!
Muito bom, recomendo para quem quer conhecer um pouco mais sobre a história do Brasil, além daquilo que já é ensinado pela escola.
A leitura não foi difícil, ele é bem didático. Mais brasileiros deveriam ler esse livro. Já quero ler a continuação.
Luuiiy 28/08/2021minha estante
Bacana!

Fê Galego 05/03/2021

Surpreendentemente envolvente
"É uma pena que um país tão lindo não seja colonizado por uma nação ativa e inteligente"

1808 é uma grande reportagem histórica que assume a desafiadora missão de deixar ao alcance de leigos um compêndio de todo o conteúdo intelectual de livros e livros de historiadores que muitas vezes deixam de cativar ou até se se compreender por muitos daqueles que não estão inseridos na área. E se sai espetacularmente bem sucedido!!
Todo o conteúdo da obra é passado de forma leve, humorada e compreensível mas ao mesmo tempo embasada, completa e indiscutivelmente bem organizada de forma que o autor conduz seus pensamentos e te traz para dentro da história, tornando uma reportagem repleta de dados e conteúdo em uma narrativa que é quase épica.
Um livro perfeito para aprender, relembrar e se apaixonar um pouco mais pela história de nosso país
Duda 05/03/2021minha estante
Aaaa tô querendo ler agr

Barbara.Andrade 08/08/2018

Incrível
Um livro que conta como foi a chegada da família real, no Brasil. Uma das propostas do autor, como ele escreve nas primeiras página do livro é "tornar esse pedaço da história brasileira mais acessível para leitores que se interessam pelos acontecimentos do passado, mas não estão habituados nem dispostos a decifrar a rebuscada linguagem acadêmica que permeia toda a bibliografia sobre 1808 e seus desdobramentos". O objetivo foi concluído com sucesso, é o que tenho pra dizer a vocês. O livro é incrível, com muitas informações interessantes e importantes. A descrição dos acontecimentos e dos personagens é maravilhosa, magnífica, perfeita! Uma escrita simples, uma pesquisa séria, com fotos, trechos de cartas, ofícios, etc... Tudo isso junto fizeram esse livro entrar pra minha lista de favoritos.
Não é atoa que, em 2008, 1808 recebeu o prêmio de melhor Livro de Ensaio da Academia brasileira de letras e o Prêmio Jabuti de Literatura na categoria de livro-reportagem e de livro do ano de não-ficção. Merecido! ??
Consegui absorver muitas coisas, terminei o livro com uma sensação incrível de aprendizado. Consegui compreender com muita clareza como começou o sistema de corrupção brasileiro, como foi a pós da escravidão por aqui e a importância da vinda de D. João VI para o Brasil. Mas não para por aí, aqui temos detalhes das personalidades mais importantes daquela época. Porquê o Brasil é como é? Porquê o Rio de Janeiro é como é? As respostas estão nesse livro com uma riqueza de detalhes e descrição maravilhosa. .
Se você tem interesse em conhecer esse momento marcante e decisivo da história brasileira de uma maneira simples, objetiva é acessível, sem o cansaço e tédio de textos acadêmicos, esse livro é o ideal. Eu super indico e com certeza vou ler os outros livros dessa série ??
Helio 14/08/2018minha estante
Muito bom seu comentário! Já li o livro e também acrescentou muito conhecimento ao que eu já havia apreendido sobre a época, além de esclarecer alguns detalhes que só com pesquisa séria é possível descobrir.

Valdirene 18/10/2011

nada de mais
Interessante o livro mas nada além disso. Pra quem gosta de historia do brasil vai agradar mais.
Aline 14/02/2014minha estante
Livro incrivel, uma verdadeira aula de historia que todo brasileiro deveria ler.