Mais Leve Que o Ar

Mais Leve Que o Ar Felipe Sali

Resenhas - Mais Leve Que o Ar

Joana Masen 13/06/2017

Uma história de amor atemporal
Esse é um livro romântico, no sentido mais amplo da palavra. Uma narrativa leve, doce, terna, que envolve o leitor desde a primeira linha.
No Reino de Amberlin, as mulheres são proibidas de praticar sua magia em público, por isso, vão a um mosteiro para estudar e praticar. A protagonista, Melissa, tem o dom de conjurar flores, e a parte das jovens que frequentam o mosteiro. Fora isso, e o fato de ter sete irmãs, sua vida é bem pacata e normal, até o dia em que ele conhece Pablo, um garoto misterioso e intrigante, que aparece do nada e chama a sua atenção imediatamente.
O que ela não sabe - e, aparentemente, só ela - é que Pablo é da realeza de Amberlin. Filho do rei, ele assumiu o papel do pai na administração quando esse ficou muito doente e debilitado. Mas quando ele está com Melissa, nada disso parece importar, pois ele é tão simples e atencioso que nem parece viver num mundo totalmente diferente do dela. Melissa não fica deslumbrada pela riqueza do garoto, nem pelo poder que ele exerce sobre todas as pessoas, e isso torna a relação deles muito especial.
Melissa e Pablo passam a se encontrar todos os dias, e ele revela para ela seus maiores segredos: está construindo uma máquina voadora, que é o projeto de sua vida, e tem um dragão anão chamado Magrelo, que vive escondido num canto escondido da propriedade real. Assim, eles passam a compartilhar as situações mais fofas e românticas já imaginadas, e vão construindo uma relação de confiança, amizade e amor.
Pablo é uma pessoa especial, que só quer ser feliz, ver as pessoas bem, e realizar seu sonho de voar. Ele praticamente não dá a minima para toda a pompa real, e os momentos que passa com Melissa são aqueles em que ele pode ser ele mesmo, sem medo de que tenha alguém olhando ou que esteja quebrando algum tipo de protocolo.
Por outro lado, Melissa se apaixona cada dia mais pela personalidade de Pablo, e entende totalmente seu amor pela máquina que está construindo. Mas a certa altura, ela conhece a única mulher que pode abalar seu namoro com Pablo: a princesa Isabel, mulher linda e perfeita, que foi criada com ele e que ainda nutre algum sentimento pelo príncipe.
Há esse conflito amoroso movendo o enredo e uma outra trama paralela, que envolve a briga pela máquina voadora de Pablo. Alguns outros reinos querem usá-la numa guerra, e essa é a única coisa que ele proíbe veementemente. Esses dois conflitos serão decisivos para o fechamento da história, logo depois que uma grande tragédia atinge os personagens.
Esse é um livro que faz chorar, então, se preparem. O namoro de Melissa e Pablo é lindo, e cada minuto que eles passam juntos parece poético e perfeito. Mas há um mundo ao redor deles, e nele as pessoas são ambiciosas e más. O amor pode ser suficiente para manter a paz? A máquina voadora poderá trazer apenas alegria, como sonha seu idealizador?
A cada página o leitor entre num universo totalmente diferente, mas que tem pequenos toques da nossa realidade, com algumas críticas leves à fatos e costumes arraigados na nossa cultura, como por exemplo, a crença de que a mulher é frágil e precisa ser totalmente submissa ao homem. Mas isso é apenas uma alfinetada básica, não sendo o foco principal na trama. O importante na obra de Felipe Sali é como o amor vence barreiras, e como ele pode ajudar uma pessoa a se conhecer realmente. O amor constrói o que há de mais belo no mundo, mas precisa ser vivido.
Essa foi a segunda vez que li Mais leve que o ar; conheci a obra quando ela ainda estava apenas no Wattpad, e me apaixonei imediatamente. A história tem um ar poético que eu adoro, e cheia de ternura em cada parágrafo. Cada encontro entre Pablo e Melissa é uma viagem, e dá vontade de viver um amor como o deles.
A escrita de Sali é exatamente como eu imagino que ele seja, doce, cheia de amor. Mas além de carregar a narrativa de beleza, ele consegue usar muito bem o método show, don't tell (mostre, não conte), principalmente no final, quando não é preciso ser dito o que está para acontecer, pois está descrito nas entrelinhas e nas atitudes das personagens.
O trabalho da Lote 42 está fascinante: desde a arte da capa, que é cheia de detalhes da máquina voadora, até o interior, com a diagramação das páginas, as divisões entre os capítulos e a transição da primeira para a segunda parte. Além disso, a capa é dobrável, e dentro dela há uma imagem linda de todo reino de Amberlin.
Vale a pena a leitura de cada página, lentamente, para que se possa absorver todo o amor e a poesia dessa história única e atemporal, que eu tenho certeza que vai conquistar todos os leitores.

site: https://seiqueeusei.blogspot.com.br/

Anny K. Alves 18/08/2017

Sobre mais leve que o ar:
Vou começar falando que estou lendo essa história linda pela segunda vez e que ela me surpreendeu de uma maneira totalmente diferentes em ambas. Não podia deixar de dizer também que ela é tão tocante e maravilhosa que chega a bater aquela bad quando acaba. Mas vale a pena todo o esforço, acredite. Este é o livro de estreia de Felipe Sali no meio impresso, mas não é a única obra do autor. Tive o prazer de ler também ? na plataforma Wattpad ? o "Ick Perspectiva", outro livro fantástico que todos deveriam conhecer.

"Mais leve que o ar" conta, pelo ponto de vista de uma garota, a história de dois jovens: Melissa e Pablo. Melissa é uma jovem druida que tem a habilidade de conjurar flores. Pablo, um garoto da alta nobreza, sonha com a proeza que nenhum homem havia conquistado: fazer um objeto mais leve que o ar voar. Mas não como um balão, que voa no seu limite de velocidade e altura e sim como uma verdadeira máquina; ágil e rápida. Juntos, os dois vão descobrir a força que o amor pode ter, mas a obsessão por um sonho pode colocar tudo a perder. Será o amor capaz de superar qualquer obstáculo?

Posso afirmar que está foi uma história que me fez refletir, aprender e pensar. E pensar muito! E olha, eu gosto muito de histórias assim. É um livro sensível que nos faz entender o verdadeiro sentido dos nossos sonhos, sentimentos e da vida. Personagens marcantes e únicos, principalmente o magrelo e a Vó Marga hahaha (que ficaram sempre no meu coraçãozinho de leitora fiel) compõem essa história de tirar o fôlego. Mais leve que o ar é uma fantasia que envolve amor, obsessão, sonhos e reflexões. É o tipo de livro que nos deixa uma mensagem em cada detalhe descrito nele e marca nosso coração com uma história forte, envolvente, original e única. E, com toda certeza, ele marcou a mim de todas as formas. É com muito carinho e sinceridade que eu posso dizer: Foi o melhor livro de fantasia que eu já li até agora.
Encontre o livro em: www.bancatatui.com.br
ou leia gratuitamente no Wattpad: http://my.w.tt/UiNb/hgAXswGXxE
Obs: As duas versões (a digital e a física) tem diferenças que estão presentes no caderno do próprio autor, no Wattpad. Siga o Sali por lá e conheça outros de seus trabalhos!

Ana 02/09/2017

Leve e lindo
Esse é talvez o livro mais lindo da minha estante. Quando ele chegou em casa pensei "nem precisa ser bom, de tão lindo que é, já valeu a compra". Mas, minha gente, que obra bem feita!

Sali construiu aqui um universo muito bem estruturado e interessante. Os personagens são coerentes em suas atitudes, algo que ando sentindo muita falta na literatura atual. O que falar de Melissa que é talvez a protagonista mais interessante deste ano? Ela é delicada, forte, inteligente, ousada e no final nos presenteia com uma lindeza de ensinamento.

Acho interessante citar a relação de Melissa com suas irmãs. Vivendo em uma casa cheia de mulheres, fiquei surpresa por um homem conseguir escrever tão bem e de forma tão precisa como esse tipo de interação acontece. Me senti como uma das irmãs da Mel, porque é daquele jeito mesmo que acontece.

Outro detalhe interessante é o paralelo que o livro traça com a nossa realidade. As intrigas políticas que ocorrem em paralelo com o romance foram muito bem entrelaçadas na trama, sem ficar aquele gosto de "eu queria mais desses planos de guerra".

No final, tudo se encaixa de forma interessante e até um tanto melancólica, trazendo para o universo fantástico um tom a mais de realidade. Enfim, gostei do desfecho agridoce e sem dúvidas o Felipe entrou para minha lista de autores nacionais para acompanhar.

Por fim, comprem! Vale a pena demais. Mas, caso você prefira conferir antes de aderir, vou deixar o link da obra que ainda está no ar pelo wattpad.

site: http://my.w.tt/UiNb/hTmunZPA7F

Ane Vasconcel 30/12/2017

Leve e fluído
Simplesmente leve, em coerência com o título, e de fluída leitura. Ao iniciar a leitura, me pareceu que se trataria apenas de um romance bonitinho como tantos outros, mas há muitas surpresas no decorrer das páginas, gostei bastante do contexto do enrendo. Muito legal!

adys 13/01/2021

Esse livro rodou lá no meu wattpad por muito tempo, lembrei dele e decidi ler porque fiquei curiosa.
A história não foi o que eu esperava, foi bem superficial e os personagens não tiveram muito desenvolvimento e profundidade. Mesmo q a intenção do autor tenha sido escrever uma história curtinha e com partes bem definidas, eu acho que ele poderia ter desenvolvido mais o universo que criou e q poderia fazer uma história curta de maneira melhor.

leilakelly 23/04/2018

A mais pura poesia do amor
Vou começar dizendo:

O segundo livro que me fez chorar na vida.

Um livro doce. Um romance adolescente delicioso de viver, mas muito realista quando traz as dificuldades que o mundo e a vida nos impõe.

Uma delicia de livro... poesia pura.

Dessa 20/07/2018

Na medida certa!
A primeira vez que eu li esse livro foi no wattpad durante uma aula entediante da faculdade. Eu lembro que a aula acabou bem na hora do grande clímax e não tive nenhuma outra alternativa a não ser terminar de ler durante o almoço sem participar de nenhuma conversa na mesa o que me rendeu o título de maior antisocial do grupo por meses e um almoço que esfriou. Valeu a pena. Quando descobri que o livro tinha sido publicado tinha decidido que se encontrasse a edição física por aí eu ia comprar uma. Isso aconteceu na FIQ de bh desse ano.
Toda essa história para dizer que a produção nacional vale a pena e merece o apoio de todo mundo que reconhece a relevância desse trabalho lindo.
A história é uma delícia, de uma sensibilidade e um cuidado incrível. É sempre um suspiro de alegria encontrar personagens com profundidade e diálogos interessantes em um espaço tão povoado por literatura superficial. Obrigada ao Felipe por essa história de amor com toques de magia tão deliciosa de se ler em uma tarde na rede haha.
PS: As modificações entre a história do Wattpad e a versão física foram super positivas e a capa é a coisa mais preciosa da minha estante!
PS2: jamais vou superar o final que é triste na mesma medida que é lindo

leandra.benittz 14/10/2019

É mais uma opinião do que uma resenha
O senhor Felipe Sali é um excelente escritor. Eu sinceramente não gosto muito de Ick. E achei que nenhum livro dele iria superar Jéssica (Amo demais). Mas esse livro é tão fofinho e envolvente que quando acaba você fica querendo saber mais sobre esse universo, sobre o que vai acontecer com a protagonista, sobre o que vai acontecer com o dragão.
Lembra bastante os livros da Jenny Han

S. G. Conzatti 16/01/2020

Uma história que nos faz pensar sobre nossos sonhos e como é importante lutar por eles. Mas também sobre o amor, a perda e o recomeço. Um livro leve, gostoso e rápido de ler.

site: https://www.instagram.com/autorasgconzatti/

Wisley 19/07/2020

Muito bom! Consegue refletir bem as ações humanas, além de conseguir ter um ótimo romance.

LilinhaZ 01/11/2020

Mais leve que o ar
O livro conta sobre uma garota da plebe que conhece uma pessoa, de certa forma "importante" e a partir daí sua vida muda completamente. O livro é uma leitura muito carregada de sentimentos, e apesar disso é muito leve e rápido, tornando ele perfeito, na minha humilde opinião.

Samara Karen 22/12/2016

Fascinante. Mais leve que o ar é aquele livro envolvente que todo mundo deve ler e guardar um pedaço dentro de si.

Grazi 30/12/2020

O título faz jus a estória
É uma estória leve e interessante de ler. Gostei da forma que o autor construiu o universo do Reino de Amberlin, unindo fantasia, magia e romance. A personagem que mais me chamou a atenção foi a avó da Melissa, que é realmente muito cativante.
Recomendo a leitura para todos que gostam de livros leves e com um bom enredo.