Fogo Contra Fogo

Jenny Han

Resenhas - Fogo Contra Fogo

Fabi | @ps.leitura 15/08/2017

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
"Fogo contra fogo" é o último livro da trilogia "olho por olho". Para quem ainda não conhece, vou citar um pouco. Em "olho por olho" (resenha) Kat, Lillia e Mary se conhecem. Elas não têm nada em comum, apenas um objetivo: a vingança contra aqueles que a fizeram passar por coisas horríveis. Já no segundo livro da trilogia, "dente por dente" (resenha), após as vinganças, vem os resultados e elas terão que lidar com tudo o que está acontecendo.

Com esse plano de vingança elas ficaram grandes amigas e elas lutarão contra tudo o que for preciso para continuarem viva e salvar aqueles que amam. E é isso que "fogo contra fogo" ocorre. O final do segundo livro te deixa com um gostinho de 'quero mais' e o leitor é surpreendido com o enredo.

O final da trilogia não poderia ser melhor. Algumas partes foram esperadas, mas houve também algumas que surpreenderam. E é possível perceber que houve aquele arrependimento das personagens por conta do que sofreram e fizeram.

Algumas pessoas tem receio em ler essa trilogia pois comparam com Pretty Little Liars. Entendo. Realmente o primeiro livro foi um pouco semelhante devido as vinganças, mas possue um enredo próprio. Garanto que a parceria entre Jenny e Siobhan foi incrível e transformou uma trilogia repleta de vingança e mistério.

Claro que nem tudo foi perfeito. Senti um pequeno furo, digamos assim, nos últimos capítulos. Elas fizeram o que fizeram, pagaram sim por isso, mas as pessoas que sofreram as consequências não souberam e isso,
realmente, eu não esperava. Aliás, queria que houvesse mais brigas, mais páginas para descrever esses fatos. Exceto isso, a trilogia desenrolou muito bem.

É isso. Queria sim descrever muito mais sobre essa ficção pois tem coisas que eu queria muito contar, mas poderia perder o interesse de muitos pela trilogia. Então se o enredo te chama a atenção, invista. Não tenha receio de ser parecido com outro livro, leia. Vocês podem se surpreender!

site: http://psamoleitura.blogspot.com.br/2017/04/resenha-fogo-contra-fogo.html

ellen 22/04/2019

Fogo Contra Fogo
É, não tenho muito o que falar sobre esse final... Esse último livro, pra mim, foi horrível. Acho que a história em si saiu muito do contexto e toda essa coisa sobrenatural que tentaram implantar não me agradou.
A trilogia em si é intessante, os dois primeiros livros MARAVILHOSOS, mas esse final deixou muito a desejar.

Héllen 04/01/2018

Uma conclusão bem feita.
Não posso dizer que estou contente com esse final ou que é como eu gostaria que fosse mas é, com certeza, a conclusão adequada para a história e a mais correta para os personagens. Estou meio triste mas satisfeita, um final bastante realista se você considerar a temática e o gênero da história.

Núbia Esther 18/01/2018

Com muitas páginas a menos do que Dente por Dente, e mesmo em meio ao luto que permeia toda a primeira parte da trama, Fogo contra Fogo entrega uma narrativa fluida e ágil que lembra muito à do primeiro livro. Nele Han e Vivian enfocaram mais os sentimentos e os relacionamentos de seus personagens. A culpa e o luto que caminham de mãos dadas. A paixão, o ciúme e a amizade, relações que surgem justamente entre quem já esperávamos, mas também entre quem nem cogitávamos. Tudo isso envolto em uma camada de romance sobrenatural que prenuncia tragédia desde o começo.

Dente por Dente terminou em tragédia. Os acontecimentos serviram para que Mary finalmente percebesse a verdade sobre si mesma (ainda que Kat e Lillia nem desconfiem) e para as coisas na Ilha Jar desandarem de vez. Rennie morreu e o luto abateu-se sobre a escola. Kat lida com a tristeza da perda daquela que durante muito tempo fora sua melhor amiga. Lillia lida com a culpa de seu breve relacionamento com Reeve. E Mary, após descobrir do que é capaz e percebendo que está presa à Ilha Jar, decide se tornar uma espécie de anjo vingador dos oprimidos da ilha, enquanto alça seus planos de vingança à novos patamares.

“Por que estou sendo torturada desse modo? Forçada a observar Reeve seguindo em frente com sua vida, a olhar para ele conseguindo o que quer. Observar como ele toma minhas amigas e me apaga deste mundo. Ele não merece ser feliz. Não depois do que fez comigo.

(…)

Eu estava errada. Estava tão errada em relação a tudo. Não somos amigas. Elas não sentem minha falta, não pensam em mim. Se pensassem, isso não aconteceria de jeito nenhum.

A última coisa que me fazia sentir humana, só um pouquinho humana, se foi.” (Página 121)

Desde que o drama adolescente ganhou ares de romance sobrenatural com um toque de terror a la King, era de se esperar que os atos vingativos de Mary tornassem-se mais dramáticos e tivessem consequências mais drásticas. Inspiradas por Carrie (será?), Han e Vivian não decepcionam e Mary ganha mais determinação e uma raiva latente que não se direciona apenas à Reeve (ainda que ele seja o alvo principal), mas também à Lillia e Kat. Em atos crescentes que nos preparam para o embate final. No lado mais normal da história, temos o fortalecimento da amizade de Kat e Lillia e tenho que dizer que a união das duas tornou a Lillia bem mais tragável do que aquela garota que antes só se preocupava com a roupa ideal para cada ocasião e sofria da eterna indecisão de saber de quem queria ser amiga. É por meio dos diálogos das duas, que as autoras não relegaram ao esquecimento o que aconteceu com Lillia, Em Kat ela encontra sororidade. O romance também tem vez com Lillia e Reeve não conseguindo ficar longe um do outro, mas também não assumindo seu relacionamento e com direito até à triângulo amoroso. O drama romântico adolescente está garantido.

Na resenha de Dente por Dente eu comentei que apesar da vibe a la Carrie que as autoras haviam adotado, o final seria muito menos sangrento e o lado romântico e de redenção prevaleceria. Não me enganei. Não foi uma escolha ruim, ainda que a conclusão do drama de Mary tenha sido até um pouco anticlimático. No final das contas, foi uma boa conclusão. Han e Vivian conseguiram imprimir um bom ritmo e trabalharam bem todo o lado fantasmagórico da coisa, mas deixaram a desejar no final dado aos personagens. Tendo como Kat como minha personagem favorita, foi impossível não notar que o melhor foi reservado para Lillia. Os outros personagens mereciam finais menos simplórios e melancólicos. Para os que gostam de drama adolescente com uma pegada sobrenatural (mas nada de vampiro, anjo ou lobisomem) e um toque (bem mínimo) de terror, a trilogia pode ser uma boa pedida.

[Blablabla Aleatório]

site: https://blablablaaleatorio.com/2017/11/18/fogo-contra-fogo-jenny-han-siobhan-vivian/

Mari Siqueira 28/02/2018

Com um desfecho imprevisível, Fogo Contra Fogo assume o tom sombrio que foi criado ao final de Dente por Dente e traz consequências cruéis à vingança, já completamente fora de controle, que uniu as protagonistas. Jenny Han e Siobhan Vivian colocam fogo em tudo e encerram a trilogia com maestria, causando novamente todo o impacto perturbador que gerou o desejo por vingança.

Após os acontecimentos do segundo livro, a história toma um rumo intrigante e cruel que, confesso, chegou a me incomodar em alguns momentos a ponto de não me deixar dormir. O desejo de justiça se transformou em uma desenfreada busca por retaliação e o troco tão esperado acabou quebrando a banca, nenhuma delas jamais poderia pagar essa dívida. Um elemento místico é adicionado à narrativa e inflama o livro que segue nesse ritmo alucinante até o fim.

Kat e Lilia se desentendem por conta do segredo que escondem e percebem que talvez tenham ido longe demais, no entanto, Mary sabe que promessas não devem ser quebradas e elas juraram ir até o fim. As três garotas vêem seu mundo se desintegrar de dentro para fora e sentem na pele os efeitos de seus atos. Toda a dor que sofreram parece ganhar novas perspectivas com o amadurecimento das personagens e, como tudo na vida, com certo distanciamento temos um maior discernimento. O problema são nossos impulsos e tudo o que vem com eles.

As autoras mostram que o ciclo vingativo não tem fim e o ódio que foi combustível para as ações de Lilia, Kat e Mary pega fogo rápido demais. Elas decidiram brincar com fogo e as chamas saíram do controle. E nós, leitores, vemos tudo queimar enquanto percebemos que também desejamos isso e que talvez sejamos cruéis e doentes a ponto de acreditar que a dor é curada quando infligimos dor ao outro. Livros como esse nos ensinam a apagar o fogo antes que alguém acabe se queimando, inclusive nós mesmos.

site: http://instagram.com/sobreamorelivros

Marcelle 30/03/2018

Esperava outro final
Depois de tudo o que Reeve e Lilia viveram, não esperava um final tão sem graça. Reeve foi tão maravilhoso ao longo do livro, que não acreditei quando terminou.

Caroline 25/03/2017

Uma coisa interessante, foi como os personagens mudaram desde Olho por Olho:
-Reeve: Eu nunca imaginaria que algum dia eu ia querer que o Reeve se desse bem, eu o odiava no começo da estória. Porém, ora-ora, não é que eu estava torcendo pelo romance do moçoilo aqui?
-Lillia: Algumas cenas de me fizeram pensar "sério, para que tá feio". Coisas mínimas aconteceram, e eu era obrigada a ler coisas do tipo: "isso me deu vontade de morrer" ou "acho que vou ter um derrame". Mas, ainda bem, foram poucas vezes que essas pérolas se repetiram. No restante, Lillia foi uma personagem legal.
-Kat continua sendo Kat, mas de um jeito menos arrogante. Talvez a morte de Rennie tenha desencadeado essa mudança na personagem.
De certa forma, depois do acidente que matou Rennie, todos os personagens do livro ficaram abalados e o luto foi grande, já que ela era a "estrela" da escola.
Agora, vou falar de Mary. Fiquei chocadíssima quando descobri que ela é um fantasma. E... um fantasma que quer se vingar de Lillia, por ter se apaixonado por Reeve, e se vingar de Kat, por "apoiar" Lillia. No começo das vinganças de Mary, não fiquei muito na expectativa, porque (né!) conforme os outros dois livros anteriores, ela era uma banana. Porém, depois das partes de puro drama, me surpreendi um pouco. Ela se tornou um tanto maldosa nesse livro. Mas esses joguinhos maldosos começaram a encher um pouco a minha paciência, já que nunca chegavam ao fim.
Quanto ao final, tão esperado, sabe quando o livro chega naqueeeele climax, mais ou menos nas últimas 50 ou 100 páginas e você se prepara, ansiosa pelo que vai acontecer? Então, definitivamente não é o que acontece aqui. Esse climax, o ponto mais importante da estória, aquela parte em que fiquei o livro todo pensando "tá, eeee aiiii quando finalmente vai acontecer alguma coisa?", passou voando!! Aconteceu tão rápido que mal tive tempo de digerir, o livro já tinha acabado.
Poxa, um livro com 352 páginas, o último da trilogia, em vez de desenvolver um final decente, ficou na maior parte do livro com papo furado, e com os joguinhos da Mary, que parecia mais o Saci Pererê, que vive fazendo travessuras.
Eu gostei do epílogo. Me surpreendeu um pouco, mas pensando melhor, não poderia acabar de outra forma.
Classifico os livros que leio de acordo com a minha vontade de ler, e realmente tive vontade de continuar lendo Fogo contra Fogo. Gostei da estória, mas não posso dar cinco estrelas com um final "Flash" e acontecimentos mal distribuidos como esse. Por isso, minha nota será 4.

Mari 04/04/2017

A trilogia deu uma boa animada nesse último livro, agora as vinganças são bem maiores do que fazer o Alex ficar com espinhas haha Porém eu achei o final péssimo, por isso a nota quatro.