Eileen

Ottessa Moshfegh
Ottessa Moshfegh

Resenhas - Eileen

Karol.Vasco 25/01/2024

Livro bom, acho que do meio pro final ficou melhor, o começo foi lento, monótono, a personagem é bem chatinha, mas o livro trás reflexões interessantes, problemas reais, cheio de gatilhos.

Raquel S. Ramos 22/01/2024

Eileen é uma protagonista declaradamente obcecada por si mesma, e nos leva numa viagem de introspecção dentro de seus pensamentos predominantemente negativos sobre ela. Talvez por isso mesmo o livro crie um suspense que não se justifique no final. Sim, acontecem coisas e coisas bem pesadas, fica o aviso, mas são coisas que pouco teriam a ver com Eileen se ela não fizesse, em sua narrativa, tudo ser sobre ela. O livro é bem escrito e nos prende na ansiedade pra que coisas muito anunciadas de fato aconteçam, a história, no entanto, é um pouco pobre.

angryd0ce 20/01/2024

Tinha um expectativa bem diferente pra esse livro, pq comecei a ler pelo trailer do filme, mas mesmo sendo algo diferente do que eu imaginava, eu amei muito.
É muito intrigante observar como funciona a mente da Eileen. Da mesma forma que algumas questões dela, como os problemas familiares, a solidão, e a obsessão com a própria aparência, possam gerar identificação, a autora leva as coisas a extremos que minha única reação (grande parte) das vezes era "mona, você é maluca?".
Mesmo tratando de questões muito reais e densas, a leitura pra mim se manteve fluida pois era muito instigante observar como a mente e o comportamento humano pode funcionar através dessa personagem, que está longe de ser moralmente correta, mas que nos cativa pela repulsa, muitas vezes. Muito bom.

Luanna.Aracelly 19/01/2024

Ainda bem que existe o filme
Não é que eu tenha odiado ou que seja uma história completamente diferente?o filme é até bem fiel ao livro?, é só que a Eileen pensa demais, em tudo, o tempo todo. Acabou ficando cansativo estar dentro da cabeça dela quando eu mal aguento ficar na minha, rs.

declanerys 16/01/2024

Lembra que tudo pode dar errado
É o segundo livro da Ottessa Moshfegh que leio e pela segunda vez fico espantado com a forma como ela consegue criar personagens tão moralmente ambíguos ao mesmo tempo que constrói uma narrativa tão intrigante, instigante, que vai levando a gente por um caminho que nunca pensou que fosse capaz de seguir. Algo sobre o uso do fluxo de consciência tão bem colocado na sua obra ? que faz com que ela se torne tão introspectiva e interpessoal ? me deixa completamente extasiado. É um estudo de personagem, é como viver na cabeça dele, explorando cada cavidade e cada milímetro de toda perversidade, maldade, aquilo que a gente geralmente esconde debaixo do tapete. Os tais pensamentos intrusivos, que a Eileen tanto tem o tempo todo. Dizer que fico atraído pela literatura da Ottessa seria um erro; a gente geralmente se atrai pelo bonito, o colorido, aquilo que é convencionalmente atraente. Mas toda a impureza e a feiúra, o caráter quase escatológico dos devaneios da personagem principal ? tudo isso choca de início. É por isso, me atrai. E ainda a forma como ela explora uma família disfuncional, os dramas internos, tudo é muito inteligente e nada polido, é uma literatura bastante crua. Eu gostei muito, muito, muito e muito.

Giovanna1599 15/01/2024

Meio paia, esperava mais, as piadinhas sobre ele no núcleo femcel do Instagram são engraçadas até, mas só isso

clara 14/01/2024

Me identifico muito com a eileen em vários aspectos. eu também me acho egoista, feia, indecente e silenciosa. as vezes eu queria desaparecer e recomeçar também, ter uma vida diferente da minha e fazer tudo que eu quiser sem medo de estar sozinha pq ninguém me conhece mesmo.
finalmente eu entendo o porquê ela escolhe ir embora ao invés de esperar a rebecca, eileen sabia que ela não viria.
essa menina sofreu tanto que o mínimo que ela merece agora depois de velha é um pouco de paz, te amo muito eileen, te respeito e admiro mais ainda!

Gaabiys._ 13/01/2024

Quoteds favs
"Nunca aprendi a me relacionar com as pessoas, muito menos a me defender sozinha. Preferia ficar quieta e me enfurecer por dentro. Eu tinha sido uma criança silenciosa"

"É impressionante as coisas que as pessoas não enxergam quando estão imersas em tal escuridão."

?As pessoas agem como se tudo estivesse bem o tempo todo. Mas não está. Nada está bem, de jeito nenhum. Pessoas morrem. Crianças morrem. Pobres estão congelando até a morte lá fora. Não é justo. Não é correto. Ninguém parece se incomodar."

"Eu precisaria de uma mente totalmente nova e de uma vida totalmente nova. Eu era capaz de ser muito dramática em minhas avaliações pessoais."

"Eu parecia tão maçante, sem vida, imune e correta, mas, na verdade, me sentia sempre furiosa, fumegando, com os pensamentos a mil; minha cabeça era igual à de um assassino."

swan.ellie 13/01/2024

Gosto muito da escrita da Ottessa, principalmente da sua forma de criar personagens moralmente ambíguos. Eileen é uma garota insensível, egoísta e amargurada, e viajar pelos pensamentos dela, por mais absurdos que sejam, é o que torna a experiência do livro tão interessante.

Apesar disso, minha nota teria sido maior se o clímax fosse mais trabalhado. A impressão que a leitura deixa é que a parte mais significativa da história passou batida, justamente por acontecer tudo tão corrido.

Sthef 05/01/2024

Sei lá, é um livro bem diferente do que costumo ler. Gostei, mas não me marcou ou me instigou o suficiente.

duda 04/01/2024

Acervo de mentes malucas
O livro é recheado de personagens desinteressantes com pensamentos excêntricos. leitura rasa e arrastada, não curti.