Meu nome era Eileen

Ottessa Moshfegh

Resenhas - Eileen

Ana 19/08/2021

A arte de desaparecer
Eileen é um belo estudo de personagem. O livro é narrado em primeira pessoa e a gente realmente se sente imerso na mente de Eileen. Uma mente perturbada, que flerta coma sociopatia. O livro é tenso e a gente fica esperando uma tragédia acontecer a qualquer momento. A escrita é esplêndida. Se você gosta de livros que focam mais no enredo do que na escrita ou personagem, provavelmente você não vai curtir esse livro. Ele quase não têm enredo. Nada de fato acontece até o fim.

Eu vejo esse livro como um rito de passagem feminino, uma história de transformação. Eileen é uma mulher de 24 anos que ainda não se descobriu, que se apaga vestindo as roupas da mãe e assumindo diferentes personalidades de acordo com a situação em que se encontra. Mas, ela está ciente das expectativas sociais e morais com relação à mulher nos anos 1960. Espera-se que ela seja uma boa filha, espera-se que ela se case, espera-se que ela tenha bons hábitos de higiene, que se cuide e cuide da casa.

Eileen usa no rosto uma expressão que ela chama de a máscara da morte (em referência às impressões que eram tiradas dos rostos de pessoas mortas em máscaras de gesso desde a Idade Média até o século 19). Ela se auto deprecia e odeia tudo e todos ao seu redor. Nós como leitores temos o privilégio de ver o que acontece por trás dessa máscara. Por trás dessa máscara a gente vê que existe algo de errado com essa mulher. A máscara externa esconde um turbulência interna.

A tensão narrativa acontece porque a escrita transparece uma sensação de catástrofe iminente algo que vai transformar a vida de Eileen. Ela não é uma personagem feminina que admiramos ou da qual gostamos e isso é demais. Ela é desprezivel e escatológica em suas descrições e não pede desculpas por isso. Colérica, irada, irônica e cheia de um humor bastante negro. Eu não esperava mas dei muita risada com esse livro que é sombrio mas muito arguto.
Carolina.Gomes 20/08/2021minha estante
Nossa! Deve ser forte!

Ana 20/08/2021minha estante
É bem forte, Ana!

iara9 02/01/2024minha estante
é um livro safico?

bruno 21/02/2024

Vc é uma chata, uma insuportável, é isso que vc é
Que livro desagradável, que experiência desagradável, que protagonista desagradável. Terminei Eileen feliz, não feliz com o livro, mas sim por ter terminado essa tortura na qual me coloquei.

Eileen é uma personagem traumatizada, sem amigos, sem personalidade, sem autoestima, que vive em prol da aceitação das pessoas de seu emprego e do seu seu pai (com o qual vive uma relação conturbada). Neste relato ela nos conta os motivos para a sua tão desejada libertação.

O começo da história é bem monótono e repetitivo, só começa a melhorar do meio pro final com o surgimento de uma personagem que eu diria ser primordial para a libertação da Eileen. Mesmo a história melhorando um pouco não foi o suficiente pra me fazer gostar.

Este livro falta um acontecimento, alguma ação, falta mais ódio na eileen, pois o livro se tornou desinteressante e chato. Tava ansioso para ler esse para ver a adaptação, porém o fato da história ser tão desagradável me fez perder totalmente a vontade.
mthsthn 22/02/2024minha estante
"Te falta ódio" kkkkkk

bruno 22/02/2024minha estante
faltou demais pra Eileen ?

ceci (@lercomoarte) 22/02/2024minha estante
KKKKKKK ri muito com o começo da review

dont 15/08/2023

Achei repetitivo e chatinho mas no final nao consegui parar de ler.
apesar de eileen ser estranha os pensamentos dela fazem sentido ja que ela foi tao negligenciada. gostei da personagem nao amei mas gostei.

"naquele tempo, eu não era eu. Era outra pessoa. Era a Eileen.?

arislover 07/01/2023

muito legal mas chato ao msm tempo nao recomendaria pra ngm e nem leria dnv deus me livre mas nao eh de todo chato
Jheny17 07/01/2023minha estante
Eu tenho vontade de ler, o que especificamente vc n gostou?

arislover 07/01/2023minha estante
não sei explicar mas me deu uma sensação ruim, vc passa o livro todo com agonia querendo dar um banho na eileen

madu 20/10/2022

Curioso
Acho que esse é um livro muito fora de tudo que eu ja li em alguns aspectos.
Eilleen é uma jovem de 24 anos sem pespectiva nenhuma, ela é psciotica, pervertida, nojenta além de muitas outras coisas,.
Mas acho que ela inexplicavelmente humana.
É uma das personagens mais densas que ja vi, e exatamente por isso acho que consegui terminar o livro, ela parece real demais em todas as suas crenças e contradições.
Mas vamos lá, no quesito de narrativa, achei arrastada, não acontece muita coisa na vida dela e a correria que movimenta a historia so chega no final do livro, é uma leitura tão densa quanto sua personagem então você tem que aguentar muito até chegar em algum lugar.
A personagem é problemática, mas acredito que ela represente bem o que é ser uma mulher, ela tem muita raiva de tudo e ainda assim quer manter o personagem de boa garota, sua relação com sua familia é muito ruim também.
Eu diria que é um livro que eu não recomendo, muitos aspectos da historia me deixaram desconfortável ao ler, mas ao terminar também acho que apesar de tudo foi um livro interessante.

luiza 25/01/2023

"As pessoas simplesmente adoram o pudor."
Tenho começado a ler os romances da Otessa Moshfegh e fiquei encantada pela forma como ela consegue dar personalidade aos seus personagens.
Muita gente não gosta desse tipo de narrativa mas particularmente, é o meu gênero preferido.
Não existe pudor nesse livro, e ao decorrer de suas páginas a autora nos mostra cruamente a mente de alguém com problemas e pensamentos tumultuantes.
A protagonista é diferente daquela que faz você se apaixonar, pelo contrário, ela vai te deixar desconfortável na maior parte da história pela sua frieza e escárnio.
Não é um livro pra todos, mas eu amo um romance de formação com personagens desiludidos.

idkvixo 25/11/2022

Gosto muito da escrita da Ottessa e gosto bastante de como ela escreve suas personagens meio "perturbadas", porém muito interessantes. O livro é cheio de mistério, o tempo todo voce fica com expectativas de que algo grande vai acontecer e que vai compensar o fato de que todo o resto da história é muito muito muito entediante. No entanto, não fiquei tão surpresa, não achei o "algo grande" tão grande quanto esperado e fiquei bem entediada meio chateada com o final kkkkkkkkk

Evi 12/03/2023

Quis ler esse logo que terminei 'Meu ano de descanso e relaxamento' que, aliás, eu amei e favoritei. porém, me frustrei um pouco... como alguns já relataram aqui, é uma história bastante lenta, as coisas demoram a acontecer. a gente se prepara para algo bizarro e a autora entrega, então não sei dizer se é exatamente surpreendente o desfecho. é um livro bom, a escrita é ótima (realmente, não tenho do que reclamar em relação a isso), mas não diria que a trama é envolvente, precisei forçar um pouquinho pra concluir essa leitura.

Ligi 11/02/2023

Sou muito fã da ottessa, sério.
Eu gosto demais de como ela faz a gente conhecer as personagens e suas mentes que fervilham de paranóias. Não é um livro que acontece muitas coisas, mas o final foi surpreendente. Realmente é um livro que mistura o filme carol e reservoir dogs.
Ansiosa para ler mais livro da autora!

Yasmin 24/08/2022

Eileen e sua máscara mortuária
Eileen, uma jovem da Cidadezinha X que cresceu achando seus pensamentos - inoportunos, estranhos e de vez em quando, homicida - como um alvo de verdade obsoluta. A história é narrada pela Eileen já velha, não alterando pro seu presente, mas contendo histórias fragmentadas dele e como seus pensamentos, ao pouco, foram se transformando. A leitura é cansativa em diversos momentos, em outros, rápida e emocionante. O plot twist com suas amizades me deixou boquiaberta, genuinamente impressionada. Apesar de o desfecho não ser o que eu imaginava (e queria), é realista.
Alana169 03/02/2023minha estante
spoiler

no final ela acaba não matando a mulher né ?

Yasmin 22/04/2023minha estante
Oi, perdão pela demora! Ela mata, sim, mas põe a culpa no pai

Alaska 27/06/2022

Muito bom!!
Olha, não foi nenhum livro perfeito que mudou minha vida, mas tá em um nível bem mais alto do que as coisas que eu tô lendo ultimamente (péssimas).
O livro não tem muitos diálogos, então a maior parte é narrativa. Achei que isso ia tornar a leitura cansativa, mas na verdade foi beeem tranquilo.
Gostei muito da história e da vidinha horrível da protagonista. A autora descreve alguns trechos de uma forma meio perturbadora, o que faz com que a gente se aproxime mais da realidade da Eileen.
Esperava mais do final e achei que ia ser mais surpreendente, tanto que nas últimas páginas tava rezando pra ter uma frasesinha que ia mudar tudo e tornar o final mais grandioso...
Enfim, apesar dos pesares,
valeu a pena!!
Rafael 28/06/2022minha estante
boa alaska !

Alaska 28/06/2022minha estante
kakskkaka

Ana 09/01/2023

que livro HORRÍVEL, eu adorei
sou muito fã da ottessa moshfegh, não tem jeito. desde my year of rest and relaxation acho que a escrita dela entrega muitas pérolas, seja com humor, seja sendo relatable ou causando um asco profundo. pra mim esse livro foi mais forte no último aspecto. é desesperadora de verdade a sensação de sufocamento, sujeira, terror. aqui, além da protagonista insuportável (que eu sempre aprecio muito), teve também um plot bem sombrio de forma inesperada.
não acho que seja uma obra pra todo mundo, você realmente tem que gostar de viver na cabeça de um personagem que pensa mais do que age e às vezes a imobilidade da narrativa é maçante.

jade 03/09/2022

amo muito estudo de personagem. otessa é 100% abuble das ideias e a complexidade de suas personagens são perturbadoras.