Meu nome era Eileen

Ottessa Moshfegh

Resenhas - Eileen

Jordania 11/04/2024

Difícil explicar
Eu passei o livro todo com dificuldade de fazer o histórico. Mas a Otessa tem o poder de mostrar que tudo faz sentido no final.

Thais.Barbosa 27/04/2023

Pavoroso
Nossa senhora como eu ODIEI ler esse livro kkkkkkkkkkkkkkk, levou quase um mês nessa tortura, história nada com nada, não propõe nada até 70% do livro e quando começa é ruim, não desenvolve meu deus to dando 3 pq gostei de algumas passagens, sem condições

Camila Queiroz 10/05/2023

Eu tenho plena consciência de que ?Eileen? é um estudo de personagem e que por isso basicamente esse livro não tem um enredo, mas não tinha uma personagem mais interessante não? Eu me identifiquei com Eileen em diversos aspectos, mas ao mesmo tempo me preocupei bastante se isso significa que eu sou tão unhinged quanto ela. A história desse livro é a de uma coming of age deturpada que parece pegar os nossos pensamentos mais sombrios e colocá-los na voz de Eileen. Quem não quer fugir e criar uma vida completamente diferente? Quem não tem pensamentos extremamente perversos que nunca seriam ditos em voz alta? Infelizmente, eu não consegui sentir pena nenhuma por Eileen e nem torcer por ela apesar de tudo.

Gaabiys._ 13/01/2024

Quoteds favs
"Nunca aprendi a me relacionar com as pessoas, muito menos a me defender sozinha. Preferia ficar quieta e me enfurecer por dentro. Eu tinha sido uma criança silenciosa"

"É impressionante as coisas que as pessoas não enxergam quando estão imersas em tal escuridão."

?As pessoas agem como se tudo estivesse bem o tempo todo. Mas não está. Nada está bem, de jeito nenhum. Pessoas morrem. Crianças morrem. Pobres estão congelando até a morte lá fora. Não é justo. Não é correto. Ninguém parece se incomodar."

"Eu precisaria de uma mente totalmente nova e de uma vida totalmente nova. Eu era capaz de ser muito dramática em minhas avaliações pessoais."

"Eu parecia tão maçante, sem vida, imune e correta, mas, na verdade, me sentia sempre furiosa, fumegando, com os pensamentos a mil; minha cabeça era igual à de um assassino."

angryd0ce 20/01/2024

Tinha um expectativa bem diferente pra esse livro, pq comecei a ler pelo trailer do filme, mas mesmo sendo algo diferente do que eu imaginava, eu amei muito.
É muito intrigante observar como funciona a mente da Eileen. Da mesma forma que algumas questões dela, como os problemas familiares, a solidão, e a obsessão com a própria aparência, possam gerar identificação, a autora leva as coisas a extremos que minha única reação (grande parte) das vezes era "mona, você é maluca?".
Mesmo tratando de questões muito reais e densas, a leitura pra mim se manteve fluida pois era muito instigante observar como a mente e o comportamento humano pode funcionar através dessa personagem, que está longe de ser moralmente correta, mas que nos cativa pela repulsa, muitas vezes. Muito bom.

Triz 01/02/2022

meio estranho meio bom
comecei o livro sem ter lido a sinopse e fui indo achando que seria só uma grande memória de como Eileen foi embora sem grandes emoções, só os pensamentos e sentimentos dela, mas ai do nada fui pega de surpresa pelo plot twist e foi bom. deu movimento ao livro, apesar de deixar alguns pontos soltos. gosto muito da forma como otessa escreve e faz os personagens parecerem reais e terem pensamentos tão reais que as vezes chega a ser nojento (e tem muita passagem que causa desconforto). no final é um bom livro sobre ter 20 e poucos anos e estar perdida.

gabibs 24/02/2022

comprei esse livro pq eu AMEI rest + relaxation dela mas sinceramente fiquei um pouco decepcionada. as primeiras 180 páginas são muito arrastadas, depois disso valeu a pena e o final eu adorei, mas do livro esperava mais. a eileen fala/faz umas coisas muito nojentas achei disturbing

fbiaggioni 25/04/2024

A história de como Eileen fugiu de sua cidade natal, deixando toda uma vida pra trás. É contada pela própria Eileen mais velha.
Começa meio fraca, e só fica bom a partir de quando ela conhece a Rebecca.
O final foi surpreendente.

Jenn 17/12/2023

Me deixou bem de bode
Esse livro vale pra quem tem estômago, pq ele tem questões MUITO pesadas, e a escrita dela é bem realista. Foi um dos mais peculiares que já li. A protagonista é uma fudid@ da cabeça, isso é bem claro. Você fica se perguntando o tempo todo se a maior parte das pessoas é realmente desse jeito, ou se os mentalmente desajustados são só uma pequena exceção? Acho que esse livro é uma dualidade ambulante, pq é sempre uma put@ questão a sequência de decisões desastrosas da protagonista, ela meio que nos faz pesar o grau de culpa que ela tem nisso, levando em conta todo histórico igualmente desastroso que vem desde a infância dela. O enredo até que me prendeu muito bem, e os personagens secundários são todos muito realistas e complexos.

rafinha 11/04/2022

Ottessa moshfegh se supera a cada leitura!
Que livro impecável, interessante, diferente
a forma que a narrativa é escrita te prende e alem de humanizar um personagem ? ruim ?

Isabella._. 07/11/2023

UMA PERSONAGEM IDIOTA
Não senti qualquer indício de simpatia no início por ela é uma personagem difícil de se gostar

O livro não é cor-de-rosa os locais são grotescos nojentos do tipo que você não quer dicar, de casas mal cuidadas a um centro de detenção juvenil

O livro provoca repudia do comportamento humano ela não é flor que se cheire, uma pessoa com à saúde mental inexistente a beira do colapso que fantasia com uma fuga da cidadezinha x em minha opinião ela é um pessoa extremamente perigosa a se mesma e aquela que se aproximam

O abuso grotesco retratado e revoltante nojento de mulheres a garotinhos

No final a gente gosta dela por ser humana e mudar (de acordo com sua própria narrativa)

Ana 28/12/2022

Meia boca
Não entendi muito bem a vibe deste livro. Amei a autora no livro anterior mas depois de um tempo que li, eu realmente não me lembro de nada da história. Teria de ler um resumo pelo menos