Buracos Negros

Buracos Negros Stephen Hawking

Resenhas - Buracos negros

majuu142 19/04/2023

Buracos Negros
Em palestras emblemáticas, o lendário físico discorre sobre as complexidades que cercam um dos mais fascinantes mistérios do universo.

Em 2016 Stephen Hawking participou da série de palestras BBC Reith Lectures, promovida pela rede de televisão britânica BBC e transmitida pela rádio BBC 4. A cada ano uma figura proeminente em sua área é convidada a discorrer sobre temas relevantes. Naqueles meses de janeiro e fevereiro, Hawking falou sobre um assunto que há décadas ocupa lugar de destaque em suas pesquisas: os buracos negros.

Em duas exposições memoráveis, um dos maiores gênios da atualidade argumenta que, se pudéssemos compreender como os buracos negros funcionam e como eles desafiam a natureza do espaço e do tempo, seríamos capazes de desvendar os segredos do universo. Insights de toda uma vida são apresentados com a lucidez e a já conhecida verve cômica de Hawking, acrescidos de notas explicativas que situam o leitor nos trechos mais cruciais.

Enquanto a maioria dos especialistas se conforma com o fato de trabalhar com temas praticamente ininteligíveis para o público geral, Stephen Hawking tomou para si o papel de grande paladino da divulgação científica ? e nesse pequeno livro, mais uma vez, extrapola todas as expectativas.

Stephen Hawking já vendeu mais de 150 mil exemplares pela Intrínseca.

O livro conta com introdução e notas de David Shukman, editor de ciências da BBC, e ilustrações úteis e divertidas, que complementam a maneira bem-humorada como Hawking expõe suas ideias.

mariksj 06/04/2023

Interessantíssimo
Muito legal como um assunto tão complexo ficou leve quando explicado pelo stephen hawking. é meu primeiro livro dele.

não admiro ele como pessoa por causa de crenças pessoais. uma vez disse ?não há possibilidade de um Deus em nosso universo?. o que discordo com veemência!

isso deixado de lado (muito relutantemente) apreciei o livro.

sua descoberta sobre a radiação que os buracos negros emitem foi realmente fantástica. o homem era uma fera.

o livro (que na verdade é o escrito de uma palestra dada pelo cientista) é um pouco raso, esclarecendo pontos como singularidade, horizonte de eventos e a possibilidade de outros universos em pouquíssimas páginas. mesmo assim, não deixa de ser fantástico.

com certeza lerei outros livros relacionados ao professor hawking.
Carlos Davi 07/04/2023minha estante
Fico feliz em ver pessoas que conseguem apreciar um bom livro mesmo reconhecendo os pressupostos problemáticos do autor. Recomendo "Breves Respostas para Grandes Questões". É uma síntese interessante de seu pensamento.

mariksj 07/04/2023minha estante
Verdade. Embora não concorde com ele reconheço sua genialidade. Obrigada pela indicação, com certeza lerei!!!

Gabriel1493 23/03/2023

Um excelente livro, como já era de se esperar uma vez que se originou através de palestras exemplares do Hawking. Bem didático sobre a temática dos buracos negros.

Kelly718 23/03/2023

Curtinho e fácil de entender
Um livro rápido e fácil de ler e entender. Contém imagens explicativas sobre buracos negros.
Gostei bastante

Gabryely2 16/03/2023

" Se você sente que está em um buraco negro, não desista: existe uma saída!"
Espetacular!
Maravilhoso!
Mas venhamos que sou suspeita pra falar logo sobre Astrofísica.
No meu ponto de vista como leitora posso dizer que é um livro muito rápido e fácil de ser lido e entendido por ser um livro para o publico em geral.
É um livro bem divertido e informativo com varias analogias e ilustrações bem divertidas.
No meu ponto de vista como graduanda de Física é um livro podemos dizer que resumido mas que traz um entendimento muito maravilhoso.
OBS - indico que leiam escultando a trilha sonora do filme Interestelar ou A teoria de tudo ... deixa a coisa mais interessante.

Thaina210 25/02/2023

Foi uma leitura rapida, fluida e muito interessante.
Explica de maneira fácil e clara o que são e a forma como os buracos negros funcionam.

Eyshila 20/02/2023

Gostei, não entendi muito, mas é porquê nunca tive iniciativa para estudar astronomia. A forma de escrita é bem interessante e no livro explica algumas coisas o que torna mais fácil o entendimento

Gabi 14/02/2023

Muito bom!
Esse assunto de buraco negro me deixa maluca e ao mesmo tempo fascinada.
Muito louco pensar em quanto a gente não sabe e o quanto o que vivemos é real.

Marcela Prado 14/02/2023

Leitura rápida e fluída.
Leitura bastante fluída e interessante. O livro contém pequenas explicações do que é trazido pelo Stephen Hawking, o que ajuda bastante no esclarecimento de possíveis dúvidas. Vale a pena ser lido e se tiver oportunidade de ir fazendo marcações e pesquisando se modo mais profundo para maior entendimento a leitura com certeza se tornará mais informativa.

Charly.nunes 14/02/2023

Muito bom, apesar de não ter vinto a palestra para comparar com o livro, esse livro ficou muito bom, explicou bem certinho a teoria de Hawking de forma descomplicada, além dos momentos descontraídos que vc quase engasga no riso

Victor 08/02/2023

Não é que física é interessante?
Fui com zero expectativas, apesar de admirar muito o trabalho do Hawking e, olha... Nada me surpreendeu mais esse ano do que esse livro. A qualidade é absurda, um tema extremamente complexo é destrinchado de maneira fluida e de fácil compreensão em poucas páginas. A estrutura narrativa pode ser um pouco estranha, já que o livro é, praticamente, uma transcrição de duas palestras, mas ainda assim vale muito a pena. Esse é o tipo de obra pra se ler uma vez ao mês em uma noite estrelada. Ansioso para conferir as outras produções. E, francamente, que pessoa que você foi, Stephen Hawking!

unwnm 01/02/2023

Muito bom !
Incríveis reflexões e agrega muito nos conhecimentos relacionados ao tema mencionado no título.
Escrita fácil e não tão técnica cria uma maior fluidez na leitura !
Recomendo para quem tem interesse no assunto.

Emanuele.Bolzani 01/02/2023

Este é um livro de não ficção que é basicamente uma palestra escrita por stephen hawking.
É um livro rápido principalmente pelo número de páginas, e de enorme conhecimento.
Ate quem é leigo no assunto, assim como eu, vai entender e achar extremamente divertido. Se você se interessa pelo assunto.
O livro entrega teorias, conhecimento, paradoxo, e até sarcasmo da parte de hawking.

gabriella 20/01/2023

Faz parte de leituras que eu gosto e sou mais interessada em ler. Lidinha rápida e super dinâmica; pra quem só tinha 15 minutos para explicar o seu conhecimento, o Hawking foi foda