Os Ditadores

Os Ditadores Richard Overy

Resenhas - Os Ditadores

Luã 26/01/2022

Análise histórica profunda
Richard Overy, sendo um dos mais renomados historiadores da atualidade, faz uma análise das duas maiores ditaduras do século XX de maneira técnica e profunda. É uma obra densa, mas riquíssima em conteúdo.

Ricardo Silas 26/06/2014

Meus elogios a este livro excepcional
Durante a leitura deste livro vocês farão a colheita mais rica de conhecimento histórico diretamente de uma safra potencialmente abrangente. A história de ambos os regimes ditatoriais (socialista e nazista) é frequentemente correlacionado sem se destoares em suas respectivas cronologias. Também o autor não esquece de traçar os paralelos entre cada ditador, regime, sistemas políticos, bem como a organização do estado e até mesmo a reação do povo diante de todos os infortúnios que consubstanciaram a política ditatorial dos mais assustadores monstros que aterraram o século XX.

Me impressionei com a primazia do autor, Richard Overy, de ensinar História. Especialmente por se tratar de marcos demasiadamente complexos como as personalidades de Stálin e Hitler. Ele traz curiosidades eminentes ao longo dos capítulos que podem nos auxiliar na leitura dos contextos das duas ditaduras explanadas.

Eu já havia lido alguns livros para fertilizar meu conhecimento e prepará-lo para ler este grande livro. Imaginei que seria mais que necessário aglutinar ao máximo os conhecimentos que precederam a ascensão de Stálin e Hitler, de modo que eu pudesse extrair proveitosamente as informações de "Os Ditadores". O que de fato fiz, embora não o bastante para me considerar um "especialista", é claro. Mesmo com os limites de meu aprendizado, não tenho como negar que mu estudo foi demasiadamente lucrativo.

Recomendo sem restrições esta obra formidável. Leiam com atenção, pausadamente, buscando em outras fontes de pesquisa aquilo que lhes deixou abismos ou ligeiras fissuras de ignorância, para preenchê-las do modo que melhor lhes aprouver. Garanto que será uma experiência de tirocínio e enriquecimento intelectual, capaz de despertar a paixão pelo conhecimento histórico além do esperado.

Almir 23/03/2015minha estante
Sua escrita é um tanto galante meu caro mancebo. Congratulações rsrs.

Acabei de comprar esse livro, vim aqui me informar e me deparei com a sua resenha, que eu achei bem interessante. Parece que fiz uma boa aquisição, no fim das contas.

O que me preocupa é sempre as análises subjetivas de autores disfarçadas de científicas e criteriosas. Ao contrário de Hitler, hoje quase uma unanimidade em se tratando de juízo histórico negativo, Stalin é um governante que se pode entender sob diversos prismas, inclusive totalmente opostos. Por certos detalhes do livro eu já notei a postura severa do autor frente ao comandante da URSS. Se ele for capaz de colocar as coisas no devido contexto histórico, sem ataques meramente ideológicos, então eu acho que vale a pena.

Vamos ver.

Grande abraço.