O Design do Dia-a-dia

O Design do Dia-a-dia Donald A. Norman

Resenhas - O Design do Dia-a-dia

1 | 2 | 3 | 4

Wtfmurilow 10/11/2023

Prolixo para os dias de hoje
Achei o livro bastante denso e prolixo, embora contenha muitos exemplos práticos, achei meio sei lá. Enquanto lia, pensava: "Isso eu já sei"... e houve algumas partes chatas para um crlh

Willian DN 02/11/2023

Um livro antigo, mas que se mantém relevante nos dias de hoj
O livro é bem denso e com capítulos gigantes (normalmente mais de uma hora cada), mas que apesar disso consegue fazer você ter uma visão diferente sobre os objetos do nosso dia a dia.
Algumas coisas tratadas no livro, sequer existem nos dias de hoje, mas os pontos destacados podem ser facilmente encontrados em objetos atuais.

Leandro 02/11/2023

E divirta-se.
Ande pelo mundo examinando os detalhes de design. orgulhe-se das pequeninas coisas que ajudam; pense com carinho na pessoa que tão atenciosamente as incluiu  conscientize-se de que mesmo detalhes têm importância, [...]

Erick.Barragon 25/09/2023

Aulas!
Pra quem quer começar a estudar design, como eu, o livro é excelente. Muitos exemplos e muito didático. Por ser um livro antigo e trazer muitos exemplos do cotidiano, algumas coisas não me eram familiares, o que talvez tenha atrapalhado um pouco. Mas mesmo assim, deu pra aprender MUITO!

_vivics 05/09/2023

O mau design e a falsa causalidade
Eu diria que o foco desse livro é, principalmente, apontar (de forma quase filosófica) diversas questões em relação ao uso dos objetos do cotidiano e como o design desses objetos afeta a forma como interagimos com eles.

Um ponto de muita relevância nesse sentido é a perspectiva de Norman de que muitos erros do cotidiano são causados pelo que o autor chama de "mau design" dos próprios objetos, o que faz com que erros sejam mais prováveis de acontecerem - implicando em consequências que podem ter variados níveis de complexidade. Tendo isso em vista, esses erros devem ser atribuídos muito mais aos objetos em si do que à pessoa que o utiliza, e essa também é uma questão importante a se pensar a respeito da responsabilidade no design.

Além disso, Norman também trata de diversos aspectos comportamentais e cognitivos como memória, atenção e percepção, que são aspectos importantes quando falamos sobre entender a forma como as pessoas aprendem e interagem com o seu ambiente.

No geral, o livro é quase como se fosse um guia do que fazer e o que não fazer em um design, apesar de ser mais focado em objetos físicos do que no contexto digital.

"Não punam as pessoas por cometer erros. Não se ofendam com isso. Mas, sobretudo, não ignorem o erro. Tentem projetar o sistema de maneira a permitir erros. Reconheçam que o comportamento natural nem sempre é exato"

Marina149 14/08/2023

Esse livro é MUITO bom. É loucura o quanto mesmo sendo escrito em uma época completamente diferente ainda continua sendo uma referência. Muito se fala sobre usabilidade, mas esse cara simplesmente deu o guia passo a passo de como fazer projetos que levem em conta o UX. Alguns exemplos realmente ficaram meio obsoletos e difíceis de entender, mas acho que a graça tá aí... Os mesmos exemplos utilizados pra fitas cassete e disquetes também servem pra era da tecnologia, olha só! Incrível e ampliou muito o meu jeito de enxergar o design em todas as coisas.

Dilou 01/08/2023

Clássico
Acho que qualquer um que queira ingressar no mundo do design já deve ter ouvido falar desse livro e ele faz jus a esse reconhecimento. É um livro antigo, mas tudo nele ainda pode ser usado e acredito que será usado por muitos anos ainda. A leitura é ótima, muito fácil de seguir.

Migueleituras 25/07/2023

Um livro extremamente interessante, fala como o "erro do usuário" na verdade são erros de design e reflete sobre forma de evitar esses erros. Uma boa base para pensar formas de melhorar a usabilidade de um produto.

Adrian.Daniel 14/06/2023

Atual, classico
Livro conta sobre principios de criação, uso e redescoberta de significados, como um design é importante em todos os aspectos de produtos, serviços e no dia-a-dia e como podemos pensar de outros olhos, ideal para se pensar em inovação

Re Vitorino 04/06/2023

Design e o cotidiano
Com exemplos práticos e análise técnica intercalada por casos vividos pelo autor, esse livro me causou oscilações de sentimento, de profundo interesse ao mais irritante tédio. Recomendo a leitura dos capítulos de interesse específico, conforme os títulos.

Marihhh 26/04/2023

Recomendo para quem gosta do assunto
Comecei a ler esse livro porque dialogava muito com a disciplina de Fundamentos de Interação que tenho no meu curso, por isso, sem dúvidas, o livro foi muito importante para entender determinadas coisas com mais clareza e aprofundamento. Porém, não dou 5 estrelas, porque achei a leitura um pouco "arrastada" e meio complexa, provavelmente vou ter que ler de novo para entender melhor.

Alison 18/04/2023

Básico Premium
Qnd eu digo q esse livro é Básico Premium quero dizer que ele é fundamental para a construção de uma forma de pensar para o design. Ao mesmo tempo é premium pq ele se aprofunda em temas que não fazem jus ao termo ?básico?. Ele é denso e tem referências do passado como CD-Rom, vídeo-cassete e até disquete, com isso eu considerei que em alguns momentos a leitura ficou maçante. Mas o livro não envelheceu como os objetos citados anteriormente, ele ainda serve como base e apoio para decisões de design aplicadas hj, em um mundo já bem diferente daquele de 1988.

Tamy 08/03/2023

Leitura Básica
Livro essencial para quem está iniciando em design, seja a especialização em qualquer área. O livro não é difícil ou extenso, porém pode ser uma leitura muito densa, por conta de todo o conteúdo.

Nay =D 23/02/2023

Livro de cabeceira
Esse livro é muito bom, ele aborda vários pontos importantes sobre a usabilidade dos objetos do cotidiano, mostrando que diversos "erros" cometidos pelos usuários, na verdade são resultantes do mau design.

O design do dia a dia, é aquele tipo de livro que não basta ler uma única vez, você tem que deixar na cabeceira, e de tempos em tempos reler para incorporar ainda mais os principios do bom design.

Recomendo a leitura desse livro para designers e para usuários, para assim podermos construir, objetos mais eficientes e consumir coisas que realmente farão a diferença nas nossas vidas, de forma positiva.

Martins 06/02/2023

Perfeito para interessados em design e psicologia
O meu irmão descreveu bem o livro quando me recomendou como sendo "a bíblia dos designers" e de fato há coisas no livro que eu nunca tinha imaginado ter vivido ou experimentado mesmo que eu pretenda seguir na área. O livro abre os nossos olhos, aponta que o erro não está em nós e explica, de forma incrível, como um bom design influencia a nossa vida e a satisfação que sentimos ao usar determinado item de maneira prática! Poderia passar horas falando sobre esse livro mas 5 estrelas já dizem muito.

1 | 2 | 3 | 4