The Final Empire

The Final Empire Brandon Sanderson

Resenhas - Mistborn: The Final Empire

Joana 17/07/2021

*resenha postada em Janeiro/2021 no Goodreads*

Começando o ano com o pé direito, a trilogia Mistborn foi a escolhida para começar minhas leituras de 2021. Eu tinha combinado com a minha irmã de lermos juntas (ela no físico e eu no ebook), já que as duas estavam muito curiosas sobre esse universo. No fim, eu acabei atropelando a criança e agora preciso esperar ela terminar de ler pra começar o segundo livro (para o meu desespero).

Eu gostei muito do primeiro livro da trilogia Mistborn. Eu tinha lido que a história, principalmente do primeiro livro, era mais como um roteiro de assalto, e eu concordo e discordo. Por conta dessa informação, eu achei que o livro teria bem mais ação (e, não me leve a mal, tem cenas de ação incríveis aqui). Só que aqui também temos um princípio de trama mais política (bem de leve, algo que deve ser explorado mais nos outros dois livros).

Ainda sendo um pouco diferente do que estava esperando, eu realmente gostei do universo e dos personagens. Vin é uma protagonista incrível e eu gostei muito da evolução dela durante o livro. O Kelsier também foi outro personagem que me apeguei bastante. No geral, todo o time do assalto é bem bom e me diverti muito com todos eles. Também amei o Elend, apesar de achar o menino um pouco tapado (mas tenho fé que o desenvolvimento dele vem). O par dele com a Vin é uma fofura e vamos ver o que vai rolar ser nos próximos livros.

É engraçado o The Final Empire ao mesmo tempo que se completa bem na história, deixa claro como isso foi apenas o começo e ainda tem muita coisa para acontecer. Ansiosa demais para continuar lendo a trilogia (alguém fala pra minha irmã correr com a leitura, plmdds).

salmaso 12/07/2021

Mistborn: The Final Empire
The book follows the perspective of two principal characters, Kelsier, the survivor of Hathsin, and Vin, a poor girl who works in a crew of thieves. In this world, ash falls from the sky and mist comes at night, where odd creatures live inside.

The majority population is called skaa, they?re like slaves, unconsciously working for the nobility and suffering from the hands of the Lord Ruler, the antagonist of the trama. There are people who can transform metal into power, Vin can control the luck, but then she discovers she?s actually more than just that, she?s a mistborn, it means she can control all the eatable metals, so can Kelsier.

Brandon builds the universe of the book with such knowledge, the wisdom of the words he wrote in it is amazing, the characters are fully developed and there?s no mistakes upon their construction, besides that, the deep amount of characters with different stories and perspectives, turns the book to an up level inside of the fantasy world.

Truly recommend!

JoAo366 11/06/2021

É isso
Vou resumir tudo em poucas palavras! Não vou me estender muito já posso acabar soltando algum spoiler e para esse livro spoilers não legais...
Gostei bastante dos personagens, do universo, do jeito como o sistema magico desse mundo funciona... Kelsier esta no meu coração ? para sempre, melhor personagem sempre.
Sobre o final do livro: chocante!!!

ruffles_teiv 10/06/2021

Pqp
Um livro de fantasia com um worldbuilding bem pensado, com personagens carismáticos, e um sistema de magia inovador que sempre te surpreende com novos usos do mesmo.

Vários momentos do livro me encheram de pura adrenalina, com cenas de batalha descritas com maestria.

E se não bastasse a narrativa cativante, que te puxa para a história conforme ela prossegue, o livro também é repleto de discurso social, sendo tão importante quanto os outros fatores descritos aqui.

Certamente um dos meus livros favoritos, que me deixa desejando ler os próximos.

Dessa Piccinini 09/06/2021

Agora eu entendo o motivo de todo mundo amar esse autor. PQP esse livro é épico da melhor forma possível!

Marina.leituras.da 23/05/2021

Fazia um tempo que eu estava curiosa para começar essa trilogia por conta de tantos elogios que já vi/ouvi por aí, tanto dos livros quanto sobre a escrita do autor.

Eu queria muito saber se era tão bom quanto falam, mas como agora só tem em e-book ou em inglês, eu decidi que iria esperar a publicação no Brasil, porém, com a leitura conjunta #CinzasEBrumas organiado pela Tamirez do @resenhandosonhos e pela Mayra do @mayrasigwalt eu senti que a hora era agora e comprei a edição mais barata que achei em inglês.

Eu fiquei muito encantada com o mundo de Mistborn, todos os elementos mágicos existentes, como ele construiu a estrutura política desse império, os personagens um mais cativante que o outro… tudo! A cada página eu ficava com mais incentivo para ver como os planos iriam se desenrolar, como a Vin ia aprender seus poderes, queria saber o que estava passando pela mente do Kelsier, e saber os segredos do Senhor Soberano.

Eu amei todos os personagens, até mesmo os que não aparecem tanto (Spooky).

O autor vai nos mostrando o mundo e sobre a alomancia, como ela funciona, aos poucos, e nós vamos aprendendo tudo junto com a Vin e com a narrativa do Kelsier. Cada um dos metais usados na alomancia possui uma particularidade e ainda tem uns que não foram totalmente explorados e possuem segredos a serem descobertos.

Amei conhecer a Vin, uma personagem feminina forte e essêncial para a história. Durante a live as meninas comentaram algo que eu não tinha me atentado antes, mas agora pensando melhor, também concordo. A Vin é a única personagem feminina relevante para o lado dos heróis da história, as outras ou são vilãs ou são fofoqueiras da nobreza e como seria incrível se, no grupo de revolucionários em que a Vin se inseriu, tivesse uma outra personagem feminina para ser uma inspiração, uma amiga para ela.

Tem uma pitadinha de romance para quem gosta, e quem não gosta não acho que vai se incomodar, porque é bem sutil, tem bailes, tem tramas políticas, tem exército, tem luta, tem magia, tem plot twists de te deixar de boca aberta, tem humor, tem choro e ainda te deixa com um quê de quero mais para o próximo livro, sério, ainda tem muita coisa que o senhor Sanderson tem pra explorar e pra me explicar kkkk.

Sei que algumas pessoas devem estar se perguntando se o inglês é fácil. As partes que achei mais difíceis foram as que continham vocabulário do próprio mundo que o autor criou, na parte dos metais, porque quando eu procurava a tradução alguns tinham a mesma tradução e nos diálogos com o Spooky, porque ele fala um dialeto do próprio mundo, mas como nem os personagens em volta dele sabiam o que ele tava falando quem sou eu pra entender kkkk

Mistborn é uma fantasia medieval incrível e se você consegue ler em inglês/se sente preparado para começar, ou se ainda estiverem disponíveis os e-books em português, não perca a oportunidade e entre nesse mundo dos nascidos das brumas.

site: https://leiturasdamarih.blogspot.com/2021/03/resenha-mistborn-final-empire.html

yascastro 21/05/2021

Eu simplesmente amei essa história. A narrativa tem várias surpresas e os personagens são maravilhosos! Só quero ler tudo que esse cara já escreveu!!

notawant 20/05/2021

Fantasia obrigatória para amantes de fantasia
Eu já tinha me apaixonado pela escrita do Sanderson em The Emperor's Soul, mas com Mistborn eu fiquei perdidamente encantada.

O livro é uma hard-fantasy, ou seja, tem todas as regras de funcionamento da magia bem definidas e tudo mais. E eu simplesmente amei isso! Eu odeio quando o autor usa a desculpa de magia para fazer uns deus ex-machina e achar que está tudo certo. Todo o sistema apresentado em Mistborn é muito bem explicado e baseado em método quase científico, o que eu gostei muito!

Além da história ser muito boa e ter me colocado em uma montanha russa de emoções, os personagens são maravilhosos. A evolução dos protagonistas foi gritante e me deixou encantada. Torci cada minuto por todo o plano dar certo e obviamente chegou uma parte que eu tombei kkkkk.

Uma coisa muito importante com a leitura desse livro é prestar atenção. Nada é dito sem motivo e se prestar bastante atenção dá para prever alguns aspectos do livro, mas se não prestar tanto também tá tudo bem porque tudo é muito bem explicado e fechadinho.

No mais foi um amor a primeira leitura, apesar do início ter sido um pouco arrastado na minha opinião aushauah. Esse livro tem ação, tem política, tem romance, tem amizade, tem fantasia e tudo que a gente pode esperar. Amei demais e amei os personagens com um carinho especial para Kelsier, Vin e Elend. Recomendo demais!

Bookarina 06/05/2021

O hype é merecido
QUE COMEÇO DE SÉRIE!!!
Sempre ouvi falar do autor, e havia lido a trilogia dos executores, mas ainda não entendia o hype. Depois de ler o primeiro livro da primeira era de Mistborn, tudo faz sentido! Esse livro entrega TUDO!
Fiz uma resenha mais completa no meu canal do youtube e convido a todos para assistirem!

site: https://www.youtube.com/watch?v=5Wms8bUnokQ

Sil | @silestalendo 06/05/2021

Tudo pra mim!
Este foi o segundo livro que li do Sanderson e já sou fã desde quando li Elantris (à proposito, yay! The stormlight archive vai ser lançado aqui no Brasil!). É até difícil falar sobre este livro, porque sinto que não importa quantas linhas eu escreva, ainda não vai ser o bastante.

Em Mistborn somos apresentados a um mundo único e complexo com tudo que uma boa fantasia precisa: um império quebrado, rebelião, personagens cativantes e um sistema de magia incrível! Acompanhamos a história basicamente pelo ponto de vista da Vin, o que foi inicialmente frustrante para mim, já que ela é uma das mais novas, porém logo a história ficou tão interessante que não me importei mais.

O Império Final foi uma introdução primorosa do autor, porque mesmo tendo tanta coisa para explicar e desenvolver, conseguiu criar um enredo interessante e cheio de ação. Além de que o final foi devastador e me deixou desesperada para continuar.

Clara 05/05/2021

Brandon Sanderson chegando de fininho pra entrar na minha lista de favoritos? Talveeez ?

Cristian 26/03/2021

Uns dos melhores livros de fantasia que já lí.Brandon não peca em NADA nesse livro,desde a construção de mundo aos poderes,que por sinal são os mais bem trabalhados que já ví.

Nanda 06/03/2021

Sensacional
O início de uma trilogia e já me apaixonei por todo esse mundo incrível que Brandon Sanderson construiu! O livro é grande, mas não conseguir largar o livro?

Mirella | @readingmirella 28/02/2021

ai sabe;
reler esse livro me assustou um pouco porque estava com medo de não gostar mais dele, mas continua com a mesma opinião da primeira vez. amo essa história, amo esses personagens e foi ótimo ler essa história já sabendo do final e ir pescando as dicas que ele vai deixando ao longo do livro.