Kafka e a marca do corvo:

Kafka e a marca do corvo: Franz Kafka

Resenhas - Kafka e a marca do corvo

madu.taveira 21/02/2023

Ele de novo
Termino esse livro aos prantos (que eu mesma considero ridículo até certo ponto) porque a história de alguém tão famoso e relevante dificilmente passa despercebida, até mesmo pra quem não a procura por vontade própria. Justamente por isso, apesar de muito não ser novidade, por ser um romance bibliográfico essa mesma história ganha um caráter ainda mais poético, melancólico, único em todos os sentidos. Toda vida de Kafka retratada nessas páginas faz com que a afeição por ele cresça ainda mais. É impossível não se envolver e compadecer, não se entristecer e temer, não sorrir e suspirar com uma alma tão encantadora. Essa é outra obra sobre o escritor, no qual há meses venho me debruçando sobre, ele que é um ser humano ímpar e que deixou sua marca nesse mundo, que causou em mim a mais profunda e boa impressão e que certamente se tornou o meu autor favorito ? graças a essas e outras qualidades.

Diego Lopes 25/04/2017

Nunca é tarde para sonhar e realizar um sonho. E também, que um sonho não nasceu para ser enterrado, mas sim praticado. São estas lições e entre outras que este livro sobre Franz Kafka, o escritor mais influente de todos os tempos e muito além disso, deixam para a gente. Belo livro! Já desperta a curiosidade de ler suas obras... Recomendado!

leticia2055 14/06/2023

Muito boa essa biografia. Inclusive, nem sabia quem era ele antes de ler.

O tenho como figura paterna, não ironicamente

Roberta.Biasioli 18/01/2023

Se você admira a obra de Kafka, não pode deixar de ler esta biografia romanceada. Depois dela, pretendo reler todos os livros dele. Certamente com outros olhos.

Danielly 06/10/2012

Viciante
Sim, viciante seria a palavra correta para descrever Kafka e a Marca do Corvo. Li o livro em um dia apenas, pois além de ser pequeno, ele prende sua atenção e te desliga do mundo. Me apaixonei por Franz Kafka, e aprendi lições que levarei para a vida inteira, como: se um tuberculoso em seu leito de morte consegue escrever, porque eu, como minha saúde intacta, não tenho forças? O livro inspira um estilo místico e nostálgico de escrita, levando-te a se emocionar com cada tentativa frustrada nos relacionamentos do Franz. Kafka, um judeu não praticante, sofria com um rígido pai. Ele, tímido, enfrentou dificuldades ao se relacionar com as pessoas, o que para o pai era imperdoável. Aprendeu a se virar sozinho, a não contar com um apoio paterno, que apesar de lhe dar tudo que necessitava, não lhe dava amor. Esse foi Franz Kafka, um dos maiores autores da Alemanha; morreu vendo apenas um de seus livros publicado e sem reconhecimento público. Se tornou famoso após sua morte, por meio do melhor amigo que publicou todo e qualquer rabisco feito por ele quando vivo. Recomendo, uma biografia fascinante.

Wellington.Pimente 21/12/2022

Enriquecedor
A biografia é muito bem dividida, relatando por período de vida temporal do Kafka e principalmente, o relato é bem objetivo e muito enriquecedor, descobrir um autor tão consagrado e perceber a forma brilhante e criatividade, em que ele coloca seu sofrimento e luta pessoal em sua narrativa, não tem preço.

madu.justino 03/07/2022

simplesmente um gênio atemporal
"[...] Todos os seus livros tratam de sentimentos de uma culpa infundada e o horror dos mal-entendidos misteriosos. Como homem e artista, era tão infinitamente escrupuloso que se mantinha alerta mesmo onde outros, os surdos, se sentiam seguros." ? Milena Jesenká.

Não há dúvidas de como a história dele influenciou ele como artista até seus últimos dias. Para quem é fã ou tem interesse em biografias romanceadas, esta é incrível.

Sebastian 10/08/2013

Kafka
Biografia romanceada de Kafka, onde a autora pesquisou durante anos, para se certificar de que a fidelidade histórica não sofresse o menor arranhão. E, numa parceria equilibradíssima, aliado ao cuidado da pesquisadora sempre esteve presente o talento da prosadora. A obra de Kafka — sua linguagem protocolar, os contos fantásticos e os romances claustrofóbicos, as cartas e os diários angustiados — marcou profundamente muitas gerações de escritores

Iriz 18/10/2013

Recomendadíssimo
Muito bom! Ótimo trabalho da Jeanette. Conseguiu fazer da biografia algo não tão chato (eu particularmente, não sou muito chegada), foi uma surpresa a cada parágrafo, acabei sendo apresentada a Kafka por meio desse livro nunca tinha ouvido falar e quando o peguei não fazia ideia de que era uma biografia, contudo, amei lê-lo! Leria mais 10 vezes com certeza.

Ps: Acabei o livro com uma paixão por Kakfa e sentindo muito ciuminho daquelas mulheres todas rsrs

Josiane.Castro 09/01/2023

Brilhante e triste!
Décadas depois de sua morte, o que deve ficar de um homem talentoso? A poeira de uma existência trivial ou as palavras que o tranformarão em um mito? As palavras , sempre , porque só os mitos vencem a morte . Kafka continua vivo graças a seus escritos e principalmente aos escritos de outros escritores que , magnetizados pelo absurdo kafkiano, transformaram o escritor tcheco no protagonista de outra aventura literária: sua própria vida .

Mara 25/02/2012

Escritor Brilhante ! Franz Kafka.
Amei este livro. Logo quando peguei ele para ler, não conseguia parar, até mesmo meu namorado estava se irritando comigo, pois dava mais atenção ao livro, que conta a história de um dos maiores escritores da Alemanha, Franz Kafka, que vinha de uma família de judeus ... seu pai tinha sofrido muito na infância, e tinha passado por muitos conflitos até chegar onde chegou, e fazia questão de impor isso a todo custo a seus filhos. Kafka, era solitário. E gostava muito de escrever. No decorrer de sua vida, tivera muitas namoradas, e romances curtos.
É um livro que vale a pena ler... Uma coisa que notei foi que - trata realmente de como os pais naquela época empunhava suas vontades aos filhos.

ingrxds 27/01/2024

Kafka e a marca do corvo
É uma biografia, mas do jeito como a autora escreveu, parece mais uma história mesmo, e eu amei esse fato.

Foi uma leitura rápida e muito fluída e que eu gostei muito.

Laura.Barreiros 30/01/2024

Que jeito incrível de escrever uma biografia
Eu não sou muito de ler biografias, mas me encantei com esse estilo narrativo biográfico. A autora precisou fazer uma extensa pesquisa para construir uma história tão rica em detalhes.

Eu já sabia que ele iria morrer e qual seria o fim da família, mas ler isso depois de ser ambientada no mundo dele, foi bem triste.
É surreal pensar que naquele mundo civilizado, há menos de 100 anos atrás, ocorreu um genocídio de pessoas por conta de sua crença religiosa.
Fico feliz pelos os que conseguiram fugir dessa fatalidade, e lamento a morte dos demais.

Delânio 04/09/2016

Kafka e a maraca do corvo, conta a história de Frans Kafka, uma vida cheia de tristeza acometido pelo pai, e em sua vida Kafka tenta ter o amor de seu pai, e ainda enfrentar problemas de saúde e de relações amorosas, ao longo dessa vida ele escreve livros que ficam na história devido a sua ótima criação literária.