Um Instante de Felicidade

Um Instante de Felicidade Federico Moccia

Resenhas - Um Instante de Felicidade

gabs.brito 08/01/2022

Decepção
Quando li a sinopse me encantei, achei que seria uma leitura incrível, coloquei altas expectativas. Bom, me decepcionei.

É de longe o pior livro que li, tudo nele é chato e sem graça, o protagonista não supera o fim do relacionamento que acabou sem mais nem menos e arrasta os acontecimentos dessa relação durante o livro inteiro, oque o torna cansativo e ruim.

Não recomendo esse livro pra ninguém e com certeza não irei ler mais nada desse autor.

felipe 03/03/2024

Terrível
Comecei a ler esse livro depois de fazer uma viagem para a Itália e ler as descrições dos lugares que passei e das comidas que comi foi bem interessante, mas os pontos minimamente positivos do livro acabam ai.
Os personagens tem a profundidade de um pires e eu tenho absoluta certeza que Federico Moccia odeia mulheres. Todas as mulheres retratadas ou são um problema para o personagem principal ou objetos sexuais para ele e o amigo. Ta certo que temos que observar que o contexto do livro é a Itália de 2007, ainda mais conservadora que nos dias de hoje, porém só isso não torna o livro tragável.
Apesar de uma premissa interessante, o livro não entrega nem metade do que promete, a história não vai a lugar algum, os personagens são rasos e detestáveis e no fim da leitura o único sentimento positivo é o alivio por ter acabado. Péssimo!

Hannah Monise 11/07/2023

Muita Itália e gastronomia, mas um romance superficial
Acredito que comecei Federico Moccia pelo livro errado! Um Instante de Felicidade não é um livro cheio de romance. Ele começa apenas na metade do livro e vai até o final, mas até lá, temos problemas na vida do personagem e um melhor amigo machista, apesar de uma leitura fácil e fluida.

Depois de vários dias sem ler, retomei no momento em que a aventura de Nicco e Ciccio com as estrangeiras começa, e aí temos uma melhora. Viagens pela Itália e muita gastronomia! O romance? Bem superficial, nada profundo. O final, que fez sentido até, fez valer mais meia estrela. Mas só! Não é um livro que eu recomendo demais, não. Foi apenas passatempo, mas daqueles que você pode deixar passar!

Tais Caires 11/02/2020

Um instante de felicidade, Federico Moccia?
Quería ler um romance leve e já fazia um tempinho que queria ler algo do autor, juntei as duas vontades e em poucos dias terminei a leitura?
.?
Gostei bastante dos pontos turísticos e especialmente de toda a culinária italiana, sentia fome e fiquei com vontade de visitar a Itália, apenas para comer tudo! E gostei também das várias referências à músicas, personalidades e programas de televisão italianos.?
.?
Nicco sofre com a perda do pai, e com o fim de seu relacionamento com Alessia, que terminou sem explicações, deixando Nicco sem saber os motivos. Para mim, os motivos são claros: falta de demonstração dos seus sentimentos e atitudes que a gente deixa passar, até não deixar mais. Além disso, algo que me incomodou foi a dependência das irmãs do personagem para resolver os problemas delas, porque agora, com a morte do pai, é o homem da casa.?
.?
É um livro gostoso de ler, e que me fez pensar sobre quantos livros já li e que diversas atitudes são normalizadas, assim como em nossa sociedade, mas que passaram batido, porque eu não tinha a consciência que tenho hoje sobre várias coisas. Fico contente em estar um pouco mais atenta :)?
.?
Por fim, gostei de como a ideia de felicidade foi colocada, como pequenos instantes em que as preocupações são deixadas de lado e são construídas boas lembranças.?
.?
"Olha, é um instante de felicidade. Mas chega logo um pensamento, basta um nada para que o momento passe. Não existe mais. Eu o perdi e já estou me perguntando quando o encontrarei novamente"?

Raissa 10/10/2020

Livro bom..
Livro bom, porém, eu esperava mais do livro e me deparei com uma historia arrastada de mt mimimi pra ex,

Zanza 14/06/2021

Um instante de reflexão
Moccia traz nesse livro uma personagem que sofre conflitos internos em meio à perdas, sendo Niccò uma espécie de copia mais "certinha" de Step (personagem de tres metros acima do céu, livro do mesmo autor).

Em meio a tantas perdas, surge Ann, que Niccò faz viver pequenas felicidades diárias fazendo-o lembrar que a vida é muito mais que se lamentar pelas perdas. No fim, Niccò compreende isso, e ao invés de se lamentar, vai em busca de novos momentos dd felicidade.

LALA LITERARIOS 29/12/2022

Que leitura arrastada e chata, levei alguns meses para ler 40% do livro, abandonei e voltei depois de 1 ano na força do ódio pra ler porque tava incomodada com esse livro parado na estante pela metade, pensei também que talvez eu não tivesse na vibe um ano atrás e que podia melhorar, mas foi só ladeira a baixo, o personagem principal não tem graça nenhuma, é sem sal, sem gosto, não cativa, não transmite nada, ele perdeu seu pai e tem que lidar com isso e cuidar das suas irmãs (são velhas já, podem se virar, mas só fazem merda, são sem noção, só estão enchendo linguiça no livro), sua mãe aparece pouco mas tá sempre sofrendo e não tem nenhum momento comovente entre eles, nicco perde a namorada com um sinto muito, passa metade do livro só pensando e respirando essa mulher e sendo um escroto (com uma louca aí), depois conhece uma estrangeira (que não fala italiano e ele nem fala inglês), ela tem uma amiga e o nicco tem um amigo Cicco, que é um babaca completo (os dois passam os outros 50% do livro com essas estrangeiras, pra lá e para cá pagando tudo a elas), eles não entendem quase nada do que elas falam, elas são ingênuas e bobas, eles são bobalhões e chatos de mais, o livro termina com varias pontas soltas, tipo sem sentido nenhum, já que só oque aconteceu foi dois homens escrotos e bobos pagando jantar e tendo momentos hot com duas estranhas kkkkk, e não tem um desfecho pra vida deles, tipo como ficou a vida amorosa deles, as questões do nicco com a família, enfim que grande perda de tempo e dinheiro mal gasto??
Faltou história para o livro desenvolvimento das coisas e dos personagens, eles são machistas de mais e isso me incomodou muito, são sem noção, imbecis, parece que não tem planos de futuro apesar de serem adultos parece dois adolescentes curtindo a vida, o final reúne frases sem sentido nenhum, esse foi o desfecho mais lixo que já li, a única coisa legalzinha é que se passa na Itália e vamos conhecer a cultura, pontos turísticos e comidas, esse livro me pareceu mais um guia turistico do que comer, quais lugares visitar, nem isso me deu vontade de ir pra Itália, não envolveu em nada...

Lina DC 13/04/2017

A trama é narrada em primeira pessoa por Nicco, um jovem italiano que recentemente teve várias mudanças em sua vida. O seu pai faleceu e sua mãe fechou-se emocionalmente e fisicamente (ela fica muito tempo no apartamento deles). Além disso, Alessia, ou Alê, sua namorada com quem tem um relacionamento há um ano, simplesmente desculpa-se e some da vida de Nicco. Ou seja, é um término sem encerramento para o rapaz.

"Um instante de felicidade" irá apresentar o cotidiano desse jovem e suas incertezas, amizades e confusões.

Nicco é um jovem responsável, que durante as manhãs trabalha na banca da família e a tarde trabalha na imobiliária dos Irmãos Bandini, além de estudar. Apesar da rotina pesada, ele consegue se divertir com o seu melhor amigo, Ciccio, um jovem que consegue tudo o que quer sem esforço algum e está sempre em busca de diversão.

Uma grande parte da história trata dos pensamentos do protagonista em relação ao seu pai e o quanto ele faz falta em sua vida e a sua ex-namorada Alê e os momentos em que passaram juntos. Temos também a sua visão da complicada dinâmica familiar, pois agora que é o homem da casa, acaba se envolvendo na vida pessoal de ambas irmãs: Fabíola e Valéria. Fabíola é mais velha, casada e com um filho pequeno, mas que atualmente anda mergulhando em questionamentos e revivendo o passado com um homem que não é o seu marido. Valéria é jovem, cheia de princípios e com um discurso bonito, mas que tem um dedo podre no quesito relacionamentos e acaba envolvendo Nicco em seus problemas.

Entre os problemas no trabalho, com a família e os pensamentos sobre o seu pai e a ex, Nicco acaba conhecendo Ann, uma jovem belíssima que está passando um dias em Roma. Apesar das dificuldades de comunicação, os dois passam um bom tempo juntos e Nicco começa a prestar mais atenção nos pequenos instantes de felicidade.

"Olha, é um instante de felicidade. Mas chega logo um pensamento, basta um nada para que o momento passe. Não existe mais. Eu o perdi e já estou me perguntando quando o encontrei novamente." (p. 303)

A trama é muito bem desenvolvida e cheia de personagens pitorescos como o Ciccio (que acaba ganhando destaque por conta das suas inúmeras namoradas e pela forma como encara a vida), a narrativa torna-se um pouco cansativa em alguns trechos por conta do discurso filosófico extremamente analítico do protagonista. Nicco é jovem e inteligente, mas em determinadas situações, age e pensa como alguém muito mais maduro e cansado da vida. Suas reflexões são longas e dificultam a fluidez do texto. Apesar desse detalhe, a obra conta com inúmeros pontos positivos que tornam a leitura de "Um instante de Felicidade" prazerosa e divertida.
A construção dos personagens é muito bem feita. Existem características que são um pouco exagerada, quase como clichês, mas que funcionam bem nas cenas por conta do bom humor e situações inusitadas.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho.

"No entanto, já sei que não será assim e que continuarei a esperar, que às vezes o tempo não importa absolutamente nada; às vezes, ao contrário, o tempo é tudo e, nesses casos, nunca temos o suficiente." (p. 67)

Simone Medeiros Leão 13/03/2022

Não gostei
O livro tem uma proposta boa. Em alguns momentos até é legal, mas a autora não se aprofunda nas ideias que tinham tudo para ser boa. Ela pula no raso demais.

Mandy 03/03/2023

Livro fraco. Sem história alguma. Foi muito difícil me conectar com os personagens.
É uma leitura rápida. Mas não me conquistou.

Trama 15/11/2017

Um Instante de Felicidade
Mesmo sendo um livro com um romance que tinha chance de ser um dos mais perfeitos de todos, venho falar que não foi o que eu esperava.
O livro conta a história de Nicco que depois da namorada terminar o relacionamento com duas simples palavras e seu pai ter morrido se vê sem saber o que fazer. Passa a ser o "homem casa" e ao meio desse turbilhão de emoções e acontecimentos, por causa de seu amigo Ciccio conhece uma garota nas ruas de Roma,uma estrangeira chamada Ann que lhe mostra que a felicidade dele não acabou.
A pessoa que leu esse livro e vem me falar que não ficou com vontade de experimentar nem que seja uma comida que foi citada nesse livro, não o leu, isso eu falo com certeza. É um livro que você começa a ler e tem vontade de estar em Roma andando junto com os personagens, para sentir mais do que está sentindo. Mas também falo que não é um livro que conseguiu me prender, ele tem uns instantes que você se sente maravilhado, mas outros que você não vê a hora de acabar. O livro acabou e posso disser que o final foi uma das melhores partes, não vou dar spoiler, mas mesmo que seja um romance e você fale "vai ser clichê", digo que não foi tanto, pelo menos se comparadoa maioria dos outros, não foi mesmo.
Não é só um livro de romance mas você vê a aventura que os dois casais que são falados no livro passam, mas creio que o Autor deveria ter aproveitado mais essa química entre os casais. Foi um livro bom, pude pensar sobre as experiências que é posta em nossas vidas e o quanto aproveitamos isso, foi um livro que eu li no momento certo, e ao saber disso, digo que foi um instante de felicidade.

Ana Paula 24/07/2017

Não consegui me envolver muito
Hoje eu trago para vocês um romance do autor italiano Federico Moccia. Foi a minha primeira leitura de Moccia e confesso que a sinopse chamou muito a minha atenção quando recebi a lista de lançamentos da Editora Planeta, nossa parceira.

O livro conta a história do jovem Nicco que está em um momento bem complicado de sua vida com a morte recente do pai. Sua mãe não superou a perda e suas duas irmãs, cheias de problemas, passam a ver Nicco como o homem da casa e responsável por ajudá-las. No novo papel de homem da casa, o jovem ganha a vida com dois empregos e divide seu tempo entre eles e a namorada Alessia, até que... ela rompe repentinamente o relacionamento e sem qualquer explicação, deixando Nicco sem entender nada do que aconteceu e sofrendo muito por ela.

Ao lado do grande amigo, Ciccio, o jovem vai levando a vida, tentando entender o motivo da atitude repentina de Alessia até que eles conhecem duas turistas americanas e passam a ser o guia delas em Roma. A partir daí, vamos acompanhando os passeios e viagens do grupo por lugares turísticos e restaurantes interessantes, sempre com destaque para os pratos e bebidas que eles pedem, explicados com uma dose de detalhe que deixa o leitor com água na boca. As dificuldades que o grupo tem em se comunicar por conta do idioma nativo de cada um são responsáveis por algumas passagens bem divertidas.

A história é leve e a leitura flui, mas senti falta de um grande momento, de uma revelação, algo assim. Gostei da escrita do autor, mas o ritmo, o desenrolar da história foi um pouco abaixo do que eu esperava. O encontro dele com Ann acontece somente a partir da metade do livro . Até chegar lá, ficou um pouco lento e eu fui perdendo o interesse. Apesar do drama familiar, da perda do amor e de novas descobertas, eu não fui consegui me envolver com a história de Nicco.
Patricia 11/09/2018minha estante
undefined

MILA 04/04/2017

Gostei, mas esperava mais..
Ler Federico Moccia sempre foi um grande sonho, desde que vi o filme Três Metros Acima do Céu e até hoje não consegui comprar o livro, por motivos de não estar disponível. Com este lançamento, vi uma grande oportunidade de conhecer a narrativa do autor.

Em Um Instante de Felicidade, conhecemos Nicco, ele não está em um bom momento da vida, primeiro perdeu o pai, um bom homem que sempre tinha bons conselhos, mesmo que não service à serventia na hora, eles sempre se encaixavam no final.

No dia do aniversário da namorada, ela o deixa sem muitas explicações, simplesmente um "sinto muito", Nicco fica arrasado e sua vida no momento oscila em tentar viver o presente com as lembranças da ex e de tudo o que viveram.

O livro é narrado por Nicco, ele nos conta sua história de vida, conhecemos seu melhor amigo Ciccio, suas irmãs, sua mãe que está um pouco triste desde a morte de seu marido, pai de Nicco. Assim vamos acompanhando toda a trajetória de Nicco que tenta ser o homem da casa enquanto tenta lidar com a perda da ex-namorada, seus dois trabalhos e suas lembranças.

A narrativa do autor é gostosa, aos poucos vamos conhecendo Nicco e suas histórias como se estivéssemos conhecendo ele por inteiro, além disso o autor usa de referências literárias, músicas como as de Tiziano Ferro, chego a lembrar até de uma música muito conhecida dele, Imbramanato, é tão linda, foi uma nostalgia só ler este livro.

Resenha completa no blog Daily of books mila